Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Luis S C Rodrigues

    O datafolha, principalmente em pesquisas não eleitorais, é especialista em produzir resultados para empurrar agendas. Escolhem temas complexos, sobre o qual a população tem pouco ou nenhum dominio, reduzem questões sutis e cheias de nuances a perguntas sim e não e esquentam o entrevistado com questíonario enviesado. Um caso classico foi o referendo do desarmamento, que deu resultado praticamente invertido. Quanto a eficiencia do mevrado, tem alguma, mas longe da perfeição. +

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      3 - no caso dos EUA em particular, devido as idiossicrasias do sistema eleitoral e do eleitorado, as previsões são de alcance bem limitado.`Pessoalmente, considero quase sempre como 50/50 as chances. Toda previsão sobre resultado deste ano, por exemplo, é apenas um chute. Mais ou menos disfarçado de ciência

    2. Pedro Luis S C Rodrigues

      2- Se perfeição houvesse, mesmo em mercados mais sérios que os de bets, não haveria crashs e bolhas. A vantagem é que se vc acha que está diante de um erro patente, pode sempre apostar no outro lado e fazer dinheiro com isso. Se acha as chances de Trump superestimadas, aposte em Kamala. Put your money where your mouth is. No caso dos EUA, pesquisas se saem pior. Quando começou a apuração em 2016 o site do NYT dava mais de 80% de chance pra Hillary.

  2. Anderson Ribeiro

    Curioso, quando se trata da interferência da subjetividade na hora de fazer escolhas, me pareceria natural que um apostador fosse mais enviesado que uma pessoa respondendo a uma pesquisa.

    Responda
  3. Adauto Lima

    Comparação errada. Economista lida com cenários micro e macro econômicos baseado em modelos e estatísticas. Não é necessário que produza ou avalie probabilidades de vitória ou derrota, apenas avaliar impactos econômicos pela eleição deste ou daquele. Se quiser ser assertivo, compare análises de cientistas políticos com psicólogos sócias.

    Responda
  4. edilson borges

    Ops, não é o caso da banca do texto.

    Responda
  5. edilson borges

    Uma banca q paga mais prum evento com maior chance de ocorrer vai quebrar.

    Responda
  6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Isso parece com identificar sexo de bebês. Ainda vão inventar ultrassom de população ou algum exame sanguíneo populacional para a identificação precoce do candidato vencedor.

    Responda