Demétrio Magnoli > Nada de anormal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pode até ser Â… mas o colunista é mais previsÃvel ainda e chato, não cheguei ao final da ladainha a Folha gosta desse jornalismo monótono.
Os comentários do nosso presidente sobre a situação na Venezuela são abjetos e imorais e nos envergonham.
Vamos lá corajosos, começando pelo articulista! Avante enfrentar a Rússia e a China...me poupem vocês são patéticos pilotos de escrivaninha.
Nâo é preciso entrentar Rússia e China, basta se colocar entre as nações democráticas ocidentais e condenar o regime criminoso do ditador sanguinário da Venezuela, seu amigo de longa data e para quem fez propaganda em outra eleição.
O professor, voltou a atacar o Lula. Por que não ataca a OEA? Existe uma organização para em tese organizar a polÃtica das Américas, e Lula é que é culpado por uma suposta fraude do governo venezuelano! Esse professor está precisando voltar para a sala de aula, para estudar e, não para lecionar...
Lula não lidera ninguém! É liderado por Onzzy e Putin! Lula é um anão diplomatico!
Pergunta, mesmo que desconfiar de Maduro seja algo normal, como o colunista sabe que a oposição ganhou? Não sabe. Na eleição anterior escolheram Guaidó em Washington e não vingou. É preciso dizer que ambos os lados não pretendiam reconhecer a vitória do outro. Aliás, tivemos essa tentativa de um lado aqui.
Os números divulgados pelo governo não resistem a análise estatÃstica. Vc pode não saber se a oposição ganhou, mas com certeza Maduro perdeu.
Se dependesse do choro da oposição, Aécio Neves teria ganhado da Dilma e, Bolsonaro teria ganhado do lula na última eleição. Eu não quero dizer com isso, que não houve fraude nas eleições venezuelana, mas antes que afirme isso, busque uma certeza... Afinal as urnas usada lá, foram as mesmas que usam por aqui e juram de pés junto que são confiável
Devemos lembrar que polÃtica é o contrário de uma cantiga de roda que falava sobre casamento. Dizia a cantiga : casamento é uma gaiola, como dizem por aÃ, quem tá fora quer entrar, quem tá dentro quer saÃ. Na polÃtica quem tá fora quer entrar, mas quem tá dentro não quer sair. Não sei se por ambições individuais, ou por imposição de grupos, ninguém quer largar o osso.
Maduro é o que o Lula e Bolsonaro gostariam de ser e não conseguiram.
Ñ simpatizo com o autor, mas concordo com as suas opiniões acerca da Venezuela. MEDIANTE À DELICADA SITUAÇÃO DIPLOMÃTICA, O CIDADÃO LULA deveria evitar conversação pessoal com o golpista ditador MADURO, tal qual fez com o MILEI. É uma questão de honra pessoal e soberana! Se faz necessário manter o 'respeito' entre os governantes. Manter a "diplomacia" é para os diplomatas de cada Nação. Pessoalmente eu ñ toleraria ofensas pessoais, enquanto os agentes diplomáticos não resolvessem a cordialidade
Demetrio, pondo os pingos nos iiis
Maduro,Amorim e lula são farinhas podres do mesmo saco. Brasil ferrado de novo com esta curriola.
Estava bem com o Ernesto Araújo, né?
Num paÃs que aceita psicografia na justiça para defender acusados de assassinato, que mal há em acreditarmos que mortos, trazidos do além por Bolivar e Hugo Chávez, vieram votar? Atenção mau humorados, contém ironia.
Semelhante à normalidade brasileira, de absolver um corrupto comprovado e o colocar no poder. A imoralidade grita!
O que será que mantém Lula tão refém de Maduro? Qual o motivo para essa humilhante postura de submissão ao ditador venezuelano? Seria a esperança de recuperar os 2 Bilhões de Dólares que o Brasil emprestou para a Venezuela e nunca recebeu? Ou conseguir importar petróleo onde a produção anda escassa por lá por má gestão?
Depois que foi condenado pela justiça e preso, o Lula deve ter acentuado sua paranoia. O regime de extrema esquerda na Venezuela pode ser uma ditadura, mas seus inimigos tem algo de semelhante com os que o processaram. Portanto o instinto o leva a defendê-la.
No Livro da Revelação diz que uma viria do mar e outra da terra e ambas seriam veneradas com salvadoras, a do Mar não sabemos onde está mas a da Terra, com certeza, está no Brasil ou Basil, como diria Nostradamus.
Oh my Tyre! Será q abriram as portas do hospÃcio ou o pessoal pulou o muro? Citar Nostradamus deve ser ápice da estupidez em um argumento.
Lula não é um centroavante rompedor, ele joga no meio do campo. Seu mal é não ter ainda dado adeus a Lênin.
O que temeria Lula se desse as costas ao Maduro? Por que nunca sabemos o que realmente está escondido?
Enquanto não surgir essas atas e verificar sua autenticidade considero a posição do governo brasileiro correta o resto é mi-mi-mi.
Muuuuuuuuuuui!
Excelente Demétrio, como sempre.
O apoio de Lula a Maduro representa a ressurreição satânica das ditaduras comunistas, é o casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico, do lixo da história com os deformadores de opinião da imprensa.
Se é satânico, estou a favor. Bakunin disse: "stanás é o primeiro anarquista. é o primeiro ser a revoltar-se contra um poder estabelecido". Explicando que para ele, Deus e seu homólogo eram apenas criações humanas.
Após passar por uma tentativa de golpe, mesmo sendo um democrata, Lula se torna ambÃguo em relação à s ocorrências na Venezuela. Maduro realizou na Venezuela o sonho sonhado por Bolsonaro, durante seus 4 anos de desgoverno.
Excelente avaliação do cronista. Falta posicionamento do nosso pais, ou seja ficamos em cima do muro.
Depois da ordem da Venezuela ao Brasil para retirar sua bandeira da Embaixada da Argentina, já está na hora do exército brasileiro investigar a real situação, ou status jurÃdico-polÃtico do brasileiro Celso Amorim em Caracas. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê
Que autoridade tem o exército para investigar qualquer coisa, fora de seus muros? Aliás nem em seus muros investigam nada. Um mantra repetido no corpo de Bombeiros aqui o Rio reza: "se me prender, eu conto.
Em primeiro lugar, a lei internacional não define quem investiga um diplomata no exterior, isso evidentemente é matéria de legislação nacional. Então não minta, se fingindo de entendido. Em segundo lugar, não é pq os bozistas gritam Deus, Pátria,Famìlia, conhecido brado fascista, q amam seu paÃs. Ao contrário, quem quer implantar uma ditadura só pensa em si, rifa a democracia em benefÃcio próprio.
Aqueles que amam ao Brasil mais do que a um partido polÃtico ou, talvez, tenham estudado algo do Direito Internacional Público, sabem do que estou falando. Namastê!
Ainda pregando um golpe militar? Militar não investiga nada fora de suas fileiras, só em ditaduras. Insiste pro teu deus Pneu te iluminar, pede lâmpada LED de alta wattagem, vc tá precisando! Perdeu, mané!
Desculpe a ignorância do macaco, mas por que o exército brasileiro tem que investigar algo em relação a este assunto?
"Acreditar em Maduro é ser igual, fingir que se acredita nele é ser pior do que ele". A dúvida que remanesce é de qual situação está Lula e seu "governo". O mesmo se diga "mutatis mutandis", em relação a Simone Tebet, que afirmou ter se juntado a Lula em defesa da democracia e, até agora, não apresentou sua carta de demissão, ou pelo menos não a divulgou. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
O governo não reconheceu oficialmente as eleições na Venezuela. Então, com expressão latina e tudo, o q vc estã dizendo ë uma estupidez. Que o teu Pneu te ilumine, e te um gde consolo.
Correto. Papel figurativo no atual governo.
Que houve fraude e a Venezuela é uma ditadura são coisas óbvias. Mas, a despeito das declarações de Lula, o governo do BR ainda não reconheceu o resultado das eleições, o q é grave para Maduro. E ao contrário do q sugere a coluna, a declaração de BR, México e Colômbia pede não só a apresentação pública das atas, mas tbém a verificacão imparcial dos resultados. Essa é a posição oficial do governo. Se Lula vai reconhecer o resultado, ainda veremos, mas o colunista tem errado bastante ultimamente.
Convido a você e outros tantos que apresentam limitações argumentativas, a encontrarem nos meus cerca de 17 mil comentários neste site ( Coluna F5), um único no qual tenha defendido Bolsonaro ou seu governo. Namastê!
Nelson, poluindo os comentários sem ter nada a dizer. Não, o q vc diz não ë considerado estupidez pq vc cita Deus, é pq é estupidez mesmo. Vir aqui choramingar não vai ter dar consolo. Vai rezar pro teu Pneu e pede um consolo.
Tudo que digo aqui contrário ao que pensam os seguidores do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros nome (fantasia PT) e seus asseclas e simpatizantes, tem se constituÃdo numa "estupidez", tanto mais porque sou verdadeiro e ainda ouso pedir a iluminação de Deus, para mim a para os que se julgam iluminados. Namastê!
Aqueles que amam ao Brasil mais do que a um partido polÃtico, ou, talvez, tenham estudado algo do Direito Internacional Público sabem do que estou falando alhures. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Alex não entende o conceito. Não é a maior votação (sempre minoritária) q mostra o isolamento da extrema-direita, é a não normalização pelas forças democráticas. Na França, ninguém, da centro-direita até a esquerda, se aliou a a Le Pen. Uniram se para derrota-la, negando-lhe o poder. No Br, normalizaram o Bozo desde o in3cio, com a adesão de Zema, Dória, Leite, Mbl, entre outros, levando-o à vitória. Outro exemplo é Nunes, q tbém se agachou pros bozistas. Sem contar o poste TarcÃsio.
Alex não entende o conceito. Não é a maior votação (sempre minoritária) q mostra o isolamento da extrema-direita, é a não normalização pelas forças democráticas. Na França, ninguém, da centro-direita até a esquerda, se aliou a a Le Pen. Uniram-se para derrota-la, negando-lhe o poder. No BR, normalizaram o fascista já em 18, com a adesão de Zema, Dória Leite, MBL, entre outros, levando-o à vitória. Outro exemplo é Nunes, q tbém ficou de quatro pros nazibozistas. Sem contar o poste TarcÃsio.
Não somente rompeu o cordão, como este precisou de reparos com esparadrapo sujo. Sai um incompetente, entra um alucinado. Do jeito que vai, Le Pen pode sentar na sombra e esperar. Incompetentes de esquerda pavimentam o caminho para a direita e vice versa, como mostra nossa história recente. Bom, só para oligarcas do estado.
Entre seus erros recentes, o colunista afirmou q Le Pen havia rompido o "cordão sanitário", normalizando a extrema-direita (para a qual passa o pano, negando seu extremismo). Errou, pois centro e esquerda, apesar de se odiarem na França, se uniram para derrotar Le Pen. Tbém disse q não havia genocÃdio em Gaza,mas foi desmentido, na prática, por duas cortes internacionais. Será q desta vez acerta? Esperar pra ver.
Zelensky é um ditador genocida, quer exterminar os russos de Donetsk e Lugansk.
Decadentes e descarados esses comentaristas da direita, não conseguem elaborar uma matéria jornalÃstica sem um viés claramente parcial. Tem que ver em que instituição foram graduados como profissionais e certamente foram mal alunos.
Peter, currÃculo não importa qdo a opinião ë meramente polÃtica e fora da especialidade do sujeito.
Ricardo. Esta é apenas a sua opinião pessoal. A minha é outra. Eu citei em resposta a um comentário menosprezando o artigo. Como já dei a entender, eu considero o currÃculo acadêmico de Magnoli bom. Ele não gosta do Lula e tem bastante companhia para isso.
Peter, o deslumbramento é de quem cita, com clara intenção de criar um argumento de autoridade. O colunista escreve com o fÃgado, não tem qquer autoridade intelectual.
É também graduado em sociologia pela mesma instituição. Certamente, é menos deslumbrado do que a Dilma que inventa tÃtulos.
Eu apenas citei a instituição. O deslumbramento fica por sua conta.
Peter tem um deslumbramento por tÃtulos. O doutorado é em geografia.
Doutorado pela USP
Parece que não foram eles os maus alunos.
Não entendi sua revolta, Ricardo. O colunista falou exatamente o que está acontecendo, com fatos pra lá de documentados. Tenha a santa paciência, meu caro!
Ok, em que ele está errado? Xingar é argumento de derrotados.
Por uma causa falou algo errado?
" 'É lógico que vou reconhecer' diz Lula sobre as eleições venezuelanas". Essa é a mensagem estampada abaixo da foto dele em um conhecido canal petista (de três números) no Youtube.
Lula ganhou as últimas eleições por um raspão de diferença, mesmo tendo concorrido contra aquilo. Mas age como se tivesse muita gordura pra gastar com posições polÃticas pessoais (e turronas). A direita tem que errar muito pra esquerda vencer daqui a dois anos.
Fico contente em ver sua torcida pela vitória do Lula nas próximas eleições, contribuindo com suas crÃticas para q ele continue derrotando o "aquilo". Ou um poste do "aquilo".
O Brasil já tem problemas demais. Por que vamos ficar comprando briga com um paÃs vizinho? Quando Maduro estiver balançando, quase caindo, teremos tempo de sobra para mudar de lado.
Ou seja, sair de cima do muro. IncrÃvel!
Ok, aprovas a ditadura, então?
Infelizmente é isso, análise correta do Demétrio. Maduro e Putin ainda vão minar o que resta da popularidade do Lula, graças a ele mesmo e ao seu grão-vizir Celso Jafar Amorim.
Parabéns Demétrio, precisa sua análise. Essa aliança doentia, só se explica no mundo das ruas se fosse por sexo ou dinheiro. Por sexo não é. Sobrou o dinheiro. Que tipo de negócios os venezuelanos fazem com o Brasil? Quem são os intermediários? Creio que com isso terÃamos à resposta para essa aliança, cujo custo politico interno e externo é alto.
Eu não sei se crença em teorias de conspiração consta daquele famoso manual de diagnósticos. Deveria.
Não é por petróleo. É ideologia.
O Lula foi eleito com milhões de votos de não petistas, como o meu, em nome de uma coligação pela democracia. O objetivo era tirar um tirano do poder e sei que fizemos a diferença. Mas...SE...endossar o tirano vizinho, mandará as favas a coligação que o elegeu, e consequentemente muitos eleitores. O Lula fala em nome da nação, não do PT. Se optar pelo partido, conte apenas com os votos deles nas próximas eleições. Sei que falo por mim e por muitos. E sei que esses votos farão falta.
Quem pariu Mateus que embale. Colocamos esse arremedo de qualquer coisa no governo por total falta de opção, agora vamos ter que engolir todas as tra ições ao povo brasileiro vindas deste velho decrépito. Ele sabe que não vai ter outra chance, por essa razão coloca no li xo o pingo de crédito que ainda tinha. É o lÃder da petezada indo direto pro inf erno junto com o partido sem cará ter que ele criou. Alguma surpresa?
Ataque de reiva bozista, dispensa comentários. Gaya, reza pro teu pneu e pede paz de sprito, não tem mais jeito, lembra? Perdeu, mané!
TaÃ! "Ao contrário de Cuba, que é economicamente irrelevante, a Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do mundo. A ditadura venezuelana estreitou laços com a China, sua maior parceira comercial, e com a Rússia, principal fornecedora de material militar, transformando-se no mais importante ponto de apoio geopolÃtico das duas potências na América Latina." Kkkkkkkkkkkk...
O Demétrio sendo Demétrio. Agora o normal.
Ok, você não tem argumentos. CompreensÃvel.
Exatamente, Demétrio. O Lula também não vai contrariar o czar russo que ofereceu suporte ao Maduro. O judiciário venezuelano vai referendar a pseudo vitória do ditador e o governo brasileiro vai aceitar. Será uma gesto durÃssimo para a sociedade brasileira digerir.
Vc colocaria seu dinheiro nessa aposta? Acredita mesmo ou é só pra jogar lama na Geni? Não creio q o BR reconheça, mas é esperar pra ver.
Mas vai dar o troco, nas eleições do Brasil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Nada de anormal Voltar
Comente este texto