Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Alves

    Lastimável não, mas o partido errou a não dar um pouco mais de protagonismo a ela, já sabendo o estado do Biden. Um pouco de protagonismo dela não ia atrapalhar nada se Biden fosse o candidato. Até agora, só ouvi elogios tolos de quem votaria até no Trump se ele fosse o candidato democrata. Ela precisa vencer nos estados-chave, ou acaba como a Hillary, e precisa de programa para isso, não só oba-oba "jovem, sorridente, determinada"

    Responda
    1. Fernando Alves

      Isso é o que uma pessoa desprovida de inteligência diz. Você não vota, nem os jornalistas que ficam babando sobre a convenção. Precisa convencer os eleitores dos swing states, e não vai ser com essas bobagens que você citou que vai. Pelo contrário, se começar com esse papinho seu de que ela é inteligente e quem não vota nela só por isso é misógino, vai perder votos. Vide ascenção meteórica de Marçal. Você não aprendeu nada, vai acabar sendo governada pelo Bozo novamente. Vai estudar.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Machismo acelerado. Não tem nada de oba-oba, ela tem mais consistência, inteligência, trabalho concreto do que Trump e o vice ba ba ca dele. E tem de vencer a misoginia, claro.

  2. Evando de Abreu

    Ricardo, mantenha o nível, ok, é pedir muito. Esquerda extrema é isso mesmo.

    Responda
  3. José Cardoso

    Depois que o Biden anunciou pesada taxação sobre carros elétricos, semicondutores e painéis solares chineses, ele se trumpizou. É cada vez mais difícil ver diferença na política dos 2 partidos, pelo menos no que se refere ao mundo exterior. Talvez o Trump rife a Ucrânia, fora isso não deve haver grandes mudanças em relação às tendências atuais.

    Responda
  4. Flávio Taylor

    Kamala não mostrou a que veio durante todo o governo, sua candidatura não tem musculatura. É um momento realmente delicado para os EUA . Trump é muito radical. E olha que sempre preferi os republicanos aos democratas. Mas Trump é como Bolsonaro…fundo de poço.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas o presidente era (é) o Biden. O senhor queria que Kamala fosse um Temer?

  5. Evando de Abreu

    Darci, peço desculpas, você tem toda razão. Admiro sua inteligência e perspicácia. Aproveite o lindo dia, encontre um campo verde e faça um piquenique com a família. Isso os manterá unidos. Bon apetit!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. Gilberto Rosa

    Eua fracassaram nas tentativas de golpe e assassinato, usaram o absurdo Guaido, bloqueiam bilhões em reservas dos Venezuelanos na Inglaterra, abrem diversas sanções e depois manda a imprensa atacar o governo. Bom ou mau, Venezuela é resultado de décadas dos ataques americanos pela maior reserva de petróleo do mundo. Destroçam Síria, Líbia, Iraque, Afeganistão, Vietnã, e ainda querem se colocar como preocupados com o povo e democracias, usam a imprensa marrom e fakes para manipular.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Qual parte do bom ou mau não entenderam? Quem dirá entender ação e reação.

    2. Flávio Taylor

      Maduro não é o príncipe do bem. Você precisa separar joio do trigo. Venezuela é uma ditadura terrível e sanguinária. EUA manipularam o mundo por décadas, mas nada redime o regime Venezuelano da tragedia daquele país. Mania de achar que a geopolítica Americana é a mesma de 1960. Para com isso, eles tem mais com o que se preocupar, vivem seu próprio momento de profunda decadência, com mais de 600 mil moradores de rua pelo país e 120 mil cidadãos morrendo de overdose por ano.

    3. Hernandez Piras

      Antes que as primeiras sanções econômicas fossem adotadas por Trump contra a Venezuela em 2018, o país já vivera cinco anos de hiperinflação e depressão econômica. Sua análise simplista só justifica um governo caudilhesco, que não teve a menor preocupação em diversificar a economia venezuelana, desperdiçou bilhões para vender gasolina quase de graça (que avançado, não?) e apenas surfou nos altos preços do petróleo.

  7. MARCO ANTONIO POLISELI

    A natureza é perfeita, o leão acaba com a hiena!

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      Se te referes à leoa Kamala e à hiena Trump, está perfeito o teu comentário ...

  8. Neucir Valentim

    Esse senhor paga para ter coluna na Folha de São Paulo aos domingos?

    Responda
  9. neli faria

    Ler a coluna de Gaspari é uma lição de política e abeberar conhecimento. Gratidão, Elio. Kamala: torço por ela por três motivos: trump é o mais latino presidente dos EUA em 248 anos de Democracia, como escrevi aqui e ali no segundo mês de sua gestão e culminou com a tentativa de golpe em seis de janeiro.Foi Procuradora da Califórnia;filha de imigrantes.

    Responda
  10. LORENA PARDELHAS

    O "seu" Elio parece ter perdido o talento, e pior, deve estar registrado nos EUA para votar no Trampo.

    Responda
  11. Darci de Oliveira

    O que o cronista não menciona é algo que até os espanadores de pó da Casa Branca sabem : o Governo Biden colocou a Kamala no porão, com receio de que ela aparecesse mais do que o idoso presidente. Não adiantou e agora Kamala vai ter que se desdobrar para recuperar o tempo perdido em que ficou na penumbra . Espera-se que vença a democracia e que o criminoso Trump vá para a cadeia onde já deveria estar e não para a Presidência .

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Não Neli, nessas democracias os vices de nome Temer traem seus aliados e chefes para pegarem seus postos sem passarem pelas urnas. Como os STFs fazem vista grossa, legalmente não é golpe, só éticamente.

    2. neli faria

      Penso que o mesmo ocorreu, e ocorre, em certa República latino-americana.Escantear o vice para não aparecer mais do que o titular.

  12. Evando de Abreu

    Kamala sem alça tem que perder para o bem daquela nação e do mundo. Com relação ao Maduro, vai continuar no governo e as eleições, assim como aconteceu aqui por duas vezes, Aécio x Dilma e a mais recente, serão somente mais uma fraude e o Brasil, através do amigo Lula, será considerada com correta.

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      Evandinho querido : com esse teu ranço extremista, tuas postagens vão apenas entrar no rol das coisas ridículas publicadas aqui no pedaço . Tchê, é um besteirol em cima do outro. Desculpe a franqueza, apesar de saber que não vai adiantar nada ...

  13. Filipe Quintans

    A exemplo do Tostão, Elio Gaspari está escrevendo sobre nada, há anos.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      E a Neli é caso perdido como comentarista política.

    2. Eder Marcos

      Tostao e o melhor, mais lucido comentarista esportivo! Os outros sao apenas rasos... Elio e um mal disfarcado reacionario...

    3. neli faria

      O Tostão é o único que salva no péssimo Caderno de Esporte da Folha e o Elio, aqui, é o melhor colunista político.

  14. ANTONIO F CARVALHO

    Na verdade sobre Vice-presidentes há até medo do titular do cargo de que o seu substituto eventual e sucessor promova golpe de Estado. E isso já aconteceu e não precisamos dizer onde, porque aqui o "óbvio é ululante". Tomaram de várias forma o Governo das mãos do Partido dos Trabalhadores quando o melhor caminho seria as agremiações partidárias deixarem de atuar como times de futebol com dirigentes e péssimos treinados e jogadores. Temos de fazer de nossa RES PUBLICAE a verdadeira coisa do povo!

    Responda
  15. Afonso Galvão

    Caro colunista, fiquei aguardando a fundamentação da sua tese ‘desempenho lastimável e não encontrei nada. Assim o seu texto fica mais pobre que redação do ENEM mal feita. Sugiro rever a sua escrita já que vc vive dela.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Que comentário inteligente Mário, tanto qto a coluna. Você e o colunista certamente passaram os últimos 4 anos em Washington, frequentando a Casa Branca, o Senado e o gabinete da vice, por isso "sabem" q ela não fez nada! Não se surpreendem q ela não tenha morrido de inanição?

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Está lá no texto: ela passou os 4 anos não fazendo nada.

  16. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    A lagarta pode ser feia, mas a borboleta geralmente é bonita.

    Responda
  17. Anete Araujo Guedes

    Não se trata da luta do bem contra o mal, mas de impedir o avanço da ultradireita neofascista. De evitar um mal maior.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Evandro, se vc gosta tanto de recibo, pq não pede pro Bozo dar recibo das rachadinhas, das jóias sauditas, das vendas das jóias nos USA, da recompra das jóias, do "importação" e da "exportação" das jóias, dos potes de Açaí, da lavagem de dinheiro, do chocolate, das propinas dos pastores na educação. Tá faltando um monte de recibo!

    2. Ricardo Knudsen

      Evandro acordou assustado hoje, achou q tinha um comunista embaixo de sua cama, começando a revolução. Mas o barulho era só sua flatulência (q pode ser ainda mais letal!). Só um bozista alucinado pra dizer q há presos políticos no BR. Confunde prisioneiro político com prender um político golpista e ladrão de jóias. Evandro, vai rezar pro Pneu e pede a cura da flatulência, assim pelo menos vc dorme melhor.

    3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      No geral, qualquer candidato dos dois partidos seguirá com a política de um dos segmentos da burguesia ianque, em se tratando do Brasil, melhor que seja a candidata, o Pato só presta para os bolsofascistas!

    4. Paulo Sales

      Evandro, vc consegui acreditar que nos EUA tem extrema esquerda? A diferença entre republicanos e democratas são difusas. O problema do trump é a desruptura democratica, o oportunismo e a exclusão. Estados Unidos não vão pra frente reproduzindo o vergonhoso estilo Mississipi em chamas

    5. Evando de Abreu

      Ultra esquerda não pode levar. A extrema esquerda só prejudica. Vide Venezuela, Nicarágua, Brasil atual, com presos políticos, exército e stf cooptados, urnas sem recibo. Já estamos em uma ditadura de extrema esquerda

  18. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Diz que o desempenho é lastimável mas não oferece um mísero exemplo. Assim, melhor não falar nada.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      De fato, não é jornalismo, nem mesmo uma opinião séria. Só rancor e preconceito.

  19. Paulo Sales

    Na época da posse, a promessa era da Kamala dividir a presidência na área social, gênero etc. Chegou a aparecer um tempo ao lado de biden nos eventos oficiais e depois sumiu. Outra que sumiu foi a Ocasio Cortez. Mais a esquerda, o Sanders, que faz estilo Eduardo Suplicy, também sumiu. Só pra constar, imigrante é só pra fazer de conta. Biden deportou mais imigrantes que trump, agora promete onze milhões. É a era do voto no menos pior, as grandes ideias e seus autores não são ouvidas.

    Responda
  20. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Nenhu.a n9vidade, isso é Elio Gaspari.

    Responda
  21. Lis P Junqueira Safra

    Abraços ao Doug. Me engana que eu gosto

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O q o marido dela tem a ver com a história? Deixe de machismo, a presidente será ela.

  22. Lis P Junqueira Safra

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  23. Paulo César de Oliveira

    Tá certo que vice não precisa brilhar mas Kamala de fato esteve muito apagada nesses últimos quatro anos.

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      Acho que o Evando tá com ciuminho da nossa Primeira Dama. Ele achava lindo a ex Micheque berrando aleluia nos templos do obscurantismo no lugar da Janja representando com brilho o Brasil no exterior. Mas gosto não se discute...

    2. Evando de Abreu

      Temos um vice igual. Nunca antes neste país a tal primeira, recuso aqui a expressão dama, representou nosso o país no lugar do presidente. Isso ocorreu em diversos eventos. Humilhante, coisa de extrema esquerda mesmo.

  24. Ricardo Knudsen

    O jornalista eperava q Kamala fizesse como Temer, q apunhasse Biden pelas costas e desse um golpe disfarsado para derrubar o governo?

    Responda
    1. Fernando Alves

      Não, mas o partido democrata poderia ter dado mais destaque a ela nos últimos tempos, já sabendo do estado do Biden. Até agora, o nome dela só agrada os que votariam até no Trump se ele fosse democrata. A Kamala precisa de pauta nos swing states, não ficar colhendo aplausos de fiéis e acabar como a Hillary.

    2. Ricardo Knudsen

      Neli, melhor vc começar a dar nome aos bois e aos boiadeiros e eliminar suas metáforas. Seu comentário é quase incompreensível, só se entende q vc apoia traidores e golpe de estado "soft".

    3. Ricardo Knudsen

      Neli acha q golpe de estado é necessário qdo ela não gosta do presidente consagrado nas urnas. É uma "democrata" para a qual só conta um eleitor, ela.

    4. Ricardo Knudsen

      Neli, como se chama um vice, q faz parte de um governo, se elegeu na mesma chapa, defendendo o mesmo programa, e no meio do governo, qdo ele mais precisa de união, ele propõe outro programa, faz uma carta enxovalhando a aliada e chefe, sabendo q se ela cai ele assume o poder? Pessoas com um mínimo de ética e discernimento chamam de traidor golpista. Mas entendi q não é seu caso, cada um com sua opinião.

    5. neli faria

      Temer? Não apunhalou ninguém. Agradeça ao deus que ungiu a Inexperiente , invés de alguém experiente do ParTido como Marta, Tarso, Vianna, Olívio, Benedita.Qualquer um deles eleito, apagaria seu suposto brilho. Temer? Agradeça ao boiadeiro que o ungiu também. Conseguiu jogar o Brasil nos braços do Boiadeiro anterior. Tanto tenho razão que ele, o Boiadeiro atual, elegeu o seguidor, em São Paulo, do boiadeiro anterior, com o mesmo candidato.

    6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Com certeza, sem qualquer dúvida.

  25. Wilson Junior

    A plataforma para consulta de jurisprudência com IA está pronta no TJ-PR.

    Responda