Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tito Bernardi

    Vários ióveis que foram tombados pelo patrimônio histório ficaram, depois, sem utilidade e abandonados pelo zeloso Poder Público e sem que os entusiastas do tombamento aparecessem com qualquer proposta. Foi assim com a mansão dos Matarazzo e vários casarões da Av. paulista, o "castelinho" da Av. Brigadeiro Luis Antonio e tantos outros imóveis.

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    A loja de "secos & molhados" do meu avô era patrimônio do centro de nossa cidade. Durou sessenta e dois anos . Fechou há exatos quarenta anos , mas o prédio foi tombado naquela época. Hoje está abandonado , dormitório de craqueiros, ninguém quer alugar aquilo . E quem se lembra da loja do meu avô ? Noventa por cento de seus clientes já morreram .

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Isso não vai acontecer com o Bar Balcão. Seu dono não quer fecha-lo e o clientes querem frequenta-lo.

  3. LUCIANO CARDINALI

    Bar Balcão é um patrimônio da cidade de São Paulo. Deveria ser "tombado" no melhor sentido da palavra. "Tombá-lo" para mantê-lo eternamente de pé!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Leia a matéria, senhor Dauner. O proprietário do Bar Balcão luta com denodo para preserva-lo aberto e não faltam clientes. Assim, seu comentário não faz sentido. Mais uma vez.

    2. marcos fernando dauner

      um bar é composto de imóvel, móveis, estoque, clientes , funcionários e proprietário . Quando não houver mais proprietário disposto a tocá-lo , quem irá fazê-lo ? leiam Eclesiastes, capítulo três . Nada/ninguém é eterno !

  4. Cleisson Moraes Bastos

    O avanços da urbanização é importante. Porém, o mesmo tanto de importância, ou deveria se ter; aos s pontos turísticos e históricos. Os arquitetos e também engenheiro poderiam praticar o que eles aprenderam na universidade - conservação da memória histórica do lugar.

    Responda
  5. CARLOS TARDIVO

    Pequenos comércios estão desaparecendo para dar lugar a prédios e mais predios.Descaracterizam os bairros, geram desemprego, acabam com pontos históricos como esse bar e por aí vai É uma pena!

    Responda
  6. marcos fernando dauner

    agora só falta algum intelectualóide defender o tombamento do local pelo iphan .

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Bem. A matéria é sobre o Bar Balcão em São Paulo, não sobre seu imóvel em Joinville. Portando, seu comentário não faz o menor sentido.

    2. marcos fernando dauner

      Eu tenho um imóvel tombado pelo patrimônio histórico . Está vazio há tempo . E já tenho uma coleção de boletins de ocorrência feitos na polícia civil, relatando invasões de vândalos, com furtos , depredação, vandalismos . Mas os carnês de IPTU, lixo, seguro, luz, água- precisam ser pagos todo mês . Imóvel tombado é uma maravilha - quando é dos outros , não teu ! .

    3. marcos fernando dauner

      Carto A. Se v. quiser pagar meus carnês de IPTU, lixo, seguro, luz, de imóvel tombado que tenho e não consigo alugar, podes me enviar teu endereço que os mando para ti .

    4. marcos fernando dauner

      Tombamento é maravilhoso para os olhos alheios. Mas quando v. tem um imóvel tombado - (que não interessa a ninguém, ninguém quer alugar) - apenas aos vândalos que lá entram para dormir e furtar o que ainda há no interior, teu discurso muda rapidamente.

    5. ADRIANO DE CASTRO MEYER

      E não deveria opinar em cidade alheia. Foque em Joinville.

    6. ADRIANO DE CASTRO MEYER

      Poderia sim ser tombado. Patrimônio histórico possui múltiuplas leituras e está sempre sob questionamento. Seu comentário apenas comprova sua desinformação. Perdeu uma chance de ficar quieto.

    7. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Merecia o tombamento. Apesar de ser "apenas" um bar, tem valor cultural imenso. Enfim, sou suspeito para opinar porque aprecio o bar e o frequento todas as vezes que vou a São Paulo.

  7. André Amaro

    É um bar, não é o coliseu. Fechou abre outro, pelo amor de deus.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Senhor Dauner. O imóvel onde funciona o Bar Balcão não está abandonado. Seu comentário não tem sentido.

    2. marcos fernando dauner

      maravilhoso é v. ter que pagar IPTU, lixo, seguro, luz, água de imóvel tombado que está vazio porque ninguém se interessa em alugar essas velharias . Apenas servem de dormitório para craqueiros .

    3. André Amaro

      Chegou a turma do "tudo que EU gosto tem valor cultural/sentimental" Sim, a cidade gira em torno de vocês.

    4. ANDRE GIANNINI

      Volte ao início e leia de novo. Não querem fechar o bar pra abrir outro. Querem comprar o terreno pra construir prédio residencial. Incorporadoras são sedentas por qq espaço de terra onde possam erguer prédios e desfigurar uma cidade

    5. Paulo Ribeiro

      Se fosse apenas um bar não seria defendido por tantos de forma tão apaixonada.

    6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Pode ser "apenas" um bar, mas tem valor cultural imenso. Esse "desapego" a valores imateriais mata a civilização, senhor André.