Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mauricio Borborema de Medeiros

    O desprezo a todas as instituições venezuelanas, a ponto de dizer que "não há juízes em Caracas", é um convite à pior opção: a luta armada para depor um governo. Só resta saber qual a proposta do articulista: um exército estrangeiro ou uma guerra civil?

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Essa é uma generalização rasa e leviana, Ney. Há algumas pessoas que dizem, com certa razão, que os juízes brasileiros são elitistas e submissos a interesses políticos. Essa generalização é injusta para aqueles juízes que são sérios e imparciais, ainda que, talvez, minoritários. Esse tipo de opinião, que não é notícia, pode ser publicada pelo articulista, mas jamais explicitada por um chefe de Estado. Lula está se comportando de maneira exemplar.

    2. Ney Fernando

      Há juízes em Caracas, só que sem nenhuma imparcialidade, pois é fato que eles decidem sempre de acordo com a vontade do ditador e nunca contra ele. Justiça parcial é o mesmo que não haver juízes. Esse fato deve ser noticiado para conhecimento público, e quem noticia não tem obrigação de propor alguma solução.

    3. Mauricio Borborema de Medeiros

      Humberto, transparência e honestidade são sempre objetivos desejáveis, quem pode ser contra o que você falou? O problema é como impor isso a um governo autônomo. Só vejo duas possibilidades: o voto ou as armas. Mas o caminho do voto pressupõe um mínimo de confiança na seriedade das instituições.

    4. Humberto Giovine

      Nenhuma das suas opções. Apenas transparência e honestidade no processo eleitoral, o que é impossível na ditadura de maduro.

    5. Ricardo Knudsen

      Quem faz convite à luta armada é Maduro, ao fechar mais uma vez as portas para uma saìda pacífica de seu governo ditatorial. E jã mandou as FA venezuelanas se manifestarem a seu favor, sinalizando o desejo de conflito. Talvez pense q possa exterminar de vêz a oposição. Delìrio apontar o dedo para o colunista, q só disse o q todos sabem.

    6. Dalton Matzenbacher Chicon

      E o leitor/comentarista propõe legitimação da farsa e apoio à ditadura ?

  2. Gilberto Rosa

    Para a Folha, Lula é o presidente do mundo, seja na tentativa de parar o genocídio em Gaza, seja na Venezuela.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Chicon é aquele que torce contra o Brasil, e pelos bilionários, do jeitinho que a Folha quer. Ainda não admite o erro de voltar no monstro das joias e dos 51 aps. Como vê todos índices econômicos melhorando, se apega a qualquer coisa que a Folha falar contra o Lula, se a Folha disser que o Lula está com a meia furada, o Chicon vai dizer que a maior gafe de toda a galáxia, horrível para o Brasil. Aff, enquanto o Brasil não melhorar a educação, até advogados como o Chicon vão cair nos contos.

    2. Ricardo Knudsen

      Chicon com saudades da "superioridade" intelectual do Bozo, ainda triste pq ele não conseguiu fazer o q Maduro fêz.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Acho que para a Folha, Fabrizio, lula é o medíocre que é.

  3. Antonio Ferreira de Castilho

    Não é ingenuidade, não, é malandragem.

    Responda
  4. ANTONIO F CARVALHO

    Verdadeiramente apoiar expressamente ditadores não deve estar na agenda de qualquer partido político que louva a democracia, especialmente na do PT que foi criado para combater as barbaridades e disfunções políticas e ideológicas do partido da Revolução de 1964 no Brasil. O modelo Castro não serve de exemplo a ninguém senão em Cuba e, agora, na Venezuela, não teria havido grandes êxodos. Cidadãos abandonam sua pátria em face das condições econômico-sociais e por perseguições políticas.

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    Ingênuo não, é a crença que esse medíocre tem de que toda Ditadura como a que vivemos aqui tem um Xadão entre os juízes para aprovar os Golpes técnicos eleitoreiros como aqui fazendo o Mundo aceitar que se defende uma tal de Democracia, o presidente atual brasileiro é réu confesso de corrupções praticadas a diferença para a Venezuela é que o Maduro nunca foi réu e age na cara dura como qualquer marginal.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Bebé em delírio. Pensa q o Bozo deu o golpe e aqui vivemos em uma ditadura.

  6. Elisabeth Beraldo Faria

    Lula, como líder mundial e presidente, faz corretamente seguindo vias legais o que é pra fazer. A democracia está acima de partidos políticos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quais vias legais ?

    2. Enos Mendes

      Gostei da piada! O portuga vai dizer que é concorrência...

  7. Ricardo Knudsen

    Análise perfeita, nenhuma ditadura é aceitável, o pleito não foi normal e o judiciário venezuelano é um apêndice do governo venezuelano. Meu único reparo: sabemos q Lula não é ingênuo e conhece muito bem a situação da Venezuela. A declaraçåo foi hipócrita. Espero q seja uma estratégia para negociar uma saída pacífica e democrática. A alternativa seria a preparação do caminho para normalizar mais esse golpe da ditadura.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo.

  8. MARCO ANTONIO POLISELI

    Não tem ingenuidade aí não! É safadeza mesmo!

    Responda
  9. Humberto Giovine

    Gostei do texto. Claro e objetivo. O PT, com seu radicalismo histórico e ultrapassado, além de não ajudar (ao contrário, prejudica) o povo sofrido venezuelano, é, mais uma vez, o cabo eleitoral da extrema direita. Depois não reclamem das consequências. E o pior de tudo é que não somente o PT paga por isto, mas toda a população.

    Responda
  10. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A apelação seria engraçada, se fosse um cidadão comum. Mas é péssima para os cidadãos do país, que votaram enganados. Felizmente em outubro o voto vai dar aos maduristas brasileiros o seu devido lugar.

    Responda
  11. Antonio Araújo

    Artigo feito com cuidado excessivo, cheio de dedos. A crítica precisa ser mais contundente. Mas, dá pra entender. É difícil criticar os companheiros.

    Responda
  12. Marcelo Fernandes

    Errado, caro colunista. No máximo, Lula e o PT são cúmplices de um ditador criminoso.

    Responda
  13. REYNALDO GONZALEZ

    Ingênuo? Acho é muito esperto pois sabe muito bem do que se passa lá.

    Responda
  14. Hermes Yaly

    Parabéns, disse... quase tudo! Entre se colocar ao lado de um povo oprimido ou do ditador que o oprime, Lula sempre opta pelo tirano. Quando Mahmoud Ahmadnejahdi foi reeleito no Irã debaixo de graves suspeitas de fraudes, a oposição foi às ruas protestar e o que se viu foi literalmente um banho de sangue. As cenas do massacre correram o mundo mas, aqui no Brasil, Lula minimizou os protestos dizendo ser "choro de perdedor".

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Knudsen: fiquemos nos brasileiros, que Biden, Obama, Merckel (a quem admiro), demandam mais tempo. Sou de opinião que todos, sem exceção, ex-presidentes brasileiros vivos, além do atual, deveriam estar atrás das grades por corrupção. Incompetência não dá cadeia mas seria outro motivo para prendê-los. Desconheço um governante brasileiro que una honestidade e competência; a grande maioria carece das duas atribuições. Se você souber de um, por favor, queira me informar.

    2. Ricardo Knudsen

      Mas o ditado é bom, e eu q nem sabia o era araruta..

    3. Ricardo Knudsen

      Pelo menos vc entendeu o comentário, não é o caso do Piras. Mas diz aí, vc alguma vez cobrou do Bozo, FHC, Biden, Merckel e outros líderes ocidentais q se manifestassem pelos povos oprimidos da China, Arábia Saudita, Qatar etc.? Lembrando ainda q antes da guerra a Russia era A grande parceira da Europa, particularmente da Alemanha, mesmo após a ocupação da Criméia e a manipulação eleitoral. Se vai esculachar, seja coerente e gira essa metralhadora!

    4. Hermes Yaly

      Knudsen: "Toda araruta tem seu dia de mingau". O fato de Lula, por UMA vez, posicionar-se ao lado de um povo oprimido só confirma o aforismo. E, mesmo assim, porque o opressor é apoiado pelo Grande Satã do Norte, sem contar que hesitou por dias em chamar de grupo terrorista os criminosos que deram início ao conflito. Falta agora Lula mostrar que é solidário aos povos nicaraguense, cubano, norte-coreano, venezuelano, africanos diversos a quem deu nosso dinheiro aos seus ditadores, etc., etc.

    5. Ricardo Knudsen

      Como Piras teve dificuldade de interpretar os textos, me vejo obrigado a explicar. Yaly fez uma generalização, disse q "Lula sempre opta pelo tirano". Eu então mostrei um exemplo em q ele se opôs ao tirano, desmentindo o "sempre". A lógica é perfeita, não há crítica racional possível. Mas os argumentos pirados sofrem na verdade de outra coisa, desonestidade intelectual. Piras precisa achar uma razão para me criticar, virou sua obsessão desde q eu esculhambei uns seus argumentos no passado.

    6. Hernandez Piras

      "A" diz que Lula foi indiferente ao banho de sangue ocorrido no Irã quando da reeleição do Presidente Ahmadnejahd, "B" responde que "não é bem assim", afinal Lula tem protestado contra o genocídio do povo palestino. Lógica perfeita!

    7. Ricardo Knudsen

      Não é bem assim, Lula, por ex., defende o fim do genocídio dos civis palestinos em Gaza, perpetrado pelo tirano Netanyahu e pelas IDF. Está do lado do povo palestino oprimido. E prevendo sua resposta, ele tbém condenou o ataque terrorista do H.

  15. José Eduardo de Oliveira

    Será que Lula mira nesse método para 2026? Quem sabe até ele acate o ex-adversário e adote voto de papel, sem atas claro!

    Responda
  16. José Carlos Tridapalli Junior

    Ótimo artigo.

    Responda
  17. Enos Mendes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  18. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de uma imperdoável incoerência do PT e do Lula. Maduro realiza na Venezuela o sonho de Bolsonaro. Para se perpetuar no poder, ele conta com as bençãos dos militares e do judiciário. Era tudo o que Bolsonaro pretendia fazer.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Edmundo Alvarez Júnior, definitivamente, não dá pra te entender. O PT já entrou e saiu do governo uma pá de vezes, fora o tanto de vezes que tentou sem dar certo, e você ainda está nessa de dizer que o sonho do partido é se eternizar no poder? Cara, que conversê chato! O inelegível deixou claro o seu projeto de tornar-se um Maduro logo na primeira vez que esteve lá e você ainda com essa cantilena? Que chatura!

    2. Jove Bernardes

      Perfeito.

    3. Ricardo Knudsen

      Branco, ainda aguardamos, com esperança, q um dia vc diga algo coerente. Já rezou pro seu pneu hoje?

    4. Ricardo Knudsen

      Edmundo, estamos no quinto governo do PT, e eles nunca ameaçaram a democracia e ainda criaram a lei de acesso æ informação q deu transparência ao estado. Compare com o Bozo, q tentou um golpe no primeiro mandato. Não confunda o PT com seus correligionários bozistas.

    5. Edmundo Alvarez Júnior

      Não apenas o sonho de Bolsonaro, sempre foi sonho do PT e de Lula se perpetuarem no poder, felizmente muitos agora estão visualizando isto.

    6. Antonio Araújo

      Não há incoerência nenhuma. O que existe mesmo são máscaras de falsos democratas caindo. As similaridades de petistas e bolsonaristas são muitas, só não vê quem quer se enganar.

    7. Vinicius Branco

      Ate que enfim Anete falou algo coerente. Nunca eh tarde para acreditar.

  19. Abner de Siervo

    Lula anda dando muito tiro no pé. Vai ter problemas se quiser concorrer contra a extrema direita.

    Responda
  20. Amarildo Caetano

    O que o PT faz é dar munição para uma oposição tão autoritária quanto Maduro .

    Responda
  21. Marcelo Carneiro da Rocha

    O juiz deveria ser Thiago amparo e de sopetão.

    Responda
  22. Alexandre Pereira

    Fora a obsessão com Bolsonaro (que sugere pedir licença para criticar PT et caterva), um ótimo texto.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Como vc se dói pelo Bozo, hein? Amor inabalável, sempre passando o pano pra ele. A Venezuela é uma ditadura, e se desprezarmos o bozismo, iremos pelo mesmo camnho. Bem lembrado Thiago, Bozo e Maduro são almas gêmeas.

  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Haia

    Responda
    1. Antonio Araújo

      E nada é a mesma coisa.