Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Galdino Formiga

    O assinante merece mais e melhor. A Folha deve isso.

    Responda
  2. filipe moura lima

    Manuela, não leve em conta os bovinos e seus irados mugidos, e continue a tangê-los com seu teclado irreverente.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Hahahaha! Sim, só não vale comer grama, né camarada? Está boa?kkkkkk

  3. Helio Marcengo

    Caramba...que materiazinha pobre( já que o assunto é dinheiro). Até a matemática mudou. O,00004 é menor que zero?

    Responda
  4. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Ser bilionário é para os fracos! O negócio é ser quaquilionário, como o Tio Patinhas!

    Responda
  5. Alexandre Pereira

    Vamos dizer que não seja má-fé, somente ingenuidade e problemas com conceitos matemáticos. Contudo, se apontar um bilionário que deixe a grana embaixo do colchão, posso concordar. Dinheiro, mesmo o espoliado por suas majestades ou empregado para chantagem pelos Blackwaters da vida, não fica parado, circula pela economia, gera empregos, provê recursos e assim vai, implicando em diversas cadeias produtivas e respectivos empregos. Já o estado, ah o estado, fiel servo, cruel senhor.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Senhores, interessante sua proposição democrática que o estado limite o empreendedorismo humano. Stálin e Mao ficariam orgulhosos com esse raciocínio circular, ressaltando a idéia Tio Patinhas do mundo. No entanto, seus milionários, empresas etc estão associados ao bilionários e assim por diante, basta analisar as relações econômicas convenientemente ignoradas pelas missivista adolescente. Sejamos propositivos e peçamos o fim dos penduricalhos? Transformar o inútil em valor?

    2. filipe moura lima

      Zé Fernando tem razão, até porque não há bilionários honestos, não mesmo.

    3. José Fernando Marques

      As superfortunas geram empregos, sim, mas se o dinheiro tivesse outros donos (empresas, outros milionários menos ricos, cooperativas, o próprio Estado) geraria empregos da mesmíssima forma. E empregos de boa qualidade, porque é óbvio que tamanha concentração da renda em pouquíssimas mãos só pode ocorrer com uma exploração brutal dos empregados. Quando a renda se concentra (veja o que se deu na pandemia), florescem os super-ricos.

  6. Paulo Jacobovicz

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José Fernando Marques

      Mais respeito, o pangaré és tu.

  7. Henrique Ostronoff

    Bilionário só dá emprego pra acumular mais. Vocês acham que um cara como o Elon Musk está realmente preocupado em criar empregos?

    Responda
    1. neli faria

      Concordo! O Musk limpa a casa, lava, passa, cozinha, dirige seu automóvel, avião, barco.

    2. Alexandre Pereira

      José, melhor fazer uma enquete do faxineiro até VP, ao invés de reclamar que quem gerou os empregos, que tal? Entre a base, que não tem como estar satisfeita, e o topo, seu conceito de pobre vai ser bastante enriquecido, para além dessa ideologia.

    3. José Fernando Marques

      É justamente isso, Alexandre. Só se faz fortuna em cima da pobreza alheia.

    4. Alexandre Pereira

      Realmente, a Tesla e a Space X funcionam sozinhas, né? Rsrsrs

  8. victor lag

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Galdino Formiga

      Comentário absurdo.

    2. filipe moura lima

      Por que ofender a colunista?

    3. José Fernando Marques

      E você, um ca pa cho de gente super-rica. E não precisava ser.

  9. Ivan Carlos Albarello

    Bem... Democracia é isso... Ter que respeitar a opinião dos outros mesmo que não concorde. Além do mas, é uma jornalista formada nas faculdades Paulo Freire BRASIL S/A por aí. Poderíamos esperar o quê além de uma colunas destas ????

    Responda
  10. EDUARDO DE MELLO

    Imposto sobre a herança, de forma progressiva como os juros que eles acumulam, já resolveria muitos problemas do mundo.

    Responda
    1. neli faria

      Os problemas do Mundo? Não sei! No Brasil bastam os oportunistas aplicarem o dinheiro para plantar no hoje um amanhã. Veja o lula, dezessete anos de Poder e o Brasil continua o mesmo subdesenvolvimento. Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita: todos se unem e dão as mãos para nunca construir uma Nação. Exemplos? Fundões partidários e eleitoral: veja a união dos Oportunistas.

    2. Alexandre Pereira

      Imposto sobre imposto sobre imposto? Os caras já pagam e, provavelmente, irão investir outro lugar enquanto o estado, e seus penduricalhos, procurará outras vítimas, como sempre.

  11. NACIB HETTI

    Isso não é IA. É aritmética colegial.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Um pouco pior que isso, pois conceitualmente errada.

  12. Marenildes Pacheco da Silva

    Fiquei feliz de está enquanto classe pertencente a da ralé, dividi a mesma probabilidade com a classe A de ser uma bilionária. Deveríamos criar mecanismos cerebrais, para que a ganancia nunca fosse alcançada, assim ninguém viveria freneticamente atrás de poder, porque a impressão que passa, que não é o dinheiro que conta, mas as pessoas que o dinheiro compra.

    Responda
  13. Alessandro Fonseca

    Tem um erro conceitual no parágrafo “0% (0,0001%). Se essa pessoa for da classe A, a probabilidade continua sendo bem menor do que 0% (0,0004%)” Ambos são MAIORES que 0%

    Responda
  14. cassio farkuh

    Nao que isso seja fundamental para a ideia principal do artigo, mas fiquei na dúvida: Pensava (posso estar errado) que 0,0001% é maior que 0,0%....

    Responda
  15. MARIO R M COSTA

    Não existe bilionário com bilhões em sua conta. Daí ser impossível essas pessoas gastarem um milhão por dia durante tanto tempo. Esse dinheiro é contado com o patrimônio que elas têm, incluindo aí fábricas, imóveis e outros vários itens. Se esses bilionários se desfizessem de sua fortuna, uma quantidade enorme de empregos desapareceria, a produção de bens diminuiria, inclusive muitos dos quais possibilitaram à colunista escrever essa coluna. Computadores, satélites, cabos de fibra ótica, etc.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Se eles se desfizessem de suas fortunas, outros as teriam comprado e tudo continuaria como está. O mundo simplesmente não precisa de bilionários e viveria melhor sem eles.

  16. Gregorio Amarante

    Coluna de jornal de colégio. FSP já foi melhorzinha.

    Responda
    1. Nelson Maria de França

      Fala não. Depois do texto dessa colunista as minhas ações do shopping Iguatemi derreteram :D

  17. sergio ribeiro

    A questão básica é: existe essa necessidade de acumular bilhões? Essas pessoas moram em mansões gigantescas, alguns milionários sauditas tem castelos dourados, têm confortos extremos, carros e iates caríssimos. Não é questão de criminalizar a riqueza, mas não seria muito mais produtivo e proveitoso que muito deste dinheiro fosse investido em comunidades pelo mundo afora para que todos tivesse vida digna e oportunidades?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Cada um desses bens tem uma cadeia de produção associada. Além disso, bilionários não são Tio Patinhas, seus recursos estão injetados na economia.

  18. Nelson Maria de França

    A colunista só tem a visibilidade que tem, porque escreve para o canal de um bilionário. E o bilionário diz: deixa ela falar o que quiser.

    Responda
    1. neli faria

      O senhor falou em ações? Eu as tenho!

    2. José Fernando Marques

      Pois é: sem o bilionário, ela também escreveria.

  19. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

    Viver em um mundo onde habita um parcela ínfima de bilhonrios e uma multidão de miseráveis me causa o mesmo sentimento que você expressou tão bem. Realmente tem alguma coisa muito podre "no Estado da Dinamarca".

    Responda
  20. Antonio Catigero Oliveira

    Ótimo argumento, difícil de retrucar!

    Responda
  21. Paulo Sales

    A visão de lucro se elevou muito nas últimas décadas. Não importa o mecanismo; multinacional, ações em bolsa ou virtualização. O lucro atinge dimensões psiquiátricas

    Responda
  22. Gisele Araujo

    Eu respeito os bilionários que conseguiram essa situação porque tiveram uma ideia genial ´para proveito da humanidade. São merecedores!

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Toda grande fortuna tem um crime por trás (leia-se muita exploração de outrem) Quem disse isso? Honoré de Balzac. Não fique brava comigo. Eu só concordo com ele.

    2. Gisele Araujo

      Para quem acredita que se arrancar parte do dinheiro deles vai salvar o Brasil das trevas é bom saber que são apenas 69 (Forbes)..

  23. carlos campos

    O engraçado é q vários bilionários brasileiros tem problemas c/o fisco mas não são incomodados, pq será? O véio da havan tem dividas tributárias, o lehman, sicupira e o outro dono das lojas americanas , sairam ilesos do imbróglio q acabou c/a loja, os marinhos tem construções em áreas de preservação ambiental e nada respondem. Problema não é ser bilionário, problema é ser bilionário inescrupuloso, só pra não dizer outro termo e não ter o comentário publicado.

    Responda
  24. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Bilhões de joinhas e likes para seu artigo, Manuela.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Pronto. Você também já é bilionária.

  25. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Meu comentário foi censurado aparentemente porque chamava a atenção para a afirmação de que alguma coisa maior do que zero é bem menor do que zero.

    Responda
  26. Paulo Cesar Bastos Xavier

    A questão é que pobres e pseudos ricos pagam, proporcionalmente, mais impostos do que os milionários e desta firma constituem a base da pirâmide de sustentação dos multimilionários e suas benesses. Ou seja, não existe multimilionários sem a pobreza que causam em alguma parte do mundo.

    Responda
    1. Paulo Cesar Bastos Xavier

      Quem financia e elege os políticos não são os pobres, somos apenas conduzidos dentro do sistema independente de nossas preferências políticas

    2. João Leite Leite

      Mas aí a culpa não é dos ricos, é do políticos que ainda dão subsídios aos ricos sobretaxam os trabalhadores.

  27. Carlos Mendes

    É um erro colocar todos os bilionários do mundo em um cesto só, principalmente pelo fato de não haver qualquer profundidade na análise de como construíram seus patrimônios. Barsi é um bilionário, tem origem muito pobre, nunca esbanjou e ensina a qualquer um os fundamentos que o tornaram bilionário. O problema do mundo nunca será a existência de bilionários, mas sim os tóxicos e corruptos (muitos deles ocupando posições políticas de destaque) que drenam o dinheiro público para seus interesses.

    Responda
    1. Carlos Mendes

      Você não vai conseguir por ter mentalidade pequena, não por ser motorista de aplicativo. Barsi foi vendedor de balas dentro de cinema, engraxate, enfim. Você, assim como a maioria, não tem a disciplina, a paciência, nem a capacidade de criar uma atmosfera capaz de provocar mudança social. Alguns motoristas de app ficarão muito bem de vida, provavelmente não será o seu caso.

    2. Dario Leopoldo

      Concordo. Sou entregador por aplicativo. Mas sei que se eu continuar trabalhando com afinco, vou me transformar em um bilionário (se eles conseguiram, porque eu não vou conseguir também?) e neste momento, não vou querer que me importunem com essa conversa de pagar impostos.

  28. José Fernando Marques

    O raciocínio de que um bilionário a mais seja igual a alguns pobres a menos é, digamos, curioso. Para formar uma fortuna bilionária, é preciso que muita gente trabalhe - de preferência de graça, em regime de servidão. E essa história de "inveja" é ridícula: tentar psicologizar um problema econômico é pueril. (Além de existirem ressentimentos legítimos.) A questão está no sistema que cria e mantém super-ricos, a começar dos salários ínfimos e a terminar na isenção perversa de impostos. Paguem!

    Responda
  29. João Leite Leite

    O problema pelo menos no Brasil não são o bilionários. São os políticos que se aliam ao bilionários para saquear os cofres públicos. Os políticos tem a obrigação de ter controle sobre os ricos. A constituição diz que o salario mínimo tem que ser suficiente para dar todo o conforto a uma família de quatro pessoas para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligentes sem precisar de auxílios. Os políticos e a justiça teriam obrigação de garantir o cumprimento da constituição em favor dos trab

    Responda
  30. filipe moura lima

    A probabilidade de um pobre ser bilionário é nula; mas a de se sortear um brasileiro que seja bilionário é que poderá ser de 0,0001%.

    Responda
  31. Araguaci Faustino da Silva

    Temos que extinguir a pobreza, isso sim. Milionários e bilionários devem ser estimulados, afinal, um mili ou bilionário a mais resulta em vários pobres a menos, já que a população se estabilizou no mundo, ao se tornar mili ou bilionário a família desse cara também se torna. O resto é invejinha juvenil. Aquela coisa de querer que o outro se dê mal , já que eu não consigo me dar bem. .

    Responda
  32. neli faria

    Tem que ter muitos milionários, para ter muitas empresas e muitos empregos! Só quem foi desempregado sabe que o emprego é essencial para a humanidade. Seria bom que invés de chuva, como hoje, caísse do Céu: alimentação , roupas ,remédios e vitórias para o Santos! Pedir emprego e receber o desprezo abissal: volte quando estiver melhor trajada. Quisera ter nascido em berço de classe média,não ter passado fome na infância e ter feito todo sacrifício do mundo, para vencer na vida.

    Responda
    1. neli faria

      Luiz: ele comanda o Brasil há dezessete anos. Quer arrecadar mais para quê? Para torrar dinheiro público em propagandas autopromocional? E coloco sim: fala de milionário, recordo da alta carga tributária para sustentar os oportunistas políticos. Se ele não fosse o Presidente, nem citaria seu nome, como o é! Ainda mais agora que fará dezessete anos no Poder e a pobreza continua a mesma.Fiz-me entender, senhor?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Méeeeuuuu Deus. Conseguiu pôr Lula no assunto. Ele não é bilionário (a Lava Jato não encontrou nenhum bilhão dele em bancos pelo mundo). No mais, porque esses bilionários também não investem em infraestrutura e em educação? Tem que esperar o governo?

    3. neli faria

      José: bilionários dão empregos!Moram em mansões: quantos empregados? Têm empresas! Quantos empregados?O que o Brasileiro deve fazer é cobrar dos Oportunistas políticos, tipo lula, melhor investimentos em infraestrutura e educação. Plantar um país agora para ser colhido no amanhã. Hoje o lula fala em aumentar impostos, para torrar dinheiro público em propagandas autopromocional, gastos inúteis. Fala contra a fome ,mas, está no Poder há mais de dezessete anos e o subdesenvolvimento continua.

    4. José Fernando Marques

      Neli: não é necessário haver bilionários para que haja empregos. Aliás, quanto mais bilionários houver, menos empregos ou mais baixos salários haverá.

    5. neli faria

      Daria dez anos em minha vida , para não ter tido o meu primeiro choro em público: quando fui impedida de fazer o ginásio Castro Alves, Cornélio Procópio, por não ter certidão de nascimento. Perdera na mudança de Minas para o Paraná. Daria muito para ter nascido em berço de Classe Média, mas desde que meus defuntos pais, então vivos, Pedro e Maria, fossem os mesmos.

  33. DIEGO MENESES

    O herdeiro da Folha tem patrimônio líquido de 2 bi de acordo com a pesquisa no Google e Wikipedia

    Responda
  34. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Manuela, quando vc se encontrar aí na Folha com a Luiza Trajano e a Neca Setúbal, é a chance de vc falar isso tudo pra elas!

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Já está falando.

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      kkkkkk boa!

  35. gustavo alves de oliveira

    Alguém disse inveja. Pode ser. Mas bilionário, certamente, sente inveja daquele que sai à rua, pedala, toma vento na cara e, à noite, dorme de "conchinha" com sua Leonor.

    Responda
  36. José Tarcísio Aguilar

    Muito bom o artigo, realmente os grandes números são quase uma fantasia deslumbrante como a riqueza desmedida dos outros. Tem um erro apenas, na minha opinião, é que os apoiadores de bilionários são quase a metade entre nós. Pobres deslumbrados.

    Responda
  37. Gustavo Michelin

    O motivo principal é a inveja

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      O famoso ca pacho de rico.

    2. Marcelo Magalhães

      Exato. Existem os invejosos e os lambe sacos. No segundo estão os pobres de direita. Nenhum bilionário comentou por aqui, então Michelin é um ardoroso lambedor.

    3. José Tarcísio Aguilar

      Inveja pode bem estar entre as motivações. Mas as consequências são mais pobreza ainda. Ou vc acha que cabem no mundo bilhões de bilionários?

  38. marco martins

    Eu sou totalmente anti bilionário, mas desde que não seja eu. Se por acaso algum dia aquele joguinho da mega quê eu faço toda semana virar. Aí eu passo ser a favor.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Marco. Nem com joguinho de loteria acumulado, nem mesmo com a tal Mega da Virada o senhor será bilionário. Será um pobre milionário com uns cem milhões de dólares. Longe de um bilhão, mesmo em reais.

  39. Humberto Giovine

    A questão principal não é ser bilionário, mas a concentração destas rendas e suas consequências, como o empobrecimento ou mesmo miséria de boa parte da população mundial. Regularização (e não liberalização) financeira, maior tributação, e utilização destes recursos pelos governos, para ajudar os mais necessitados (mais educação, saúde, etc.) ajudaria muito.

    Responda
  40. filipe moura lima

    "A probabilidade de uma pessoa pobre se tornar bilionária no Brasil é bem menor que 0%" Manuela, menor que 'zero' é negativo e não existe probabilidade negativa; edite isso urgentemente. Mas gostei do texto.

    Responda
  41. ADONAY ANTHONY EVANS

    Manuela, data venia, tu te esqueces da mais óbvia das vantagens: ao morrer o bilionário pode ser do cemitério, o mais rico dos defuntos. Por certo, por tal pavor de tal louvor, Musk tem por desejo na Neuralink invadir seu chip memória na cabeça de jovem sedutor senhor...

    Responda
  42. Lis P Junqueira Safra

    Todo pobre pensa assim. Força continue pensando e pagando imposto.

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      Adonay, podem até ler, mas não entendem nada. Não importa o nível e a quantidade de informação, são eternos estú pidos com orgulho da própria igno rância.

    2. filipe moura lima

      Eles não leem, Adonay

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Sempre que leio um comentário desses me pergunto: para que estupidos de Extrema. Direita leem jornais? Tudo culpa do Pimpinela Scarlate que contrabandeou seus hexavos da guilhotina que apagava a Idade Média?

  43. Maria Lopes

    Manuela, já dá para ter duas conclusões iniciais sobre seus leitores comentadores: alguns são fãs de bilionários; outros têm carência de imaginação. Gostei da sua coluna. Eles têm quase tudo. Muita pesquisa sobre atingir a imortalidade, Ou achar outro planeta já que estão destruindo a vida neste. Vão fracassar todos, óbvio. Mas enquanto isso, drenam recursos e os acumulam. Uma desgraça.

    Responda
  44. Pedro Luis S C Rodrigues

    É o que dá liberar coluna pra ginasial só pra atender cota

    Responda
    1. Maria Lopes

      Algum argumento ou sua especialidade são insultos vagos e muito muito subjetivos. Neste caso, qual é sua motivação?

  45. carlos campos

    Eu também sou bilionariofobico, afinal pra que ter tanta grana parada( tudo bem q rendendo)se não vai ter tempo de vida pra gastar. Melhor seria uma divisão + igualitária e ai um monte de gente seria beneficiada, haveria menos assaltos, violência, má distribuição de renda e etc.. "Dinheiro é feito pra ser gasto e pra ser escravo de quem o tem e não o contrário " c/digo eu q não tenho muito mas o pouco q tenho, gasto em coisas boas, viagens, restaurantes, teatro, cinema e por ai vai....

    Responda
  46. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Manuela, doeu ouvir que "A probabilidade de uma pessoa pobre se tornar bilionária no Brasil é bem menor que 0% (0,0001%)". 0,0001% é maior do que 0. Também suas contas sobre o tempo para ganhar ou gastar esse dinheiro não fazem sentido algum pois ele não fica parado na conta. Aliás, se ficasse, a conta também divergiria pois há inflação. Fiquei espantada com o post.

    Responda
  47. Florentino Fernandes Junior

    Q venha o socialismo ne marcelo magalhaes? Posso te dar uma ideia de ir pra…. Isso, lá mesmo, balançando

    Responda
  48. Florentino Fernandes Junior

    Primeiro motivo: vc nao é bilionaria

    Responda
  49. Paulo Franco

    Isso aí. Agora, se a humanidade dependesse de pessoas como você, e eu, estaríamos morando em cavernas até hoje. A propósito, sou a favor da taxação desses bilionários. Além de todas as contribuições tecnológicas, eles devem colocar dinheiro também. Difícil só pensar nas mãos de quem. Lula? Janja? Não temos saída.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Taí. Assim, talvez, finalmente se encontre alguns bilhões em contas do Lula, o que a Lava Jato nunca conseguiu encontrar.

    2. José Tarcísio Aguilar

      Saímos das cavernas bem antes de inventarem o capital. O esforço na aldeia é bem mais uma habilidade humana de fazer vínculos sociais e contribuir para a subsistência de todos.

  50. Marcelo Magalhães

    Fazer um texto desses é muito fácil. Quero ver dar um motivo, apenas um, para justificar tamanha acumulação? Não precisa estudar para saber que quanto mais dinheiro se tem, mais dinheiro se ganha. Assim, tem que ter alguma intervenção para bloquear esse tipo fluxo, ou as desigualdades irão aumentar. Enfim, chega de capitalismo.

    Responda