Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lis P Junqueira Safra

    Como tenho dupla cidadania apoio. De Trump está anunciando 4 anos Kamala devia colocar 1 ano.

    Responda
  2. Max Olivio Lodi Castro

    Um absurdo num país em que todos são iguais na lei, transforma os ex-presidentes em deuses onde eles podem tudo, a suprema corte dos EUA já passou da hora de ser reformada, impossível uma Suprema Corte onde o indicado fica até a morte, tem que ter uma idade limite, mandato acho errado mais uma idade limite seria algo a pensar, os EUA que tem uma das eleição menos democrática do Mundo também tem uma Suprema Corte de velhos caquéticos e esse país se chama de país democrático.

    Responda
    1. Rives Passos

      .disso é verdade. Tudo falso. Produto da midia e da força militar. Mas, a história prova que os impérios morrem Infelizmente é geralmente por guerras.

    2. Rives Passos

      Vejo as redes sociais como uma "faca", pode ser muito útil (cortar alimentos) mas, pode ser usada de outra forma. As redes sociais tem mostrado que os EUA não são aquilo que nos apresentam desde década de cinquenta do século passado. Afinal, Hollywood e publicitários nos mostraram o país da liberdade, do sucesso, da alta cultura, da tecnologia, da fartura, da democracia, defensor da paz entre os povos, que só intervém em situação de grandes injustiça. Com as redes sociais está provado que nada

  3. Rives Passos

    "O tribunal concedeu em julho uma ampla imunidade ao ex-presidente republicano, que enfrenta vários processos e está em campanha para retornar à Presidência nas eleições de novembro." Fórmula para kegalizar atos criminosos. Parabéns ao STF.

    Responda
    1. Rives Passos

      Mário, parabéns ao STF (brasileiro). Lá, infelizmente, a Suprema Corte tem validado os atos criminosos do Trump. Algumas pessoas, não você, vivem de um saudossimo que nunca existiu. Se nutrem de um falso passado glorioso. Mas, o triste é que não percebemos isso, né, Daniel Marques. Mais, se o Sérgio Moro não fosse um juiz criminoso e o processo corresse dentro da lei, ficaria feliz com punições a eventuais ladrões do dinheiro público Mas, não, um crimi querendo combater outros. Isso é mafio

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Like indevido

    3. Daniel Marques

      Que péssimo dia para ser petralha hoje. Maduro "eleito" e o sumiço de Lula, Biden acabando com a mamata vitalicia do STF deles, deficit recorde na economia. Assim petralha pode pedir musica no fantástico, tres gols contra o brasileiro.

  4. Wil Leon

    O bom velhinho esta querendo controlar algo, mesmo saindo. Disseram que ele esta velho e com problemas cognitivos , e quer levar o mesmo reciocinio para outros cargos. Até Papa já reununciou por idade avançada!

    Responda
  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A fsp adora né ?

    Responda
  6. Manoel Cardoso

    Parabéns STF

    Responda
  7. Daniel Marques

    Deu nó na cabeça petralha. E agora? Apoiar Biden e acabar com a vitalicidade dos nossos iluministros do STF?

    Responda
    1. Rives Passos

      E o pior que o Cláudio está correto. Quanto as barbaridades ditas pelos demais, não vale a pena!

    2. Marcos Serra

      Daniel, boa tarde. O Cláudio mandou você estudar? Será que ele sabe a diferença entre vitaliciedade e idade compulsória? Que os iluministros não vão para casa por conta, justamente, de serem vitalícios e que só são defenestrados de suas mordomias apenas por conduta ética gravíssima (temos por exemplo, como conduta grave, o Xandinho homicida culposo no episódio de Clezão e que continua lá cometendo arbitrariedades) ou afastados pelo Senado? Será que ele falou em ir estudar em frente ao espelho?

    3. Daniel Marques

      Sério Claudio? Vejamos o caso do ex-advogado pessoal e atual ministro Zanin, nomeado aos 47 anos, vai ficar irrisórios 28 anos atuando na frente do principal tribunal do país. Mas para o Claudio, isso é detalhe.

    4. Claudio Rodriguez

      Os mandatos dos ministros do supremo não são vitalícios. Acho que tu nem sabe o que significa… aqui tem limite de idade, 75 anos. Estuda para não passar vergonha.

  8. Fernando Alves

    Tiro no pé. Vai agradar os fanáticos do partido dele que votariam em qualquer um que se candidatasse, mas vai abrir um flanco para ataque de que não respeita a separação de poderes. Isso pode pesar e muito no voto dos indecisos, que são quem importa.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Não interessa o que você acha, é um sistema de mais de 200 anos que ninguém contestou. Interessa o que está sendo tentado: mudar a regra no finalzinho do mandato. Como se o Biden tivesse certeza de que morreriam alguns conservadores para ele nomear novos progressistas de 45 anos vitalícios. Como não aconteceu, ele quer tirar o poder do adversário, caso o adversário vença.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Separação de poderes não está funcionando numa situação em que o presidente indica uma pá de juízes e eles mantêm vivas as posiçõees do cara dácadas depois. Aliás, a propria ideia de esses juízes serem indicados pelo presidente e confirmados pelo senado, copiada aqui, é uma ideia de jerico.

  9. Marcelo Magalhães

    I’m bom exemplo para o Brasil. Quem sabe assim voltamos a discutir política no Brasil e desmontamos esquemas de bancas advocatícias com ramificações no STF e na PGR. É muito poder.

    Responda
  10. Hernani Galvão

    Trazendo para nossa realidade, os mandatos das corres superiores deveriam ser limitados por tempo, se os outros dois poderes os cargos além de conquistados mediante eleições são temporários. Por que não limitar os mandatos do judiciário ao mesmo tempo dos senadores ou outro período?

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Quatro ou oito anos para o Supremo? Talvez seja uma fonte de insegurança jurídica. Do jeito que está, eles já se contradizem demais.

  11. Florentino Fernandes Junior

    O redbanho e a imprensa daqui gtitariam q ele é golpista e bozoide.

    Responda
  12. Jorge Peregrino Braga

    Não consigo compreender como o povo americano aceita algo desse tipo. Uma vergonha mundial.

    Responda
  13. Klaus Serra

    Podia fazer isso aqui no Brasil também. Ah, e acabar com aquela pena esdrúxula de juiz condenado criminalmente ser punido com aposentadoria.

    Responda
  14. roberto cardoso

    Excelente medida. A suprema corte americana é o supremo atraso de avanços sociais e devem receber medidas para depurar a ignorância social e judicial.

    Responda
  15. Lis P Junqueira Safra

    Se isso ocorrer democratas ganham de lavada

    Responda
  16. Thiago Santos Costa

    Que isso seja feito aqui e mais , q não haja indicação política para compor o STF, o ideal seria a aleatóriadade entre aqueles q tem saber político, desta forma teríamos uma justiça mais equilibrada e literalmente justa.

    Responda
  17. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    Tomara que vingue e sirva de exemplo para o Brasil. A vitaliciedade é um estímulo à baixa produtividade e acomodação.

    Responda
    1. Agnel Neto

      Lembrando que ao contrario do que tenta fazer parecer o comentário no Brasil o Ministros das Corte Superiores não são vitalicios. Mas concordo que deveriam ter mandato por anos, não por idade

  18. Antônio João

    Como um juiz pode ser vitalício? Uma pessoa super idosa terá sanidade mental para julgar alguém? Biden, que por condições da idade emeio avançada teve de deixar a corrida eleitoral tem de fato e de direito moral para acabar com essa excrescência da Suprema Corte nos Estados Unidos.

    Responda
  19. Vicente de Oliveira Sampaio

    O STF deveria ser extinto!

    Responda
    1. Rives Passos

      Sr Vicente! Santa ignorância. A ignorância é o alento dos estup

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Já vejo de onde vem essa ideia. Você não aceita nem mesmo a Constituição, que logo ali no começo fala que a função do Estado inclui combater as desigualdades e proteger o pluralismo. Emigre, então, para um país que se encaixe melhor em sua cabeça. A Venezuela tá aí, facinha.

    3. Jorge Peregrino Braga

      Se não fosse o STF, o "aprendiz de golpista" poderia ter empurrado o país para um confronto armado.

  20. Raimundo Cardoso Rosa Neto Cardoso

    É uma agenda que o Brasil dever seguir. É inconcebível, numa república democrática, cargo vitalícios para magistrados do STF. No brasil, essa influência é bastante evidente. O presidente atual foi beneficiado por essa influência. Uma única canetada de um ministro do STF, colocado pela ala esquerda, desapropriou todas as decisões judiciais condenatórias, inclusive do próprio STF, para libertar o atual presidente.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Nunca vi a expressão "de uma canetada" vir de alguém que entendesse minimamente de direito. Independemente de a condenação ser ou não moralmente justa, o processo estava politicamente enviesado e isso gerou nulidades. Vamos deixar de ser hipócritas numa coisa: a intenção de afastar Lula com o processo foi para abrir uma avenida para o outro candidato e não para punir qualquer crime.

    2. Jorge Peregrino Braga

      Naquela conjuntura política, se não fosse Lula concorrendo, quem venceria o golpista?

  21. Rodrigo Castro

    Se a maioria dos juízes hoje fosse progressista (como a corte foi por décadas), será que esse projeto estaria sendo proposto?

    Responda
    1. Vitor de Souza Ferreira

      Não, mas não tira o mérito da proposta, que se assemelha ao funcionamento de outras supremas cortes modernas como a da Alemanha.

  22. Carlos Eduardo Cunha

    Bom.projeto. Diga-se de passagem que algo similar deve ser implementado no Brasil. Não tem cabimento cargos vitalícios numa sociedade plural e móvel. Pior ainda se o cargo representa o mais alto poder da nação, pois aí configura a posição de um Rei ou de um Ditador a lá Maduro.

    Responda
  23. LUIS FERNANDES

    Acredito q a estratégia maior seja expor politicamente e ao povo americano o absurdo dessa corte suprema em decisões sobre a imunidade de Trump, aborto e outras questões. A corte em maioria e corrupta assim como seu principal indicador trump. Uma ameaça total a democracia americana.

    Responda
  24. Paulo César de Oliveira

    Muito ambicioso ara um pato manco.

    Responda
  25. Joao Pinheiro

    Cargos vitalícios não fazem sentido em nenhuma posição da gestão pública.

    Responda
  26. David Emanuel de Souza Coelho

    Biden seria um ditador?

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Os fantasmas na sua cabeça estão ditando bobagens