Hélio Schwartsman > Maduro não largou o osso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Orasil coelho pina

    Isto nos mostra o quanto temos que lutar para preservar e melhorar nossa democracia! Toda ditadura é igual, é mais do mesmo! OrasilCaiuá!

    Responda
  2. josé SOARES

    Sem qualquer apreço à Maduro, mas taxar de fraudulenta sem provas uma eleição ou é parcialidade(incompatível com o bom jornalismo ) ou desonestidade.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Desculpa Soares, mas dá a impressão de você não acompanhar nada desta grotesca, truculenta e tirânica ditadura na Venezuela! Você acha que os milhões de miseráveis saem de lá para fazer turismo? OrasilRepúblicaDemocracia!

  3. José Cardoso

    Mesmo as ditaduras são de certa forma representativas. Também acho que a eleição foi fraudada, mas ainda assim o regime conta não só com o apoio militar, mas também com uns 20 ou 30% da população (como acontece com o Bolsonarismo por aqui). E a ameaça contra a Guiana tem aparentemente bastante apoio.

    Responda
  4. Raymundo de Lima Lima

    Há 2400 anos Platão em A República argumentou q a democracia como qualquer outro regime, entraria em colapso devido às suas próprias contradições. Democracia virou palavra polissêmica: democracia para Maduro não é o mesmo q para Trump ou Putin; cada um usa este termo conforme seus interesses e ideologia, inclusive p se manter no poder, com voto popular. Os pró-ditadura militar Br diziam estarmos numa ‘democracia relativa’.

    Responda
  5. Alexandre Maruca

    Schwartsman sempre afirma nos textos seu apreço à lógica e à razão. Gostaria de saber quais as provas que sustentam que a eleição da Venezuela foi fraudada. Até o momento não vi provas ou argumentos fora dos apresentados pela oposição. Fosse assim o Brasil teria seu pleito questionado em 22 também, não?

    Responda
  6. adenor Dias

    A pergunta é: o Maduro quer ser presidente da Venezuela, ou ele é obrigado a ser? Por isso não gosto do presidencialismo, na minha opinião, um presidente é apenas um cristo a ser crucificado, ou um judas a ser malhado. Quando vejo no Brasil, gente que foi roubado pela sorte de nascer pobre, chamando Lu-la de la---drão, eu repudio o presidencialismo.

    Responda
  7. Deborah Teixeira

    Assim como as ditaduras, as democracias também são frágeis. Atualmente, até a democracia esdunidense está sob perigo. No Brasil, em 2022, tentou-se dar um golpe. Na Venezuela, é provável q tenha havido fraude, mas eu prefiro aguardar q isso seja comprovado ou q, pelo menos, não seja afastada a possibilidade. Não gosto dessa postura das pessoas q batem o bombo da fraude lá, sem o mínimo de prova. São as mesmas q aplaudiram o golpe aqui, em 2016, contra uma presidente legitimamente eleita.

    Responda
  8. André Silva de Oliveira

    Perfeito, caro Hélio, perfeito - agora, aguente os comentários dos filhotes muy democráticos do Demiurgo.de Garanhuns.

    Responda
  9. ANTONIO F CARVALHO

    Mordenamente as ditaduras podem ser proclamadas até por meio de inteligência artificial, reproduzindo um "AI 5 DA VIDA" ou outras formas de chantagens de ditadores de plantão. A moda hoje é ditadura por eleição com o domínio sobre os poderes constituídos. Isso é modelarmente feito na Rússia de Putin, na Coreia do Norte e noutras ditaduras. Maduro segue o Modelo Putin da mesma forma que Bolsonaro seguiu o modelo de Donaldo Tramp nos USA. Nada criativo, mas irresponsável.

    Responda
  10. Décio Ceballos

    Vamos admitir a inacreditável hipótese de que não houve frase. Aceitar que depois que as informações do processo de apuração possamos concluir o resultado de forma satisfatória. Isso que a turma do Maduro deveria almejar. Inaceitável é a declaração de vitória sem o processo de apuração tal que possa ser aceito pela oposição, população e observadores que pretendam convencer. Inadmissível que países pretensos aliados contribuam para legitimar corrupções no processo democrático. Veja lá Brasil!

    Responda
  11. NIEMEYER FRANCO

    Sr. Hélio, não seja um jornalista comentarista dissimulado. Se estás aí - na FSP - para politicalhas, filie -se a um partido político. Apareça sem máscara.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Nhônhô Niemayer exemplo d leitor q lê mas não compreende o texto, ou lê, compreende e distorce o texto. Pode ser analfabetismo funcional ou razão cínica d S Zizek.

    2. Andre Ramos Lievori

      Sr. Niemeyer Franco, você compreendeu o texto publicado?

    3. Andre Ramos Lievori

      Sr. Niemeyer Franco, você compreendeu o texto do colunista. Ele não defendeu direita,.esquerda, frente ou verso. Apresentou uma lógica da qual os sensatos e democratas apreciam.

    4. Roberto Freire

      ?????

    5. Claudio Gomes

      Comentário sem nenhum nexo.

  12. Nestor Bercovich

    Pelo visto, o único resultado aceitável, que não seria suspeito de fraude, seria a vitória do candidato da direita. Hélio não declarou antes da eleição que era uma farsa, portanto agora só deveria sugerir isso caso não consigamos acesso aos dados das mesas de votação, etc. Tal vez houve fraude, mas por que assumir isso antes da hora?

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Talvez porque a Venezuela seja uma ditadura e Maduro um ditadorzinho (o sonho melado do Bozo!). Teria que acreditar em coelhinho da Páscoa, para acreditar que a eleição seria justa.

    2. Andre Ramos Lievori

      Concordo com Roberto Freire. Uma eleição seria não se limita ao voto, mas também a condições iguais de apresentação de idéias. Maduro prendeu dezenas de oposicionistas, impediu a participação candidatos mais fortes, tem sua foto na tela de votação repetida 11 vezes, só ele tem espaço na programação da televisão isso é eleição correta? Não me admiro das atas serem fraudadas, será peitida a apuração dos votos. A esquerda vê o errado e finge ser o certo, pior, acredita.

    3. Roberto Freire

      Não perceber a farsa eleitoral é fazer papel de im b e cil

    4. Claudio Gomes

      Sério que vc acha que a eleição foi justa e honesta?

  13. Nelson Vidal Gomes

    Maduro já terá prestado um "grande serviço" a América Latina e a humanidade, desmascarando as pseudosdemocracias que ainda ousam apoiá-lo ou dele não se afastam. E recorde-se a ética de um dos maiores lumináres da humanidade Jesus o Cristo, ao perdoar todas as imperfeições humanas, mas ser severo com a da hipocrisia. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.