Celso Rocha de Barros > O PT diante de Maduro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não há como afirmar que a Venezuela é uma democracia. Seria prudente e inteligente ficar quieto. Esperar a diplomacia oficial do paÃs trabalhar. Esse seria o caminho mais adequado.
Lula e como o escorpiao da fabula; nao consegue contrariar sua natureza.
Analogia perfeita, Cunningham!
"O PT 'de quatro' diante de Maduro"
O Maduro já provou por diversas vezes que é uma pessoa confiável e vai fazer de tudo para se manter no poder sempre. O PT precisa parar de passar a mão na cabeça desse ditador. Isso ainda vai nos prejudicar. Já chega!
Amigo Sebastião " O Maduro já provou por diversas vezes que NÃO é uma pessoa confiável", agora está correto, concorda ?
O PT tbm nos deu a Dilma e o maior escândalo de corrupção da história, e por pouco escapamos do Zé Dirceu. Daqui uns dias qdo a Poeira baixar, Lula vai estar andando de braços com o Maduro. E ninguém do PT vai contestar pqe ele tbm atua com autoritarismo no partido.
Perfeito. Ótima análise. O PT ranheta é parecido com o bolsonarismo. A Venezuela é uma clara ditadura.
Excelente, Celso. Vc falou tudo o que estava entalado na minha garganta. O duro é que toda a esquerda irá pagar caro por esse erro grotesco da direção do PT
Executivas partidárias nem sempre retratam o coletivo. Um grupelho de iluminados se acha dono da verdade e extrapola. Dá nisso.
Acho que é a primeira vez que concordo INTEIRAMENTE com uma coluna que leio na FSP. Parabéns ao Celso, nos vemos no Foro de Teresina
Lula é um grande homem. O contraste entre sua proveniência social e sua capacidade de articulação de ideias e de estratégias o testemunham. Mas, sua posição em relação ao chavismo está extremamente equivocada. Para apoiar Maduro, ele está claramente mentindo , porque Maduro é indefensável . A mentira não combina com Lula
Como é? A mentira não combina com o Nine? Em que planeta você estava pra dizer uma sandice dessa?
Será que você conhece alguma coisa da Venezuela? Um paÃs com as maiores reservas de petróleo do mundo continua manietado por bloqueios econômicos decretados por Tio Sam. Empresas petrolÃferas americanas, diante da exaustão das jazidas em território americano e o desastre ambiental do fracking já estão lá para recuperar as possibilidades de elevarem a produção de 700 mil barris/dia para 3.600 mil barris/dia sob as bênçãos de Maduro. Um punhado de atas da Oposição contabilizadas pelos EUA é nada!
Uma nota dessa importância certamente contou com a aprovação do Lula. Prova disso é sua declaração de que tudo ocorreu lá dentro da normalidade e qualquer dúvida deve ser resolvida com recurso aos tribunais. O Lula continua apoiando (como sempre apoiou) o governo de extrema esquerda da Venezuela.
Houve muita estatização, seja diretamente seja através da Pdvsa. A Petrobras deles chegou a assumir o controle de uma produtora de laticÃnios. Se o socialismo de lá fosse só discurso (como o PT aqui), a economia não tinha se desestruturado.
Maduro é só um ditador. Se fosse de extrema esquerda já teria nacionalizado todas as empresas, estatizado toda a economia e implantado o sistema socialista. Não fez nada disso a despeito do poder ditatorial de que dispõe, portanto não há como chamá-lo de extrema esquerda.
Metade dos comentaristas daqui, q fazem parte do redbanho, apoiam essa visao extremista
E você, não apoia, se o que Maduro é é tudo o que o seu Bozo genocida golpista corrupto e os bozoloides gostariam de ser?
Esta ala do PT que soltou estas declarações de apoio ao maduro esquecem que a vitória do Lula foi muito apertada, e que muitos eleitores como eu só votaram no PT porque do outro lado estava o coiso. Talvez isto custe a próxima eleição para o apoiado pelo ex-morador da casa de vidro.
Concordo plenamente como articulista! Triste papel do PT.
O PT traÃra do povo se quisesse acabar com a pobreza e desenvolver o paÃs se empenharia a ajudar o povo dando dignidades e não manter a continuação de mazelas com assistencialismos e continuar no atraso.
O PT errou. Lula acertou. O problema da Venezuela precisa ser resolvido pelos venezuelanos . Reconhecer um ou outro vencedor na atual conjuntura é periclitante para a diplomacia e as relações comerciais com aquele paÃs.
O Brasil perde muito mais suportando o Maduro. Ganha com a Russia, com Cuba, e com o Irã, e até a China que é dubia, mas sempre fatura. Mas a imagem do paÃs fica manchada E isso vale muito dinheiro.
Soberania dos Estados nacionais e autodeterminação dos povos. O senhor leu a CRFB/1988?
Quem não está respeitando essa soberania é Maduro, que atropela todas as instituiçMes e desrespeita a vontade popular. Um bandido autoritário.
Excelente!
Lula e Gleisi devem se lembrar de que esse apoio acrÃtico a ditadores - acrÃtico e retórico, porque nem eles acreditam nisso - vai ser cobrado nas eleições, sobretudo nas presidenciais, e a conta pode custar bem caro. Por favor, cautela, pois os abutres não dormem.
Também detesto Maduro, mas tenho empatia com que hesita em atacar o regime venezuelano. A oposição venezuelana joga limpo, por acaso? O governo chavista é um desastre, concordo. Mas a curva do PIB é clara: despencou quando começou o embargo americano. Além de financiar pesadamente a oposição ao regime, os EUA levam adiante uma polÃtica de desestabilização mirando o controle das reservas de petróleo. É esse o jogo. É tão difÃcil detestar Maduro sem alimentar ilusões?
O problema é que não dá para ficar o tempo todo se escudando atrás dos atos vis do império estadounidense. Se ao menos Maduro estivesse transformando o paÃs num verdadeiro estado socialista e garantindo o mÃnimo de condição de vida para todos os venezuelanos, como faz Cuba, por exemplo, mesmo sendo um pequeno paÃs muito mais pobre. Maduro é mesmo indefensável e em nada acrescenta à causa socialista.
Exatamente. Maduro é indefensável, mas a direita venezuelana historicamente não é muito melhor. Os que, hoje, se dizem democratas já tentaram mais de uma dezena de golpes de estado (com apoio dos EUA, sem dúvida). Para um paÃs que sofre pesadas sanções econômicas desde ao menos 2014, é de admirar que não estejam em situação ainda pior. Essa punição coletiva gera um exército de gente desiludida com as opções à direita, a ponto de boa parte permanecer fiel a esse governo que agoniza.
Nós já conhecemos "o Estado que nos convém" segundo sua visão, VergÃlio. Você já o indicou claramente em outro comentário: é a ditadura chinesa. Ou seja, a ilusão de uma ditadura eficaz, fundada na ideia de que o imperialismo americano não deixa prevalecer a democracia e o desenvolvimento. Os paÃses que o conseguiram, para você, não existem. Imensa hipocrisia!
As sanções começaram com Obama, bem antes. Havia uma crise econômica instalada, mas o que veio a partir de 2015 foi um mergulho no poço. Quanto à s motivações dos EUA (e de qualquer outro paÃs), eles só têm a ver com ideologia quando há um desequilibrado no comendo (ex.: Ernesto Araújo). PaÃses, quando não estão desgovernados, defendem interesses. Vale para os EUA, para o Brasil e para Lichtenstein.
É claro que Maduro fraudou as eleições. Não há dúvida quanto a isso. Mas isso não nos dá nenhuma resposta sobre como o Estado brasileiro deve reagir. Há muitos fatores a serem levados em conta. Entre eles a polÃtica de embargos dos EUA, que é inaceitável. Se os EUA se sentem no direito de usar polÃticas de desestabilização (como já fizeram no Brasil, e fariam novamente), teremos que imaginar o Estado que mais nos convém para enfrentar essa realidade.
Mentira! Quando as primeiras sanções econômicas foram impostas à Venezuela por Trump em 2018, a Venezuela já vivia cinco anos de hiperinflação e depressão econômica. Os EUA não precisam desestabilizar o regime para controlar reservas de petróleo, já que, sem meios de financiar a PDVSA, Maduro tem cedido direitos de exploração a preço de banana, inclusive para empresas americanas, como a Chevron.
Você tem razão, João, quanto à perfÃdia do jogo todo. Mas não se pode tapar o sol com a peneira - em português: não se pode mentir - afirmando lisura e mãos limpas do ditador e seus cúmplices. Isso não tem efeito positivo nenhum e vai custar caro quando a direita brasileira atacar durante as eleições. PolÃtica e verdade têm de andar juntas.
CertÃssimo. A nota da liderança foi um erro completo. A presidente do partido e seu entorno devem se desculpar pelo equÃvoco. Quem merece apoio é o povo venezuelano, não o ditador Maduro. A falta de visão e a confusão estratégica do PT - e de Lula - ficaram transparentes no episódio. Pena, porque o Brasil vai bem na economia (mas falta olhar para a população de rua!) e navega em âguas democráticas. E o PT nos sai com essa.
De acordo, Benassi. Nem adianta sugerir aposentadoria precoce à dama. Ela tem é de raciocinar com os fatos.
O que é um pouco pior pro PT, Zé Fernando, é que essa tá longe de ser a primeira marcada institucional. A dona gleise já deu outras três ou quatro, grossas, no passado.
Entender o chavismo é entender um movimento que parece não entender a real efetividade do que chamamos de democrácia. Esta só foi possÃvel com mandatos de executivos intercalados e limitados. Pois assim têm-se novos lÃderes ou chefe de estado. Assim, essa vertente chavista não quer aceitar o nosso sucesso pacificador brasileiro, como de outros paÃses. Temo pelo insucesso venezuelano, pois ainda nada se mostrou superior a democrácia! E o lula eleito pela mesma, deve sim! Ter cautela.
Sim, perfeito! Veja o que o personalismo de Evo.Morales está fazendo com o principal partido da esquerda boliviana. Sua insistência em tutelar o governo do Presidente Arce e exercer a Presidência pela quarta vez só favorece a Oposição. A esquerda latino-americana tem que divorciar-se do caudilhismo e do culto da personalidade.
Vc sabe quem é Zédirceu, Celso? Com certeza sabe e com mais certeza ainda, lembra o que ele disse sobre eleições. Ele disse que eleições não se ganham, se tomam. Então esta é a resposta para quem deseja saber sobre a posição do PT e também do Lule, para quem Maduro sempre foi um cumpanhero. a ser recebido com tapete vermelho em BrasÃlia.
Ricardo, se ele apita ou não apita, não faz diferença. A ideia está lá.
Zé Dirceu não apita nada no PT há quase duas décadas, vc precisa arrumar um argumento melhor.
Em outro espaço, o jornalista Lourival Sant'Anna disse que Lula, Petros e Obrador dão tempo para que Maduro apresente atas forjadas para criar uma "falsa equivalência" com a oposição, ou seja, para poderem dizer que há uma luta entre dois grupos com atas diferentes, etc, algo semelhante quando Lula, o Ãcone polÃtico do colunista, tratou Rússia, a invasora, como igual a Ucrânia, a invadida. Jogo maquiavélico, desonesto.
Se e existe vida inteligente no PT, ela responde pelo nome de Celso de Barros. Perfeito em cada detalhe!
Sua mente autoritária só admite quem concorda 100% com suas ideias e insiste em não entender que no presidencialismo de dois turnos que o próprio PT ajudou a moldar na Constituinte, qualquer governante de esquerda precisa compor-se com o centro para ganhar as eleições e governar. Acusa o centrista de bolsonarista durante todo o mandato e depois pede o voto dele para vencer Bolsonaro. Pura hipocrisia!
Knudsen, qualquer pessoa que leia meus comentários sabe muito bem que não tenho a menor simpatia pela extrema-direita. Sempre que falta argumento, militantes como você recorrem à tática manjada de chamar os crÃticos de bolsonaristas. Eu sou o tipo de eleitor a quem vocês recorrem na época das eleições e que passam a tratar com desprezo logo no dia seguinte a vitória. Sabe por que? Por prepotência, intolerância e, sobretudo, falta de inteligência.
Piras só reconhece vida inteligente nos partidos q compartilham suas idéias. O colunista, pra ele, merece no máximo o benefÃcio da dúvida. Pergunta-se como esse bando de estupidos ganharam 5 eleições. Eu me pergunto se ele reconhece vida inteligente no PSDB, MDB, União Brasil, PSD, q se aliam ou se aliaram ao Bozo (e em alguns casos se auto-destruÃram), ou se admira mesmo é a inteligência em partidos como o PL e outros de extrema direita.
Falou e disse!
Segundo o colunista, não há bolsonarista moderado (com o que concordo inteiramente) ele terá de concordar que não há petista honesto, pois um foi decorrência do outro e só o Brasil vota em ladrão. Sob o falso pretexto de “salvar a democracia” elegeram um ladrão contumaz que, vê-se agora no apoio ao psicopata Maduro, nunca foi democrata, sempre foi apenas ladrão de dinheiro e de futuro
Nooofa, que refrequissão.
Opa, Cersão, é nóis, mano. Grato!
Concordo plenamente com colunista. Maduro é um ditador. A executiva do PT que decidiu apoia-lo é um bando de lunáticos.
Alguém manda esse texto para os lunáticos da executiva petista, por favor.
*mande
Pobreza e assistencialismo: essas são as heranças do PT para o Brasil.
Assistencialismo é a distribuição de cestas básicas, de leite e outros bens com finalidade eleitoral. Suplementação de renda segundo critérios rigorosos é polÃtica social avançada.
Posso ser contra o assistencialismo na Suécia. Aqui é extremamente necessário, inclusive para desenvolver o capitalismo.
Eu preferiria falar do Ricardo Nunes e da grana que ele deviou das creches em SP. Entendo perfeitamente a Folha afastar esse assunto das principais manchetes, mas até o CRB? Pois bem, sobre a Venezuela, é certo que a vida do povo na Venezuela vai piorar caso Maria Corina e seu poste cheguem ao poder, pois, Caracas vai virar uma filial da Texaco. E Maduro, que pode fazer? Pagar a mesada aos seus militares e, se após os US apertarem mais o torniquete sobrar algo, algumas migalhas restarão.
Me deseperei por ter lido esse comentário,.deveria ter interrompido antes. Desviar o assunto e costume para quem não tem o que falar. A esquerda, quanto a democracia nos paÃses de viés de esquerda que são ditadura, não tem o que falar, pois men t e m.
Infelizmente, os valores democráticos estão em baixa. O mundo está se reorganizando em blocos polÃticos/econômicos e Lula e o PT estão doidos para integrar o liderado pela China e Rússia, os quais, como todos sabem, são extremos inversos de democracias. Sendo assim, parece ingênuo querer que Lula fale alto contra regimes autocráticos, ainda mais se Trump retornar à Casa Branca. É assustador constatar, mas tempos sombrios nos aguardam.
Não leio assim. O PT está procurando encontrar um meio termo que permita à China ser um contrapeso aos EUA na região. Pode-se discordar da estratégia, mas tem lógica.
Tanto faz com nota ou sem nota do PT, os EUA já melaram qualquer tentativa diplomática ou de pacificação, carimbando eleito em um presidente que, também, não foi. Esse tipo de ação tem zero empatia com o povo venezuelano e só alimenta a espiral de violência que está tomando conta desse paÃs.
Mais didático impossÃvel, Celso!
O que tem de errado no meu comentário para não ser publicado?
Maduro também é tudo que Simon BolÃvar desprezava. Maduro, e seu guru "pajarito", fizeram da Venezuela uma conquista de suas próprias forças armadas, num lance de recolonização endógena. Em tempo: Mussolini tinha as fasci. Maduro tem os colectivos.
É de uma falta de inteligência essa nota mequetrefe do PT que não dá pra entender. Resta aguardar a posição oficial do governo brasileiro. Os votos da esquerda o Lula ou outro candidato petista terão mesmo que Lula mande o sargento Garcia venezuelano pastar. O que os esquerdistas fariam? Votar no Silas ou no TarcÃsio? O ponto é manter o eleitorado de centro esquerda, centro e até parte de centro direita que deploram o ditador venezuelano tanto quanto seu imitador barato inelegÃvel.
Falando em empatia pelo povo Venezuelano, uma coisa ainda não ficou claro para mim. Tomemos como ponto pacÃfico que Maduro precisa sair/cair, se o poder for usurpado pela Guaidó de Saias, a Maria "Guedes" Corina, ela não fará exatamente a privataria da cartilha neoliberal a mando de seus chefes do norte? Ou seja, o povo que já está na miséria com um mÃnimo de Estado (e petrodólares), não ficará ainda com menos no momento que começar o Estado MÃnimo e oleodutos conectados diretamente com o Texas?
E não bastasse as concepções autoritárias, a mentira implÃcita em ignorar que o candidato da Oposição não representa apenas Maria Corina, mas uma vasta coalizão das mais variadas tendências.
Mesmo se Maria Corina for o que você diz, isto é pretexto para melar a eleição? Não é melhor que o próprio povo rejeite o receituário neoliberal mais tarde? Será que você não entende que com argumentos semelhantes um governo de direita pode impedir um eleito de esquerda de assumir o poder? Seu comentário é uma demonstração cabal sobre o modo como a mente autoritária funciona.
Clichês baratos e surrados de esquerda atrasada e autoritária. Boric e Almagro, secretário-geral da OEA e ex-chanceler não acreditam na farsa eleitoral de Maduro. Basta de fascistas de esquerda!
Obrigado pela resposta, Ingrid. Concordo que qualquer Ditadura é inaceitável, mas pelo pouco que conheço de história, o mais comum é trocar Ditador Inimigo A por Ditador Aliado B, ou Fantoches, ou Fachadas, ou Biônicos. Sabe-se que Corina é Extrema-Direita, da mesma facção digital que rapidamente criou campos de concentração na fronteira dos EUA, a fila do osso e 700 mil valas comuns no Brasil e idosos morando no metrô da Argentina. Resta questionar: será essa "troca" a solução para a Venezuela?
José Roberto, é fato que o que se apresenta como oposição são fantoches yankees. Mas é igualmente um fato que, seja de direita, seja de esquerda, ditadura é inaceitavel. Se o grande Pepe Mujica diz que Maduro é um ditador, e não há como dizer que ele seja de direita, não há como apoiar Maduro. Parte da esquerda vem dando um apoio acritico ao ditador sem considerar a real situação da miséria venezoelana, que não pode piorar. A estratégia de ver o global sem olhar o local é neste caso, absurda
Muito bom!
Porque para o PT, "democracia" é só quando a esquerda (de preferência aquela ideológica, jurássica) está no poder. O próprio partido deslegitima todo o seu discurso, ao criticar a ignorância bolsonarista, e fazer o mesmo, só que com o sinal trocado.
Perfeito, ditador, de esquerda ou direita, não dialoga e não existe fascista moderado. Se fosse moderado, não seria fascista. TarcÃsio "moderado" ë apenas mais um bozolóide esperando a oportunidade de tentar de novo o q Bozo não conseguiu.
Excelente comentário. O PT está atirando no próprio pé ao apoiar um ditador retrogrado como o Maduro e ao mesmo tempo levanta duvidas quanto ao seu compromisso com a democracia. Lamentável ....
Lula só defende pautas retrógradas.
Vc é portanto contra o Bolsa Famìlia, contra a queda dos juros e a favor do encarceramento de vÃtimas de estupro, defendendo pautas opostas à quelas defendidas por Lula. Parabéns pelo seu "progressismo".
Ora, não é de hoje que Lula e o PT apoiam e legitimam a ditadura de Maduro, que escala o autoritarismo desde sempre. E é claro que você não está surpreso, pois sabe muito bem disso. Se fazer desentendido e inocente é desonesto.
Muito bem.
Triste é que parte da esquerda apoia acriticamente Maduro com a preocupação de que a direita se instale na Venezuela. E enquanto justifica o apoio por questões geopollÃticas, faz vista grossa a que cerca de 20% dos venezuelanos estão refugiados, mais de 70% dos remanescentes estão abaixo da linha da pobreza, a inflação deste ano está em 193%. Ter olhos para o global e negar-se a ver o local é enorme cegueira. Diz o grande Pepe Mujica : Maduro é um ditador. Será que ele é da CIA? rsrsrsr
De pleno acordo.
Exato, Ingrid! Essa turma da CIA está bem grande rsrsrs...
O PT é só isso, que fique bem claro!!
? como assim? se há divergência no partido é evidente que não se pode dizer que "é só isso"
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Muito triste. Que surja logo um lÃder de centro, então.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > O PT diante de Maduro Voltar
Comente este texto