Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Evando de Abreu

    Francisco da Cunha. Com relação à pandemia, Bolsonaro foi contra o carnaval na época e a globo e a nossa extrema esquerda quase o crucificaram. Foi o maior foco mundial o que ocorreu naquela época. Com relação à vacina, ainda nem existiam e a extrema esquerda queria que fosse obrigatória algo que ainda estava em testes. O mal da sua extrema esquerda é a hipocrisia.

    Responda
  2. Evando de Abreu

    Paulo, democraticamente eleito? sem contagem do votos de forma clara e transparente? iguais as urnas aqui, sem recibo? A extrema esquerda petista e da Venezuela não jogam limpo.

    Responda
  3. Raymundo de Lima Lima

    Virou moda agora perder eleição e fazer birra infantil. Trump abriu o caminho, Bolsofrênico seguiu acovardado, e agora a oposição a Maduro. Eleição venezuelana pode ter sido uma farsa, mas o Cara venceu. Juricidamente a oposição precisa provar onde e como houve fraude.

    Responda
  4. Severo Pacelli

    Enquanto houver imperialismo das grandes corporações, liderada pelo EUA, sempre haverá guerras e aflições. A economia dessa gente sobrevive da pobreza e exploração do próximo. Cuba resiste, Venezuela tenta, mas o sistema é cruel como citado no filme Tropa de Elite. A sorte da humanidade é que este planeta sofrerá graves revezes a partir de 2030 e paira dúvidas se chegará a 2100. A ganância é tanta que tem tornado a vida humana insuportável. .

    Responda
  5. Danilo Viana

    Sim, más cade as provas?

    Responda
  6. Mário Vinícius Gonçalves

    Não vou me ater ao conteúdo, e sim à forma: a matéria está repleta de erros de ortografia, gramática, digitação e até mesmo uma palavra solta em castelhano no final. Alô, Folha, vamos parar de exigir jornalistas "com texto pronto" (manobra para evitar maiores custos) e contratar um copidesque? Desse jeito fica difícil levar a sério a agenda privatista que vocês mesmos defendem.

    Responda
    1. EDECIO CUNHA NETO

      Concordo, há muitos erros de português nas matérias da Folha, e diversas vezes o texto está tão ruim que não parece uma reportagem. Folha, melhore a qualidade dos textos.

  7. Michael Barro

    Um país quebrado e saqueado de todas as maneiras por este ditador sanguinário, sem perspectivas econômicas a curto e médio prazo, jamais seria eleito.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Ditadores sanguinários ou benevolentes são eleitos, sim, tanto à direita como à esquerda. Assim como pastores evangélicos são manipuladores e fiés acreditam nas suas bizarrices. Pelas pesquisas d Psicologia Social, sabemos q o ser humano não é dominantemente racional, mas sim racionalizante. Se uma profecia d fim d mundo, dia mês tal, furou, seguidores continuam acreditando no grande-lider. Assim é ser humano.

  8. Evando de Abreu

    Lutem! Derrubem este ditador sanguinário. Em breve derrubarem o nosso imoral moraes

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Além do mais demonstra uma alta dose de hipocrisia, dissimula defesa da democracia e ao mesmo tempo ameaça derrubar um presidente democraticamente eleito.

    2. Paulo Sarmanho

      Impressionante a sua capacidade de caluniar o Presidente Lula. gostaria muito de saber a sua reação caso pegasse um processo por calúnia e difamação? Não sei você sabe existe que o ônus da prova é de quem acusa. Aliás, alguns dos que usaram do mesmo `modus operandis" seu quando processados arregaram.

    3. FRANCISCO JOS DA CUNHA CAVALCANTI Jos ©

      Imoral Moraes! Imoral é quem mandou o povo se expôs a uma pandemia mortal minimizando seus riscos, atrasou o quanto pode a compra de vacinas, que queria porque queria um golpe para se perpetuar no poder perseguindo, espionando e agredindo (até então apenas) verbalmente e mandando a polícia investigar professor do MT que o criticou em autdoor ESSE SIM É O GRANDE IMORAL!

    4. Evando de Abreu

      Derrubaremos

  9. Tadêu Santos

    A HUMANIDADE ESTÁ EM DESEQUILÍBRIO DEMOCRÁTICO (e ecológico), podendo tornasse irreversível mediante os atos e fatos ocorridos na última década, como a covarde invasão da Ucrânia pela Rússia, a matança de palestinos em Gaza por Israel e agora o " brutal soco do Maduro na democracia da Venezuela". Nada poderá ser feito para anular as cruéis agressões cometidas na Venezuela, pois o Conselho de Segurança da ONU é impotente para julgar o excessos criminosos do governo ditatorial do Maduro. (Q PENA)

    Responda
  10. Natália Molina Romano

    Cadê as atas?

    Responda
  11. Enos Mendes

    Lá não tem kareka? Importe um daqui e mande censurar tudo...

    Responda
  12. Rafael Pimenta

    Hahahah setenta e três por cento, os divulgadores da fake news institucionalizada não têm nem mais vergonha dos números divulgados.

    Responda
  13. Daniel Marques

    Maduro é o Lula com o exercito ao seu lado. Ambos já dominam seus respectivos STF e TSE. Reparem, eles utilizam as mesmas retóricas - facismo, golpe, imperialismo contra quem ousa questionar. Pobres Venezuelanos.

    Responda
    1. WILSON FILHO

      E em breve, pobre brasileiros.

  14. Severo Pacelli

    As notícias que chegam da Venezuela para nós, pobres mortais brasileiros, é toda filtrada e orquestrada pelos EUA. Este sempre sabotou a Venezuela pós Chaves, pois sua ira foi tanta quando Chaves pôs prá fora estadounidenses parasitas, que até hoje querem a todo custo o gás, petróleo e água, privatizando estas empresas, tornando serviçais dos interesses das grandes corporações, maioria norte americana. Chaves não aceitou, Maduro também não. Chega de brancos ricos gananciosos.

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Enquanto houver imperialismo das grandes corporações, liderada pelo EUA, sempre haverá guerras e aflições. A economia dessa gente sobrevive da pobreza e exploração do próximo.

    2. Daniel Marques

      Severo, que coisa suja espalhar inverdades. O chavismo Venezuelano estatizou por decreto mais de 300 companhias de capital externo. Detém a Pdvsa, estatal petrolifera, que hoje produz uma fração do que poderia fazer devido ao sucateamento e ineficiência. Sete milhões de venezuelanos deixaram o país, vitimas do regime. Pode usar essa narrativa mofada do imperialismo, mas seja honesto ao menos.

  15. Felipe Araújo Braga

    Eu sou de esquerda, brigo muito com os bolsonaristas aqui. Mas me surpreende quando vejo gente da esquerda defendendo a ditadura venezuelana. Acordem! Nós ficamos contra Bolsonaro aqui mas apoiamos Maduro lá? A Venezuela está um caos e o povo sofre. Chega pessoal, não adianta defender direitos humanos e minorias e seguir apoiando ditaduras!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Não há ditaduras progressistas. O progresso é incompatível com a opressão política. "Vencer o fascismo e os demônios com apoio de Jesus, Bolívar e Chávez é uma proeza" (Maduro) não é o discurso de um democrata, muito menos de um progressista. Maduro é só um tradicional caudilho latino-americano com um verniz pseudosocialista.

    2. Felipe Araújo Braga

      Pois é Dani, quem diria que a gente iria concordar! Eu não aceito que falemos contra a Ditadura Militar de 64, contra as tentativas de golpe de Bolsonaro e sigamos defendendo ditaduras no exterior. Não dá. Maduro é um ditador, a Venezuela está um caos, pobreza alarmante e o pessoal que se diz progressista aqui defendendo isso?!

    3. MARIA F LUPORINI

      Você há de admitir que esse modus operandi de perdedores dizerem que ganharam as eleições é utilizado por muitos projetos de ditadores também.

    4. Daniel Marques

      Felipe, voce sempre combate o bom embate, mas tem uma maioria lavada ideologicamente que sempre defende o Lula incondicionalmente.

    5. Julio Cesar Costa Santos

      Será que é isso mesmo, Felipe. A chamada oposição venezuelana tem apoio de gente fina e democrática do naipe de Aécio Neves e Bolsonaro, especialistas em questionar pleitos.

  16. Jorge Rodrigues

    Como sói acontecer em toda ditadura, na Venezuela todos os órgãos do estado são controlados pelo ditador e seus asseclas. Isso facilitou demais a abjeta atitude do órgão responsável pelas eleições em declarar o Maduro como "vencedor". No regime bolivariano sempre houve fraudes eleitorais. Mas a deste ano deve ter sido disparado a maior. Ressalta-se ainda o asqueroso apoio que o governo brasileiro dá à ditadura venezuelana.

    Responda
    1. Julio Cesar Costa Santos

      Será isso mesmo, Felipe?*

  17. Samuel Fagundes

    Maduro, perdeu mané, cai fora.

    Responda
  18. CELSO MAXIMINO JOSE

    Não vamos pensar que os que estavam no poder não fizeram tantas, agora vindo à tona, para se manterem no poder. Graças a uma democracia consolidada escapamos dos fãs cistas. Não é no tapa que se tira os maus governantes mas no voto consciente.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Que voto? Quem fazem a contagem? Aqui o TSE ungiu o descondenado. Lá não contabilizam os votos.

  19. max ribas

    Puxa, que legal que os pobres de Petare finalmente descobriram que a elite da zona leste só quer o melhor para eles e para aquele belo pais. Isto de a Corina afirmar que tem as atas e ninguém conseguir visualizar é por causa da instabilidade do sistema, porém tudo será provado em setenta e duas horas. É a oligarquia defendendo o povão. Que lindo!

    Responda
  20. Luiz Antonio Sypriano

    Os liberais, como sempre, não cumprem o que dizem; mais do que tudo, contratam milicianos para promover o terrorismo.

    Responda
  21. Maria Rita Torraca Gordin

    Artigo formal e distanciado. Informa mas com tal distanciamento q o torna pouco agradável de ler. Por exemplo "barrios" " como os venezuelanos se referem às favelas" ou como "são chamadas as favelas". Fz pensar q as favelas s uma referencia e uma invenção brasileira para o mundo e não modo de viver, local de moradia, organização social e economica fruto do capitalismo que em cd país tm nome próprio. Ou qdo diz " 'a dupla' afirma q não demorará" a publicar as atas... em trecho de tom negativo

    Responda
  22. noel neves

    Penso que, a única forma de tirar Maduro é no tapa. Ele não domina apenas a polícia e a milícia, como o Inelegível, mas também os militares, o judiciário e o legislativo da Venezuela! Eleições limpas? Jamais...

    Responda
  23. Vinicius Chaves

    A Bola agora esta com o povo venezuelano. Ou se levanta contra a Ditadura Madura e vai as ruas em peso, deixando seu governo insustentável, ou fica na mesma situação, alías, pior do que esta, daqui para frente

    Responda
    1. Daniel Marques

      O povo venezuelano está oprimido. Se sair nas ruas é massacrado. O Brasil, como líder na região, precisa se posicionar urgentemente contra o regime e esta fraude.

  24. Francisco Neto

    O povo tem que ir pras ruas, a vitória da oposição foi clara.

    Responda
  25. Joao Braga

    Basta Maduro! Basta de sofrimento ao povo venezuelano.

    Responda
  26. José Carlos Tridapalli Junior

    Então quer dizer que o melhor sistema eleitoral democrático do mundo segundo Maduro, "sofreu" um ataque hacker por isso as atas não foram publicadas. Você acredita nisso?. NEM EU.

    Responda
  27. José Carlos Tridapalli Junior

    "Que se vayas Nicolás".

    Responda
  28. Vitor Mendes Gonçalo

    Força Venezuela

    Responda
  29. MARIA F LUPORINI

    Os perdedores têm sempre o mesmo modus operandi. Que, no final, não vai dar em nada. Como aconteceu aqui.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Corrigindo: Maria, não disfarce a satisfação com a "vitória" do Maduro. Ainda estamos em um país de livre expressão

    2. Daniel Marques

      Maria, disfarce a satisfação com a "vitória" do Maduro. Ainda estamos em um país de livre expressão.

    3. Flávio Fernandes Marinho

      #Sem anistia. Inelegível na Papuda em 31 de julho.

    4. Francisco Neto

      Aqui a situação é diferente da de lá. Lá tem provas da fraude, tem órgãos sérios, inclusive internacionais, demonstrando, não foram disponibilizadas as atas. Aqui foram simples mau perdedores.

  30. Ricardo Lobo

    Lembrem-se dos bloqueios de rodovias patrocinados pelo traste inelegível e sua quad. Culminou com a depredação do patrimônio público pelos m@r. Ginais saídos dos acampamentos de patriotá. rios. Aconteceu nos EUA, aconteceu aqui, querem também tentar na Venezuela, provavelmente não vai dar certo, como aconteceu aqui, só ajudou no aumento da população carcerária.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Ricardo, a situação da Venezuela é diferente, não é choro de perdedor, a vitória da oposição foi clara.

  31. Gílson Vasconcelos Dobbin

    Novamente o imperialismo tenta dar um golpe de estado na Venezuela. Maduro eleito! Viva o povo Venezuelano.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Aposto que é petista ou psolista. Mas gostaria de estar errado.

    2. Jose Roberto de Souza

      Deixa de ser ridículo!

    3. elmar barbosa stori

      ???

  32. Rubens gonçalves

    Mais 6 anos se sofrimento do povo imposto pelos eua e oea .

    Responda
  33. Florentino Fernandes Junior

    Esperemos mais um fluxo de imigrantes fugindo de mais um paraiso socialista

    Responda
  34. Florentino Fernandes Junior

    Agora vrm o risco do tal banho de sangue…. Sangue dos opositores

    Responda
  35. NIEMEYER FRANCO

    Se a oposição tem tanta certeza da vitória, que sejam as atas publicadas, pra sair desse lenga-lenga e dar lugar a ações, de fato - caso aconteçam essas ações, que não copiem os bolsonaristas. Eita turminha bu//rra.

    Responda
    1. Daniel Marques

      O CSE de Maduro convenientemente não publica as atas devido a um "ataque hacker".

  36. André Silva de Oliveira

    E o que Lula e o diligente Celso Amorim farão diante das informações da oposição? Mais silêncio cúmplice? Que vergonha.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Inteligência emocional é o ponto forte do governo Lula que não foge a luta. A extrema direita terrorista se implodiu sozinha e produziu provas contra si mesmo. #Sem anistia.

    2. José Carlos Tridapalli Junior

      Vanderlei, o que os Venezuelanos estão fazendo com o País deles?. Estão fugindo da miséria e opressão. Aproximadamente 1/3 dos venezuelanos já migraram para outros Países. Mais de 500 mil migraram para o Brasil. Milhares estão aqui no "nosso" País esmolando nos semáforos tentando sobreviver. É cruel e desumano.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não cabe ao nosso país intervir nos assuntos internos de outra nação. Já fizemos contra o presidente Allende no Chile. Não cabe ao governo brasileiro dizer o que os venezuelanos devem fazer com o país deles.

  37. Alexandre Tavares

    Obrigado pela cobertura, Mayara!!!

    Responda
  38. Walter de Souza Silva

    Tão verossímil quanto a reeleição de Maduro só mesmo uma nota de 3 reais. Lula,entretanto, parece acreditar no valor do papel. Do contrário, já teria denunciado a fraude.

    Responda
  39. MARCO Augusto

    Não estou vendo os comentários dos assinantes militantes do pt aqui kkkk

    Responda
    1. Daniel Marques

      Os soldadinhos da Secom estão por aqui, se regozijando com a "vitoria" do cumpanheiro Maduro. Os assinantes simpáticos ao regime, envergonhados, não se manifestam mas dão likes nos robozinhos.

    2. Flávio Fernandes Marinho

      #Sem anistia, inelegível na Papuda, por aqui a democracia prevaleceu diante de uma extrema direita terrorista e felizmente incompetente.

    3. MARIA F LUPORINI

      Quem perde sempre reclama. Virou moda. Não muda nada.

  40. Joao Pinheiro

    Se eles de fato têm as cópias das atas, que podem comprovar que venceram as eleições, sugiro que as publiquem logo através da Internet, antes que as pessoas responsáveis pela guarda desses documentos sejam "suicidadas" pelo governo Maduro.

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Quem suicidava as pessoas, era ditadura brasileira, argentina e chilena. Cumpriram ordens dos EUA, patrocinador e professor desses esquemas sórdidos.