Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Evando de Abreu

    Rogério, mensalão, petrolão e agora quase arrozão, além de ser amigos de ditadores o faz merecedor de medalha de ouro

    Responda
  2. ROGERIO ANTONIO CARDAMONE

    Aonde estavam os Estados Suínos, pseudos paladinos da democracia, durante as três décadas de opressão, corrupção e atraso econômico social causados pelos regimes ditatoriais que dominaram a América Latina ?

    Responda
  3. PAULO ROBERTO HASSE

    Que ridículo para o Lula tentar convencer o Brasil e a comunidade internacional de que as eleições venezuelanas foram “ normais “ , as evidências em contrário são brutais .

    Responda
  4. José Cardoso

    Em geral, um regime autoritário cancela eleições que tem dúvidas de ganhar. Me parece que o Maduro realmente achava que ia levar e foi surpreendido. Deve estar sendo muito cobrado pelo grupo mafioso que o apoia pelo seu erro de avaliação.

    Responda
  5. André Silva de Oliveira

    Claro que a oposição venceu. A diferença agora é que a comunidade internacional se importou em acompanhar o processo eleitoral venezuelano que foi, aliás, fraudado desde o início quando o regime chavista criou constrangimentos à atuação da oposição interditando seus candidatos e estabelecendo regras que favoreciam o oficialismo. Vergonhoso o papel do governo Lula em todo o processo.

    Responda
  6. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Brasil chora a desgraça na Venezuela e o ex condenado falante está caladinho atrás de uma narrativa a favor do companheiro Maduro. Vergonha

    Responda
  7. Eládio Gomes

    Então, estão esperando o que para mandar os marines "defenderem a democracia"? Não é assim que sempre fizeram? Ah não...pera lá...melhor matar os venezuelanos de fome com sanções econômicas covardes, como fazem com Cuba há quase 70 anos. E antes que algum lambe botas se manifeste atacando o povo de lá, está claro que eles não reelegeram Maduro. E depois ficam enchendo o saco com a questão da imigração em massa de latinos para os EUA. Povo hipócrita...

    Responda
    1. Eládio Gomes

      Onde está a contradição em reclamar de embargos, meu caro? Imagine que você possua uma quitanda e que um sujeito poderoso, só porque não gosta de você, proíba todos os outros do bairro de comprar em seu comércio, sob pena de se indispor com ele? Estadunidenses e chineses se detestam e fazem negócios, mas na China não há democracia. Por que então não aplicar as mesmas sanções? Ninguém está pondo a culpa nos EUA, amigo, mas apenas apontando, aí sim, uma lógica contraditória e perversa..

    2. Rodrigues Costa

      Se não gostam e não precisam dos EUA então porque reclamam dos embargos? No mínimo, contraditório, não acha? Quem causa o sofrimento do povo venezuelano é ninguém mais do que o próprio Maduro, jogar a culpa nos EUA é que é hipocrisia. E outra: golpe é inadimíssivel, seja se direita ou esquerda. Quem defende golpe boa pessoa não é!

  8. Evando de Abreu

    Lula, o diminuto, vai continuar nos envergonhando

    Responda
    1. ROGERIO ANTONIO CARDAMONE

      Em termos de vergonha há nada que alguém possa fazer que chegue sequer perto do que assistimos durante o desgoverno do Capetão Bozo Cloroquina

    2. Eládio Gomes

      Vergonha...algo que você parece apreciar muito passar...

  9. KLAUS GUNTHER URBAN

    A questão aqui não é uma discussão entre esquerda e direita. A questão é democracia e justiça. A oposição postou os documentos que provam a vitória de Gonzales. Estados Unidos fez as contas e chegou a esta conclusão. Parabéns aos EUA e que outros países sigam o mesmo caminho. Chega de ditadores e militares no governo.

    Responda
    1. Eládio Gomes

      Então os EUA podiam começar questionando a dinastia Saudi, amiguinhos sanguinários deles, na Arábia (até o país tem o sobrenome dos caras). Lá não tem nem eleição, ainda que fraudada como a venezuelana. A lógica estadunidense e de seus admiradores, para o que chamam de democracia, é darwiniana e hipócrita.

  10. Andréa Bandeira

    O jornal só aceita publicar opinião que coaduna com suas reportagens. Mesmo que a reportagem traga fatos inverídicos e sejam eivadas de opinião.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Melhor você ler o New York times e outros. Até o Globo. As notícias são as mesmas, mas vocês da extrema esquerda não aceitam fatos.

  11. Ataualpa Sousa Borges

    Hoje o Jornal Argentino Clarin soltou materia de primeira página elogiando a posição do Brasil no problema Venezuelano. Enfatiza a liderança de Lula na América Latina. Publica os agradecimentos do fas cista Milei ao Brasil pir assumir a Embaixada Argentina na Venezuela. Só os vira-latas da imprensa brasileira não mostra ao povo o respeito que tem nossa diplomacia.

    Responda
    1. Ataualpa Sousa Borges

      Evandro de Abreu. Lambe sa co de la drão se ra cha dinha e jo ias e fas cis tas

    2. Evando de Abreu

      Sabemos que o cara do mensalão, petrolão e quase arrozão ama o maduro e outros ditadores como Ortega e família Castro. Argentina realmente não tinha em quem confiar a sua embaixada, mas sabe que estamos com Milei

  12. Manoel Raimundo Alves

    O fato do CNE não querer divulgar as atas de votação das urnas, é prova cabal de que tem “caroço no angu”! Não sou favorável à direita, mas , em eleições, na democracia, quem ganha leva. É a lei!

    Responda
    1. Evando de Abreu

      A extrema esquerda de lá, como aqui, não sai pelos votos meu caro. Fraudam com a maior cara limpa. Igual as nossas urnas sem recibo.

  13. Evando de Abreu

    Ricardo, ninguém precisa se referir à ditadura secular da China e de outros como Coréia do Norte, Rússia. Elas existem, são ditaduras de estado. Lula também não fala de nenhuma delas, nenhum presidente as menciona. O problema é que o seu ídolo está tendencioso a ficar na contra mão, apoiando ditaduras recentes e sanguinárias como a do Maduro, Ortega e de alguns países Africanos, onde inclusive aplicou nosso dinheiro a fundo perdido, como fez com Argentina para atrapalhar Milei 6bi.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A propósito, a ditadura atual da China subiu com Mao, depois da segunda guerra. A da Russia, subiu com o Putin, muito depois da queda da União Soviética. A da Coréia subiu depois da guerra da Coréia, nos anos 50. Nenhuma delas é "secular", como vc diz. Ditadura de estado? O q é isso? Vc teve alguma pretensão de parecer q entende algo de história e política? Na Coréia do Norte a ditadura passa de pai pra filho. Na Rússia, de Putin pra Putin. Santa ingüinorança!

    2. Ricardo Knudsen

      Se entendi bem, o negócio seria "acompanhar a mão" das ditaduras estabelecidas, enquanto explorara sua mão de obra e recursos naturais a bom preço. E seletivamente se opor a uma ditadura aqui, outra acolã. E qdo possível, trazer o Bozo, ou o poste Tarcísio, pra fazer a ditadura no Brasil. Essa ditadura nova vc apoia, né? Um apoiador seletivo de ditaduras. E o Moraes é q é imoral?

  14. Lis P Junqueira Safra

    Lula deve ter ficado chateado com o companheiro. Agora espero que o tapete não seja de ouro

    Responda
  15. max ribas

    Sem fazer juízo de valor: a gringa pensa que é dona do Mundo kkkkk. Imaginem a seguinte notícia: "Brasil reconhece a vitória da oposição na França e exige a imediata condução de Le Pen ao poder". Cada vez me convenço que Putin sabe o que faz.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O Brasil não faria isso pq não há evidência, nem a menor suspeita, de fraude nas eleições na França. Já no caso da Venezuela, o Brasil sinalizou sua desconfiança ao não reconhecer as eleições, após vários dias, e se aliar ao México e Colômbia para requerer as atas. E Amorin referendou a avaliação independente da Carter, q disse q o pleito não foi democrático. Brasil e USA tem diferentes estilos de jogar poquer, digo, diplomacia.

  16. André Luiz

    Maduro e o PT são farinha do mesmo saco. Ainda bem que no Brasil temos um Congresso independente, que com todas as suas vicissitudes impede que o autoritarismo viceje em nosso Pais e a democracia seja mantida.

    Responda
  17. Ricardo Lobo

    Já fizeram isso com o palha. @ço guaidó, novidade nenhuma. Mas o alvo é um só, petróleo venezuelano.

    Responda
  18. José De Almeida Soares

    Maduro é um bolsonarista de esquerda.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Ou seja, tão iliberal e autoritário quanto Lula que o apoia.

  19. jane Ventury Leal

    Votei no Lula e esperava essa decisão dele ,que envergonha nosso país,pois para defender um ditador cínico e ridículo,sacrifica a vida de milhões de venezuelanos que depauperados ,com sarampo,tuberculose e hanseníase são obrigados a marchar na selva de Darien(marcha da morte),ou serem quase indigentes em São Paulo ou Nova York.Lula ,você é Vo-responsável por essas vidas !!!

    Responda
  20. Wil Leon

    Agora azedou. O Biden não concorda com o Luiz. O Luiz vai ficar sozinho na defesa do ditador que esta maduro, aprodrecendo.

    Responda
  21. Raimundo Nonato Martins de Santana

    Onde tem petróleo, lá estará os estadunidenses com seus interesses ou já esquecemos do pré sal brasileiro? assim que os americanos ficaram sabendo inventaram uma tal operação lava-jato que arrebentou com toda a nossa indústria naval e da construção civil, eles não sabem organizar eleição no país deles, lá quem ganha não leva, ou já esquecemos da disputa Hilary x Donald tramp a Hilary ganhou com três milhões de votos más não levou simples assim.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Petróleo..

    2. Ricardo Knudsen

      Caso vc não tenha percebido, os marines americanos, tbém as vezes chamados de estadunidenses, não desembarcaram no Rio para tomar a sede da Petrobras, nem capturaram suas plataformas no mar. Isso q vc inventou chama-se "teoria da conspiração", q é uma alternativa chique pra dizer q é estória de maluco. Aqui o Bozo se elegeu pq tem muito fascistóide no país, nada a ver com o petrólio.

    3. Vinicius Branco

      Que f stival de babozeiras. Acordou inspirado, nao?

  22. Andréa Haddad Gaspar

    E quem são eles para terem a prerrogativa de interferir na soberania de outro país? É de um colonialismo nojento. A OEA é outro pau mandado que botou a Bolívia a enfrentar um golpe de estado para depois reconhecer que houve lisura na contagem de votos. Estamos cansados dessa ingerência americana e da subserviência daqueles que a aceitam, leia-se, a direita daqui. Cuidem das suas próprias vidas. Gente imbecilizada.

    Responda
    1. max ribas

      Olha que vai ter muito lacaio respondendo assim: "purquê us istadus unidus são o país do bem, meu" kkkkk

    2. Ricardo Knudsen

      Ë prerrogativa de qquer país reconhecer ou não o governo de um estado estrangeiro. De fato, pela lei internacional ditadores podem até ser presos por crimes contra a humanidade, como ocorreu com Pinochet e pode ocorrer com Putin, q tem um mandato de prisão contra si emitido pelo TPI. Nada disso é interferência na soberania de um paìs. Pelo seu raciocínio, não poderia haver sanções contra a Russia por invadir a Ucrânia, nem Netanyahu poderia ser prêso por ordem do TPI pelos crimes em Gaza.

    3. Vinicius Branco

      Mais uma adepta do ianques go home. A Libelu ainda esta viva, né?

  23. Evando de Abreu

    Lula, chefe maior da extrema esquerda do Brasil, capitaneada pelo PT, MST que veneram ditadores só nos envergonha. Bolsonaro já teria manifestado que este país não apoia Maduro, Ortega e tantos outros que o descondenado aplaude e apoia

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Pois é, mas o Bozo não se manifestou contra as ditaduras da China (só antes de se eleger, depois afinou) ou Arábia Saudita (Ah, as jóias democráticas!). E apoiou a tentativa de golpe de Trump, q emularia um ano depois. Sabe, aqueles ataques do 8 de janeiro em Brasília. Feito por aqueles q vc considera heróis, q colocaram bomba em caminhão de combustível e depredaram prédios públicos. Tadinhos, todos em cana. Reza pro Pneu pelas suas almas (ou melhor, espíritos de porco).

    2. Ricardo Knudsen

      Não aprendes o conceito de extrema, hein?.Extremistas até chegam ao poder pelo voto, mas depois dão um golpe e permanecem. Nunca ocorreu com o PT, ocorreu com o extremista Bozo. A extrema-esquerda não admite propriedade privada, livre organização de partidos e liberdade de expressão. O PT está em seu quinto governo, sem nunca ameaçar nada disso. Pra quem acha q os golpistas do 8 de janeiro são prisioneiros políticos, como vc, até a Kamala e o Alckmin são comunistas.

  24. Marcelo Bondioli

    Os EUA não perdem a mania de se intrometer nos assuntos da América Latina. Nunca se estressaram com Pinochet ou Stroessner, muito pelo contrário, deram apoio para suas ditaduras sanguinarias.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Os USA na verdade apoiaram várias ditaduras nas Américas, inclusive no Brasil e na Argentina. Se isso lhes tira a credibilidade sobre sua fé democrática, não muda o fato de q a Venezuela é uma ditadura e q Maduro fraudou as eleições. É prerrogativa de qquer país reconhecer ou não um governo. Lula ainda não reconheceu o novo mandato de Maduro e se aliou a México e Colômbia para requerer as atas. Trata-se de pressão diplomática legítima, não é intromissão em assuntos de outros.

    2. max ribas

      Não diga uma coisa destas. Us istadus unidus também defendem países do bem, como por exemplo a Arábia Saudita, e isto em dois mil e vinte e quatro. Us istadus unidus são o país do bem kkkkkk

    3. Vinicius Branco

      Vc ainda vive nos anos 70? O tempo passou e so vc nao viu.

  25. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Inacreditável o que o Lula está fazendo com a sua imagem.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Evando, depois q vc chamou os golpistas do 8 de janeiro de prisioneiros políticos, sua imagem de democrata já foi pro buraco. Não mais essa palhinha q vai fazer diferença.

    2. Evando de Abreu

      Com a nossa imagem.

  26. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Será que os petistas e o Lula não estão vendo, que irão perder todas as eleições, por causa desta fixação?

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Está dando munição pesada para os bozos.

  27. Alvaro Almeida

    Novidade! É o tio San mostrando suas garras!

    Responda
  28. Helcio Caetano Goulart

    Ditadores nas Américas, quer sejam de extrema direita (Bolsonaro), ou de esquerda ( Maduro), são um escárnio. Se pelo menos ambos fossem seres corretos, até que daria pra se analisar em um estado de pesadelo, mas eles, não dão não. Ruins demais!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Evando, chamar um ministro do Supremo de ditador imoral configura difamação, talvez até calúnia. Dá cadeia, viu? Depois não vai reclamar q virou prisioneiro político, talquei?

    2. Ricardo Knudsen

      Evando hilário, se dizendo de direita não extrema e se insurgindo contra a "ditadura de Moraes". Também chama criminosos golpistas de prisoneiros políticos. E votou no Bozo, q defende tortura, fuzilamento de adversários e golpe de estado. Imaginem se ele fosse extremo!

    3. José De Almeida Soares

      O maduro é um bolsonarista de esquerda e o bolsonaro é um madurista de direita.

    4. Evando de Abreu

      A extrema esquerda petista apoia todos os ditadores e facções ter-roristas. Somos da direita, sem extremismos, enfrentando a ditadura de Moraes o imoral.

  29. Jorge Oliveira

    Os EUA deveria cuidar de sua miséria de suas centenas de milhares pessoas vivendo na miséria física e mental do povo americano e de milhões de presidiários, da violência e prostituição infantil e de toda caos e desgraças que vivem o povo norte americano e deixar usar Venezuela e esconder os caos, flagelos e a sujeira do Tio Sam......?

    Responda
  30. Gino Passos

    Se eles podem decidir sobre os processos internos de um país soberano, a gente também pode. Que merda é essa de enviar bombas e dinheiro pra um país de apartheid praticar genocídio?

    Responda
  31. andre lunardelli

    Perfeito!

    Responda
  32. Gino Passos

    Embolou-se o meio-de-campo, pois batem de frente com Rússia e China, ignoram os outros e atropelam os negociadores "cucarachas".

    Responda
  33. Neucir Valentim

    Os Estados Unidos até hoje não conseguiram resolver a questão da eleição do Trump, querem dar lição a qualquer país da América do Sul, acho que houve fraude na Venezuela, mas os Estados Unidos não tem que se meter nisso, tem que ser gente que saiba apurar com rigor e independência.

    Responda
  34. Lis P Junqueira Safra

    Lula Venezuela te espera

    Responda
    1. Alvaro Almeida

      Chora ba cama, bolsonarista !

  35. Lis P Junqueira Safra

    A sugestão foi interessante também cortar relações com o Brasil.

    Responda
  36. Rodrigo Cabral

    E agora, Lula?

    Responda
    1. José Luis Alves da Cunha Cunha

      Apareceu outro vaidor.....?