Ciência > Cientista Jade de Oliveira observa como o que você come afeta o seu cérebro e demências Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Se você é o que você come, então estamos "plastificando" o ser humano e o planeta. Respiramos, comemos e bebemos resÃduos plásticos. Em pesquisas recentes tais partÃculas foram encontradas no corpo de todos os indivÃduos testados. Estes microplásticos (5 mm ou menos) estavam no sangue, órgãos internos, sêmen, placenta e leite materno. Especialistas apontam para os riscos associados ao desenvolvimento de câncer, doenças cardÃacas e diferentes tipos de demência, bem como problemas de fertilidade.
Segundo pesquisas o maior ponto comum em longevidade no paÃs é ter um bom plano de saúde . O exemplo ficou muito claro na Covid, o Ãndice mortes nos hospitais públicos foi 5x maior que na rede privada. Recentemente um conhecido morreu de apendicite, 2 dias no hospital sem operar.
Excelente pesquisa que reforça conclusões da recente revisão guarda chuva do The BMJ sobre ultraprocessados e danos à saúde mental.
Terceira vez que essa reportagem aparece aqui na FSP. Tá com cara de informe publicitário já. Nada contra a pesquisa, muito pelo contrário; mas seria bom aguardar os resultados das pesquisas e sua evolução para publicar novas matérias a respeito.
Se associarmos esta dieta “ruim” preparadas em panelas de alumÃnio, penso que os quadros degenerativos do cérebro se potencializam.
sou peixeiro do litoral . peixe com caipirinha . Caipirinha com cachaça de LuÃs Alves-SC ou Steinhäger de Porto União-SC . e Farinha , da pura, de SC , evidentemente !
Parabéns a ela. Jovem e pesquisadora . Mas vem a pergunta do Guri de Uruguaiana : ela é gaúcha raiz ou gaúcha de apartamento ? Mate com água fervendo, churrasco de carne gorda . Eu não sou gaúcho, por isso não posso opinar.
Pesquisa extremamente relevante! Parabéns! Melhor prevenir que remediar ...
concordo ! Coma peixe !
Tomara seja aplicável em humano. O futuro da humanidade vivendo mais, não é nada animador, pelo menos para meu ponto de vista; as doenças, sem falar na violência, acometem os idosos com mais frequência. Se for confirmado realmente que demência pode ser desenvolvida por hábitos alimentares, torço que haja educação alimentar em larga escala; minha mãe teve Alzheimer e é triste ver o processo degenerativo de um ser.
Sempre acreditei no cházinho da vovó plantado no quintal, até saber que o tal pode estar carregado de alumÃnio e chumbo.
Esperando que a FSP "libere" minha resposta. rs
Marenildes, não sei se vc conhece a teoria do AA - Alcoólicos Anônimos - sobre a influência de hábitos dos antepassados no alcoolismo das novas gerações. Modificação nos genes. Só passar isto para tudo o que as gerações antigas já fizeram de "errado" e chega-se não só ao lÃquido das bebidas mas tbm a todo o resto. Como diz um médico famoso, alvo de inveja de seus pares, as famosas receitas da vovó podem explicar muita coisa em termos de pessoas que dizem que a "sua" doença, "é de famÃlia".
Minha mãe, pelo menos na minha fase adulta, só via se alimentar de coisas saudáveis, preferia peixe, legumes e verdura a carne; sempre comeu fruta, ainda que não muito diversificada.
Muito interessante essa linha se pesquisa, vai se desdobrar em outras descobertas e novas pesquisas. Parabéns.
gordura nao faz mal p o cerebro, carboidratos em excesso sim..
A porcentagem de gordura que cérebros necessitam é considerável.
Come! Você merece!
Se tivéssemos investimentos público e privado em ciência e tecnologia , nosso paÃs sairia do atoleiro que se encontra há décadas, sem distinções partidárias , e pior sem perspectivas de melhoras significativas no curto prazo.
É, Ramon, uma rápida consulta à evolução histórica dos investimentos em ciência e tecnologia poria fim na ingenuidade de suas belas palavras. A pesquisa cientÃfica brasileira é notável e tem história. Poderia ser maior e melhor? Sim, mas pra continuar esse papo, só depois de espiar o histórico de investimentos q te sugeri. Vai lá.
Parabéns.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Cientista Jade de Oliveira observa como o que você come afeta o seu cérebro e demências Voltar
Comente este texto