Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Silva Barbosa

    Há Venezuela teve passagens curtos de regime democrático, e o atual não é democrático e quem o apoia mostra que tem ranço de autoritarismo.

    Responda
  2. José Cardoso

    A nota de apoio da executiva do PT mostra o pouco apreço desse partido pelas regras democráticas. Só não faz o mesmo aqui porque não tem poder para isso.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O PT tentou instalar o caos no país antes, durante e após as eleições. Bloqueou estradas, colocou uma bomba para ser explodida nas imediações do aeroporto de Brasília, espalhou aqui e mundo afora o seu descrédito no sistema eleitoral do país. Tentou abolir o estado de direito, incentivou seus apoiadores a invadir e destruir as sedes dos três poderes. Tentou dar um golpe de estado.

    2. Orasil coelho pina

      Parabéns e apoiado Cardoso! OrasilDemocracia!

  3. Estela Najberg

    A pior tarefa a que alguém pode se dedicar é a de defender o indefensável. Como pode ser proclamado o resultado de uma eleição com 70% das urnas apuradas? Por esse critério Bolsonaro teria sido eleito. Diplomação feita sem apresentação das atas com os resultados das urnas?. Não dá pra passar pano: são mais de 7 milhões de exilados, economia em frangalhos, indicadores econômicos e sociais que só pioram. Não dá pra defender.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Poi Zé, caro Bruno, bagúio lôko à beça. O que me intriga é a insistência do PT em "dar suporte" a um regime tão escancaradamente esculhambado como o da Venezuela (boto entre aspas porque não sei se há alguma crítica a outras questões além desta). A autocracia come solta no vizinho, exatamente como lutamos para que não ocorresse aqui, por absolutamente inadequada e indigesta. Vai botar pilha na patranha alheia?

    Responda
  5. Luiz Carlos Silva da Cunha

    BH, cidade linda de Minas Gerais. Capital nacional dos botecos. Adoro BH! BH da FSP, é um sabe nada. Será que estudou mesmo nos states ou foi lá se divertir, com bolsa da paga pela viúva, e não estudou direito? Pra falar tanta tolice, desconfio que não estudou e se estudou não aprendeu...Como tem tanta certeza de que a eleição em outro país foi farsa? Que provas tem a apresentar? Por que é tão ligeiro em fazer acusações sem apresentar nenhuma prova? Deve ser vidente...com certeza é!

    Responda
  6. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Essa matéria já é uma farsa, pois traz a falsa sensação de que traz toda verdade. Essa turma que perde eleição e vai rezar pra pneu, chamar ET com lanterna de celular e fazer arruaça precisa é de polícia...

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Porque não te calas, Cunha! OrasilDemocraciaRepublica!

    2. César A C Sanchez

      Sério? Tipo as pauladas que a turminha do Lulão levava nas portas das fábricas?

  7. Aroldo Zella

    O PT reza pela cartilha do comunismo e apoia os regimes ditatoriais, Não critica o Putin, sempre apoiou o chavismo e agora reconhece a farsa da vitória do maduro. Em Cuba, idolatravam o Fidel. Os governos petistas são passaportes para regimes de exceção, é só satisfazer as elites e tratar bem o povo e pronto, a revolução esta pronta. Regime único, Lula será nosso condutor, a exemplo de Fidel, a barba já imita, mas antes, haverá resistência.

    Responda
    1. luiz fonseca

      Desde quando Putin e a Rússia atual são comunistas?

  8. Frederico de Souza Cruz

    A discussão sobre a Venezuela já está totalmente contaminada com uma narrativa desde que Chaves tomou o poder. Em nome da democracia já até proclamaram Gauido, presidente sem jamais ser eleito. Já havia sido anunciado pela imprensa , que fosse como fosse, a eleição seria contestada. Agora veremos a correlação de forças e veremos quem ganha de forma triste e trágica. Mas aqui, a Venezuela é apenas meio de atingir Lula e PT. Os comentaristas não estão preocupados com democracia.

    Responda
  9. Ciro Lauschner

    Será que o PT ainda vai ter coragem de pedir votos depois de aprovar uma fraude grotesca na Venezuela, ou os semelhantes se atraem e lá se realizou um sonho do que se queria fazer aqui?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não sei por que tanta preocupação com a ditadura venezuelana. Existem inúmeras ditaduras mundo a fora. Há pouco tempo atrás, os bolsonaristas clamavam pela volta da ditadura militar. Bolsonaro tentou abolir o estado de direito, tentou dar um golpe. A Venezuela tem petróleo e gás natural. Corina e o oponente de Maduro lideram a ultradireita neofascista na Venezuela. Não aprovo a permanência no poder, são os que entram, mas não sabemos quando saem.

    2. Edson Badra

      PT errou feio em apoiar ditadura. E você? Apoiou a tentativa de ditatura no Brasil? Porque ao que me lembro foi o PT, destruido pela farsa do Moro, e Xandão, que salvaram o Brasil das trevas

  10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Que tal falar do prefeito de sampa .?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "(...) eleito foi o bruno", diz o militante!!! Bruno faleceu no curso do mandato e o vice era quem? Surpresa! Era o Nunes, logo... Quer que eu desenhe? Realmente, para justificar o golpe venezuelano e a infame posição do PT vale tudo, não?

    2. Hernandez Piras

      Você pode falar do Prefeito de SP nas notícias relativas às eleições municipais. Aqui o tema são as eleições venezuelanas e o vexame de Lula. Mas tenho certeza que quando o tema não for a Venezuela você sairá do seu repentino isolacionismo.

    3. Romero Lima

      Preferem falar do elemento maduro. Se balançar , ele cai.

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Eleito foi o bruno

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vc eh o amigo q levou um imovel de trinta por seis ?

    6. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esse foi regularmente eleito.

  11. Felipe Vasconcelos

    Os brasileiros têm que pressionar Lula, para que ele tome vergonha na cara, e condene explícita e veementemente o chavismo.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Corretíssimo Felipe! OrasilDemocracia!

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Lula com vergonha na cara ? Vai ser difícil.

  12. Hernandez Piras

    Durante o regime militar, de 1964 a 1984, nunca se deixou de realizar eleições. Mas isto fazia do regime uma democracia? Não, pois os candidatos mais populares da Oposição (JK, Jânio Quadros, Carlos Lacerda, João Goulart, etc.) não podiam concorrer, as liberdades fundamentais eram constantemente cerceadas e a censura impedia um verdadeiro debate público. Hoje, a pretexto de que eleições são realizadas, gente como Lula justifica uma ditadura semelhante.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Sim, Cornelsen, era ditadura militar, não pessoal, o que significa muito pouco, já que ditaduras corporativas ou de partido podem ser tão brutais e corruptas quanto as pessoais.

    2. Hernandez Piras

      Monsores, é bom você lembrar das aulinhas de história. Já ouviu falar da Frente Ampla, JK, João Goulart e Lacerda unidos contra a ditadura? Pois é, talvez você nunca tenha percebido, mas a posição de certos líderes muda com o tempo (veja o caso da Sra Suplicy, p. ex!). Lacerda também acabou com seus direitos políticos cassados pela ditadura.

    3. Roque Michel Jr

      Jânio?...

    4. Igor Cornelsen

      Na ditadura militar brasileira havia a cada 5 anos a troca do general presidente. Era ditadura sim , mas das forças armadas. Assim como na China onde o poder passa de um líder do partido a outro. Maduro é a pior espécie de ditador, o que não aceita sombra de ninguém, nem contestação. Na Europa nos anos 30 havia essa espécie de ditador tipo Salazar e Franco e outros carniceiros.

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Lacerda nunca foi oposição. Conspirador que tomou na cara.

  13. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A FSP veio com a faca nos dentes, já no domingo, anunciando a vitória da oposição, denunciando fraude. Aproveitando para manipular as notícias contra Lula. Diante da ausência de provas tanto do resultado anunciado como da fraude, por parte tanto do governo como da oposição, o jornal vai modulando o tom. Impõe-se a cautela adotada pelo governo brasileiro. Este articulista ainda está no domingo à noite.

    Responda
    1. maria Cristina medeiros

      João, sou uma eleitora antiga do Lula. Mas hoje estou morta de vergonha da declaração dada por ele. Situação de normalidade? Ajudamos o Lula apontando os erros. Ele precisa de desapegar desse ditador. A democracia não combina com o processo fraudulento realizado na Venezuela

    2. Paulo Araujo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Hernandez Piras

      Se você fosse fiel a "princípios básicos do estado de direito", Dr João, saberia que todo ato de autoridade precisa ser motivado. Logo a proclamação da vitória de Maduro pelo CNE deveria ser fundamentado com os dados que a comprovam. Repito, não se trata de um processo criminal, mas da proclamação dos resultados eleitorais: o ônus da prova cabe a quem proclama, a autoridade eleitoral.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Maduro ainda está no domingo à noite. Se venceu, que demonstre. Não demonstra ? Então fraudou..

    5. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

      Apresentar provas cabe à quem acusa. Parece que leitores da Folha não são mais capazes de assimilar princípios básicos do estado de direito.

    6. Hernandez Piras

      Se a "cautela demonstrada pelo governo brasileiro" impõe-se dessa maneira e deveria seguir de exemplo até mesmo a este jornal, é de causar espanto que você não tenha visto nenhum problema no fato do próprio PT não ter aderido à mesma posição.

    7. Hernandez Piras

      Eleição não é processo judicial. É a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela que deve apresentar os dados que fundamentam a legitimidade do pleito. A Oposição não precisa provar absolutamente nada, a ela cabe apenas exigir a divulgação das atas eleitorais. Como o próprio Maduro se gabava da qualidade e transparência do processo eleitoral venezuelano, a CNE não deveria ter nenhuma dificuldade em apresentar estes dados.

  14. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Mesmo que esse ditador seja deposto ou renuncie, ele já se preparou para fugir para outro país que o aceite e com muito, mas muito dinheiro (dólares, euros etc) e ouro físico. Nada irá acontecer com ele, mas vai deixar um rastro de impunidade e miséria na Venezuela.

    Responda
  15. Mario Garcia

    A farsa ficou evidente quando Maduro disse, antecipadamente, que reconheceria o resultado das eleições proclamado pelo CNE, órgão dominado pelo chavismo, descredenciado o resultado das urnas.

    Responda