Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joao Braga

    Povos indigenas (aprox/e 500 mil) representam 0.5 % da população. Detém 14 % do território nacional. Não precisam de mais terra e sim educação, saúde, oportunidades... Só interessa a esquerda e ONGS manter nossos irmãos no século 16. Não existe arco e flecha nos USA, Canadá..etc. Na Suécia os ex vikings são universitários. Essa nossa política é injusta com nossos povos primitivos e seus descendentes mantendo-os indefinidamente a margem da civilização. É óbvio!

    Responda
  2. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Cabral quase não encontrou indígenas aqui. O hábito de guerrear e massacrar seus vizinho já havia levado a população indígena a um declínio irreversível.

    Responda
  3. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Cabral quase não encontrou indígenas aqui. O hábito de guerrear e massacrar seus vizinho já havia levado a população indígena a um declínio irreversível.

    Responda
  4. João Vergílio

    A Folha de São Paulo tem razão ao dar voz para esse tipo de posicionamento. Dada, porém, seu caráter contraintuitivo, será bacana se tivéssemos acesso também a pontos de vista alternativos. Gilmar Mendes já estaria de bom tamanho.

    Responda
  5. José Cardoso

    É duro perder a terra que seus ancestrais ocupam há mais de mil anos. Foi o caso dos gregos que habitavam o que é hoje a Turquia. Os turcos vieram das estepes e pouco a pouco ocuparam tudo, expulsando e matando quem encontravam pelo caminho.

    Responda
    1. João Vergílio

      Não esquecer os romanos, José Cardoso. Os gregos ocupavam pacificamente a Itália, mantendo vivos seus cultos ancestrais, sua cultura e sua língua, quando foram brutalmente invadidos pelas tropas de Eneias, como meu xará romano teve o desplante de cantar em verso, como se fosse coisa meritória. A Itália é grega. Do mesmo modo, a Andaluzia é dos ciganos e muçulmanos, povos que são tradicionalmente oprimidos pelos invasores cristão. Marco temporal neles!

  6. Marcos Benassi

    Eita, quantas pppiicaretagem desse povo, cara Txai... O "marco temporal" do Gilmar Mendes venceu, tá na hora de vazar. Vira Tuga de vez, fica por lá! Se o STF já decidiu, vai "conciliar" o que, Jesus da Goiabeira? É muita sacanagem.

    Responda
  7. Matheus Battistoni

    Existe um negócio chamado usucapiao. Não dá pra reivindicar terra perdida há quinhentos anos.

    Responda
  8. NACIB HETTI

    Além da terra o índio quer saúde, educação, segurança e oportunidades. A tutela corrompe o indígena.

    Responda
  9. Sonia Jane Matter

    Os horrores que continuam sendo perpetrados contra o os povos originários apoiados pela direita nem adianta condenar FS não publicará o comentário.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      A esquerda está por aí há dois anos e, antes disso, ficou por três mandatos e meio. Posar de bom-moço é o que políticos fazem, pois se resolverem, perdem a plataforma eleitoral. Garimpeiro de esquerda também é garimpeiro, grileiro de esquerda também é grileiro. Sigam a grana, sigam o arrego.

  10. Wil Leon

    Que nada.. esses indios vieram da Asia e se apossaram das terras. Direito originário o escambau.

    Responda
    1. Matheus Battistoni

      Mataram a Luzia e roubaram as terras.

  11. João Larizzatti

    A cara de pau dos grileiros não tem limite. Na base da violência expulsaram os originais moradores e roubaram sua terra. E parte da nossa justiça apoia. Uma vergonha.

    Responda