Cotidiano > Templo de Salomão faz 10 anos e simboliza 'soft power' da Igreja Universal Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alberto Henrique

    Quer ser excomungado nesse templo? Pronuncie o nome de Jesus Cristo.

    Responda
  2. jose prado

    Se fosse com o dinheiro só deles, nada contra! O problema é que não é! O nosso está enterrado aí nesse elefante branco!

    Responda
  3. joseildo ferreira inacio

    A arquitetura já vale o passeio.

    Responda
  4. Alaor Magno

    O templo de Salomão foi construído de forma a condenar os fiéis em insetos devido a sua opulência e luxo. Construção com padrões gregos de beleza, mas devido a sua escala de altura e dimensões exorbitantes conseguem transformar que passa em frente criaturas menores bem ao estilo kafkaniano.

    Responda
  5. Sam Duart

    Deveriam colocar um aviso bem grande de "Conteúdo patrocinado"

    Responda
  6. Juliana Alves

    A materia faltou que é uma propaganda provavelmente paga, faltou informar como jornal que a igreja de edirmacedo, teve cerca de 2,7 milhões bloqueados pela Justiça paulista devido a uma dívida de aproximadamente 12 milhões

    Responda
  7. roque alves

    Ãgua.

    Responda
  8. Claudio Luiz da Cunha

    Templo é Dinheiro

    Responda
  9. José bello

    Record não pagar impostos porque pertence a universal, é uma afronta a todos os brasileiros, principalmente às demais emissoras, que, neste caso, é uma concorrência desleal sacramentada por governos desonestos.

    Responda
  10. Bob Pereira

    Essas construções ridículas e caras, são fruto dos megalomaníacos pastores mercenários. Aproveitam-se dos mais vulneráveis para saquear seus recursos e enganá-los. Incompreensível, é ser o Brasil um país laico constitucionalmente, oferecer tantas facilidades e oportunidades para esses gafanhotos. Os absurdos são de todo tipo, com isenções e privilégios. Na mídia, é insuportável a quantidade de canais de TV a serviço dessa gente, não havendo paralelo em qualquer outro país no mundo.

    Responda
    1. Alexandre Tavares

      Ser laico não basta mais, precisamos nos tornar laicistas

  11. Jonhnatan Cordeiro de Almeida

    Se no passado o templo custou o suor de muitas pessoas humildes, atualmente custou o suor três vezes mais.

    Responda
  12. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Soft power? Teoricamente todas as religiões pregam a paz e o amor, ou queria que pregassem a guerra santa? São agressivos na arrecadação de dinheiro e muitas vezes pregam a intolerância religiosa porque precisam ter o chamado inimigo, se for materializado melhor do que o ser fictício. O marketing é bem agressivo, pregam o monopólio do suposto bem. Termo bem inapropriado, soft power era o Brasil, como a cultura, música, futebol. Religião é uma arma usado por políticos inescrupulosos.

    Responda
  13. neli faria

    A Folha é um jornal a serviço dos evangélicos. Que Saudades do Tavinho Frias, ele fazia um grande Jornal. Agora quer impor religião para os leitores.O Santuário Mãe de Deus fará dez anos de inauguração quero só ver se esse jornal,parcial em religião, fará reportagem. Relembro que a Obra foi criada pela genialidade de Ruy Ohtake.

    Responda
  14. João Batista de Junior

    Credo

    Responda
  15. Celia Moura

    Será que Macedo já discorreu sobre Mateus 19:21?

    Responda
  16. Rafael Theodoro Silva

    É o sonho de todo pastor midiático ser preso por alguns dias, para se tornarem messias, acreditem, é um prato cheio ao proselitismo.

    Responda
  17. José Tarcísio Aguilar

    Propaganda deveria ser marcada como tal. De resto, revela mais claramente o afastamento dessa (nova) igreja, dos princípios cristãos. O que é mais honesto, já que nunca os teve.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Penso exatamente como você. O jornal bem que poderia por aquele retângulo na reportagem para marcar bem a intenção. Tão simples!

  18. Alberto Henrique

    Na iurd é proibido falar de Jesus Cristo.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Tem toda razão, prezado Alberto. Eles go$tam de falar mesmo é de din-din.

  19. José Tarcísio Aguilar

    Tá bom. Então isso é uma reportagem, Anna é jornalista, a foia é jornal. E aquilo é uma igreja: tem projetos de poder e sucessão familiar, políticos, e promessas de sucesso financeiro aos fiéis. Ergue um templo a Salomão e presta culto a Israel e aos antigos testamentos. Não vi qualquer símbolo ou referência cristãos, ou a seus princípios. Talvez não se trate de jornalismo nem cristianismo, mas enfim, cada um mostra o que quer.

    Responda
  20. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Sempre achei absurdo a então presidente da República e outros políticos importantes, váriod ligados ao catolicismo e ao agnosticismo, darem a cara no circo que foi a inauguração desse edifício cafona. Sua decoração, e a própria vestimenta do sacerdote chefe, é toda afanada do judaísmo. Se eles são cristãos, por que tanta obsessão com o Antigo Testamento, especialmente a Torá e as leis de Moisés? Apropriação cultural, na mão grande.

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Júnior

      O deus que castiga quem não paga dízimo não se apresenta no novo testamento.

  21. Angelo Batista Goulart

    O templo de salomão não é um espaço fisico e um espaço biblico espiritual , Bispo Edir Macedo , que é expert em Marketing religioso , na inauguração do templo fisico em São Paulo estava idêntico a um Rabino judeu vestido ou fantasiado a rigor( Quipá, Barba Branca, xale ritualistico ) . A universal tem emissora de tv em rede nacional , e um partido politico ! Se a comunidade judaica embarcasse na onda do bispo ! A Universal continuaria Cristã ?!

    Responda
  22. Manoel Bolonha

    Folha, cadê meu comentário?????

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Ah, Manoel, talvez seja porque você não é um patrocinador. Já pensou nisso? Ou você tem alguma dúvida sobre a procedência de$$a reportagem?

  23. José Augusto Seixas Júnior

    Jesus não precisa de ostentação!

    Responda
  24. JAIR MARCONI

    Nessa igreja não há nada dos ensinamentos de Jesus Cristo

    Responda
    1. Marcus Machado

      E em qual igreja há? Amar o próximo como a si mesmo, não acumular riquezas, dar os bens aos pobres. Não é a pauta principal de nenhuma igreja.

  25. José Cardoso

    "Tem oliveiras centenárias e pedras importadas da Cisjordânia" É um parque temático bíblico. Será que o investimento dá retorno?

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Dá tanto retorno que eles têm jornal próprio, programa de TV e políticos de plantão para proporem legislçação incosntitucional

  26. Manoel Bolonha

    Puro Luxo ou lixo. As pregações de Jesus foram para os humildes, os fracos, os sofredores, os doentes. Seus Apóstolos pregavam até nas catacumbas. Os humildes herdarão a Terra, disse. Este templo já impediu entrada de criaturas simples e humildes. Na morte levamos o que somos, não o que temos. Por outro lado, não entendi o por que desta reportagem.

    Responda
    1. Celia Moura

      Resposta: Informe publicitário.

    2. Alberto Henrique

      Na iurd, é proibido falar de Jesus Cristo .

  27. Mykel Alexander Santos Gomes

    Reparem como a arquitetura rompe com o cristianismo e remonta ao Antigo Testamento até no nome do templo. O pouco de ruptura que o cristianismo teve com o judaísmo, a Igreja Universal desfaz e insere novamente carga judaica de tal modo, que seu mais relevante templo é dedicado a um nome pré-cristão.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Apropriação cultural, que incomoda a muitos judeus, mas quem são eles para reclamarem de forma a não levarem ofensa?

  28. Filipe Quintans

    Inacreditável o quanto a Folha se rebaixa para falar dessa gente.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      A Folha boicotar qualquer assunto não seria jornalismo ético. Essa igreja é importante para muita gente, fazer o quê.

  29. Valdir Alves

    Deus não existe, ainda bem!

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Deus não existe; mas dinheiro, ouro, diamante existem.

  30. Jorge silva

    Se o proprio Deus descesse agora não iria gostar de nada disto

    Responda
  31. Pierre Laville

    Agora tenta penetrar as classe média. Aceita o American Express.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Pix da salvação

  32. Marcos Benassi

    Eita, cara Anna, acho admirável um texto descritivo da trajetória do sujeito e da igreja que não resvale para a crítica aberta. De verdade, não é ironia: sendo que você é perfeitamente apta à crítica, e a igreja e seu dono têm imensa capivara, é difícil escrever sem fazê-la. O episódio de Angola, por exemplo, mais do que uma cisão interna, foi um retrato de tudo quanto é prática criminosa e/ou eixcrota da Universal. Há quarentanos, eram vários desgraçados e um disgramado; até que não mudou tanto

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Interessante reflexão. Há tantos anos, um juiz recebeu queixa do MP e prendeu Macedo por charlatanismo. Este usou o episódio para se martirizar e justificar e assim catapultou-se para o sucesso. Qualquer enfrentamento dessas igrejas-empresas não pode ser direto, precisa ser "soft". A liberdade constitucional de culto é absoluta, levando a excessos e abusos. Igrejas deveriam ter um registro público similar ao de empresas e recolher tributos sobre a receita da mesmíssima maneira.

  33. Marcelo Bondioli

    Disneylandia gospel.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.