Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Igor Gielow decretou: houve farsa de Manduro. Como ele é dono da verdade (faz-me rir), não há de se ter cautela, nem mesmo de se considerar a posição do governo brasileiro de exigir uma análise cuidadosa dos votos. Condenemos o ditador e vamos pra cima dele, sem pensar nas consequências, nem no mínimo de razão ética. Que jornalismo ruim, gente.

    Responda
  2. NIEMEYER FRANCO

    FSP, pare de politicalha, deixe Lula trabalhar.

    Responda
  3. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Agora, sim, a Folha teve coragem. Assumiu que precisa acusar o governo brasileiro. O jornalistas e os editores exigem que Lula condene a vitória de Maduro, já que, para a Folha, só pode estar claro que a oposição ganhou as eleições, que esse papo de soberania dos povos é balela, de que houve fraude por princípio e nem é necessário cautela. Não sendo assim, Lula está errado. Coragem, Folha. Está na hora de deixar de produzir o jornalismo covarde que faz parte da sua história.

    Responda
  4. Evando de Abreu

    José Roberto. Meu ex presidente honesto não fez mensalão, petrolão e o quase arrozão. Também não levou 11 containers dos presentes que recebeu. Enfim, esquerdistas adoram ditadura, vide a de Maduro, Ortega, família Fidel. Fórum de São Paulo. Todos amigos do seu ídolo da extrema esquerda

    Responda
  5. Waldir Roque Maffei

    A Folha se acha a tal, para obrigar o Lula a falar sobre a eleição na Venezuela. Publiquem as opiniões dos outros presidentes, sobre a votação fraudulenta, manipulada por Maduro. Critiquem, com veemência essa farsa, expondo toda a trambicagem e as provas do pleito. Deixem Lula governar o Brasil e não colocar no colo dele a situação.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Mas é ele quem recebeu o ditador com tapete vermelho. Ele não está governando nada. Só taxando e gastando.

  6. Evando de Abreu

    José Roberto, o filho reclama com o pai que o seu joelho está doendo. Qual? Pergunta o pai, o da esquerda ou o da extrema direita? Portanto, já que não existe só direita, vamos de extrema esquerda também.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Que bur rice!

  7. José Roberto Pereira

    Igor é que decide quem ganha. Ou melhor, o Igor é apenas o "relação públicas" do Partido Militar, que por sua vez responde diretamente a CIA.

    Responda
  8. Wilton silva

    Que saudade do Bolsonaro

    Responda
  9. andre lunardelli

    Lula vai pagar caro por isto. Votos como o meu, que ele teve no 2T, terão outro destino em 2026, ainda mais com B inelegível.

    Responda
    1. NIEMEYER FRANCO

      Pega na mentira...lembrei-me da música.

  10. Marcelo da Silva Bomfim

    Como afirmar que realmente houve uma farsa... Acreditar no que diz a oposição, um candidato laranja que claramente substitui Maria Corina impedida de disputar mas ainda assim um candidato tampão. Cadê os números do Governo e da oposição ? Um jornalismo sério e equilibrado deveria aguardar por dados mais consistentes e lembrem-se: O ônus da prova é de quem acusa...

    Responda
  11. Daniel Liaz

    Tá certo Igor. Entretanto, por mais que seja muitíssimo provável que tenha havido fraude nessa eleição, faria parte de um jornalismo sério não vaticinar isso como certo assim tão rápido. Mas, claro, isso se eu esperasse algum jornalismo sério da sua parte

    Responda
  12. Evando de Abreu

    A extrema esquerda brasileira representada pelo PT, MST, psol, adora ditadores e vão chancelar o resultado.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Bom se estivesse Zé. Mas pela modo e pela linguagem, há tempos sabemos que o Evandro Não Trabalha Nem Estuda é um dos peões do Carluxo

    2. Artur Neto

      PT extrema esquerda, você tá de brincadeira?

    3. José Roberto Pereira

      Seu Ditador Favorito irá para cadeia, infelizmente não pelo golpismo, mas por ser um ladrãozinho de jóias do Baixo Clepto. Folha, por obséquio adicionem a opção de bloquear permanentemente usuários como qualquer rede antissocial, é maldade nos obrigar a ler pessoas que pediam intervenção militar e Artigo 142 vir agora falar sobre "Ditadores".

  13. Felipe Vasconcelos

    O Brasil deveria liderar uma reação regional na América do Sul para impor sanções e isolar a Venezuela, asfixiando aquela ditadura que gerou mais de 7 milhões de imigrantes.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Jura? Queremos negociar o petróleo deles, assim como os "democratas" do mundo.

  14. Nestor Bercovich

    Igor, vc não declarou de antemão a ilegitimidade da eleição, portanto não pode dizer agora que a vitória de Maduro é uma farsa sem antes ter evidencias disso, pelo simples fato de ele ter ganho a eleição. Tal vez houve realmente fraude, mas para isso é preciso ter evidencias. E se ganhava a oposição hegemonizada pela extrema direita, vc também iria dizer que houve fraude?

    Responda
  15. Bruno Ferreira

    O texto é simplesmente bizarro... Parece ser escrito por um militante do MBL ou um tiozão do zap

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Exponha as bizarrices! Onde o autor errou?

  16. andre lunardelli

    Isto vai custar caro para Lule em 2026. Fui um dos que votou nele pelas ameaças explícitas do outro candidato a democracia. Com outro inelegível, eu e muitos outros dos que decidiram a eleição votaremos contra o PT.

    Responda
  17. ERNESTO DANTAS ARAUJO MARQUES

    Risível... A FSP ainda paga por isso?

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      voce tambem

  18. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A posição do nosso idoso é de subserviência. Não irá condenar essa farsa nem que perdesse o cargo por negar. Já tivesse ele passado o cargo para Alckmin, a postura do Brasil seria unânime e de repúdio.

    Responda
  19. Sid Santo

    Agora o Lule está numa sinuca de bico, se reconhecer a vitória de Maduro terá a imagem colada ao ditador e a fraude eleitoral, se não reconhecer, vai ir contra os companheiros. kkkkkkk Se meteu onde ficou difícil de sair.

    Responda
  20. antonio brito

    L3 fazendo papel de paia asso mais uma vez. Quem manda lá são os mil generais, a milícia bovariana e a inteligência cubana. Esse Maduro é uma farsa não manda nada.

    Responda
  21. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Que conversinha mole da Folha. Esse raciocínio é infantil e ruim para o Brasil. Tem que fazer como americanos, ingleses (e o próprio Lula, via Itamaraty) pedir a publicação das contagens parciais imediatamente. Subir o tom sem entender melhor o que está ocorrendo não ajuda em nada e não leva a lugar nenhum.

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Tb penso assim. E, se houve fraude, foi cuidadosamente planejada. Não quanto à maneira que foi realizada que se conhecerá em breve, talvez. Mas quanto ao resultado que fortalece o discurso chavista de eleções concorridas e vencidas.

    2. Leonardo Trindade

      Estão batendo palma pra doido dançar. Os comentários estão cheios de pessoas que alegam que houve fraude na eleição brasileira dizendo que ocorreu o mesmo na Venezuela. Desinformação total.

    3. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Ambos são desqualificados que escamoteiam os processos eleitorais quando não os favorece.

  22. Florentino Fernandes Junior

    Samuel pacheco, vc disse extamente o q penso. Passos ensaiados. E o apoio continua

    Responda
  23. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Aqui não existe somente o Lula. Temos o Xandão

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Se o Lula se calar, o bolsonarista vai se aproveitar disto.

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Senado, câmara

  24. Nicola Bartolomeu

    Eu não acredito na narrativa de que Lula e Maduro estão opostos nessa situação, me parece só que falaram o que era necessário, mas tudo combinado internamente. Recentemente o PT entendeu que o seu apoio a ditaduras amigas foi um dos pontos fracos numa derrota para uma direita que beira o amadorismo (ainda que inspirado no Trumpismo).

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      São dois desqualificados

  25. André Silva de Oliveira

    Lula é fraco - Evo Morales, Hugo Chavez e, agora, Maduro dançaram e dançam sobre a cabeça dele.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. paulo Raulino

    O Congresso brasileiro poderia pressionar o chefe do executivo, grande amigo do ditador venezuelano, a declarar, mesmo a contragosto, o não reconhecimento dessa eleição fajuta

    Responda
  27. Eduardo Rott Malheiros

    Nada de novo, mais um texto medíocre deste Igor.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Igor disse verdades. A verdade dói, não é, companheiro?

  28. jose batista

    Ótimo Maduro ganhar, continua como argumento negativo do socialismo!!

    Responda
  29. Maria Irene de Freitas

    Pergunto ao colunista, quantos governos já reconheceram ou não a eleição na Venezuela? Isso por conta da manchete tendenciosa de "ganhar tempo" como se fosse somente o tri presidente Lula que ainda não se manifestou, pelo bem ou pelo mal. Aguardemos.

    Responda
  30. Sérgio Dela-Sávia

    Por sorte, temos os jornalistas da Folha que têm prova material de que as eleições na Venezuela foram uma farsa! Divulguem rápido, por favor! Vamos combater as informações falsas!

    Responda
  31. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A Folha declarou a vitória da oposição antes mesmo da eleição, e quer que Lula se precipite e acuse fraude. Está corretíssimo em ser cauteloso e aguardar os fatos.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Para quem esperava ingenuamente alguma eleição, talvez.

    2. Romero Lima

      Como não há prazo, logo não existe essa de ganhar tempo!

  32. Marco A Moreira

    Excelente análise. Não espero de Lula uma atitude de Estadista, pois quem defende ditaduras é mais do mesmo -vide o ex-presidente! Me espanta existirem pessoas bem informadas, cultas, que acreditam em democracia Venezuelana. São os terraplanistas da esquerda.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Igualmente desqualificados para reconhecer que a democracia é uma finalidade de Estado e não do grupo que assalta os cofres públicos

  33. LORENA PARDELHAS

    O Igor é médium, capta até os pensamentos do Lula. Arre! Aja paciência.

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Mil perdões !!! Hahahaha sim, errei e de forma abominável, nem o inelegível ou o juiz aquele que tem conja fariam o mesmo. Ou fariam ?

    2. André Silva de Oliveira

      Não seria...haja!? O que é isso, companheira!?

    3. Dirceu Hernandes

      Vc deve estudar português. "Aja", do verbo agir. O correto é "haja", haja paciência, tenha paciência. Aprendeu??

  34. Daniel Marques

    Que paulada! Resta a claque vermelha choramingar e atacar a FSP, os Frias, os banqueiros, os imperialistas norte-americanos, a elite economica, o Campos Neto, o centrão..

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Milícia digital bolsonarista tem alguma credibilidade?? Rs!

  35. Edimilson Volpe

    Análise mediocre e submissa. Como sempre.

    Responda
    1. Edimilson Volpe

      André Silva, com certeza não sou seu companheiro, nem passei pano para ninguém. Só um bolsonarista canal... tem essa falta de educação . O jornalista é medíocre e isso nada tem a ver com a questão da Venezuela, onde há, sim, uma ditadura.

    2. André Silva de Oliveira

      Tem gente que prefere ser submissa de ditadores amigos, confere, companheiro?

  36. José Ricardo Braga

    Porque Igor está tão irritado? Influência do Maduro? kk

    Responda
  37. Lis P Junqueira Safra

    Vergonha para o BRASIL

    Responda
  38. MARIA F LUPORINI

    A Folha já esteve na Venezuela, já recontou todos os votos e já afirmou que a eleição foi uma farsa. Vamos acreditar na isenção da Folha, gente.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Passando pano para um ditador amigo, companheira?

  39. JORGE CESAR BRUNO

    A verdade é que a mídia é os extremistas irão atacar o presidente Lula, qualquer que seja a posição adotada! Mas é óbvio que a eleição do ditador Maduro deveria ser contestada, a cautela adotada, faz parte da longa trajetória de equilíbrio e bom senso do Itamarati!

    Responda
  40. Wilson Luiz Antonio

    O princípio da não ingerência do Brasil nas questões internas de nações soberanas está insculpido na Constituição brasileira. Ademais, os milikos venezuelanos que dão suporte a Maduro não entendem que praticaram nenhum crime e que, portanto, não têm nada a negociar ou abdicar. Lula é um estadista, o Brasil tem fronteira com a Venezuela e não nos interessa bancar os tutores das escolhas venezuelanas.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      A posição do nosso idoso é de subserviência. Não irá condenar essa farsa nem que perdesse o cargo por negar. Já tivesse ele passado o cargo para Alckmin, a postura do Brasil seria unânime e de repúdio.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Correto, mas isso não irá livrar o presidente Lula da turba bolsonarista, e da mídia que vai atacá-lo, qualquer que seja a sua posição!!