Cotidiano > 'Não quero voltar a morar na Europa': por que mais brasileiros estão pedindo ajuda para retornar ao Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Dona Ana maria Rocco, eu também não sou sangue puro brasileiro , e não quis desmerecer o profissionalismo europeu que desenvolveu as Américas Cito por exemplo a famÃlia Matarazzo na indrustrialização de São Paulo, além da agricultura com a influencia italiana e japonesa . A minha mãe se chamava Ana Pereira de Araujo, portanto descendente de europeus, ela era sua xará. No entanto é sabido que muita gente que que veio da Europa, não tinha a menor vontade de vir. A necessidade os fizeram vir.
MAX RIBAS vou confessar para vc fui varias vezes para a Europa sou filho de português minha esposa filha de italiano sei que o que vc relatou eh verdade mas mesmo assim não eh a bagunça que eh aqui. também já fui para Ãfrica do Sul Marrocos e Austrália.
Foram buscar seus sonhos justamente no paÃs que implementou a escravidão no Brasil, e esperavam o quê?
Sugiro que leia de novo o texto. Além de Portugal são sitados outros 5 paÃses: Espanha, Bélgica, Reino Unido, Alemanha e Irlanda. Também que Portugal não inventou a escravidão e que ela infelizmente existem até hoje, independente do pais , credo, cor, religião etc.
Mão de obra qualificada é bem aceita em qualquer lugar. Mas rala-se muito mais do que aqui. Fora a discriminação xenófoba, que é muito forte nos paises ricos
Mão de obra qualificada e gente de fina também estão se lascando. O trabalho não acompanhou o custo de vida. Vi recentemente com meus próprios olhos.
No século XIX a Europa descarregou o entulho dela pelo mundo, não será agora que eles vão querer de volta.
"Entulho" formado pelos imigrantes, que construÃram bases fortes para o desenvolvimento do paÃs? No sul e sudeste não é raro encontrar sobrenomes europeus, não é? O século XXI não será dos mais pacÃficos, com certeza.
Ilusões. Qualquer paÃs do mundo é bom, se você tiver dinheiro. Pra quem gosta de ser capacho de tuga, eu desejo uma ótima viagem. Os emigrantes pobres são bem vindos enquanto falta gente pra trabalhar; quando vem a crise e o desemprego, passam a ser o bode expiatório. Temos tudo por aqui mesmo.
A falta de um estudo crÃtico do lugar é o portal da ilusão! Já pensou ir para uma Alemanha sem dominar o idioma? Vai fazer o que lá? Viver de Oktoberfest ou de paisagem? A maioria das pessoas tem parca formação e são iludidas por conversa fiada de vizinhos ou amigosÂ… Em tais casos, o insucesso já é previsÃvel!
a Europa não está aceitando turistas, ver protestos na Espanha, imagine estrangeiros fixos.
Salvo engano, muitos portugueses saem de Portugal em busca de salários melhores em outros paÃses.
Europa está em outro momento, bem diferente de 20 anos atrás, quando ainda valia muito a pena ir pra alguns paÃses. Portugal, pra fazer dinheiro nunca serviu. Viajar sem visto, ilegal...não tem como dar certo, com raras exceções. Os paÃses estão combatendo a todo custo esse tipo de imigração. Outra, a imigração já acabou com a Europa. Paris não é mais uma festa, e Londres(pasmem, Londres...) tem Gangues de trombadinhas(Brasileiros e Romenos) no metrô, coisa impensável há pouquÃssimos anos atrás
Em qualquer lugar do mundo, viver de salário é viver fazendo contas. Sem o idioma, o trópico e outras gracinhas do pacote brasil, coisa pode ficar feia. A ilusão do estrangeiro, ilusão colonizada, de mentalidade colonizada, cada dia menos se sustenta.
simples Portugal não eh lugar para se ganhar dinheiro principalmente para que não tem documento minha filha que tem passaporte italiano podendo trabalhar em Portugal não ficou lá nem um mês foi para a Inglaterra quando ainda pessoas da comunidade tinham direito de trabalhar por lá , não adiante querer falar mal de Portugal brasileiro tem que aprender que a Europa não eh a bagunça que temos aqui
E o que dizer da "bagunça" que os lusitanos fizeram e deixaram por aqui durante 322 anos?
Você acaba de confessar que nunca foi à Europa, Luiz. Vá conhecer o centro de Roma, os milhares de acampados em Paris ou as favelas de Lisboa e depois comente de novo.
Carga horária excessiva, salário mais baixo, tratamento discriminatório não é a bagunça que temos aqui????
Já disse: quer sair, saia. Mas vá pros EUA, Inglaterra, Alemanha. É bom? Não. Mas sobrevive-se. Portugal, Espanha, Itália, peloamordasdeusas, é a maior furada.
Algumas cidades dos EUA(todo o norte do estado de NY por exemplo) ainda são paraÃsos pra se ganhar bem, juntar. Na crise do governo Dilma várias conhecidos largaram tudo pra tentar a vida lá. Não conheço um que tenha voltado, e vem ao Brasil apenas matar as saudades. Existe tambem uma segurança gigantesca. Cidades como Harrison, Greenwich, portland, Mamaroneck, São quase aldeias...com zero violência, e uma qualidade de vida enorme. Isso são pequenos exemplos. Flórida também é um bom lugar.
Muitos dos brasileiros que migram para a Alemanha e Itália, são jovens com alto grau educacional e vão para lá, já com passaporte e dupla cidadania BRA/ALE e BRA/ITA
Depende . Há paÃses que abrem vagas para cidadãos "europeus" . à s vezes, passaporte europeu pode ajudar .
Isso não vale nada se não tiver emprego garantido lá fora.
é uma questão de fÃsica . Consegue-se colocar quinhentos mil brasileiros no gigante Estados Unidos , mas não se consegue colocar quinhentos mil brasileiros no minúsculo Portugal .
Fora do Brasil somos todos cucarachas. Pode ter o dinheiro q tiver. Bilio. Cucarachas
Concordo. Quem de fato conhece o exterior sabe disto. Por incrÃvel que pareça,, é menos pior na Flórida e Califórnia porque lá quase todi mundo é latino.
e aqui a maioria também EH
Com certeza, Mário, tenho vários exemplos na famÃlia, todos com graduação de ponta e passaporte europeu (nos EUA não é diferente); evitam falar o português nas ruas para não serem hostilizados. Acabou o tempo em que a maioria dos paÃses aceitava placidamente a entrada de estrangeiros.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > 'Não quero voltar a morar na Europa': por que mais brasileiros estão pedindo ajuda para retornar ao Brasil Voltar
Comente este texto