Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Melo

    Ah, Mirian, Mirian! Seu texto me fez rir e chorar. Obrigado, minha linda.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz João

  2. Marli Serrão

    Vitor Luís, a impressão é esta: carinho. No fundo é o ar de superioridade usado em certas situações. Bonitinhas são as crianças. Não lembro o que mais eu tinha que "corrigir' porque a FSP tem um sistema ruim de selecionar apenas o espaço, omitindo o que originou a "resposta". Agradeço a boa intenção. Boa?

    Responda
  3. Marli Serrão

    Bem, meu comentário "ficou preso". Então, este não publiquem. O que vi aqui foi narcisismo exacerbado. Muito oba-ba. É pauta séria, gente. Não é entretenimento algum.

    Responda
  4. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara Mirian, texto magistral,onde seus convidados são ou foram o supra sumo do talento e inteligência ,neste país que atualmente parece um deserto cognitivo. Parabéns.

    Responda
  5. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Pois bem, nada mais resta senão esperar o livro com a capa que já conhecemos.

    Responda
    1. Marli Serrão

      Não prestou atenção. Ela já respondeu. Felizmente não vai fazer falta nenhuma...

  6. Marli Serrão

    Mirian, isto não vem mais ao caso agora, mas chamar uma mulher de bonitinha, é ofensa. "Volte a ficar bonitinha". rs Me lembro até da obra do famoso e antigo misógino cujo título era (?!): "Bonitinha mas Ordinária". Sem brigas, gente... em brigas. Século 21.

    Responda
    1. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

      Percebe-se claramente que o tom de "bonitinha" é carinho e não há nada ali que remeta ao "bonitinha, porém ordinária". Sem brigas, quero apenas colaborar com o seu raciocínio, adequado mas talvez (e apenas talvez) com tom excessivamente político correto.

  7. Marli Serrão

    Vai sair, FSP?

    Responda
  8. Marli Serrão

    Só avisando: para quem tbm tem acesso ao jornal concorrente, tem lá uma matéria sobre Narcisismo. Tantos comentários aqui, e lá, quase nehnum. Conhecimento antes de se chegar à velhice é necessário. Existe o normal - autoestima, e o patológico - quer destruir a quem inveja. O que não é normal e não é patológico é o narcisismo disfarçado, oculto.

    Responda
  9. José Cardoso

    Acho que nesse sentido de experiência prática de que falava o Ziraldo, ninguém entende a velhice, nem os velhos. Porque como naquela famosa citação do Tostói sobre as famílias, os jovens saudáveis se parecem, mas cada velho é velho à sua maneira.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade

  10. Alexandre Marcos Pereira

    Com tanta gente interessante, inteligente e bonita, nesse workshop, eu só posso imaginar que a sala estava cheia, com pessoas de todas as idades se aglomerando em torno das cadeiras, ansiosas para te ouvir, querida Miriam, uma antropóloga brilhante que dedicou anos de sua vida a estudar a velhice no Brasil. Quanto ao Ziraldo, com seu jeito irreverente, tenho certeza que seu objetivo era apenas levantar uma questão provocadora: quem pode, afinal, falar sobre a velhice? Você tem lugar de fala!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei Alexandre, fiquei muito feliz. Ganhei o dia

  11. DANIELA FRANCO

    É o que eu sempre digo "brincando': os homens nao conseguem ficar sozinhos, tem que ter alguem pra fazer o café. (e no caso, mais jovem, pra também exibir como trofeu)

    Responda
  12. mauricio silva

    Será que ainda não dá tempo de publicar o livro, aproveitando o material já feito por ziraldo, e atualizando ainda mais o tema; que não é só atual como está sempre em mudanças o conceito de velhice?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Não dá, infelizmente

  13. Emilio Bazzani

    O velho sente. Quem estuda o assunto pode dar pitacos. CQD.

    Responda
  14. Galdino Formiga

    Grande, sábio e saudoso Ziraldo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Saudade

  15. Sinésio Brito

    Pena que o livro não saiu.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade Sinésio

  16. CELSO RIBAS

    Concordo com Ziraldo.

    Responda
  17. Marcos Alberto Menendez

    Meu velho (meu pai que morreu aos 62 anos ) tinha razão quando falava "Todos vamos chegar a velhos. Mas o importante e não chegarmos como velhos de mer da".. Rssss

    Responda
  18. neli faria

    Como sempre, brilhante!Fazia tratamento contra o ca, um dia antes havia recebido o diagnóstico de suspeita de ca em outro local. Numa fila, farmácia dos advogados.Alguém bate em meu ombro: mocinha, mocinha, você não tem 60anos. Respondi:tenho câncer, serve? Ele, uns 80anos!, câncer tem cura. Baixou um santo em mim,e :tem cura para quem não tem, quem tem, fica com a espada da morte na cabeça,nem sei se chegarei as 60.Um local silencioso e eu falando alto..Que vergonha!Tinha só 55anos.

    Responda
    1. neli faria

      Aí, pelos dias que estão em minha face, pensarei: está tirando uma comigo...

    2. Mirian Goldenberg

      E quando chamam de menina????

  19. marcos fernando dauner

    A partir do momento que v. usa no teu carro aquela plaquinha do Detran , v. está enquadrado !

    Responda
  20. Galdino Formiga

    É um horror ser velho. Algumas ilusões, sem futuro, mobilidade reduzida, as doenças, solidão, o desprezo, e muitas vezes, a falta de dinheiro prevalecem.

    Responda
    1. neli faria

      Amo ser idosinha! Doenças? Até jovens têm! Idem mobilidade reduzida. Solidão? Atributo do Ser Humano. Dinheiro? Também tem jovens que são divorciados dele.Fui jovem pobrinha,paupérrima.Em todas as fases da vida existem dificuldades ,mas, isso não são atributos do ser humano,;dificuldades existem todo ser vivo:fauna e flora.

  21. filipe moura lima

    Ziraldo tem razão.

    Responda