Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS Alberto Corteletti

    Será que Amorim acredita em papai Noel? Órgão eleitoral é subordinado ao governo, judiciário idem. Esperar o que dessa situação. Desesperador para a população venezuelana. Divulgação das atas depois de seis dias é querer tapar o sol com a peneira.

    Responda
  2. Nelson Vidal Gomes

    Acreditar em Maduro ou fingir que se acredita nele é ser igual ou pior a ele. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  3. Ary Dantas oliveira Junior

    Oh amorim, e' claro que a oposição não provou nada até Gora, tá todo mundo preso. Deixa de ser inocente, muito fraquinho esse enviado

    Responda
  4. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Toma chá de camomila...

    Responda
  5. Gustavo Mendes

    O Brasil já não é somente um anão diplomático, coisa que sempre foi e nunca deixou de ser; agora é um anão moral, cúmplice, incentivador, sustentáculo e amigo de uma ditadura tosca, vil e sanguinária. É o momento mais baixo da diplomacia brasileira.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Gustavo, eu não defendo a diplomacia de Lula em relação à Venezuela, pois sempre considerei Maduro um ditador e um erro passar o pano pra ele. E não tenho dúvida de q as eleições foram fraudadas. Não bastasse a avaliação do Carter Center, a desculpa do hacker é ridícula. Mas eu me reservo o direito de esculhambar hipócritas bozolóides, q pediram um golpe aqui e agora fingem se importar com a ditadura lá. Oportunismo político. Querem aplauso? Peçam cadeia pro Bozo.

    2. Gustavo Mendes

      Caro Ricardo, defenda Lula e sua diplomacia sem citar o Bolsonaro. Está lançado o desafio.

    3. Ricardo Knudsen

      Os eleitores do Bozo é q são anões morais e esperavam um golpe de estado, com muitos fuzilamentos, torturas e estupros. Afinal, votaram nele pq o Bozo nunca escondeu o q faria se chegasse ao poder. Tentou, falhou, fugiu pra Miami e deixou os bagrinhos do 8 de janeiro se ferrarem. Resta esperar justiça, com o Bozo em cana.

    4. Pery Pedro

      A Venezuela é uma democracia e tudo está dentro da normalidade lá. Já você me parece que está duvidando do nosso governo e, portanto, tentando um golpe de estado?

  6. fernando sombini

    Decepcionados estamos todos nós brasileiros com este governo tendencioso, protetor de ditaduras esquerdistas.

    Responda
  7. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

    Esse sujeito acredita em Papai Noel !

    Responda
  8. Edmundo Alvarez Júnior

    Sensação que foi enganado, coitado.

    Responda
  9. Celso Luis Kolakowski

    Esse senhor e seus partidários adoradores de ditadores, que se mudem para o país vizinhos, que tanto idolatram.

    Responda
  10. Dante Ferreira Moreira

    Que coisa, Celso Amorim, “está decepcionado com a demora” Isso não é diplomacia é negligência, conivência, omissão e vergonhoso!!

    Responda
  11. NACIB HETTI

    O Brasil está decepcionado com a passividade do seu governante.

    Responda
  12. CLAUDIO VASCONCELOS

    irritante essa declaração, esta demorando porque é demorado falsificar novas atas.

    Responda
  13. Pedro Piedade

    Cegos na ideologia. Não conseguem ver o óbvio, qual seja, que não existe democracia naquele pobre país sul-americano

    Responda
  14. Joabe Souza

    Respeito muito Celso Amorim, entendo que a posição dele é muito delicada e acho que é preciso ver a íntegra da entrevista. Mas não é factualmente correto dizer que "a oposição coloca dúvidas [quanto ao resultado], mas não consegue provar o contrário". Se as atas divulgadas pela oposição já contrariam o resultado oficial, o ônus da prova agora está com o órgão eleitoral e o governo. Se o Brasil quer se manter credenciado como mediador, deve evitar fechar as portas dos dois lados.

    Responda
  15. Waldir Roque Maffei

    .Se o Lula fizer como os EUA e reconhecer a vitória da oposição, vai mudar alguma coisa? O dólar vai diminuir, o petróleo vai baixar? Os jornaloes e tvs brasileiras são os palpiteiros de primeira hora. Pois bem, o Brasil rechaça a eleição (fraudulenta) de Maduro. A mídia vai escrever o que mais? Ah, foi tarde demais (nunca estão contentes!). Então México e Colômbia estão errados, pois compartilharam a nota conjunta com o Brasil?.

    Responda
    1. Gustavo Mendes

      Um exemplo perfeito do que se trata o humanista democrata de esquerda brasileiro..

    2. fernando sombini

      Penso que o Brasil, como líder e maior pais da América do Sul precisa sim se posicionar claramente contra a ditadura corrupta, que persegue e prende sem nenhuma acusação formal. Este governo está vergonhosamente em cima do muro, se omitindo!

    3. Dante Ferreira Moreira

      Nao misture as coisas, rapaz! Jornalões, jonalinhos, posts e comentários tratam da mesma coisa: uma ditador que perdeu a eleição e não aceita. O que está está sendo denunciado.

  16. Joao Luiz Coimbra

    Eu não sei por que esse governo insiste tanto em bajular esse com unista? O cara levou a Venezuela a miséria, fica ameaçando tomar o território da Guiana, o que pode causar uma guerra. O povo saindo em massa desse país para não passar fome.

    Responda
  17. Daniel Marques

    Amorim é o poste de Lula para a Venezuela. O cumpanheiro-mor não quer se indispor com Maduro e tampouco com os brasileiros, logo manda o barba sennil sentar em cima da bomba. Foi assim com Dirceu, Vaccari e é agora com Gleisi e Gleidi.

    Responda
  18. Neucir Valentim

    Celso Amorim tem uma longa cargueira e grande experiência, desde a época que foi chanceler de Fernando Henrique Cardoso, não se pode desprezar sua percepção do mundo até porque é um dos chanceleres mais respeitados no mundo.

    Responda
  19. lenise de souza ferreira

    República bananeira aplaudida por Lula e sua trupe.

    Responda
  20. Maurício Pitta

    Decepcionado? Não diga!!! A quem deseja iludir, enganar?

    Responda
  21. Luiz Antônio I

    O Brasil tem que dar uma banana madura pro Maduro, mas para isso os atores políticos têm que ter algum princípio de dignidade.

    Responda
    1. Neucir Valentim

      É o que os EUA desejam com a maior reserva de petróleo do mundo os americanos na Venezuela, estão doidos para pegar a Venezuela. Você viu alguma manifestação dos americanos com o golpe na Bolívia,? Nem verá, só se preocupam onde tem petrólo.

  22. Evando de Abreu

    Amorim, Lula, itamarati anões

    Responda
    1. Gustavo Mendes

      O bolsonaro não é mais o presidente, waldir. Ele sequer pode ser eleito. O presidente do país é o Lula, desde de primeiro de janeiro de 2023, caso o senhor não se lembre.

    2. Waldir Roque Maffei

      Manda o Bozoo

    3. Neucir Valentim

      Celso Amorim tem uma longa jornada, foi de chanceler de Fernando Henrique a um dos homens mais respeitados na ONU e no mundo, tem lar de experiência, ninguém pode dizer que é um anão diplomático.

  23. Julio Oliveira

    Não sei se este Amorim está sendo ingênuo ou tolo, ou as duas coisas. Qualquer criança sabe que Maduro não iria aceitar a derrota de jeito nenhum, não há nenhuma dúvida que a Venezuela é uma ditadura travestida de democracia. Não há dúvidas, a oposição venceu a eleição. A postura do Brasil é vergonhosa.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Se o Lula fizer como os EUA e reconhecer a vitória da oposição, vai mudar alguma coisa? O dólar vai diminuir, o petróleo vai baixar? Os jornaloes e tvs brasileiras são os palpiteiros de primeira hora. Pois bem, o Brasil rechaça a eleição (fraudulenta) de Maduro. A mídia vai escrever o que mais? Ah, foi tarde demais (nunca estão contentes!) Então México e Colômbia estão errados, pois compartilharam a nota conjunta com o Brasil?

  24. Marcelo Bondioli

    Quanta ingenuidade!

    Responda
  25. Benedito Claudio Pacifico

    Maduro nunca pretendeu deixar o poder tal como bolsonaro , como detém o poder absoluto sobre os órgãos eleitorais não precisou desacreditar as urnas , apenas sumiu com os resultados , bolsonaro queria ter um poder igual no Brasil.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Tira Bolsonaro disso. Ele é amigo do seu ídolo, aquele do mensalão, petrolão, quase arrozão e que adora ditadores

  26. Sérgio Pombo

    Que contraste entre esses "maduros" que estão no governo brasileiro e aquelas meninas que se declaram felizes por representar o Brasil na olimpíada. Uma vergonha sermos representados por esses Celsos Amorins da vida.

    Responda
  27. Markus Nascimento

    E ficará mais decepcionado ainda. Quem mandou bajular um ditador?

    Responda
  28. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    E, nos decepcionamos com o Lula.

    Responda
  29. José Cardoso

    As tais atas estão sendo torturadas no momento, e em breve confirmarão a vitória do Maduro.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Genial, rs

  30. JOSE MARQUES FILHO

    Decepcionados estão nós brasileiros democratas com a conivência do governo com o ditador venezuelano.

    Responda
  31. Maria jose dos santos

    Esta claro para nos eleitores de Lula que ele esta do lado desse Ditador .Na ONU o Brasil se absteve para a Venezuela mostrar as atas .Esta claro para nos infelizmente que Lula protege Maduro e fica dizendo o contrario infelizmentw nem 24 3 nem 26 voto no PT.

    Responda
  32. André Silva de Oliveira

    Além do noticiário, há robusta literatura em ciência política apontando a Venezuela como uma ditadura - e há muito tempo. Como diplomata, Celso Amorim não pode fazer cara de paisagem e dizer que foi surpreendido com as atitudes de uma ditadura reconhecidamente feroz.

    Responda
    1. Maria jose dos santos

      Cara para nos idiotas eleitores ver.Que decpcao

  33. Roger Hoefel

    Este parece ser um bonequinho do maduro, decepcionante para nós democratas.

    Responda
  34. Marisa Coan

    Das duas uma, ou Amorim apenas faz o jogo que seu chefe deseja de defender o amigo ditador, ou é um rematado ingênuo que acredita na pureza da sinistra bananeira de Maduro.

    Responda
  35. José Freitas

    Amorim deveria estar preocupado com a falta de transparência do sistema eleitoral brasileiro que não permite auditoria da "vontade popular" pela inexistência de comprovantes dos votos. Na Venezuela o CNE controlado pelo governo não divulga as ATAS DE VOTAÇÃO que confirmariam sua derrota. No Brasil o TSE não divulga os MAPAS DE URNA que confirmariam a derrota de Lula. Tanto la como cá o presidente teria sido eleito com "maioria" de 2% sobre o adversário quando as ruas indicavam o contrário.

    Responda
    1. José Freitas

      Sérgio Pombo, segundo o site do TSE o Brasil conta com 472.000 Seções eleitorais , que emitiriam 472.000 MAPAS DE URNA , eletrônicos (não fisicos) , para totalização no TSE. Como seria possivel acessá-los em menos de 72 horas sendo que o "resultado" da eleição é divulgado em menos de 6 horas? Mesmo que fossem auditados por amostragem não teria como se comprovar sua autenticidade sem o confronto com os comprovantes de voto em cada Seção Eleitoral , uma vez que as famosas urnas não os imprimem?

    2. Evando de Abreu

      Perfeito

    3. Sérgio Pombo

      Engano seu meu caro. Aqui também são emitidas atas resumo das votações por sessão eleitoral, e quem sabe somar pode apurar fisicamente o total dos votos.

  36. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Quanta giástica para montar mais uma narrativa. "A oposição fascista quiz dar um "gorpe". Os companheiros Amorim ,lula e Maduro são farinhas podres do mesmo saco

    Responda
  37. Antonio Ferreira de Castilho

    Sr. Amorim lambendo botas de Maduro!

    Responda
  38. marcos fernando dauner

    como a grande maioria dos peh-teh-bas , ele também está com PVV . Eu li o livro biográfico dele - Celso Amorim - Conversa com jovens diplomatas . ele deveria ficar em casa e não queimar sua rica biografia .

    Responda
  39. Ricardo Ferreira

    O sr. Celso Amorim tem um amplo histórico de passar pano para ditaduras de esquerda, não tem credibilidade. Ele diz: "a oposição não consegue provar". Como assim? É o governo, responsável pela eleição, e que se declara vencedor é quem tem que provar. É o seguinte, a eleição na Venezuela (e até petistas sabem disso) não foi uma eleição limpa. A proibição de opositores de participarem, o amplo uso da máquina estatal pelo governo, a censura a imprensa...

    Responda
    1. José Freitas

      Por enquanto Bolsonaro esta impedido de participar das eleições de 2026 mesmo sem ter sido condenado, em situação semelhante à de Corina Machado. Na Venezuela a oposição impedida de participar tem sim como provar sua vitoria divulgando as "ATAS" para fiscalização dos observadores internacionais . No Brasil o TSE não divulga os 'MAPAS DE URNA" impedindo qualquer tipo de fiscalização. Quem vai abrir essa "caixa preta" ?

    2. Ricardo Ferreira

      ...sem contar a proibição de fiscais da coligação opositora de acompanhar a contagem de votos já é motivo mais que suficiente. E o sr. Amorim ainda reclama das sanções? Oras, senhor, a crise venezuelana, além do imperativo moral de se condená-la, deve sim pagar pelo seu arbítrio, já que ela resvala para outros países que recebem os refugiados.

  40. CHEDES PACHECO DA SILVA

    Me parece que as ambas atas foram alteradas. Nenhum dos lados querem apresentar as adulterações, porque é crime. Maduro diz que ganhou, oposição diz que não, mas se nenhum deles mostrou prova, o achismo não pode fazer parte da diplomacia. Certo o Amorim " Macaco velho, não enfia a mão em cambuca".

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Oposição criou até um site mostrando. Atas.

    2. Thiago Cury Ribeiro da Silva

      Como a oposição vai mostrar algum documento oficial se quem os tem é a CNE que não apresentou nada. Acho uma tremenda hipocrisia essa falsa equidade que tentam fazer, principalmente o DinoCelso. Quem tem o poder de declarar os dados comprobatórios é o CNE, controlado pela ditadura, que não o faz. Portanto, há algo de podre aí.

    3. Heitor Castelo Branco Rodrigues Alves

      Tem alguma evidências que as atas de oposição foram adulteradas? Vários observadores internacionais coletaram atas e divulgaram nas redes, inclusive brasileiros.

    4. Ricardo Ferreira

      Quem tem que provar que ganhou é o governo, responsável pela organização do processo.

  41. Lis P Junqueira Safra

    Decepcionado vai ficar a hora que o Brasil ficar desmoralizado. Lula tá louco.

    Responda
  42. Mario Luiz Frungillo

    Só se desilude quem se iludiu.

    Responda
  43. antonio mateos

    Parece haver uma única razão para, até o momento, não terem sido exibidas as atas eleitorais (ora, a proclamação do resultado pressupõe encerrada e tabulada a contagem): devem estar em processo de maquiagem….

    Responda
  44. Ricardo Knudsen

    Como a oposição poderia provar q ganhou se o processo eleitoral é controlado pela ditadura de Maduro? E pq temer em avanço a perseguição de chavistas, se Lula crê q o judiciário venezuelano ë confiãvel e independente? E seria justo chamar de "perseguir" aqueles q tenham de fato cometido crimes? Não é provável q uma investigação independente prove q Maduro e subordinados cometeram vários crimes?

    Responda
    1. José Freitas

      Se Maduro tivesse vencido as eleições seria o primeiro a divulgar as "ATAS DE VOTAÇÃO" que confirmariam sua vitória. Quem o declarou eleito foi o CNE que ele controla. No Brasil o TSE, controlado pelo governo, não divulga os MAPAS DE URNA e , rapidamente, declara Lula eleito. Lá da para fazer auditoria externa com os comprovantes de voto. No Brasil eles nem existem ! O PT e Zé Dirceu ja parabenizaram o cumpanheiro eleito. Os EUA ja declaram que Maduro perdeu. Em quem voce acredita?

    2. Paulo César de Oliveira

      Muito provável que a eleição tenha sido fraudada e que Maduro ou pessoas a ele associadas tenham cometido crimes nos últimos anos, inclusive assassinatos, corrupção e envolvimento com o narcotráfico. Todavia, a concessão antecipada de uma anistia aumentaria as chances de uma transição pacífica. Eh preciso que Maduro e seus apoiadores tenham a tranquilidade de saber que não serão processados caso aceitem entregar o poder. A oposição tem que deixar uma saída para os chavistas.

    3. Paulo César de Oliveira

      Muito provável que a eleição tenha sido fraudada e que Maduro ou pessoas a ele associadas tenham cometido crimes nos últimos anos, inclusive assassinatos, corrupção e envolvimento com o narcotráfico. Todavia, o

  45. PAULA FARIA

    Amorim enlameou sua bem sucedida carreira de diplomata. Claro que ele não tem contato com os refugiados do regime chavista que, no Brasil, se tornam mendigos e pedintes espalhados por toda parte.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      De acordo, Paula Faria. Se tivesse tido contato com os refugiados, saberia o quão dura e insuportável a vida se tornou na Venezuela.

    2. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

      Que opinião deste leitor mais cheia de odio! Nenhum fato nem argumento. Uma vergonha!