Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wilton Cerantola

    A solteirice é o melhor caminho pra não monogamia.

    Responda
  2. Vicente de Oliveira Sampaio

    Eu gosto mesmo é de mulher cheirosa!

    Responda
  3. anderson santos

    eria um avanço ou um retrocesso? A não monogamia já existia antes e depois de Cristo, e continua a existir em vários países. A principal diferença hoje é que as mulheres têm mais liberdade para explorar essas relações. No entanto, se casar e ter múltiplos parceiros é uma opção, por que não permanecer solteiro? Há uma tentativa de apresentar a não monogamia como algo natural e a monogamia como ultrapassada. No fim das contas, a felicidade é pessoal; cada um deve buscar o que lhe faz feliz.

    Responda
  4. Leandro Piva

    Sendo a sociedade humana um aglomerado de símios sem pelos, o estranho é a monogamia.

    Responda
  5. Luciano Napoleão de Souza

    O estereótipo das pessoas mostradas na reportagem já diz tudo.

    Responda
  6. fabio lopes

    é quase uma cruzada da folha tentar fazer as pessoas que são consideradas "monogâmicas" se sentirem atrasadas, em conflito e etc. Cada um faz o que quiser da sua vida e ponto. Essas manchetes tem uma carga de "olha o mundo novo, seus atrasados patéticos". sejam felizes e parem de tentar fazer isso

    Responda
  7. Patrick Queiroz

    Sociedade doente e os numeros de transtornos psicologicos sao gritantes e demonstram isso. Enquanto isso, tem gebte batendo palma por estarem combatendo o "atraso".

    Responda
    1. Patrick Queiroz

      Paulo Gustavo, outro aspecto dessa sociedade adoecida é esse sentimento de "raivinha" toda vez que vemos um comentario que nos desagrada. Amadureça!

    2. Paulo Augusto

      Sociedade doente é aquela em que cada indivíduo fica consternado com a opcão dos outros de como viver.

  8. SileneMaria de Sousa

    Todos nós temos a liberdade de escolher como devemos levar nossas vidas, desde que respeitemos as pessoas e assumamos as responsalidades das nossas opções. No caso de uma relação não monogâmica, se não der certo, havendo desentendimentos e conflitos, aí como fica a situação dos filhos? Esse será um problema difícil de ser resolvido e que trará sérias consequências psicológicas p/essas crianças. Pensemos nisso.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Será da mesma maneira que um casal monogâmico quando se separa.

  9. Hamilton Magalhaes

    Fala-se em monogamia e capitalismo, mas qual regime, socialista ou comunista admite essa forma de relacionamento pregado por esses falsos teóricos que na verdade não passam de ativistas de sua causa.

    Responda
  10. Klaus Serra

    A não monogamia já existe na prática há séculos, só que até um dia desses as pessoas tentavam manter esse tipo de relação em segredo, o que acontece hoje em dia é a máxima do "combinado não sai caro", as pessoas simplesmente não querem mais viver só com um parceiro e não querem esconder isso do outro, existem incontáveis desafios pela frente, tabus, preconceito, mas parece ser o caminho que a sociedade começa a trilhar.

    Responda
    1. Vicente de Oliveira Sampaio

      Discordo!

  11. Valdo Neto

    Toda forma de amor é válida, ainda que na vida prática, apenas a família tradicional esteja prevista. O texto deixou claro os muitos desafios da não monogamia, porém, vejo que a comunicação do modelo alternativo que vivem para seus filhos é o maior deles. Deixo uma questão que poderia ser inclusive objeto de uma nova pauta: os praticantes da não monogamia ouvidos comunicaram seus filhos, mais que isso, os estão educando para serem não monogâmicos? Essa resposta separaria o joio do trigo.

    Responda
    1. Valdo Neto

      Marcia, concordo com você, é provável que a quase totalidade dos que adotaram a não monogamia foi educada para a monogamia, porém, como você mesma disse, adotaram esse estilo de viver suas relações por encontrarem que lhes é mais honesto, nesse sentido, questiono se estão comunicando e educando seus filhos para essa possibilidade ou se seguem presos às amarras dos protocolos sociais das quais tentam se livrar, até mesmo escondendo dos seus filhos tal opção.

    2. Marcia Alves de Pinho

      Acredito que a maior parte das pessoas não monogâmicas foram educadas para serem tradicionais , escolheram caminhos que consideram mais honestos para eles… acredito que cada sujeito deva construir sua história da forma que seja mais digna para ele, com amor e afeto… isto inspira. A transformação é contínua… o amor é o que mais con (vence)!

  12. Ivone Patelli

    Desde que haja amor e respeito, tudo vale a pena. Em pleno século XXI está na hora de quebrar crenças limitantes.

    Responda
  13. Marcelo Galvao de Oliveira

    Boa sorte à todos nessa jornada. Que Deus proteja os filhos.

    Responda
    1. Marcia Alves de Pinho

      Deus precisa continuar protegendo mesmo, afinal, foram talvez os pais tradicionais que despertaram nos filhos a busca por algo mais verdadeiro, mais honesto… se o modelo tradicional estivesse funcionando bacana, por que gerado tanto mal estar? Por que as crianças e jovens são os mais adoecidos atualmente… ditar ou seguir regras, pode parecer mais fácil, porém escutar o que o outro tem a dizer é um ato de amor…

    2. ANDRE BARRETO

      A proteção que filhos precisam é contra pais monogâmicos que vivem discutindo e se agredindo, alcoolotras e abusadores.

  14. marcius carvalho

    Direita da pessoa é. Mad como alguém pode ter contagem de ter um filho de um relacionamento assim. A criança não tem nada a ver com isso

    Responda
  15. João Vergílio

    "A relação mais importante na vida é a que eu tenho comigo mesmo." Essa frase é o resumo do erro. As relações mais importantes que temos na vida são as com nossos filhos, nossos pais, nossos amores, nossos amigos, nossos concidadãos. Essas relações constituem a única relação que posso ter comigo mesmo. Só uma pedra se relaciona diretamente consigo mesma. Um ser humano se constitui na relação com outros. Sem repressão, o que existe é só um bicho que precisa ser morto, pois é perigoso.

    Responda
    1. João Vergílio

      P.S.: Nada contra o poliamor. Mas não subordinem a questão dos filhos e da divisão dos bens aos caprichos do desejo. Acima de tudo, parem de sonhar com felicidades solipsistas. Olhem em volta. Nenhum dos badulaques do apartamento foi feito por um ego tendo um orgasmo. Todos os badulaques são filhos da dor, da renúncia, da repressão. Olhem em volta, pelo amor de Deus!

  16. Sérgio Pombo

    Eu não estabeleço ou defino nenhuma forma de relacionamentos, mas gosto de conhecer o mundo como ele é. Tenho quase sessenta e dois anos e ainda estou aprendendo.

    Responda
  17. Constantin Fischer

    A Folha dedica muito espaco para temas porraloucas. Por que será?…

    Responda
    1. CARLOS TAVARES

      A Folha e qualquer outro meio de comunicação antenado com o que ocorre no nosso mundinho limitado, dedica e continuará dedicando espaço a temas que pra muitos é assustador, porque o mundo sempre foi assim! Ele está apenas se revelando! Agora que as pessoas, como eu, não guiadas (pra não dizer forçadas) pela igreja e pelo sistema econômico a ter uma relação monogâmica, estão podendo viver suas vidas sem precisar trair! É muito simples! Família tradicional é algo criado, contrário à nossa biologia

  18. lenise de souza ferreira

    Imagina a cabeça dessas crianças em alguns anos .

    Responda
    1. Marcia Alves de Pinho

      Será que os pais dos não monogâmicos eram não monogamicos ? Ou eram tradicionais? Como ficou a cabeça destas crianças?

  19. MARCIO Gionco

    Forrobodó (coitados dos filhos)

    Responda
  20. Alexandre Tavares

    Achei tão legal na outra reportagem sobre monogamia que haviam várias fotos do casal, por que não há tantas dessa vez? Óbvio que não quero ver fotos mais fotos da criança, mas queria mais fotos da pessoa que tem a vida relatada e uma foto ilustrando-a

    Responda
  21. Leandro Eustáquio da Silva

    Bolsonaro , tá na hora de voltar

    Responda
    1. CARLOS TAVARES

      Credo! Socorro! Quer viver um conto de aias. Vá para o Oriente Médio.

  22. Paulo dos Reis

    Uma matéria tão interessante. Pena que ao fimal temos comentários que não estão.à altura do conteúdo. Isso deve frustrar a equipe, não?

    Responda
    1. CARLOS TAVARES

      Não me surpreende, Paulo. Somos um mundo atrasado infelizmente. Atrasado pelas religiões e ideologias.

  23. Wil Leon

    Bem fez a Kamala sem alça que não teve filho. Engravidar enquanto tem um caso com um lesbica pode ser um problema.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Soou o trumpetista na*zi.

    2. Dermival Pereira de Macedo

      Uma árvore seca