Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Evando de Abreu

    Hernandes, o que eu posso dizer para um cara da extrema esquerda que nunca enxergou mensalão, petrolao, 11 containers de presentes, agora o quase arrozão, que defende ditadores? Você tem razão. Lula lá

    Responda
  2. Mario Garcia

    Quando Maduro disse que reconheceria o resultado da autoridade eleitoral (e não das urnas), estava escrito o que está acontecendo.

    Responda
  3. Hermes Yaly

    É em episódios como esse que a hipocrisia da esquerda brasileira fica escancarada! Mostram-se indignados (com razão) com Bolsonaro, Trump, Orbán e outros mas defendem com a maior cara lavada Maduro, Ortega e toda a escória mundial que se diz de esquerda. Hipocrisia e mau-caratismo, marcas registradas de boa parte da nossa esquerda!

    Responda
  4. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    A estratégia de Maduro em comprar a fidelidade dos militares e policiais com dinheiro, cargos e benesses foi o mesmo que o Jair bolsonaro tentou aqui no Brasil, mas este último fracassou o intuito de ser ditador, só que de extrema direita em vez de extrema esquerda como governo chavista. O fato é que qualquer ditadura é nefasta, seja de extrema direita, extrema esquerda ou teocrática. 8 de janeiro nunca mais, golpe de Estado e ditadura militar nunca mais.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Roberto, passador de pano, invertendo a narrativa. Será que ele lembra-se da cor vermelha? De tapetes? Segundo o descondenado corrupto da melhor democracia da América Latina? De uma tal de democracia relativa? Amnésia seletiva é um problema sério, mas há tratamento para tal: sinceridade.

  5. Alexandre Ulisses

    Esse blá blá blá de esquerda, de direita, disso, daquilo...já deu, né! O Lula é corrupto e apoiador de ditaduras pelo mundo, não me representa (já me representou um dia), mas se não tivesse derrotado o Bolsonaro nefasto nas urnas (confio em nosso sistema eleitoral) a gente estava ferrado, ferrado mesmo. Na Venezuela, Maduro, outro ser das trevas, fraudou as eleições e vai continuar o massacre do seu povo...simples assim.

    Responda
  6. Evando de Abreu

    Maria Lúcia, parabéns por trabalhar, mas numa boa, aceitar quem fez mensalão, petrolão e agora quase arrozão, dentre outras, não me parece ter lógica. Abraços.

    Responda
    1. Maria Lúcia Bergami

      Aceitar golpista é ultrajante.

  7. Evando de Abreu

    Rubens Ventura - não sei qual é a sua família, mas na nossa, os Abreus, não temos nenhum que ache que o Lula ganhou eleições ou que o aceite. Nunca votamos no PT, pois sabemos que o mensalão, petrolão e o quase arrozão, dentre outras coisas que só a esquerda faz, nos direciona para a honestidade.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Então só a esquerda comete atos de corrupção!?!?! Imagino que seu conhecimento da história, inclusive a do Brasil deve ser quase nulo, não? A não ser, é claro, que gente como Paulo Maluf (condenado em caráter definitivo no Brasil, França e Grã-Bretanha) e Collor de Mello seja de esquerda. Quanto ao exterior nem se fala! Até hoje nos EUA e na França governos de gente como Nixon, Giscard d'Estaing e Chirac são lembrados como períodos de enorme corrupção.

  8. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Havia uma esperança que as eleições fossem limpas e transparentes, mas não se pode confiar em ditaduras. Houve impedimento de eleitores oposicionistas em ir às urnas como tentaram aqui com a PRF no governo bolsonaro no Nordeste. Maduro declara vencedor com 51% sendo que falta 2O% para apurar, não sabe nem de matemática, falta transparência nos boletins, e outras etapas, diz que houve ataques hacker, teatro ridículo. Só ditaduras reconheceram, Cuba de extrema esquerda e Rússia de extrema direita.

    Responda
  9. José Augusto Bernabé

    O Golpe foi idêntico ao daqui só que mais pobre, aguarda-se somente o aval do Lula para confirmar as duas Ditaduras Golpistas e Democráticas, por isso que o presidente medíocre do brasil foi às Redes de TV ontem para afirmar que ele é um Democrata Vermelho corroborando o Plano antigo de se firmar o Fôro de São Paulo idealizado por ele e os Ditadores venezuelanos.

    Responda
    1. Homero Feijó

      Golpe daqui?????? O único golpe que se tentou dar aqui não pegou, felizmente, e foi no 08/01 (uma cópia pa té ti ca dos gringos...)

  10. Marcelo Simoes

    Sou de esquerda, votei em Lula, mas tenho vergonha de Maduro e da esquerda que o defende. Lula tem que se posicionar contra essa farsa. Quem acredita na lisura dessa eleição acredita que Bolsonar é honesto. Venezuela tem população de 28 milhões, e mais de 6 milhões de emigrados. Impossível um país desse reeleger seu governante.

    Responda
    1. marcos machado

      Espero que um dia compreendas: sequer no céu esquerda é lugar de honra!....uma ideologia ateista, manipuladora e utópica mas muitas vezes preferida por se opor à uma extrema esquerda igualmente nefasta.

    2. Hernandez Piras

      Golpes idênticos? Mas quem contestou o resultado das eleições no Brasil não foi a Oposição, mas o governante de plantão. Se o governante de algum país permitir que logo a Oposição consiga fraudar algum pleito eleitoral, ele deveria merecer o Nobel da Absoluta Incompetência. Os delírios aos quais se entrega o Bernabé são mesmo curiosos!

    3. Luiz Sergio

      Barnabé, o único golpe que se tentou aqui foi o tabajara de janeiro. Joia?

    4. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Ainda bem que tem vergonha, tem gente que não tem vergonha de adorar o aprendiz de ditador como bolsonaro. A parcialidade de alguns chega ser ridículo, pois condena ditadura de extrema esquerda, mas passa pano em ditadura de extrema direita.

    5. José Augusto Bernabé

      Não entendi, vc tem vergonha do Maduro? O Golpe dado lá é idêntico ao Golpe dado aqui pra eleger o seu Ídolo. Vc sabe o que é coerência? A "vergonha" vale pros dois Golpistas. Ora, ora. Não tire o seu fora da seringa não, vcs petistas são responsáveis pela decadência total dos dois Países.

  11. NACIB HETTI

    O Gonzáles é um cara de sorte. Ia entrar numa fria!

    Responda
  12. Rubens Ventura

    Lula da Silva não apoie a fraude do Maduro, não abrace esse fio desencapado nem atravesse a rua para pisar nessa casca de banana. Basta a fala à nação de ontem muita propaganda e falta de verdades, Dilma/PT deixou um buraco igual ao do Bolsonaro.

    Responda
    1. Marcos Serra

      O descondenado corrupto adora um tapete vermelho para os cumpanheirus ditadores. Tem compulsão por isso.

  13. Evando de Abreu

    José Roberto, rendo-me à sua perspicácia e inteligência que somadas o torna um ser exemplar. Numa boa, saia da turma dos que não estudam, não trabalham. Seus pais não votaram no descondenado.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "Numa boa, saia da turma dos que não estudam, não trabalham. Seus pais não votaram no descondenado". Até as ofensas infantis são as mesmas de sempre. Quando não se consegue argumentar, é melhor nem começar a discutir. Ofender só entrega a falta de argumentos. Por outro lado, as declaraçõezinhas de desdém intelectual, associadas a gramática mambembe e à ausência de pontuação, são típicas dos admiradores do Sr. Reinaldo de Azevedo, na fase direitista ou esquerdista.

  14. filipe moura lima

    Triste isso, muito desolador.

    Responda
  15. Maria Lúcia Bergami

    Lula tem obrigação em se colocar contra esse abuso. Aqui votamos pela democracia e esse voto recaiu sobre Lula. Esse Maduro é exatamento o que o Bozo queria fazer aqui, logo, cabe ao Lula condenar essa prática golpista e não colocar tapete para ditador. Impera que a América Latina diga Não a ditadores.

    Responda
    1. Marcos Serra

      O descondenado corrupto adora um tapete vermelho para os cumpanheirus ditadores. Tem compulsão por isso. 0

  16. Evando de Abreu

    Marli, a senhora é muito gentil de me chamar de tiozinho, mas jamais teria esquerdista no seio da minha família. Somos trabalhadores e honestos. Com relação às eleições, claro que não temos provas, mas me responda: além de Butão, nós e Bangladesh, qual outro país as emprega sem emissão de recibo? Em caso de dúvida, consulte o Google.

    Responda
    1. Rubens Ventura

      Cumassim? Não tem esquerdista na sua família? O que é família para o Sr?

    2. Maria Lúcia Bergami

      Sua métrica está bastante errada. Sou esquerdista é trabalho há 43 anos e exatamente por trabalhar tanto que sei da importância das políticas públicas para quem necessita e de que o pobre precisa entrar no orçamento. O sr parece não conhecer o q seja trabalhar. Sou esquerdista, tenho uma família honradíssima composta de esquerdista e direitista, mas jamais extrema direta golpista.

  17. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    Eu tenho impressão que o Maduro é uma espécie de cloroquina da esquerda! Apoiar o tal Maduro , convenhamos, um bufão, não é uma atitude lúcida.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Pelas palavras do Evando, se vê que é um adorador somente de ditador de direita como o bolsonaro queria ser, parece que não entendeu, não existe ditadura boa, seja de extrema direita, seja de extrema esquerda ou teocrática. A cegueira é tão grande que não entendeu a opinião do Carlos.

    2. Evando de Abreu

      Mas o Lula, seu ídolo, o adora, como também venera Ortega e Família Fidel, Fórum de São Paulo te lembra algo?

  18. marcos fernando dauner

    será que ele foi eleito com cento e oito por cento dos votos válidos, como acontecia com o Stroessner e com o Kadaffi ? Será ?

    Responda
  19. Antonio Dias Macedo

    Reconsidero a indagação que fiz anteriormente à Folha pois não percebi que o meu comentário foi publicado.

    Responda
  20. José Cardoso

    Segundo o Maduro, ao contrário de nosso TSE, as urnas da Venezuela são confiáveis e auditáveis. Vamos esperar nosso enviado especial Celso Amorim confirmar a superioridade do sistema venezuelano...

    Responda
  21. leonardo oliveira

    Um país sem futuro é o camomila apoia este regime.

    Responda
  22. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    A única palavra que define essa eleição: Vergonha!

    Responda
  23. ramon perez

    Gente, tem que avisar o que o protégé do Cara ganhou NOVAMENTE e LIMPAMENTE as Eleições

    Responda
  24. PEDRO Rezende

    Tenho pena do povo Venezuelano. E triste o que acontece lá

    Responda
  25. Marisa Coan

    Que bananeiros. Iguaizinhos aos da Banânia.

    Responda
  26. Antonio Dias Macedo

    Por que a Folha censura o comentário que eu fiz ?

    Responda
  27. Antonio Dias Macedo

    Uma bola já cantada, e até o Tio Sam sabe disso ! Pois quem está no poder Venezuela não é o Maduro, mas um regime socialista chamado de chavismo-bolivariano com característica unipartidário. Até a Coreia do Norte, China, Cuba, Rússia de Putin fazem também eleições ! Portanto, o Tio Sam não pode ser o dono da democracia; e deixar, sem os nefastos bloqueios econômicos, que outros têm a sua democracia da maneira que quiserem !

    Responda
  28. Marcos Longaresi Carvalhães

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Hernandez Piras

      Não, Marcos Serra, não é preciso ser "vermelho" para contestar as teorias conspiratórias tão ao seu gosto. Basta ter um pouco de bom senso e alguma noção de decência. O mundo, felizmente, não é feito apenas de extremistas de esquerda ou direita, ao contrário do que estes mesmos extremistas querem fazer acreditar.

    2. Marcos Serra

      Mais um tapete vermelho aqui.

    3. Hernandez Piras

      Não, Lula venceu de fato no Nordeste. Maduro perdeu as eleições e cometeu a fraude que todos previam. Ele é um Bolsonaro de sucesso.

    4. Luiz Carlos Fonseca

      Chora chora chora. Maduro é igual a teu mito.

  29. Manoel Raimundo Alves

    Fácil! É só publicar as atas com as listas de votação, urna por urna. Se o maduro ganhou, o resultado confirmará e à direita cala a boca. Se perdeu, fica desmascarado, e tem que entregar o peito, e vai chorar! Simples assim. Mas, se o maduro (quase podre!) não aceitar a recontagem, aí, foi treta, mesmo !

    Responda
    1. Marcos Serra

      Piada irresponsável do dia. Ou ridícula?

    2. Daniel Marques

      Ahh, a inocência esquerdista, tão cândida e pura.

  30. Marcos Serra

    Em muito breve, nosso descondenado corrupto de estimação dos fanáticos formatados vai "reconhecer" o resultado e dizer, como ocorrido nas fraudes anteriores, que o resultado dessa eleição "transparente" e "relativa" deve ser respeitado. Até já mandou lavar o tapete vermelho para receber o ditador assassino e traficante no aeroporto. Só assim a esquerda se elege, ilegalmente lá e aqui.

    Responda
    1. Marcos Serra

      O Sr. Hernandez, com pitadas de irracionalidade, desvirtua o assunto para justificar um pleito fraudado. A eleição do Bolsonaro só ocorreu porque a diferença para o Taxadd era tão grande que nem o algoritmo plantado deu conta. Sou a favor de transparência e legitimidade para qualquer candidato. A impressão simultânea do voto oferece isso. Só mesmo o atraso para não desejá-la. Difícil entender essa cínica objeção. Muito difícil.

    2. Hernandez Piras

      O Sr. Serra parece esquecer que o Bolsonaro, a qual ele é tão devotado, foi eleito exatamente pelo voto eletrônico que ele diz ser ilegítimo e que sua eleição foi atestada pelo mesmo TSE que ele desdenha. Aliás, se o TSE é uma excrecência, como ele diz, causa-me espanto que o regime militar, que ele considera tão "democrático" não o tenha suprimido. Infelizmente, as convicções do Sr. Serra são feitas sob a medida do momento e dos interesses em jogo.

    3. Marcos Serra

      Muel, doente é quem acredita que, como na terra daquele que pisa no tapete vermelho aqui, as eleições foram legítimas e transparentes. Será que você acredita, realmente, que temos tecnologia superior a países como Alemanha, Inglaterra ou Japão onde o voto eletrônico e proibido e não existe um TSE (só aqui na Brazilândia) vendido para manipular os resultados de seu interesse? Acorda, criatura. A eleição bolivariana foi o espelho do que aconteceu aqui com o turista milionário que usa a Janjatur.

    4. Samuel Fagundes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. JOSE RADA NETO

    E que a Venezuela é uma ditadura não há dúvidas há muitos anos. Quando viajei de mochila, em 2007, atravessei a Venezuela depois de ficar 4 meses na Colômbia. A diferença da postura das pessoas era nítida, percebia-se o medo de emitir opiniões ou mesmo conversar.. E a primeira imagem que vi ao cruzar a fronteira era um desenho gigante do Chavez num muro de escola, com o dedo em riste dizendo: Viva la Revolucion. Mudou muito? Parece que não..

    Responda
  32. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Isso sim é u.a fraude eleitoral

    Responda
  33. Lucas Gomes

    Era óbvio que o Maduro iria declarar vitória e também era óbvio que seria contestado. Muito difícil tirar um ditador dessa espécie de forma democrática, pois nunca irá reconhecer a derrota. O povo venezuelano teria que tirá-lo à força e, infelizmente, isso pode custar muitas vidas.

    Responda
  34. Evando de Abreu

    Nelson, qual o motivo de que estas urnas que não emitem recibo só existirem em Butão e Bangladesh, além do Brasil? Nenhum país do mundo adotou ou irá adotar urnas sem recibo, mas não adianta discutir com quem acha que Maduro não usurpou o resultado. Perda de tempo.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Maduro fraudou a vontade popular exatamente como Bolsonaro quis fazê-lo. Felizmente, como o Brasil é ainda um Estado de Direito, não teve apoio suficiente para ser bem-sucedido. Maduro, infelizmente, com apoio da esquerda totalitária já suprimiu o Estado de Direito há muito tempo.

    2. Lucas Gomes

      De que adianta "recibo"? Quem discordar do resultado vai fazer o que com um papelzinho dizendo que votou em X ou Y. Nenhum método de votação é 100% à prova de más intenções. O que garante a lisura do processo é a transparência e ele ser auditado por diversos órgãos independentes. No Brasil nós temos total transparência! O Bolsonaro foi eleito e aqueles que perderam e são democráticos aceitaram. Quando a Dilma se reelegeu e agora Lula quiseram ganhar no tapetão.

    3. Hernandez Piras

      Se as atas que registram a vitória da Oposição não são transmitidas aos centros de apuração, não importa se o eleitor tem ou não recibo. Quem você espera que vai contar o recibo de cada eleitor? É incrível que você não perceba o absurdo dessa proposta.

  35. RAIMUNDO PINHEIRO

    E aí, viu porque o Bozo queria o voto em papel?

    Responda
  36. andre lunardelli

    São vergonhosas as falas negacionistas petistas aqui nos comentários. São realmente idênticos aos Bolsonaristas. Frente pró democracia de verdade eh para tirar ambos do poder.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Atualpa sentiu o golpi. Comentario certeiro.

    2. Hernandez Piras

      Ei diria que bolsonarista de verdade, ou trumpista, é quem espera permanecer no poder fraudando as eleições.

    3. Ataualpa Sousa Borges

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  37. JOSE RADA NETO

    Lendo os comentários aqui, aparecem dois espectros opostos disputando narrativas que mais parecem ter 100 anos de idade. De um lado estão aqueles que apoiam a ditadura mal disfarçada do Maduro por ser uma "força contra o imperialismo dos EUA" e de outro aqueles que acreditam que a esquerda representa o problema do mundo, indo contra deus e a moral do "bem". Não sei ao certo qual perspectiva é mais infantil e superficial, mas ambas parecem ter ressuscitado diretamente dos anos 1960!

    Responda
  38. Evando de Abreu

    Severo, adoro isso aqui. Aprendo a cada linha que a esquerda que apoia ditadores escreve. Abração!

    Responda
  39. Evando de Abreu

    Carlos A Nogueira, rendo-me à sua inteligência e capacidade de julgamento. Deve ser por isso que você não precisa estudar, nem trabalhar. Abraços.

    Responda
  40. Evando de Abreu

    Augusto, parabéns!

    Responda
  41. andre lunardelli

    A fraude eh grosseira, evidente. A obrigação de qualquer presidente que seja minimamente pró-democracia eh a de que Maduro deve negociar sua saída.

    Responda
  42. Severo Pacelli

    Entre entregar para EUA todo sistema de água, gás e petróleo, Venezuela optou por adiar. Vamos ver até quando Davi seguirá derrotando Golias. A grande mídia aqui está de cabelo em pé, pois EUA deu ordem para difamar Maduro noite e dia e o esquema não deu certo. Se é para o bem ou para o mau, nunca saberemos, pois o que chega para nós são sempre notícias maldosas, calúnias e fakes. Só indo na Venezuela e ouvindo a população. Aliás, lá tem umas das melhores praias do mundo.

    Responda
    1. Daniel Marques

      O que mais entristece é que existem "pessoas" que concordam contigo. Aliás, não precisa ir até lá, basta dar uma volta no centro de SP e conversar com dezenas de Venezuelanos exportados pelo Maduro e o regime socialista-chavista.

  43. César A C Sanchez

    Lulão está feliz !!! Acho até que ele recebeu um telefonema de Maduro antes do resultado final das eleições ser anunciado para saber da vitória da "democracia" na Venezuela. KKK!

    Responda
  44. Luiz Antonio Sypriano

    "Perdeu, perdeu; ganhou, ganhou. Que vá para casa quem perdeu!" Assim procedeu o discurso de quem defende a ideologia liberal! Que siga as suas instruções.

    Responda
  45. Djalma de Almeida

    Trampa!

    Responda
  46. geraldo yamassaka

    Com ou sem fraude, quem em sã consciência esperava outra manchete nessa segunda feira ? Querer é uma coisa, acontecer, outra bem diferença. Por aqui, pena essa briga de cegos entre bolsonaristas e lulistas.

    Responda
  47. Luiz Reichmann

    Temos que dar o parabéns para o Pelotão de Fuzilamento de la! kkkkk, ganhou... até que o STF prove o contrário! (Superior Tribunal Fenezuelano)!

    Responda
    1. geraldo yamassaka

      Quê isso Luiz...o nosso observador Amorim, vai mudar essa eleição, afinal não foi lá pra isso ?

  48. Nasser Yusuf

    Parabéns Maduro! Parabéns Venezuela! Parabéns Democracia!!

    Responda
    1. Fernando Sanches

      Multiverso da loucura

  49. José Sobrinho

    Qdo o. Trump perder vão falar a mesma coisa.

    Responda
  50. ANTONIO F CARVALHO

    A dimensão dessa inflação venezuelana é o tamanho da fraude e da irresponsabilidade criminosa do governo de Nicolás Maduro. Povo escravizado, suprimidas a liberdade de expressão e manifestação e um sistema eleitoral secreto envergonham a todos que conhecem os procedimentos de DITADORES da Rússia, da Coreia do Norte, da Bielorrússia, de Cuba e de outros países de regimes ditatoriais fantasiados de democracias. O disfarce maior é a eleição e os Poderes do Estado inertes sob o comando de ditadores.

    Responda