Opinião > Lula normaliza a fraude eleitoral de um ditador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Tenho a solução : Lula propõe nova eleição, com urnas eletrônicas brasileiras, auditadas por especialistas internacionais e validadas pelos candidatos. ;-)
Cadê as urnas eletrônicas? Lá não tem voto impresso.
Cadê o observador pra dizer o que ocorreu lá? Até agora nada
Depois de ganhar aqui vai ganhar lá. Do mesmo jeito.
Gente, as ATAS ELEITORAS VENEZUELANAS vem aÃ. Mais umas duas eleições, chegam as primeiras, calma....
Lula age como grande estadista que vê os interesses estratégicos do Brasil, da América Latina e da soberania dos , contra a ganância do Império que quer se apoderar da maior reserva de petróleo do mundo, detida pela Venezuela, e que promete ser entregue pela oposição apátrida, depois de privatizada. Só ingênuos ou de má fé não percebem o motivo real dessa balbúrdia. Mas o povo venezuelano saberá mais uma vez defender sua pátria.
Esse aspas estadista aspas só nos envergonha.
Freitas, sabe o q bozistas vêem no espelho? O perfeito idiiiota bozolóide. Não q eles percebam, não sabem distinguir entre um idiooota e um não idddiota. Vc tá muito tenso e agressivo. Vai rezar pro seu pneu e pede pra ele lhe trazer paz e harmonia.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Isso é análise polÃtica ou sermão? Presidentes não são pagos para dizer verdades, mas para construir posições estratégicas. O que há de errado na atitude de Lula? Não está batendo bumbo pra Maduro dançar, não está fornecendo álibis para encrencas oportunistas na fronteira e, acima de tudo, não está assinando embaixo do embargo dos EUA, essa nação corajosa, que não hesita em mandar seus interesses à s favas para defender princÃpios. Né?
Quem diz que é democrata mas apoia ditaduras que oprimem o povo e fraudam, não passa de cÃnico mentiroso e hipócrita .
Quem diz q é democrático e faz um governo democrático, como o Lula neste seu terceiro mandato, é um democrata. Quem disse q iria dar um golpe e tentou, como o Bozo, é um fascistóide inimigo da democracia. Sobre quem apoia ditaduras, vc se referia aos governos dos USA, q normalizaram as ditaduras da China e da Arábia Saudita, e no passado foram aliados do Sadam Hussein?
O L é o maior hipócrita , enganador de ingênuos . É uma vergonha para o Brasil .
Paulo, concordo totalmente com você.
Vergonha para o Brasil era o Bozo, nos encontros internacionais fugiam dêle como se tivesse a peste. Quase certo, ele é a própria. Lula foi convidado ao G20 e Biden discutiu com ele o caso da Venezuela, logo ele é respeitado e vc mente sobre ele ser uma vergonha. Bozolóides são uma vergonha para o Brasil. Somos o único paÃs ocidental q elegeu, em eleição majoritária, um defensor da tortura e do fuzilamento sumário de adversários. E q disse q democracia não funciona. Parabéns!
O Grupo Folha é vil e aproveitador da desoneração da folha de pagamento, da qual é benefÃciário, contriubui fortemente para o desajuste das contas públicas, com os déficits da previdência e fiscal. Quando o governo bloqueia quinze bilhões de reais, seis da Saúde e Educação, recursos essenciais para o povo brasileiro, para ganhos indevidos de liberais mequetrefes, de faz de contas, da Folha.
A desoneração da Folha de Pagamentos deveria ser estendida para TODAS as empresas como forma de criar empregos. Empresas de alta tecnologia empregam pouca gente e o correto seria que a contribuição previdenciária incidisse sobre o faturamento. Em 1970 existiam em São Paulo mais de 500 mil bancários e milhares de operários metalurgicos empregados pela industria automobilistica. Hoje não passam de 200 mil e 10 mil respectivamente, com um faturamento ( e lucro) 20 vezes maior. Pense nisso!
Bravatas da Folha de São Paulol, bozo reconheceu o governo paralelo de Guaidó, que foi objeto de muito apoio da Folha - resolveu ou ajudou o povo venezuelano? Nem um milÃmetro. Argentina, no processo atual, ficou prontamente contra e acusativa - ajudou o povo venezuelano? Nem um milÃemetro. Estados Unidos, União Europeia e OEA, acusaram e apontaram fraude - ajudaram o povo venezuelano? Nenhum milÃmetro. O fato é que todos esperam algo de Lula, liderança e força que a Folha detesta.
Pode ser. Mas nunca li a Folha chamar de cÃnicas e covardes as declarações do TarcÃsio "Bibi" de Freitas e do Derrite sobre as matanças da polÃcia militar do estado.
Qual a diferenaça? A Folha de São Paulo normaliza a desoneração da folha de pagamento, da qual é beneficiária, assim como normaliza a altissima taxa Selic, em ambos o Grupo Folha é favorecido, contribuem fortemente para o desajuste fiscal. Cada qual esconde o rabo, ambos são deploráveis. Só a conta juros gira em torna de oitocentos bilhões de reais ano, individualmente, o maior desajuste das contas públicas. E aÃ, Folha?
Interessante notar como toda vez que critica o presidente (o que, aliás, acontece quase toda vez que fala dele), o Jornal insiste em lembrar seu partido. Por que nunca usou essa prática com outros governantes?
Votei no Lula nas últimas eleições por considerá-lo um mal menor, espero que Deus me ajude a nunca mais dar um voto a ninguém deste partido, que apoia ditadores como da Venezuela, Cuba, Nicarágua! OrasilDemocracia!
Não há democracia na Venezuela, portanto as eleições foram manipuladas e apoiar este tipo de pleito fraudado é um mau sinal.
A farsa patrocinada pelo chavismo expõe Lula e o petismo diante da sociedade brasileira: é patente o desprezo de ambos, Lula e PT, aos valores fundamentais da democracia (liberdade de expressão e organização, equidade na disputa polÃtica, ampla transparência na campanha eleitoral e na apuração dos resultados e submissão geral à vontade expressa nas urnas) nessa última eleição na Venezuela. Assim, fica a pergunta - até quando respeitarão a democracia brasileira?
A diplomacia brasileira está jogando bem, busca as provas de que a eleição foi correta, o fato de não haver boletins de ata eleitoral torna tudo suspeito. Tem que ter calma, pressionar até onde for possÃvel. O impasse ainda não está dado. Sugiro que quem puder leia a posição do NYT, está bem melhor que a da Folha. A quem interessa acirrar o caos na Venezuela?
Para criticar Lula e inflamar golpistas, mais uma vez tiram frase do contexto, escondendo nossa posição equilibrada e o respeito da lider da oposição na Venezuela, que agradeceu publicamente Lula na OEA; do Presidente dos EUA, que chamou Lula para alinharem propostas comuns; do governo argentino, presidido por Miele, que solicitou para o Brasil hastear nossa bandeira na Embaixada argentina, como representante diplomático dos interesses deles na Venezuela. Uma Diplomacia para a Paz.
A arrogância e confiança de que tudo pode do ditador Maduro indica que novos “imperialistas” estão sustentando a Venezuela. Por que o petismo se ajoelha para esse novo “imperialismo” fascista, ditador? A tão sonhada socialdemocracia está sendo enterrada no Brasil, tanto pelo bolsonarismo como pelo petismo.
Qual posição a Folha acha que o Brasil deveria tomar, partir para o confronto a la Milei/Peru ou manter a possibilidade de diálogo visando uma solução para o impasse? Acha que o isolamento da Venezuela derrubaria o Maduro? Não é o que tem acontecido com regimes fechados. O sofrimento que medidas simplórias de bloqueio econômico tampouco tem resolvido e apenas levam grande sofrimento ao povo. Esperava um pouco mais do destilação de veneno anti lulista.
Parabéns pelo editorial. É a Folha voltando a ser a Folha de São Paulo, lida em todo o mundo. Força, Fé e Coragem. Excelente. Estão no caminho certo!
Vc tá mais pra Deus, Pátria, Famìlia.
Posição do Lula foi a possÃvel diante das circunstâncias. Diferente da Colômbia e Chile, que podem questionar os resultados, o Brasil joga um papel de mediador no conflito, muito arriscado tomar posição oficial sem saber mais, coordenar com outros paÃses parece correto. Solicitar as atas de votação eh uma decisão racional. A decisão da OEA reforça que essa organização não serve a região. Lembro que nas eleições da BolÃvia a OEA alegou fraude na eleição e depois foi provado que não houve fraude.
Verdade!
Ok, mas é justo nessas horas que é importante não vacilar. Não houve uma eleição normal na Venezuela, e cobram-se as atas porque é real a possibilidade, digamos assim, de fraude eleitoral por parte do governo. Não pode haver mediador de um lado só.
Arabia Saudita, Catar ditaduras que a Folha apoia junto com os estados unidos
A Folha normaliza a extrema direita e distorce fatos. O governo não pode se pautar por “convicções “ numa questão delicada como a que se apresenta na Venezuela. Farsesca , portanto, é a Folha, que, sem pestanejar, abraça a oposição da direitista Maria Corina
Ditadura é ditadura! Maduro só cairá depois de muito sangue e posterior empalamento em praça pública. E pensar que o Lula apoia esse sanguinário! E pensar que tem gente que acha que é “narrativa”. E pensar que tem gente que apoia o Lula ( a maioria!)
Diga-nos em quem votou em 2O18/22 e saberemos quem és.
Não conhecia quem sofresse tanto quando pensa.
O que não queremos que aconteça é exatamente o que vc descreveu, uma guerra civil. Não queremos que gente seja empalada, Melhor tentar a diplomacia antes de dar tudo como perdido.
Folha normaliza conduta de Ditador em Is ra el
Um estado democrático cometendo um genocÃdio, acontece. A democracia americana tomou a força metade do México, comteu genocìdio em Hiroxima e Nagasaki e exterminou civis no Vietnam. A democracia britânica conquistou com violência o maior impërio colonial da história. Como disse Churchill, a democracia é o pior regime q existe, exceto todos os outros.
Is ra el é "democracia" com um ditador solapando o poder judiciário para se perpetuar no poder
Netanyahu é péssimo, mas Israel é uma democracia.
Fa z quase 02 anos
Folha normaliza conduta de um ditador na guerra de Israel contra a Palestina já faz quase 02 anos
A FSP como Vestal pretensamente neutra com outros ditadores ou aspirantes a (Trump, Milei, prÃncipe saudita, Orban), normaliza esses protagonistas, a exemplo do perverso primeiro ministro israelita (ops! sionista) e elege Maduro como o maior ditador da história. Evidente que com isso se alinha ao bolsonarismo para atingir a esquerda e ao governo Lula. Lamentável o farisaÃsmo da midia hegemônica do paÃs.
A imprensa se disfarça muito bem como meio de comunicação "isento" / "santo" / "Ãntegro" entre outras formas de colocá-los num pedestal de "idoneidade moral" e "acima do bem e do mal"
A Folha tem moral suficiente? Aquela que apoiou desde o primeiro minuto o último regime ditatorial brasileiro, emprestando até seus veÃculos para transporte de preso polÃtico? Ora, ora...
Alberto, essa é a versão da BÃblia, q é enviesada pra ter uma moral. Na história real, teve um monte de hipøcrita jogando pedra. Foram tudo pro inferno depois, mas antes disso deram um trabalho danado pra Jesus!
Se vamos escutar apenas quem tem moral suficiente, vamos ficar esperando como Jesus Cristo, quando desafiou a que atirasse a primeira pedra quem não tivesse pecado, né não?
Pusilânime é a FSP, q chamou a ditadura de 64 de "ditabranda", além de tê-la apoiado desde a origem e combatido o movimento estudantil por chamar a ditadura, vejam só, de ditadura!
Democrata? Alguma vez falou em defender a democracia? Quando?
Mais uma vez a militância petista vem em peso aqui mentindo para atacar o jornal. Sem surpresa.
Esmo porquê, isso é especialidade bolsonarista. Talquei
Para os eleitores sóbrios do PT e Lula , porque são duas coisas cada vez mais distintas, abonar a eleição de Nicolas Maduro na Venezuela é a certeza que nem o PT nem Lula são mais merecedores de confiança de seu eleitorado. Ninguém tem dúvidas que a democracia de Maduro é questionável e que o povo vive num total desrespeito de seus direitos civis. E vivemos nós a torcer por acertos de um governo que pouco se importa com o povo e seu eleitorado. Que lastima
Não adianta ficar dizendo isso . Lula é que tem que sofrer impeachment. Imagina ser à favor de ditaduras.
Um apoia ditaduras o outro tentou impor uma.
Vai esperando, não dá pra se conformar q o golpe falhou e vcs não vão implatar uma ditadura bozista no paìs? Perdeu, mané!
Como dá crédito a esse tipo de jornalismo? A vice-presidente americana, Kamala Horris reconheceu "...a vontade do povo venezuelano..." e ninguém disse que era feio. Francamente.
Lula está certo. Já temos nossos problemas. A Venezuela que resolva os seus.
Com tipos como Maduro lida-se com altivez, independência, brio. Lula acovardou-se até aqui, e isso é indesculpável. Independentemente da relação pessoal com o ditador, Lula é um relevante lÃder polÃtico sendo observado pelo mundo todo e não pode - não pode! - se dar ao luxo de dizer que não é com ele. Tem de erguer a cabeça e apontar, acusar, expor, e lembrar que o ditador lhe humilhou publicamente sugerindo que resolvesse suas apreensões com chá de camomila ou o que valha.
cinismo vil e cúmplice.é o desse jornal, dedicado a defender os interesses da Faria Lima.
Até um adolescente de 15 anos escreveria um editorial melhor. O maniqueÃsmo ingênuo e a incapacidade de análise são gritantes.
Não se pode normalizar ditaduras. Agora é importante notar que muitos que criticam os acontecimentos atuais não foram tão enfáticos em outros casos graves. A própria copa do mundo aconteceu numa monarquia que viola direitos humanos e dos trabalhadores que construÃram os estádios. E ninguém boicotou a copa. Vide também Eua e Arábia Saudita. Os europeus só boicotaram a Rússia depois da invasão da Ucrânia. Mas a Rússia já se comportava como ditadura antes e todos compravam seu gás natural.
Bem colocado, a velha indignação seletiva. A China é uma ditadura inflexìvel e ninguém chama os lÃderes de todas as democracias ocidentais de pusilânimes pq mantém relações com o paÃs e se calam sobre o autoritarismo do regime.
Lula e bolsonaro, são farinha do mesmo saco, um apoia ditaduras o outro tentou impor uma ditadura.
Seu comentário é completamente irracional. Deveria ser grato q a farinha no poder hoje no BR é democrática. A farinha bozista queria ditadura aqui e apoiava qquer ditadura de direita de lá: Putin, Orban, Arábia Saudita, Trump (tentou, né).
Exatamente.
O inelegÃvel executa ou tenta it as vias de fato como Maduro está fazendo.
Não precisa nem os jornalistas que são pagos pela folha para denegrir a imagem do Lula. Basta os Editoriais diários. Basta os donos do jornal. O editorial acusa que o precisa defende tiranias, sem escrúpulos, covarde, pusilânime. E nem escreve a palavra Presidente, escreve Petista, para tentar insuflar mais ainda os bolsonaristas.
Lula e bolsonaro, farinha do mesmo saco, um apoia ditaduras o outro tentou impor uma ditadura.
Vergonha sou eu assinar esse veÃculo de desinformação.
Lula tem que ser cuidadoso, talvez mais com a imprensa local até com o maduro. Primeiro maduro é a ponta de um iceberg, na venezuela o que existe é um a oligargracia, onde ele é a ponta do iceberg, submersos militares, alto funcionalismo, juizes, uma estrutura forte. A crise está nas portas do brasil e houve uma ameaça de invasão a embaixada argentina que poderia resultar em mortes. A imprensa quer que lula aponte os dedos e as vidas não são problemas dela, são noticias, dão dinheiro.
Muito bom, uma república patrimonialista, como qualquer uma que mantém o exercito entre suas instituições mais importantes. Mas Lula não pode passar pano para Madura, minimizar o que se passa na Venezuela. É importante denunciar essa atitude do presidente.
É a minha maior crÃtica a Lula e ao PT, é essa insistência em passar pano para as gravÃssimas violações de governos "cumpanheiros". Definitivamente é o lado errado da história, e é só ver quem apoia esses ditadorezinhos. Não faz sentido em falar de democracia e fingir que não olha para tiranetes ora tratados como amigos. Neste sentido, o PT e Lula se igualam aos bolsominions.
Eu gostaria que as pessoas vissem os editoriais da Folha de São Paulo desde 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985. A Globo filha da ditadura já se desculpou por ter apoiado o golpe, a Folha de SP que critica Lula por dizer que a Justiça serve para dirimir dúvidas até hoje nada disse sobre o apoio ao Golpe de 64.
Pusilânime é a FSP, q chamou a ditadura de 64 de "ditabranda", além de tê-la apoiado desde a origem e criticado os q chamavam a ditadura, vejam só, de ditadura!
Comentaristas tentando defender o Lula são patéticos, tudo tem limite
Lula e bolsonaro,são farinha do mesmo saco, um apoia ditaduras o outro tentou impor uma ditadura.
Cada um com seu autoritário de estimação, vimos meses a fio a defesa intransigente do senhor Neta Nyahu, com a contumaz censura democrática desse veÃculo. Todos sabem, inclusive Lula, que Maduro é um ditador, mas o que se fazer nesse caso? Espernear como o argentino Milei? O Brasil é o fiel da balança, por fronteiras, dÃvidas e posição geopolÃtica, a coluna da entender que o Biden deu uma ordem ao Lula, mas a coisa não é bem assim e lidar com tipos como Maduro não é fácil.
Ok, é por ai... mas o fiel da balança só serve se atuar bem afinado e Lula está pendendo para Maduro.
Concordo.
Não tem nada de anormal mesmo...o cara está dando golpe há mais década. Vai te catar Lula.
A tal democracia relativa… não existe ditadura do bem, que fique claro.
Mas o que é isto?! Não é um editorial! É um surto jornalÃstico intervencionista?! CÃnica pode ser a FSP que orquestrou a prisão polÃtica de Lula e apoiou um um impechmente kelseniano, sem crime de respobsabilidade, e agora se a pre sen ta, no caso da Venezuela, como juiz das relações internacionais. E, muito importante: onde está a indignação com fraude da oposição que também anunciou vitória sem provas documentais?!! A FSP se mostra tendenciosa e mesmo desequlibrada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Lula normaliza a fraude eleitoral de um ditador Voltar
Comente este texto