Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Vasconcelos

    7,7 milhões de venezuelanos fugindo da miséria de seu país, isso é uma catástrofe. O país não usou o dinheiro do petróleo para diversificar sua economia. E usam a teoria conspiracionista do imperialismo ianque para justificar esse cenário desastroso.

    Responda
  2. Alípio Dias dos Santos Correia

    Faltou falar do bloqueio econômico e do real motivo do bloqueio. O Estados Unidos jamais irá permitir o desenvolvimento de qualquer país da América Latina. A questão não é ser de esquerda ou de direita. Mas a imprensa ocidental, incluindo a Folha, publicam artigos sem a devida imparcialidade, sempre depreciando os sistemas socialistas. Isso é proposital. O capitalismo, tão aclamado, é o responsável pela brutal diferença social no mundo.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Perfeito

    2. Maria Irene de Freitas

      Era isso exatamente o que eu estava procurando na reportagem e foi citado tão minimamente que quase não é feito. E não surpreende.

  3. jose batista

    É pq o socialismo deu certo lá!

    Responda
  4. Marcelo Seminaldo

    Enquanto a Venezuela for totalmente dependente dos preços do Petróleo vai viver de crise em crise, e aí não importa se é um governo de esquerda ou direita. A diferença está nas prioridades, enquanto durante o governo Chavez a riqueza do período de alta do petróleo era dividido com o povo, com valorização dos salários e políticas sociais profundas, nos governos de direita que antecederam a Chavez a Venezuela concentrava renda nas mãos de poucos.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Três famílias detinham todo o dinheiro do petróleo. Três! Absurdo.

  5. Paulo Fernando Machado

    Poderia economizar todo este ler0-lero com apenas uma palavra: socialismo!

    Responda
  6. Cassio Osnir Louzada

    É isso que a esquerda faz, destrói o país. Veja Cuba como está. Quem assistiu o filme A casa dos espíritos sabe nem como é isso. A extrema direita também não fica atrás. O extremismo é ruim seja em qual lado for.

    Responda
  7. NACIB HETTI

    Os militares venezuelanos têm a resposta.

    Responda
  8. Maria Almeida

    Se dependessemos da FSP para aprender História, estaríamos literalmente na mais absoluta ignorância. A linha do tempo dada na sétima série do Ensino Fundamental é mais elaborada que a apresentada neste pobre artigo....

    Responda
  9. Maurizio Ferrante

    Esqueceu de falar do efeito das sanções dos EUA, e do peso destas na situação atual da Venezuela.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Caro Maurizio, eu também, ao ler a matéria me indignei com a omissão da informação que é o real motivo da Venezuela ocupar o segundo lugar no ranking dos países (na AL) + odiados pelo tio Sam. Ok, erraram ao não diversificar a economia e ao se acomodar no petróleo como única fonte de renda. Mas daí vieram as sanções e a vaca foi pro brejo.

    2. jose batista

      Desculpa furada!!

  10. Marcelo Barbosa

    Há um princípio econômico que caracteriza a riqueza de um país como a sua capacidade de gerar bens e serviços e a maior prova de que a Venezuela não é e nunca foi um país rico é a sua alta dependência na exportação do petróleo e seus "altos e baixos" econômicos que também dependiam dos preços do barril no mercado internacional, pode ser que nos anos setenta e dois mil, quando petróleo estava em alta, o pib per capita era muito alto diferente de épocas em que o petróleo caía de preço.

    Responda