-
Marcus Vinícius Xavier de Oliveira
Mais uma pondélica coluna copiada do zap zap dos tiozões do oito de janeiro... Mas, quem fez o trabalho de casa, ficou sabendo que, no final das contas, era Apolo, não Jesus; A festa dos deuses, não A última ceia; Jan Harmensz, não Da Vinci a extrema direita e seus divulgadores, como todo extremismo, é ignorante; só tem holofote por conseguir criar pânico moral; cai nele quem é tão ignorante como aquele que propaga.
-
Helene Medeiros
Me parece q é realmente o afresco conforme pintado por Leonardo da Vinci numa das paredes do refeitorio do convento dos padres dominicanos em Miläo. Eu estive la faz alguns anos e aprecieia a obra de perto. Näo tem nada a ver com a Festa dos deuses. Pode olhar na Internet e conferir.
-
-
paulo brondi
Quanto esse cara ganha da FSP pra escrever tanta tonteira? Porque é muita desinformação!
-
vlamir camargo
Quem diria, Pondé mordendo o bait e ainda soltando frase rasa de tiozão reaça do churrasco : " Queria ver zoar Maomé!" . Que profundidade de pensamento...profundidade no mau sentido, diga-se. O chão não é o limite
-
Daniel Liaz
Só não entendi o "quem diria", caro Valmir. Estranho seria ver ele fazendo algo diferente
-
-
Carlos Oliveira
Não é a Santa Ceia, infeliz. Pesquisa antes de escrever.
-
Raimundo Carvalho
Hilário ver o inteligentão Pondé passando vergonha aqui.
-
-
Nelson Maria de França
Pondé se recusa a pagar pedágio para continuar existindo no círculo intelectual brasileiro. Quem pagou o devido pedágio consegue transitar livremente.
-
Daniel Liaz
Não precisa pagar pedágio nenhum. É só levar a sério o que faz e ter competência. Mas ele paga sim muito pedágio para gente fracassada e ressentida (desses que por incapacidade pessoal não consegue se inserir em certos ambientes mas culpa os outros por isso) que ama discurso fascistoide
-
Ricardo Knudsen
Pondé inexiste no círculo intelectual brasileiro, é completamente ignorado. A principal causa é a falta de intelecto, ele raciocina com o fígado, e expele artigos gerados no intestino.
-
-
Raymundo de Lima Lima
Como bom marketeiro d sua marca, Pondé consegue aqui muitos comentários, likes. Mas sua crônica me lembra o samba-do-criolo-doido. Sem racismo, p favor consulte a história d sambas enredos das Escolas d Samba d Rio.
-
Gilberto Rosa
Que vergonha Pondé, até a Lygia Maria sabia que não se trata da Santa Ceia! Dio Santo!
-
Daniel Liaz
Só dá pra rir da capacidade do Pondé de escrever lorotas pra ganhar clics. Eita vida miserável
-
Ricardo Knudsen
Paìses cristão não matam mulheres q cobrem o rosto, só dão as bombas para q as IDF as matem. Junto com as crianças, é claro.
-
Peter Janos Wechsler
Daniel. Não estou à caça de credibilidade. Também estou ciente das barbaridades cometidas no passado em nome do cristianismo. Mas, na conjuntura atual o islã não separa religião de governo. O mundo ocidental já ultrapassou está etapa. Não matamos mulheres que mostram o rosto.
-
Daniel Liaz
Poderia dizer mais Peter, mas vou apenas subscrever o que o amigo Ricardo já disse
-
Daniel Liaz
Ah Peter, por favor. Assim vc vai acabar perdendo qquer credibilidade em suas opiniões e acabará se igualandoa esse desqualificado. Intolerância religiosa e radicalismo existe em qquer religião. E a cristã, ao longo da História, talvez seja a que mais mortes e guerras produziu. Mas, afora isso: esse txt do Pondé é um bueiro de bobagens, estímulo ao ódio, distorção ignorante, presunção rataquera e por aí vai. Na verdade, mal dá pra qualificar de tão péssimo que é.
-
Ricardo Knudsen
Peter, e o q isso tem a ver com a cerimônia, q retratava um banquete pagão com um deus azul sobre a mesa? O q tem a ver com a esquerda q supostamente cospe numa imagem sagrada cristã, se a imagem não era cristã e os organizadores não são de esquerda? O q tem a ver a laicidade francesa com a "denùncia" de Pondé de q a esquerda supostamente cospe no cristianismo? Não há centro e direita laicos?
-
Peter Janos Wechsler
Daniel, bom dia. Você é suficientemente informado para saber que a "tolerância" islâmica não é comparável com a laicidade francesa. Ao menos isto não é lorota.
-
-
José Cardoso
Essa é fácil de responder. A cultura hegemônica ocidental é ateia. A santa ceia, que foi representada na abertura dos jogos, foi muito mais o quadro de da Vinci que o evento descrito no novo testamento. Pode soar como uma leve provocação para alguns, como um tempero excessivo na comida, mas só isso. Para uma possível futura olimpíada na Arábia Saudita, sugiro travestis deitados formando um desenho caligráfico com o nome de Alá...
-
Alex Sgobin
Outra pedra feita de papel que Pondé tenta jogar, achando que vai sacudir o mundo (e sem conseguir esconder de fato sua veia islamofóbica). Pensamento arrivista, medíocre, cansado. Vai pra Miami, Pondé!
-
Andres Alexandre Solli
Eu ia comentar, mas meu, quanta bobagem. Como pode publicarem papo de louco desconexo assim?
-
José Roberto Pereira
Para Pondévo de Carvalho ser um bolsonarista completo, só falta lançar candidatura para a prefeitura de Sinop ou Camboriú.
-
Ademar Adams
Boa!
-
-
Evandro Botteon
me parece a clássica do pedro falando do paulo.
-
Flávio Taylor
Sou Cristao, assisti, e não me senti ofendido por ver homens vestidos de mulheres personificado os apóstolos. Somos todos irmãos e Jesus se importa com o nosso coração, mais nada. Agora, o que é esquerda "woke?" Gente, o que ofende mesmo é a cada semana surgirem palavras em outro idioma que bces jornalistas usam.como se fosse natural. Parem.com isso, é brega e elitista.
-
Raymundo de Lima Lima
Pondé fez um programa Linhas Cruzadas TVCulturaSP sobre a cultura Woke. Parece q Pondé tem dupla personalidade, aqui, crônista ao estilo Samba-do-criolo-doido, mas lá na Tv é mais filosofia, embora oportunista q escapa seu viés juddireita. P favor, confira este programa temático, onde inclusive evoca seu amigo liberal port João Pereira Coutinha, tb cronista d Folha.
-
-
Gilberto Rosa
Até olhei o quadro da Santa Ceia pra ver onde estava o Baco, devia estar em baixo da mesa. A coluna representa bem a pobreza de Pondé.
-
Ricardo Knudsen
O colunista atingindo o máximo de sua idiotia rancorosa. Mais uma vez expondo sua ignorâncianpreconceituosa. A cena não se refere à Santa Ceia. De onde ele tirou a possibilidade de um sujeito azul em cima da mesa, cantando, ter algo a ver com o cristianismo? Como explicou o criador da cena, trata-se do deus Dionísio, em um banquete pagão. O resto é estupidez de fascistóides, aproveitando para destilar seu ódio e defender seus facistas preferidos.
-
Ricardo Knudsen
Telma, vc repete sem refletir as bobagens q foram ditas na imprensa e por cristãos fanáticos. O q a mulher q vc diz ser Cristo leva na cabeça é um tipo de jóia metálica, q nada tem a ver com a diáfana auréola circular q flutua sobre a cabeça dos santos nos quadros medievais e renascentistas (e q não há no quadro de Da Vinci). Vc viu jóias parecidas em membros da realeza e artista pop inúmeras vezes. Quanta gente personificando Cristo, né não?
-
Telma Saraiva
Ricardo, não dá pra fugir da realidade. A figura no centro da mesa comprida, com uma auréola na cabeça e pessoas a sua direita e esquerda é um quadro do Da Vinci estilizado. O diretor artístico fez um sincretismo entre o cristianismo e os deuses do Olimpo. O quadro do Da Vinci não é sagrado mas REPRESENTA o sacramento da Santa Ceia. O Pondé está certo. A diferença é que cristãos não reagem. Não precisamos gritar que "Jesus é grande" porque Ele o é naturalmente.
-
-
Gilberto Rosa
Pondé teve uma histeria mental, fez uma horrível sopa com pregos, asa de morcego, lampada e camisinhas, se achou o Da Vinci. Cada dia mais parecido com Olavo de Carvalho, até no palavreado xucro.
-
Ivan Carlos Albarello
"Deus do céu!" a exclamação cai bem no tema em questão. Como é fácil dar xeque mate na esquerda "woke", basta você ter dois neurônios e um pouco de colhão, porque eles não têm nenhum desses substantivos em questão. Pondé, parabéns pela clareza das colocações. Vocês expressou toda hipocrisia da canhota que penso a anos. Mia uma vez, parabéns pelas colocações.
-
Fabio Silveira de Faria
Meu nobre professor Pondé E se a cena não estiver aludindo à última Pácoa e sim ao quadro a "Festa dos Deuses"?
-
Helene Medeiros
Näo vejo Festa dos deuses. Vejo pao que foi distribuido a todos os discipulos. É a pintura de Da Vinci tal e qual pode ser vista na parede do refeitorio do antigo convento dos dominicanos em Miläo. Eu estive la e vi o afresco.
-
-
João Carmo Vendramim
Digressões absurdas, sem pé nem cabeça. O Pondè nem fumou um bom baseado para essa viagem treslouca, mas mostra uma imaginação impar. A citada cena nem tem relação com a Santa Ceia, mas os conservadores vêm monstro na cabeça do pau.
-
Flávio Taylor
Bota tresloucada nisso.
-
-
Celso Augusto Coccaro Filho
Além de tudo o que foi dito, foi feio e inapropriado para uma olimpíada. De péssimo gosto, embora as opiniões diversas devam ser respeitadas. Apolo perdeu terreno para Dionísio, não era carnaval. Já não há mais estética esportiva verdadeira e o espírito dos jogos olímpicos vai se esvaindo. E o mais estranho é o orgulho e a inteligência franceses enfim ceder a um movimento cultural americano. Quem a tudo resistiu virou woke. Que mundo sem graça.
-
Lucas Costa Gomes
Façamos outra experiência de imaginação. Imagine que seja pecado ser careca, e que esse pecado não seja tratado como o da inveja ou o da gula que são amplamente esquecidos, e sim como o da homossexualidade, tratada como perversão absoluta pelos cristãos. Imagine agora que colocassem um careca (pasmem) no centro da santa ceia. Você ainda defenderia que a sua existência é um insulto e que deve ser tratada como tal?
-
Alexandre Marcos Pereira
Se houvesse o hipotético ataque mencionado pelo Pondé, a comunidade artística e intelectual provavelmente se uniria em favor da liberdade de expressão. Comparações com o caso Charlie Hebdo seriam inevitáveis, reforçando a ideia de que a expressão artística, mesmo quando provocativa ou controversa, deve ser protegida. Muitos governos ocidentais e instituições culturais emitiriam declarações condenando a violência e reafirmando seu compromisso com a liberdade de expressão e a proteção dos artistas
-
Maria Lopes
Que tal se informar melhor, Ponde? Não era sobre a santa ceia, a inspiração era pré cristã e não foi nem Da Vinci, foi um pintor Flamengo. Histeria coletiva.
-
Maria Lopes
Hélène, eu também estive em Milão e vi a Santa Ceia de Da Vinci. Isso não muda nada.
-
Helene Medeiros
Infelizmente errado. Eu estive no convento em Milao, onde da Vinci pintou sua belissima obra numa das paredes do refeitorio do convento dos dominicanos. A obra data do final do século XV.
-
-
Eduardo Rocha
Comecei a ler o texto sem saber exatamente do que se tratava. Fui conferir e pensei "Jebus, tende piedade do Pondé". Um sujeito que se diz filósofo ficar doidinho por causa de uma bobagem daquelas? Poderia discutir o mal que faz o extremismo na religão, seja ela qual for, prefere ficar de mimimi. Pondé, para de fazer birra, menino!
-
ROSANE DI GIUSEPPE
Nem consegui terminar de ler
-
-
ARI VARGAS LEAL
Ou é Rivotril vencido ou o Pondé escancara despudoradamente suas vertentes.
-
Andre Rypl
Pronto. Finalmente Pondé desceu para o nível de 5a série. "Quero ver você repetir isso posts o meu irmão maior". Oras, vá se catar. Há décadas a filosofia critica todas as religiões, e os franceses do Charlie Hebdô postaram com a vida por uma charge sobre Maomé. Deixe de passar vergonha, Pondé
-
Andre Rypl
*para o meu irmão
-
-
Leandro Eustáquio da Silva
Na verdade estamos passando da hora de combater de maneira mais clara e assertiva a cultura/vírus woke no mundo. A maioria absoluta das pessoas são contra isso, mas permanecem de braços cruzados por " puro medo".
-
Daniel Liaz
Tá aí. É pra esses que o txt baixo e mhentiroso do Pondé se destina. Amigo, sei que é bastante difícil para vcs, mas se informe minimamente. Pondé no artigo está mehntindo unicamente para buscar insultar quem pensa diferente de vcs. Sequer sobre santa ceia tratava esta parte da cerimônia
-
Ivan Carlos Albarello
Faremos isso. Estão com os dias contados. Aliás, já tentaram dominar a narrativa/tendência mundial antes e não conseguiram.
-
-
paulo da silva
Fui para moderação e disse com paalavras respeitosas minha opinião,menos incisiva que materia
-
Fernando Busian
Não custa lembrar que o Islã não tem representações imagéticas de passagens corânicas. Torna a iconoclastia impossível
-
paulo da silva
Até para gozar não pode haver radicalismo, eu também queria ver gazar do Islã, pena que vivemos neste mundo triste, onde alguns que são atingidos querem fazer você viver com saus regras. Achei um pais pelo menos na vitrine inclusivo, e caso vc acretide em seus deuses , fique para voce e deixe os outros viverem. Olá Taís......
-
Devanir A Merengué
Como não se trata da Santa Ceia... A ignorância não é uma virtude!
-
Alexandre Caitano
Fazia tempo que não lia tanta besteira. Confundiu a coluna com o perfil pessoal do X? Lamentável e desinformativo.
-
JEFFERSON ROZEIRA
Sério que a falha te paga pra escrever essas imbecilidades?
-
Elismar Dias
Risos, muitos risos para o Rivotril desabafo contextualizado em ressentimentos... Palmas, né gente!!!!
-
Rocia Oliveira
O colunista no auge de sua impossibilidade de entender qualquer coisa. Cada dia pior!
-
Alexandre Pereira
Independentemente do mal-gosto enrolado em modernidade o discurso deve ser livre, já transcendemos a necessidade de proteger a imagem do cristianismo há bastante tempo, um importante diferencial em relação à religiões mais radicais. Que os artistas se expressem com liberdade, deixando que os observadores decidam se o resultado é bom ou ruim, e que aturem a crítica sem mimimis.
-
Alexandre Pereira
Daniel, depois de toda controvérsia, os ousados, que não se pode dizer não atentaram para semelhanças (propositais), estão com a viola no saco, mas reafirmo a liberdade de expressão (aturem as críticas). O mal gosto, no entanto, supera, de longe, qualquer controvérsia. Isso é mais difícil de desculpar, rsrs.
-
Daniel Liaz
A apresentação NÃO tratava da santa ceia. Ponto final
-
-
Eduardo Lisboa
Esses articulista são liberais até mexerem com suas crenças. Pondé não engana mais ninguém, porém, mantém sua irresponsabilidade, Tenta ressurgir assunto que acabou em morte em Paris. Seria melhor ele tirar a máscara e se candidatar a pastor e esquecer a liberdade de expressão e de manifestação através da das artes.
-
victor lag
Sensacional Pondé! Ferro nos intelegentinhos! Não precisa comentar, guarde o ódio do bem para você!
-
Ricardo Knudsen
Ah, mas pq guardar o "ódio do bem" se dá pra esculhambar um nazibozista? Reza pro pneu te explicar o significado de "banquete pagão" e sobre o coleguinha deus "Dionísio". E se vc achar a menção a um deus azul do vinho no Novo Testamento, vai ganhar o premio de teologia bozo-malafaica, O Pneu de Ouro!
-
-
Joaquim Rocha
Pondé mostrando toda sua ignor ância cultural e política. Essa foi a pior.
-
julio alves
É impressionante a capacidade desse moço se superar a cada semana no que diz respeito a escrever tanta bobagem em prol do seu conservadorismo quase caricato. O pio é que influencia a Lygia Maria, outra songa monga qyw escreveu sobre o mesmo assunto. Eita pobreza de articulistas da Folha, gente!
-
Enos Mendes
É mesmo!! Já pensou se tirassem uma lasquinha do Islã? Puxa vida, perderam essa chance! Tomara que façam isso na próxima abertura...
-
Marcelo Galvao de Oliveira
O pessoal do porta dos fundos poderia fazer isso. SQN.
-
marilza abrahão
LGBTIQA+, o logaritmo tb tem preconceitos em relação a essas pessoas!?!?!
-
Ademar Adams
Santa ceia? Aquele quadro não tratava da Última Ceia de Leonardo Da Vince. Trataria da pintura O Banquete dos Deuses, coisa mitologia grega.
-
Ademar Adams
Sabe nada, só quer contar vantagens!
-
Helene Medeiros
Näo é o banquete dos deuses, mas a Santa Ceia do Da Vinci. Ja vi muitas pintura antigas dos deuses nos museus mundo afora. A Santa Ceia é do final do séc. V. Pintura mostra do deuses sao totalmente diferentes. Confira aSanta Ceia na Internet.
-
-
Fatima Marinho
Tem que separar arte da religião. Não houve interpretação da santa ceia do novo testamento, não houve ofensa aos católicos. O artigo mostra que o colonista não entendeu nada, o quadro de DaVinci da santa ceia foi apropriado pela leitura cristã , mas o artista não pintou um quadro religioso cristão, a arte de DaVinci permite outras releituras e essa foi feita e pode ser refeita por muitos. Liberdade para a Arte.
-
Ademar Adams
Helene esbanjando a riqueza de passear por museus da Europa. Exibindo-se.
-
Helene Medeiros
Da Vinci realmente pintou a Santa Ceia conforme ela aconteceu segundo a crenca cristä. Foi pintada por ele numa grande parede do refeitorio do convento dos dominicanos em Miläo. Eu estive la e vi a obra. O afresco pintado no convento é obra 100% cristä, caso contrario näo teria sido pintada numa parede de um convento de mongers dominicanos. A pintura é bastante grande.
-
Fatima Marinho
A obra de arte não é uma prova histórica (empírica) do ritual central da fé cristã. Não se é obrigado a conhecer a história da arte em profundidade e os universos de valores dos nossos sistemas de crença. MAs um filósofo como Pondé deveria saber que julgamentos precipitados apontam um pensamento unitário, censor e autoritário à moda tutelar brasileira, utilizando uma apressada carona moral e política na equivocada leitura da Festa dos Deuses como se fosse a dramatização do quadro ultima ceia"
-
Celso Augusto Coccaro Filho
Explicação dúbia. A santa ceia tem diversas representações, não apenas a de Da Vinci, e o que se fez foi sim uma representação da santa ceia, de fato provocativa para quem é cristão, além de impertinente no contexto. Liberdade artística não é imune a críticas. Eu achei horrível e de mau gosto, infantil e inapropriada para uma olimpíada. Mas é claro, respeito o gosto alheio.
-
-
ALFREDO PLACIDO DELATTI
Perfeito !
-
Nelson de Paula
Por razões como essa vivemos melhor no Ocidente, deixamos de matar por religião faz tempo. Contudo, o autor mostra preconceito, impróprio para a filosofia: não se trata de "cuspir" em ícones sagrados, mas de incluir pessoas nas quais historicamente muito já se "cuspiu".
-
Nasemar Hipólito
Pondé está errado: a Santa Ceia drag não se pretendeu revolucionária, tampouco deboche ao cristianismo. Foi feita porque a França se orgulha de seu laicismo e liberdade de expressão. E o cristianismo convive muito bem, desde sua origem, com a repressão e o deboche, pois sua essência é o amor, o perdão e a tolerância. Como ensina o papa Francisco: o nome de Deus é misericórdia!
-
Pedro Vasco
"Excelente opinião"! Vou debochar da umbanda e candomblé aqui no nosso país. Está dentro da liberdade de expressão! Aí não pode, é preconceito?! "Racismo religioso"??. Não concordo sempre com o Pondé, mas hoje ele teve razão. Como diz o ditado: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco".
-
-
Lis P Junqueira Safra
Só não entendi porque colocaram o nome dele se foram os Bispos Franceses e logo depois Papa .
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.