Mundo > Entenda como Venezuela passou de mais rica da América Latina para palco de crise humanitária Voltar
Comente este texto
Leia Mais
7,7 milhões de venezuelanos fugindo da miséria de seu paÃs, isso é uma catástrofe. O paÃs não usou o dinheiro do petróleo para diversificar sua economia. E usam a teoria conspiracionista do imperialismo ianque para justificar esse cenário desastroso.
Faltou falar do bloqueio econômico e do real motivo do bloqueio. O Estados Unidos jamais irá permitir o desenvolvimento de qualquer paÃs da América Latina. A questão não é ser de esquerda ou de direita. Mas a imprensa ocidental, incluindo a Folha, publicam artigos sem a devida imparcialidade, sempre depreciando os sistemas socialistas. Isso é proposital. O capitalismo, tão aclamado, é o responsável pela brutal diferença social no mundo.
Perfeito
Era isso exatamente o que eu estava procurando na reportagem e foi citado tão minimamente que quase não é feito. E não surpreende.
É pq o socialismo deu certo lá!
Enquanto a Venezuela for totalmente dependente dos preços do Petróleo vai viver de crise em crise, e aà não importa se é um governo de esquerda ou direita. A diferença está nas prioridades, enquanto durante o governo Chavez a riqueza do perÃodo de alta do petróleo era dividido com o povo, com valorização dos salários e polÃticas sociais profundas, nos governos de direita que antecederam a Chavez a Venezuela concentrava renda nas mãos de poucos.
Três famÃlias detinham todo o dinheiro do petróleo. Três! Absurdo.
Poderia economizar todo este ler0-lero com apenas uma palavra: socialismo!
É isso que a esquerda faz, destrói o paÃs. Veja Cuba como está. Quem assistiu o filme A casa dos espÃritos sabe nem como é isso. A extrema direita também não fica atrás. O extremismo é ruim seja em qual lado for.
Os militares venezuelanos têm a resposta.
Se dependessemos da FSP para aprender História, estarÃamos literalmente na mais absoluta ignorância. A linha do tempo dada na sétima série do Ensino Fundamental é mais elaborada que a apresentada neste pobre artigo....
Esqueceu de falar do efeito das sanções dos EUA, e do peso destas na situação atual da Venezuela.
Caro Maurizio, eu também, ao ler a matéria me indignei com a omissão da informação que é o real motivo da Venezuela ocupar o segundo lugar no ranking dos paÃses (na AL) + odiados pelo tio Sam. Ok, erraram ao não diversificar a economia e ao se acomodar no petróleo como única fonte de renda. Mas daà vieram as sanções e a vaca foi pro brejo.
Desculpa furada!!
Há um princÃpio econômico que caracteriza a riqueza de um paÃs como a sua capacidade de gerar bens e serviços e a maior prova de que a Venezuela não é e nunca foi um paÃs rico é a sua alta dependência na exportação do petróleo e seus "altos e baixos" econômicos que também dependiam dos preços do barril no mercado internacional, pode ser que nos anos setenta e dois mil, quando petróleo estava em alta, o pib per capita era muito alto diferente de épocas em que o petróleo caÃa de preço.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Entenda como Venezuela passou de mais rica da América Latina para palco de crise humanitária Voltar
Comente este texto