Opinião > Quem financia e a quem servem as ações contra as mineradoras na Inglaterra? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Chaves

    Para quem não leu o excelente artigo aqui publicado em 17/07/2024, pelo CEO da PogustGoodhead, Tom Goodhead, deixo aqui um trecho esclarecedor para entenderem o que realmente está acontecendo: "(...) sem mais alternativas protelatórias na Inglaterra, recentemente o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) - representante de gigantes como BHP, Vale e Samarco - ajuizou intempestivamente uma ação no Supremo Tribunal Federal para tentar prejudicar os mais de 50 municípios que litigam...

    Responda
  2. Hernandez Piras

    Este artigo fez-me lembrar da famosa frase do Dr. Johnson: “O patriotismo é o último refúgio de um canalha”. Sim, defendamos a pátria e com ela o direito de nossas empresas destruírem ecossistemas e vidas humanas impunemente. A pátria agradece!

    Responda
    1. Alexandre Chaves

      Exatamente, inclusive os autores deveriam informar as relações que guardam com as mineradoras, e o seu real interesse em tentar desmoralizar a justa e incorrupta luta que será travada no UK, até porque aqui, nós sabemos como tudo acaba!

  3. Cleomar Ribeiro

    ... é sabido e consabido que o ouro/ honorários das idenizaçoes está escorregando para os escritórios ricos de assessoria jurídica brasileiros e o que esta matéria chapa branca quer é impulsionar e colocar barreiras contra os agentes estrangeiros recebam parte do ouro que escorrega da vale. O Caso alcançou as boas mãos de bons amigos operadores de justiça do Reino UNIDO. Os ladroes-honestos capturaram o Estado.

    Responda
  4. Cleomar Ribeiro

    ... Sistema judiciário foi capturado pelos anhangueras desde a fundação.

    Responda
  5. Cleomar Ribeiro

    ...matéria chapa branca!!!...o Sistema judiciário do Brasil ou já deu ganho de causa para Valeu ou arquicará ou protelará eternamente o processo permitindo os escritórios ricos de assessoria jurídica usem dispositivos suspensivos iterativos, talvez alcancem az conclusao de processo em 2100.

    Responda
  6. Diogo de Castro Oliveira

    Tadinha da Vale. Ô, dó. Tem o Pix aí pra eu fazer uma doação pro Ibram? Indústria fofa, não merece. É uma pena que todos tenham que ir para o inferno. Ô, dó.

    Responda
    1. Alexandre Chaves

      O IBRAM está sendo financiado pela BHP, parceira da Vale na joint venture SAMARCO. O seu Diretor, Dr. Raul Jungmann, juntamente com outros escritórios como Sérgio Bermudez (cuja sócia é esposa de Gilmar Mendes), está entrando com ação no STF na defesa dos interesses das mineradoras e contra o povo brasileiro. NÃO PASSARÃO!!!

  7. paulo werner

    O verdadeiro escândalo não será a lentidão da justiça brasileira? Haveria Dr. Cabeça boa se a responsabilidade pela tragédia conhecesse seus culpados e suas penas? Nesse caso, a justiça brasileira coloca o país na condição de colônia.

    Responda
  8. Nilton Silva

    A Vale é responsável pelo maior programa de distribuição de renda do mundo por conta das tragédias de Brumadinho e Mariana. Não é pouco, mas tem sempre um oportunista, no governo ou fora dele, querendo mais. Com a palavra o STF pra mostrar pra corte londrina que o Brasil colônia é coisa do passado.

    Responda
  9. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Drs Warde e Valim poderiam nos informar porque em nenhuma democracia consolidada uma tragédia sabida e consabida, provocada pela omissão de critérios mínimos de segurança, já não teria sido julgada e as empresas devidamente responsabilizadas, com danos punitivos que levariam até os botões dos paletós de seus CEOs... Mas os Drs sabem: o processo faz parte do processo de internacionalização do Direito dos Desastres e de responsabilidade por danos. Não são tolos...

    Responda
  10. Klinger Sousa

    Não será a primeira e de certo, infelizmente, nem a última que supostos benfeitores sociais se apropriam de causas públicas (defesa do meio ambiente, interesse de minorias) para favorecer um lado em disputas comerciais. Já vi muitas ONGs embargando licitações de destinação de resíduos sólidos para favorecer incumbente do serviço que flagrantemente descomprima normas ambientais supostamente defendidas pela ONG.

    Responda
  11. Marcelo Magalhães

    O comentário do Marcos já foi mais do que suficiente, mas é nítido que esse texto é mera estratégia de enfrentamento e não tem a menor preocupação com os verdadeiros prejudicados. Não há uma citação sobre as medidas tomadas para indenização das vítimas e do país. Concluindo, a catástrofe e a miséria transformam-se em ativos e gasta-se mais dinheiro na disputa jurídica do que na indenização. As vidas humanas valem menos do que o espetáculo da a alta altercação jurídica.

    Responda
    1. paulo werner

      Fico cá perguntando (com cara de besta): q diferença faria uma mudança no controle da Vale? Hj 92% do capital da empresa é privado. Tem Blackrock, Mitisui e um monte de bilionários das terras geladas. Esse papinho de perder riquezas nacionais não faz sentido. Perdemos qnd FHC vendeu o solo brasileiro pelo valor q a Estatal tinha em caixa no dia da privatização. Isso mesmo! os compradores pagaram pela Vale o valor q encontraram nas gavetas! FHC usava ternos alinhados.

  12. Marcos Benassi

    Muito bem, senhores, muito bem. Não tenho dúvidas de que seus argumentos podem ser escrutinados e validados, caso fato. Agora, que as mineradoras fizeram um servicinho de herda em relação às pessoas atingidas pelos desastres que causaram, não há possível dúvida, senão daqueles delas partidários. Essa é uma questão que independe do doutor goodhead: fossem rápidas e agissem tal como se estivessem na Inglaterra não seria necessário nada disso; comportando-se como coronés, podem quebrar a cara.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.