Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Florentino Fernandes Junior

    Esse rapaz , o diplomota, terá um fututo brilhante, à la mantega

    Responda
    1. José Bueno

      Parabéns ao embaixador do Brasil, na OEA. Exposição clara dos difíceis mas importantes trâmites da diplomacia. Na porta de botequim, dificilmente seria compreendido.

  2. Alberto Melis Bianconi

    Não vejo problema nenhum na posição do Itamaraty. Não interessa ao Brasil, até por ser vizinho, conflagrar a Venezuela. E por Maduro contra a parede, sem saída, é apostar na violência. O próprio Maduro já ameaçou um banho de sangue. Outra coisa é o que fez Lula ao tentar normalizar a situação de estresse. Tão importante quanto manter a paz possível, é trabalhar pela saída de Maduro. Não é fácil, mas o mundo não tem obrigação nenhuma de ser fácil.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Foi mal, leva acento circunflexo: "pôr Maduro contra a parede".

  3. Roger Hoefel

    Esses embaixadores do itamaraty são pelegos dos poderosos de plantão: meros sommeliers com altos salários

    Responda
    1. José Bueno

      Obreiro do ódio não entende nada de diplomacia. Nem se preocupa com o povo venezuelano.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Nossos generais também. Como nenhum deles se decidiu a invadir a Venezuela e depor Maduro, até agora.

  4. André Silva de Oliveira

    A abstenção favorece quem violou as regras do jogo democrático como fez o regime liderado por Maduro ao fraudar a eleição. A honrosa e brilhante história do Itamaraty está sendo maculada no caso venezuelano.

    Responda
  5. lenise de souza ferreira

    Curioso quem apoie o ditador pimpão bananeiro da Venezuela.

    Responda
    1. José Bueno

      A posição diplomática do Itamaraty é notável, e está sendo marcante na busca de uma solução que evite um confronto sangrento, cuja principal vítima será o já sofrido povo venezuelano.

  6. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Oea não serve pra nada. Todo apoio a população venezuelana! Fora ditadores maduro e putin. Ucrânia livre! Lulistas tem que ler Lenin pra entenderem algo

    Responda
    1. José Bueno

      Tem gente precisando prestar mais atenção no que se passa, para não distorcer os fatos. Diplomacia nas relações internacionais não se resolve no berro, com o já conhecido mero 'convencimento subjetivo'.

  7. Wil Leon

    Uma vergonha para o país. Brasil pelego de didator maduro-podre.

    Responda
    1. José Bueno

      Obreiro do ódio não entende nada de diplomacia. Nem se preocupa com o povo venezuelano.

  8. Fabricio Souza

    Bobagem. Embaixador na gestão petista não tem autonomia. Faz e prega o que o Lula mandar e ponto final. Ou ele acha, que todo mundo é trouxa?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Nenhuma diplomacia tem autonomia, aliás, posição nenhuma no Estado liberal democrático, tem autonomia. Mesmo um juiz, de quem se diz que decide segundo suas convicções, não pode contrariar a lei, mesmo que discorde inteiramente da lei. Manda o que está escrito. O presidente, por aqui, é chefe de Estado e a diplomacia é órgão desse Estado. Querer julgar as pessoas ignorando o papel que desempenham é total ingenuidade.

  9. mauricio silva

    A gente anda vendo coisas.... os trumpistas queriam um golpe boa EUA, os bolsonaristas um golpe aqui no Brasil! Os mesmos hoje que bravam pela democracia na Venezuela, queriam os militares fazendo o mesmo dentro de casa! Não vai adiantar de nada impor um presidente ao regime, assim como já fizeram e todos sabem o real interesse pela Venezuela! Se o Brasil vai pelo mesmo caminho, perde qualquer possibilidade de buscar alguma saída sem violência! Nós não saímos do regime de um dia para o outro!

    Responda
  10. Tadêu Santos

    OS ATOS E FATOS OCORRIDOS NA VENEZUELA SÃO DRAMÁTICOS PARA A HUMANIDADE, apenas o presidente Lula 3 acha normal a violência contra os Direitos Humanos. Mesmo dialeticamente falando é incompreensível a defesa do Lula e do Amorim aos gestos brutais da ditadura bolivariana com o povo da Venezuela. Sempre que vejo algo na TV, lembro dos filmes do Costa-Gravas sobre o Uruguai e Chile. O pessoal ligado ao Cinema deve estar elaborando roteiros para realizar uma produção sobre o sangrento "madurismo"!

    Responda
    1. José Bueno

      Brasil quer a publicação das atas; países que constituem apoio à oposição querem auto-declarar um vencedor sem provas substanciais.

    2. José Bueno

      É mentira que as ações e falas do Presidente Lula e do diplomata Amorim sejam em defesa aos gestos brutais da ditadura bolivariana com o povo da Venezuela.

  11. Leonardo Trindade

    Pressão em nome de projetos políticos domésticos, o embaixador definiu bem o que está acontecendo. O Brasil quer a publicação das atas; países que constituem apoio à oposição querem auto-declarar um vencedor sem provas substanciais.

    Responda
    1. José Bueno

      Exatamente, Leonardo.

  12. LUIS FERNANDES

    Literalmente republica das bananas. Desculpa esfarrapada e lula abre as pernas pra Maduro.

    Responda
  13. jose vanzo

    Lula gosta de ditaduras que se dizem de esquerda, seja isto oque for neste mundo cada vez mais liquefeito. Maduro é apenas chefe de um Narco Estado brutal sustentado por uma FFAA corrupta e milicianos que aterrorizam e expulsam os venezuelanos. Lula erra feio e repete as insanidades do seu antecessor.

    Responda
    1. José Bueno

      A verdade, clara e precisa. Brasil cobra a publicação das atas; países que constituem apoio à oposição querem auto-declarar um vencedor sem provas substanciais.

  14. rafael vasconcellos

    O nobre embaixador tenta explicar o inexplicável. No fim das contas o Brasil por ideologia deixou de assinar um documento que pede transparência e respeito aos direitos humanos. Segundo ele faltou 5% para o consenso. Irmão, transparência e direitos humanos será sempre o consenso. O instituto Rio Branco não é mais o mesmo.

    Responda
  15. Jorge Rodrigues

    A Venezuela é dominada por uma ditadura cruel. Não há como negociar com uma ditadura dessa estirpe. O povo venezuelano é a grande vítima da ditadura e vive com grande carência de alimentos e outros produtos de extrema necessidade.

    Responda
  16. Roger Hoefel

    Itamaraty: bando de incompetentes se não sabem diferenciar democracias de ditaduras opressoras sanguinárias (e.g., Cuba, Venezuela, Nicaraguá)

    Responda
    1. José Bueno

      Lula e o Itamaraty estäo certíssimos.A nossa posição diplomática é notável, e está sendo marcante na busca de uma solução que evite um confronto sangrento, cuja principal vítima será o já sofrido povo venezuelano.

  17. Nicola Bartolomeu

    O voto do Brasil fez com que a OEA não se posicionasse. O resto é malabar teórico para não assumir a culpa. Brasil fez, protegendo a ditadura tirânica que agora existe na Venezuela, o que Rússia e EUA fazem na ONU o tempo todo, vetando uma medida justa e democrática.

    Responda
  18. Ricardo Lobo

    Alguns comentários aqui revelam bem o pensamento que levou o Brasil ao isolamento diplomático no governo anterior. Diplomacia exige equilíbrio, exige competência e também exige respeito e pensamento à frente. Só assim podemos construir uma sociedade civilizada. Não há outro caminho, esse de conflitos não deu certo, a história já cansou de deixar isso claro.

    Responda
  19. NACIB HETTI

    O mundo tá cheio dessa porcaria. É só mais uma ditadura corrupta. By the way: porque toda ditadura corrupta se auto denomina socialista?

    Responda
  20. DANIEL PESTANA MOTA

    Se há uma coisa a se orgulhar do Brasil é o compromisso com o conceito "diplomacia". Erigido como ferramenta visando a resolução pacífica de conflitos, o conceito não encontra ecos em governos colonizadores ou reacionários, ainda que de plantão. Será algo sempre necessário, já que expressa condição e natureza humanas. E talvez por isso nunca algo fácil a ser alcançado

    Responda
  21. Lis P Junqueira Safra

    Brasil ficará na história desse povo sofrido. Faltou um voto o Brasil negou se algo acontecer ficará para sempre na história. Triste.

    Responda
    1. José Bueno

      Lula e o Itamaraty estäo certíssimos.A nossa posição diplomática é notável, e está sendo marcante na busca de uma solução que evite um confronto sangrento, cuja principal vítima será o já sofrido povo venezuelano.

  22. EMANOEL TAVARES COSTA

    Excelente análise, essa do embaixador. Mostra a essência da atividade internacional do Brasil, que é a do diálogo permanente e constante entre os diferentes, até chegar a consensos. Não é com fel que se apanha moscas, pernilongos e baratas. É com mel. O rigor afasta e irrita, a benevolência atrai e acalma.

    Responda
  23. Gisele Araujo

    Seus argumentos, embaixador, não convenceram. É decepcionante ter um governo que passa pano para um ditador.

    Responda