Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCELIA GUIMARAES PAIVA

    Essas maria-antonietas-sem-cabeça-para-pensar não sabem que quadros como A Última Ceia e A Festa dos Deuses são patrimônio de todos e não de religiosos ou políticos.

    Responda
  2. Ednilson Deo

    Olimpíadas, a mais pura representação da mediocridade humana. Povos unidos motivados por um desejo de superioridade vã.

    Responda
  3. Luiz Martins

    Usam como subterfúgio a ambiguidade com o quadro "A Festas dos Deuses" para ridicularizar a fé cristã. Covardia pura, porque para cada pessoa que conhece o primeiro quadro existem milhões que conhecem a Santa Ceia, e a associação é imediata. Porque não provocam mais a religião cujas mulheres cobrem o rosto? Porque são covardes, atacam quem eles sabem que por princípio não revidarão. Quelle décadence.

    Responda
  4. Paulo Sales

    Olimpíada é um saco, frances é um saco, o rio de bo sta é um saco.

    Responda
  5. César A C Sanchez

    De uma forma geral, a Abertura das Olimpíadas foi grandiosa. Entendo que os ideais franceses (e universais) de liberté, egalité e fraternité, assim como o modismo politicamente correto da inclusão e aceitação das diferenças na sociedade precise ter seu espaço, só que de forma proporcional à sua representatividade na sociedade. Tempo demais foi de TV foi dedicado a exibir um desfile de "estilistas" de quinta categoria, modelos esdrúxulos e pseudo artistas. Ah, a garotada do break dance foi ótima!

    Responda
  6. fabio saraiva moura

    Não foi a Última Ceia, foi a Festa dos Deuses, de Jan Harmensz van Biljert, pintada por volta de 1635 e mantida no Museu Magnin em Dijon. No centro da mesa não está Cristo, mas Apolo coroado. Baco-Dionísio está em primeiro plano.

    Responda
    1. Roberto Solino

      Tanto mimimi e chororô e, no final, era só ignorância nossa, que só conhecemos de arte o básico do básico. Que vergonha!

  7. Carlos Eduardo Cunha

    Na realidade esta paródia foi sobre um quadro famoso,, pintada por Leonardo da Vinci, 1500 anos após o evento . O quadro em si não é sagrado, mas uma representação pensada pelo grande artista de acordo com a cultura de sua época, mas muito distante da realidade do passado. Agora em 2024 foi feita uma outra leitura da obra de Da Vinci promovendo a diversidade e tolerancia conforme cultura atual na França . Se não houver preconceito,não há porque se aborrecer, é só uma expressão artística.

    Responda
  8. Anna Rodrigues

    Vingaram Joana D'arc.... Igreja Católica fez churrasco se europeu por séculos, por conta de intolerância religiosa, agora se faz de vítima

    Responda
  9. Joaquim Branco

    Os idealizadores, em nome da liberdade, desrespeitaram a crença dos outros numa cena que inclusive me pareceu de mau gosto e que nada tinha a ver com as olimpíadas. Porém são covardes, pois duvido que fizessem algo similar com a a fé muçulmana, pois sabem que teria consequências para eles.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      A maior parte dos religiosos reclamam sobre desrespeito à sua religião mas não lembram que eles próprios desrespeitam as religiões de outros: se você come bacon, desrespeita o judaísmo e islamismo. Se você trabalha sábado desrespeita o judaísmo e o adventismo. Se você come carne de vaca desrespeita o hinduísmo. Se você come qualquer animal, desrespeita o budismo. Se você toca sua esposa em público desrespeita o islamismo. Então pense duas vezes antes de alegar "desrespeito" à sua.

  10. Ary Dantas oliveira Junior

    Essa Olim piadas já perdeu a grandeza pela idiotice que proporcionou, não precisava baixar tanto o nível para chamar a atenção!

    Responda
  11. Daniel Rocha Mendes

    Logo os católicos franceses que praticaram verdadeiras chacinas em nome da "fé". Basta um google sobre a noitevde são Bartolomeu...

    Responda
  12. Ary Dantas oliveira Junior

    Gostaria de ver se o deboche fosse contra a religião islâmica em plena olimpíadas , isso eu gostaria de ver!

    Responda
  13. José Roberto Mathias

    Somos criaturas de um Ser Superior a nós.Fico pensando se realmente fomos "feitos à Imagem e à Semelhança de Deus".Acredito que o Ser Superior tenha se arrependido de ter propriciado a essas criaturas grotescas que se autodenominam"humanas" o famigerado"livre-arbítrio".Enquanto discutimos essa apresentação(que já está na História),as pessoas continuam morrendo em duas guerras estúpidas,somando-se às cruzes que foram produzidas nas Cruzadas(cristãs),no Holocausto,no Vietnã,nas Torres Gêmeas.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Não, não somos. Somos evolução de organismos unicelulares que levaram milhões de anos para evoluir. Não venha com fake news da sua seita...

  14. JAILSON DE BEZERRA

    Devo confessar que não achei legal não. Acho que liberdade de expressão é uma coisa, abuso é outra. Não é porque eu penso de certa forma, que eu tenho o direito de escarnear da religião dos outros. Jesus é muito caro para mim e para muitas outras pessoas.

    Responda
  15. cristiano santos

    Nada mais pertinente que esse olha francês, país do Iluminismo, da revolução popular, da democracia e da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Leonardo da Vinci (G-4-Y) teria adorado, e ELE lá em cima, não deve ter visto nada de mal já que também era um excluido

    Responda
  16. Jose Renato Bizerra

    Mas as pessoas imitarem os Santos Apóstolos não as aproxima da divindade e da pureza? Não seria a imitação ou o plágio o maior dos elogios? Que imitem os Santos. Que se aproximem dos Santos rituais. É quase uma missa ou um culto à divindade. Fazei essas coisas para lembrarem minha memória. Alguém afirmou essas coisas! Acaso não podem esses homens tão necessitados se aproximar da divindade só porque seriam pobres coitados? É o contrário. Deles é o reino dos céus.

    Responda
    1. cristiano santos

      Exatamente isso. Pessoas não se indignam com a violência do dia a dia, com a intolerância, com todas a mazelas que cr-isto e os apóstolos eram tão contras, mas sim com uma visão artística

  17. cristiano santos

    só lembrando, Leonardo da Vinci, pintor da Ultima Ceia, era G-4-Y. E tem uma história que além além da arte: era cientista, poeta, musico etc e tinha um mente mais livre do que muita gente hoje. A questão aqui não é a defesa da arte ou da religião... as pessoas são contra a inclusão.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      Você não pode misturar inclusão com deboche e desrespeito!

  18. Paulo Sales

    Eu entendo que é quem propõe essas apresentações, faz no intuito de provocar mesmo.

    Responda
  19. Rubens gonçalves

    Liberte fraternite igualite. Desta vez os franceses passaram do limite.

    Responda
  20. leonardo oliveira

    Foi uma demonstração grotesca de intolerância religiosa. Todos merecem respeito , inclusive os agnósticos.

    Responda
  21. leonardo oliveira

    Foi uma aula de intolerância religiosa . Tão grotesco como quem ironiza as crenças e religiões afros, quem não respeita judeus ,muçulmanos , budistas , xintoistas ,evangélicos etc. Até os agnósticos querem ficar na sua paz .Mas estas atitudes não contribuem para a humanidade e individualidades, só fomentam conflitos.

    Responda
  22. Roberto Solino

    Curioso, a Igreja Católica se incomoda com uma paródia pagã de uma pintura, mas acha normal que seus padres abusem sexualmente de milhões de crianças no mundo inteiro. Aí gosta de passar vergonha, viu?

    Responda
    1. Roberto Solino

      Augusto Colombo: o comportamento da Igreja diz. Os abusos são denunciados há muitas décadas e a Igreja nunca tomou medidas para proteger as crianças e entregar os abusadores à Justiça, muito pelo contrário: existe uma mega operação de acobertamento e proteção dos abusadores. Agora, quando se trata da paródia de uma pintura..

    2. Augusto Colombo Junior

      Quem disse que a igreja acha normal?

  23. Nader Savoia

    Se o escárnio fosse contra o judeu era "antisemitismo". Do islã, talvez estourasse uma bomba no palco. Os cristãos, porém, são tolerantes. Quem não tem pecado que atire a primeira pedra.

    Responda
  24. Miro Costa

    Queria ver os defensores da democracia e da diversidade zombarem do Islão.

    Responda
    1. Roberto Solino

      Tanto a direita como a esquerda já zombaram e continuam zombando. Procure saber sobre o Jyllands-Posten (direitista) e o Charlie-Hebdo (esquerdista).

  25. Paulo Augusto

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ary Dantas oliveira Junior

      Cuidado com as palavras, elas tem poder!

  26. elcio matos

    Sou ateu e de esquerda, mas acho que essa encenação nada tem a ver com jogos olímpicos, além, é claro, de jogar mais lenha nessa fogueira de polarização entre progressismo x conservadorismo que se vê em todo o mundo. Serviu apenas para a extrema-direita tentar justificar seu ódio.

    Responda
  27. Augusto Colombo Junior

    Fácil zombar de uma religião que pregado a paz e o perdão. Por que não zombaram de Maomé? Por que são covardes.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Monica, preconceito e ignorância vem dos cristãos, que "exigem" que sua religião seja imune a zombarias. Religião é somente uma ideia, e ideias podem e devem ser debatidas, criticadas e até tripudiadas. Não há porque dar salvo-conduto às religiões.

    2. Mônica de Souza Tuler

      Paulo Augusto, antes de despejar preconceito e ignorância, informe-se, por favor ("dá um Google", se preferir).

    3. Hernandez Piras

      O Islamismo também prega o amor e o perdão. E os muçulmanos são tão fiéis a estes valores como nós cristãos, que nos matamos mutuamente ao longo de séculos, além de efetuarmos repetidos massacres de povos indígenas, judeus e muçulmanos, sem contar as dezenas de milhões de africanos escravizados. Sempre com amor e perdão, é claro!

    4. Jose Renato Bizerra

      Não há zombaria. Uma imitação é uma forma de aproximar o ato desses rapazes do ato da Santa Ceia. Que bom que imitam os Santis Apóstolos. Esses rapazes necessita imitar os religiosos, se aproximar dos religiosos. É uma Santa Missa, um Culto ao criador. Com certeza ele acolhe e aplaude a representação. Fazei isso para recordar a minha memória disse JC SuperStar Pop. Ninguém mais Pop Star que Jesus. Essa encenação é a própria encarnação do Cristo Redivivo.

    5. Roberto Solino

      Covardes? Você não faz a menor ideia do que está falando. O Charlie-Hebdo é um jornal satírico que zomba do Islã há décadas. Por causa disso, foi vítima de uma atentado terrorista onde mataram a nata dos seus humoristas. A resposta: reuniram o que sobrou e continuam zombando. Nenhuma religião está acima da democracia. Além disso, o governo francês enfrenta, sim, dogmas islâmicos. É proibido o uso de vestes que abusam das mulheres, como o hijab. Nesta Olimpíada, tem país que não veio por isso.

    6. Roberto Solino

      Não "zombaram" de ninguém, que tolice! Fizeram uma paródia pagã de uma pintura de Leonardo da Vinci. Só para constar, o deus Baco, usado na paródia, é mais antigo que Jesus por pelo menos mil anos. A Igreja Católica se apropriou de muita coisa da religiosidade pagã greco-romana.

    7. Paulo Augusto

      Porque os cristãos não pregam sobre o "único salvador" nos países islâmicos ? Não confiam no seu deus-fantasia para os protegerem ?

  28. Marcelo Martins

    A questão aí é: como o movimento LGBT reagiria a um sátira que eles considerassem desrespeitoso a eles? Respeito é uma via de mão dupla.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      Excelente pensamento. Como os " excluídos" reagiriam?

  29. Marcos Prado Masliaev

    O que é a igreja católica? Nada.

    Responda
    1. Fernando Sanches

      Marcos seria um nome islâmico?

    2. Joaquim Branco

      Marcos. Sua opinião mostra em desconhecimento sem par. Toda a civilização ocidental se consolidou a partir da Igreja católica. Calendário, datas comorativas, inúmeras contribuições científicas, escolas, faculdades, hospitais, etc. Enfim quase tudo o que temos hoje recebeu a contribuição da Igreja.

    3. Rodrigo Andrade

      Pra você

  30. Cristiano Braune Wiik

    Encenação tão desnecessária quanto a dos exploradores da fé em suas igrejas.

    Responda
  31. ROBERTO SILVA

    Encenação grotesca, há que se perguntar por que não fizeram o mesmo com uma cena fo Alcorão?

    Responda
    1. Renato Santiago

      Porque o Alcorão não tem nenhuma ligação cultural com o ocidente. Pelo menos na cultura ocidental, a Última Ceia é um símbolo. Nenhuma encenação da subida de Maomé aos céus representa um décimo do que representa Da Vinci para o ocidente. E ele não pintou nenhum tema islâmico.

  32. Ronaldo José Nascimento

    Infelizmente mais um ato de intolerância religiosa.

    Responda
  33. Rubens Moreira da Costa Júnior

    "De Deus ninguém somba, onde plantar também ceifará." (epístola de São Paulo aos Gálatas 6:7)

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Se o deus-fantasia da bíblia não gostou, que apareça aqui para reclamar.

  34. Marcos Serra

    Encenação grotesca e desnecessária. Só mesmo formatados sem qualquer formação estética ou artística para ver algo que preste nessa tentativa de inovação que não passou de uma cena agressiva e medíocre.

    Responda
  35. Fernando Reis

    Ao bloquear comentários que tenham alguma palavra "catalogada", a Folha vem exercendo censura institucional.Muito ruim!Pensei, honestamente, que a imprensa defendia a liberdade.Ledo engano!

    Responda
  36. Fernando Reis

    Não sou conservador, odeio a extrema direita, mas fico me perguntando sobre o porquê provocar ostensivamente ícones e imagens de uma religião qualquer.Acho que não agrega e só oferece discurso pra esse povo conservador.Só acho!

    Responda
  37. Marcelo Batista Gonçalves

    Zombar de dogmas religiosos é tamanha ignorância cultural, revestida de uma pseuda intelectualidade de liberdade.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Religião é somente uma ideia, e como tal pode e deve ser discutida, criticada e até tripudiada. Não há porque ter salvo-conduto.

  38. Keila Pitta Stefanelli

    Representação lamentável da última ceia... não assisti (ainda bem) mas penso que o desempenho dos atletas passa bem longe desse escárnio e dessa "coisa"...

    Responda
  39. cristiano santos

    Só lembrando: Leonardo da Vinci, o pintor da Santa Ceia, era G-4-Y. E teria adorado a nova versão

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Se era, problema dele. Agora o "teria adorado a nova versão", aí é se achar demais. Pra um professor, comentário enviesado e bizarro

    2. cristiano santos

      Nao, Felipe, basta apenas ser historiador especializado em arte Itáliana e professor (na Itália), como eu … apenas

    3. Homero Feijó

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. cristiano santos

      Nao, basta só ser historiador especializado em arte e professor (na Itália), como eu … apenas

    5. felipe teixeira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  40. MARCO ANTONIO POLISELI

    Então podemos cancelar as olimpíadas ué! Eu já cancelei!

    Responda
  41. Charles Braga

    O definhamento da velha Europa traz uma amostra contundente com o que vem ocorrendo na França: a implosão dos pilares que a sustentou por séculos e o amparo covarde e acrítico às ideologias que, ao final, lhe darão o golpe de misericórdia! O nome do ato é intolerância religiosa. A França está nos estertores!

    Responda
  42. cristiano santos

    Mais uma vez, a igreja perde a chance de ser inclusiva. Ou alguém dúvida que, se vivo, ELE estaria naquela mesa como mais um excluído

    Responda
  43. Augusto Colombo Junior

    Bem que poderiam ter colocado Maomé de Drag.

    Responda
  44. Adriana Flores

    Queria ver blasfemar o profeta Maomé. Da última vez, vimos no que deu. Não é pastiche, é só falta de respeito e mal gosto mesmo.

    Responda
    1. Ricardo Pinto

      Cristiano, você não veria nada demais nem na crucificação de Cristo....

    2. Pedro Vasco

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. cristiano santos

      Mas Maomé não faz parte da cultura francesa. Já França, é chamada de “a primeira filha da igreja católica” eu sou católico e adorei a cena