Mundo > Brasil é único ator relevante a não se manifestar oficialmente sobre eleição contestada na Venezuela Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Olavo Cardoso Jr

    O socialismo está fazendo a Venezuela sumir. Tal como ocorreu com Cuba. Economia destruída. Povo fugindo. Ditadores ricos. E miséria por todos os lados. E há quem defenda isso.

    Responda
  2. Dionisio DeBarros

    Nao se pode acreditar em nada que a midia corporativa (folha, globo, cnn) publica. Diziam que a Venezuela vivia na miseria. Pessoas que para la viajaram nos ultimos dias, relatam o contrario. Midia corporativa quer que a extrema direita tome o poder naquele pais. Nao se pode confiar no que dizem. Melhor aguardar detalhes sobre a apuracao, antes de opinar. Haja vista a estabilidade conseguida naquele pais, eh bem possivel que Maduro tenha ganho limpamente.

    Responda
    1. Marcelo Simoes

      Aí vc pode até argumentar "ah, mas a inflação caiu" É verdade que hoje está menor, mas como Maduro se reelegeu em maio de 18, quando a inflação da Venezuela fechou em oitocentos por cento em 17? Voce acredita em contos da carochinha. São oito milhões de emigrados, e contando

    2. Marcelo Simoes

      Dionísio, não existe governante com cento e noventa % de inflação e 8 milhões de refugiados (em uma população de 28 milhoes) que consiga se reeleger. Lula com esses números tomaria uma sova, Bolsonaro tb, assim como Fernandez perdeu com inflação bem menor Esse Maduro deve ser muito carismatico mesmo

    3. Dionisio DeBarros

      Marcos, isso aconteceu ha 4,S anos atras. A situacao na Venezuela hoje eh completamente outra. Inflacao caiu abruptamente, pais voltou a crescer bem mais que o Brasil. Vc nao sabe pq a midia nao publica noticias boas sobre a Venezuela. Pesquise um pouco e veja.

    4. Hernandez Piras

      Aliás, várias matérias da Folha já retrataram a miséria em que está caindo a Argentina de Milei. Mas vamos fingir, em proveito de suas teorias conspiratórias, que reina a lei do silêncio...

    5. marcos fernando dauner

      comentário absurdo . Como v. justifica os milhares de venezuelanos que vem para SC à procura de um futuro ? Aqui temos venezuelanos até em cidades pequenas como Piçarras Beach . Em Buracoville, são milhares ! .

    6. Hernandez Piras

      Sim e sete milhões de venezuelanos deixaram o país nos últimos anos simplesmente porque a riqueza é muito aborrecida. Nem o próprio governo de Maduro nega a depressão econômica e a hiperinflação, Dionísio. Por que o bolívar praticamente desapareceu das ruas em proveito do dólar? Moeda forte demais? Seu negacionismo econômico não é diferente dos tantos negacionismos da extrema-direita.

    7. Dionisio DeBarros

      Oi Maria, eh por ai mesmo. Renda do Argentino medio caiu pela metade, desde a inauguracao de Milei. O pais passa por uma depressao economica. Contudo, como os donos de terras e do capital naquele pais, O,OOI% da populacao, tiveram seu patrimonio preservado, e isso eh o que importa para esses "especialistas" contratados pelos jornaloes. Para esses, a Argentina esta o paraiso.

    8. rosana gaio

      Tu tá de brincadeira, né????? Se recomponha homem, papai noel só chega em dezembro. Inacreditavel.

    9. MARIA F LUPORINI

      Já a Argentina que está na miséria, dizem que está ótima. Até o ouro do Banco Central Argentino, o domador de cães mandou para fora do país. Pobre Argentina.

  3. VAGNER Fernandes

    Alguém, realmente, achou que seria diferente ?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Tinha que ter parabenizado? Ou tinha que ter condenado? Está neutro e aguardando, como fazem os países democráticos.

  4. Olavo Cardoso Jr

    Se o regime Maduro cair, será um rachadão a menos com dinheiro do BNDES. A obra é tocada por uma empreiteira privada. Mas primeiro tem um acerto entre os governos, e só depois a empreiteira é escolhida, sem nenhuma concorrência. Lindo não? Capitalismo à moda socialista.

    Responda
  5. VAGNER Fernandes

    É a democracia imposta pela força.

    Responda
  6. MARIA F LUPORINI

    Brasil se manifestou de equilibrada, aguardando o final das eleições e a contagem dos votos para atestar a regularidade.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      * de forma equilibrada.

  7. Joao Victor Celestino O W Pontes

    O assessor Amorim não consegue nem mesmo expressar alguma preocupação com a forma como o resultado foi informado, com o tal “ataque hacker” sofrido pelo órgão eleitoral venezuelano, etc., etc., o que poderia ter influenciado a vontade da população. Há uma vontade em querer que tudo tenha ocorrido de forma correta e Maduro tenha mesmo sido eleito, mas há limites.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Não adianta, Maria. A bolha não tem o mínimo interesse de ver os fatos. Querem, como ja confirmado por todos os especialista no assunto, continuar acreditando no seu discursos deslocado da realidade. Os seus mentores utilizam desse abjeto para cultivarem seus asseclas.

    2. MARIA F LUPORINI

      Amorim se reuniu com a oposição venezuelana também. Não tem torcida, tem contagem de votos.

  8. Olavo Cardoso Jr

    O q tem de leitor partidário de Maduro nesse jornal!!! Viva a democracia!!!!

    Responda
  9. Olavo Cardoso Jr

    Não tem como a fraude na eleição venezuelana não respingar na eleição brasileira do atual presidente. É claro q a daqui tbm foi um arranjo. Lula está obrigado a reconhecer a maracutaia q ocorreu na Venezuela. Mas isso vai ser um suicídio político. kkkkkk.

    Responda
  10. andre lunardelli

    Se Lula fosse um estadista, atuaria para negociar uma saída de Maduro e sua turma com anistia para os crimes que cometeram. Pelo teor dos comentários da militância petista postados aqui isto não vai acontecer - mesmo porque L não é estadista coisa nenhuma.

    Responda
    1. andre lunardelli

      Prezados militantes petistas - se oferecer para ser um canal de diálogo frente a a infrações a princípios básicos de democracia não é infligir nossa constituição, é a atitude que se esperaria de um presidente estadista, coisa que líderes populistas, como Lula e Bozo, não são.

    2. rosana gaio

      É amigo. Qdo aqui barravam onibus era atentado a democracia. Essa gente "democrática" me surpreende cada dia mais. Desanimador.

    3. Darci de Oliveira

      Exatamente por ser um estadista Lula não pode atropelar uma eleição de uma nação estrangeira e tentar depor um Chefe de Estado com base em desconfianças de que as eleições foram fraudadas. Seja ditador ou o maior democrata do mundo. Aliás, desconfiança por desconfiança nas urnas, até hoje a turma bolsonarista raiz, como parece ser o teu caso, não aceita o resultado do Brasil. Vamos negociar a saída Lula também Andre ?

    4. MARIA F LUPORINI

      O Brasil não se mete nas eleições de outros países e não aceita que outros países se metam em nossas eleições. Vai ler a nossa Constituição, onde está escrito isso.

    5. Wilson Luiz Antonio

      Não sei se o senhor está sabendo, mas, o princípio da não ingerência do Brasil nas questões internas de nações soberanas está insculpido na Constituição brasileira. Recomendo a leitura. Ademais, os milikos venezuelanos que dão suporte a Maduro não entendem que praticaram nenhum crime e que, portanto, não têm nada a negociar ou abdicar. Lula é um estadista, o Brasil tem fronteira com a Venezuela e não nos interessa bancar os tutores das escolhas venezuelanas.

  11. Olavo Cardoso Jr

    Pra quem acredita q Lula é uma sumidade, afirmar q a Venezuela é uma democracia chega a ser fácil.

    Responda
  12. Wilson Luiz Antonio

    Lula acertou mais uma vez. Não se precipitou, aguardou o tempo adequado e emitiu a nota oficial mais equilibrada de todas. O Brasil não endossa essa apuração eleitoral enviesada, mas também não subscreve o entreguismo voraz da oposição venezuelana. Aguarda o esclarecimento de questões fulcrais para emitir um parecer definitivo. De qualquer forma, os críticos deitariam a lenha qualquer que fosse o caráter da manifestação de nosso Presidente. É só o que lhes resta fazer. Parabéns, Lula!

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Parabens Lula pelo seu apoio incondicional aos paises democráticos como Cuba, Venezuela e Russia. Faco o L de lamentavel a esses lulistas iludidos.

  13. Pierre Laville

    Por décadas, o governo brasileiro tem apoiado esse fantoche. Da mesma forma, o governo Bolsonaro tem dado suporte a outros ditadores. Francamente, a diplomacia brasileira precisa definir melhor com quais tipos de regimes autoritários deseja se alinhar.

    Responda
  14. Marcos Prado Masliaev

    Venezuela é mais um caso perdido dentre as nações não democráticas.

    Responda
  15. Joao Braga

    Todo o processo desde o início não obedece aos princípios mínimos de uma eleição democrática. Não podemos compactuar com os responsáveis pela tragédia de milhões de venezuelanos.

    Responda
  16. Felipe Macedo

    Maduro fazendo na Venezuela o que Bolsonaro sonhou em fazer por aqui. De fato as semelhanças entre o chavismo e o bolsonarismo são muito maiores do que as diferenças.

    Responda
  17. Olavo Cardoso Jr

    Será q Maduro aceitaria uma eleição tira-teima, presidida pelo Moraes, com utilização da urna brasileira? kkkkk.

    Responda
    1. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

      Nada haver! Só pode ser ideia de patrio tário!

  18. Olavo Cardoso Jr

    Igualzinho o q ocorreu aqui. O cara não mostrou eleitorado em momento algum da eleição, e aparece vencedor com um punhadinho de votos a mais.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      bla bla bla

  19. Décio Ceballos

    A FSP não conseguiu a nota na integra? Essa nota não seria uma manifestação oficial? Parece razoável insistir para que o processo de eleição seja concluído com a disponibilização das informações relativas. Mais construtivo do que fechar questão de censura e corte de relações.

    Responda
  20. Jorge Rodrigues

    Lula, para não variar, está sendo hipócrita. É consabido que o governo brasileiro é grande aliado da ditadura venezuelana. Lula e quase todos os demais petistas estão extremamente felizes pela fraude eleitoral, que deve ter sido a maior de todos os tempos, ter dado certo e Maduro ter sido "eleito democraticamente". Os petitas veneram Maduro e não estão nem aí para o sofrimento do povo venezuelano (que aumenta a cada "mandato" dos ditadores).

    Responda
  21. roberto cardoso

    O Brasil não deve reconhecer o atual governo ganhou na marra, na mão grande.... Seria uma resposta tácita. Ato de grandeza diante da ditadura Maduro. Agora, muitos aqui não queriam aceitar a vitoydo Lula. Não é verdade? Assim, a verdade é isso, aqui tinha Maduros de plantão.

    Responda
  22. Nelson Dumas

    É melhor as apurações ficarem por aqui, porque há a possibilidade de o resultado via a resultar em cento e vinte por cento de votos para a situação, com vinte por cento dos votos totais apurados. Tolos os crentes na derrota do atual "presidente", parecem ignorar (propositadamente) o fato de o órgão apurador ter um controle totalmente estatal. Declaração de banho de sangue ou guerra fraticida era estratégia prévia para "justificar" o resultado e o "país com mais democracia no mundo".

    Responda
  23. Aparecida Alves

    Lulaaaaaaaaa, diga la verdad!

    Responda
  24. José Filho

    Não se manifesta por absoluta "Falta de Vergonha na Cara". Só isso!

    Responda
  25. BRAULIO S ALVES FERNAN

    O Brasil já se manifestou, sim, cara pálida. E foi bastante claro sobre a necessidade de um relatório por mesa eleitoral. Não bastam só os.mapas eleitorais. No entanto, não tem o direito de intervir na soberania das nações. Os representantes do governo brasileiro estão em diálogo com a situação e a oposição da Venezuela. A Folha precisa cessar o seu jornalismo pervertido.

    Responda
  26. Charles Brown

    Ei, Folha, vai pra Argentina...

    Responda
  27. Carlos Eduardo Cunha

    Só espero que Lula e seu capacho Amorim tenham a dignidade de combater o golpe do ditador e o Brasil nao reconheça mais este governo fantoche e ignóbil

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.