Sylvia Colombo > Nicolás Maduro não aterrissou na Venezuela em um disco voador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E por pouco não viramos uma Venezuela, porém, sobraram saudosistas. Cuidados, eles renascem em velocidade.
Faltou falar do papel das elites econômicas nesses episódios. A bonança do petróleo ficou extremamente concentrada, marginalizando boa parte da população. Essa parte que, no começo, apoiou Chávez .
Gostei muito do resumo! Por outro lado, vale a pena estimular no Brasil o estudo sério da História nas escolas de ensino básico, para não sairmos defendendo bobagens como o Exército ser um poder moderador. Mas o que importa é que a meninada saia da escola pública servido exclusivamente como empregados bastante subordinados, e que os bonitinhos das escolas de elite saibam deixar gente pobre "preguiçosa" de olho roxo... Triste.
A Venezuela de Chaves é Maduro, serve de alerta para tomarmos cuidado ao eleger partidos de esquerda. O sonho deles é sempre o mermo.
Venezuela é o sonho de consumo de pretensos ditadores. Se o tal cavalão tivesse sido reeleito, provavelmente iria aparelhar o Estado Brasileiro com meia dúzia de ruminantes feito ele. Daà para uma ditadura é um pulo.
A Venezuela foi, por muito tempo campeã mundial da má distribuição de renda de seus habitantes, aliás, numa parceria incômoda com o Brasil. A revolução bolivariana, assim chamada, tem respaldo popular entre os deserdados. Por outro lado, estarem instalados em cima das maiores reservas petrolÃferas do planeta, os fazem ser cobiçados pelo Tio Sam. É só lembrar do que aconteceu no Iraque, no Afeganistão e mesmo no Brasil do pré-sal. Não sejamos ingênuos!
Tá. E da�
“O Equador é um convento, a Colômbia é uma universidade, e a Venezuela é um quartel.” frase atribuÃda ao Simon Bolivar. A tradição militarista do paÃs vem de longe.
Boa descrição, faltou citar os fatos que antecederam a subida de Chavez. O caracazzo de 89 e a violência da direita então governo, hoje oposição. O que aconteceu ali faz Maduro parecer pacifico.
Aterrissou sim, e o Disco se chama Fórum de São Paulo e um dos criadores desse câncer sul-americano chama-se PT e o seu LÃder medÃocre e o Chaves, outro mentecapto, essa é a História atras de todas essas narrativas mentirosas, a origem é o Fórum que segundo o Zé Dirceu se tomaria o Poder na marra em todos os PaÃses. A memória dos petistas não é curta, ela simplesmente não existe.
Todo governo violento deve ser condenado. Não importa se de esquerda ou direita, o problema é a impossibilidade de se escolher o mais viável, na opinião do povo. No Brasil, quando a direita venceu em 2018, e a esquerda venceu em 2022, o mundo reconheceu o processo. Faz parte do processo, se tem oposição insatisfeita, mas para isso, tem a próxima eleição.
Pois é, bom mesmo eram os tempos em que militares governavam todos os paÃses da América Latina, sem eleições, com perseguições e tor-tura a quem ousasse se opor, e tudo sob patrocÃnio dos EUA. Ou será que a memória de direitistas também é curta ou inexistente?
Gostei da ficção! Se extender um pouco o roteiro, pode virar uma novela da Record. Já falei antes, mas não custa repetir: sou fã do seu senso de humor e do seu personagem.
Brilhante coluna!! E de se refletir o envolvimento de militares, longe das suas missões constitucionais, ao longo desse processo de decadência venezuelana!
Colombo citou a presença maciça de militares no governo Maduro. Nada diferente do que aconteceu por aqui no perÃodo de 2019/2022. Coisa de di//tadores.
Acho que alguém precisa apresentar a pirâmide de Maslow para alguns comentaristas Não ter o que comer e assistir concertos de sinfônicas Só na cabeça de quem nunca passou fome
Importante essa análise dos diferentes papeis que as forças armadas têm tido nas diversas nações contemporâneas. Em toda América Latina é assim como a Sylvia acho que descreveu bem. Nos EUA, as forças armadas fazem parte do complexo industrial-militar, denunciado pelo ex-presidente Einsenhower e herói da 2a Grande Guerra como a maior ameaça à paz mundial.
A estória é sempre a mesma! A culpa é dos mortos!
excelente e esclarecedor este artigo
Onde há militares na polÃtica se fingindo d politico, na administração pública se fingindo d gestor público, até mesmo no executivo é fingimento p mais-puder, mais enganar e mamar, a democracia perde. Mostre onde militares aprendem Democracia? Militares sempre devem servir ao Estado e Nunca a Governos, sejam d esquerda ou diretia. Na Venezuela d Maduro ou no Brasil d Bolsopatas, os militares serviram a eles próprios, zero democracia.
Precisamos compreender o chavismo. A elite venezuelana não se importava com a desigualdade, vivia em torno de Miami. Essa massa de deserdados aguardavam um caudilho e reconheçamos esse Hugo Chaves era competente politicamente, fez o FHC e L1 de tolos. Quando queria embarcava para BrasÃlia sem avisar e pedia favores, expurgou os militares que não lhe obedeciam. Na rebelião FHC deu força a Chaves, com L1 era um gozador "chamou- o de rei da mamona" . O resto é CUBA oil
No inÃcio do século XX a maioria das eleições nos estado eram forjada , Getúlio Vargas chegou a adulterar número em benefÃcio do seu governador.
Obrigado, Sylvia, pelo artigo sóbrio e esclarecedor, navegando contra a pressão ideológica dos donos da Folha. As Américas têm histórias nem um pouco edificantes de lutas e massacres, conquistas e dominações sobre indÃgenas, sangue e dor, devastações irrecuperáveis, mas é o que temoss, es lo que hay, né? Sobre isso nações foram erguidas com agonias estruturais que parecem eternas, mas é o que temos. Gracias.
Em outro espaço e a propósito do tema o jornalista Lourival Sant'Anna disse que Lula, Petros e Obrador dão tempo para que Maduro apresente atas forjadas para criar uma "falsa equivalência" com a oposição, ou seja, para poderem dizer que há uma luta entre dois grupos com atas diferentes, etc, algo semelhante quando Lula tratou Rússia, a invasora, como igual a Ucrânia, a invadida. Jogo maquiavélico, desonesto.
A verdade é que a oposição está apresentando, na imprensa que a apoia, atas obtidas não sabemos de onde, não comprovadas, para induzirem governos a proclamarem a vitória de seu candidato. A verdade, também, é que atas existem e o Brasil acompanha as principais lideranças ocidentais cobrando a revisão por uma comissão imparcial, para poderem tomar a decisão diplomática mais acertada. Lula està certÃssimo.
Situar Maduro na história poderia abrir espaço para mostrar a decadência mais recente do projeto liberal...e d@s liberais e da terceira via, claro.
Cuma?
O que a atual Venezuela mostra é o total fracasso do projeto iliberal do bolivarianismo apoiado pelo PT e Lula, você não notou?
É bom quando aprendemos um pouco de História. Obrigada à colunista.
A Venezuela, outrora uma das nações mais prósperas da América Latina, está hoje imersa em uma crise polÃtica, econômica e humanitária sem precedentes. A ascensão de lÃderes autoritários e a perpetuação de governos ditatoriais não são fenômenos isolados, mas sim frutos de um longo processo histórico e de um contexto especÃfico que devem ser compreendidos em sua totalidade. A história polÃtica da Venezuela é marcada por perÃodos de instabilidade, golpes de estado e governos militares.
"... Venezuela é marcada por perÃodos de instabilidade, golpes de estado... Copiou o Brasil?
Esta é a história polÃtica da América Latina, que pode ser entendida por disputas e conflitos gerados por interesses nacionais e, especialmente, internacionais, e que não podem ser desconsiderados numa análise séria.
Sylvia, você recorre ao método usado pelo institucionalismo histórico para analisar a trajetória dependente (path dependence) da Venezuela de um passado marcadamente autoritário - o economista Douglaas North foi, por assim dizer, um dos "pais" desse método de investigação. Parabéns.
Bolsonaro tentou ser ditador. Nossa sorte é sua incompetência, covardia e burrice, que o impediram de consegui-lo malgrado o apoio do pior do agro, do empresariado urbano e das FFMM.
O Bozo certamente tem uma foto do Maduro, que leva escondido para o banheiro e chora: "porque ele e não eu? Porque? Porqueeeee?"
Touché
Providenciais esclarecimentos, deveriam ser lidos por aqueles que vêm ideologia como causa da bagunça em que a Venezuela se encontra.
Mas a ideologia não está descartada. O modelo mental equivocado perseguido pelo regime, embora encontre eco no passado, é, sim, a causa dos males polÃticos e econômicos do presente.
Quando a ditadura é de esquerda tem sempre um veja bem
A ditadura vigente na Venezuela é CÃvico-militar, com o chefe de Estado e de Governo da esquerda e toda a máquina aparelhada/comandada por militares (direita). Portanto, não é possÃvel afirmar-se que se trata de ditadura de direita ou esquerda, é mista. Não existem Forças Armadas de esquerda, são sempre de direita.
Parabéns muito bom o texto para entendermos melhor a história da Venezuela.
O excesso de preocupação com a Venezuela não é pelo sofrimento do povo, senão estarÃamos discutindo o fim do embargo econômico. O foco sabemos todos, é o petróleo.
André, a maioria dos oito bilhões de pessoas deste belo planeta não vive sob um regime democrático. E muitos paÃses não democráticos não enfrentam sansões como as da Venezuela
André, paÃses não violam as regras do jogo democrático, quem as violam são seus governantes. Portanto, é aceitável/compreensÃvel que sejam, pessoalmente, sancionados. Quando se aplica sanções econômicas a paÃses, pune-se suas populações, não o infrator.
PaÃses que violam as regras do jogo democrático tem, sim, que ser sancionados, pois violaram a vontade soberana do próprio povo.
O gaz natural e outros bens naturais.
Texto claro, digno da jornalista séria, preparada. Parabéns, Sylvia
Ôôô, Sylvia, que tal um espaço de três artigos, pra dar uma geralzinha mais alentada? Muito grato por esta!
Ôôô, Mano Evans, difÃcil é a sençura liberar o link, hein? Faz quatro horas que cê o mandou; duas que começou o batente; e nádegas. Depois a dona Rebeca escreve que tem gente suficiente pro trampo da tortura. Tá bão.
Boa Marcão. Leia no link que vou mandar, o que Marx achava do Simone BolÃvar.
Boa matéria! Eu fico enfurecido quando vejo um único homem sendo responsabilizado por fracasso de uma administração de um paÃs, como se este homem sozinho fosse capaz de fazer algo bom ou ruim sem a ajuda de multidões. Quando se trata de governança eu sou culpado, tu eis, nós somos, eles são. Caso o governo seja de sucesso, o verbo tem que ser conjugado da mesma forma. Eu sou, tu eis, eles são, nós somos responsável pelo êxito.
É uma boa lembrança, Adenor, até porque o Maduro é preposto da milicada venezuelana, que se locupleta legal.
As pessoas precisam ir além do zap e do rolo compressor das grandes corporações midiáticas. Ler as colunas de Sylvia Colombo é salutar.
Um texto bom.
Marechais, generais, capitão, forças armadas, golpes, Floriano, Deodoro, Humberto, Costa, EmÃlio, Ernesto, João, Jair. Petróleo, pobreza, americanos, imprensa unânime. Pera aÃ, estamos falando é da Venezuela, né?
É um verdadeiro horror o que estão fazendo com a Venezuela. A subserviência da mÃdia corporativa aos desÃgnios estadunidenses é um vexame. É uma tristeza ver os comentários dos pobres de direita defendendo quem lhes açoita e atacando quem lhes acolhe.
Lula acorda. Estamos passando vergonha
Eu não. Ele está.
Antes todos os textos fossem assim. Informativos, claros, me oferecendo um quadro mais amplo para que eu, leitor, possa formar a minha opinião.
Eu ia opinar, mas seu comentário é irretocável.
... Gracias por venir, señora!!!... Que Rico sus palabras, su texto!!!...
Chegam ao poder com mentiras e depois não saem. Por q vc acha q o Cachaça mente e não diz claramente pra onde ele quer levar o paÃs?
Perdão Luiz Marcelo, o presidente Lula é o maior lÃder polÃtico vivo do planeta.
Obrigada, Luiz Marcelo. Melhor eu não poderia responder.
O atual presidente nunca chegou ao poder a não ser pelo voto da maioria dos eleitores brasileiros. Ele é um democrata que nunca se cercou de militares, e que nunca questionou o resultado das urnas, mesmo tendo perdido várias eleições. E, por fim, ele diz claramente para onde quer levar o paÃs: para a justiça social, para a inclusão dos excluÃdos, para fora do mapa da fome. Por isso é o maior lÃder da história recente deste paÃs
Outro fato é que os USA estão pouco se lixando para a democracia e o povo venezuelano. Esse barulho todo é devido ao interesse no petróleo deles. Os americanos são muito mais problema do que solução para a Venezuela.
O fato é que em paÃses onde as Forças Armadas se envolvem com a polÃtica é esse caos. Passa a ser geradora de instabilidade porque os lÃderes ocupam o poder pela força e não pela arquitetura polÃtica.
Curioso que a palavra “ditador” não é usada nenhuma vez no texto, mas aparece no subtÃtulo. Será que foi a autora que a pôs lá?
É um paÃs de m e sempre foi, me lembro nos anos 80/90 de ter ido lá e por não ter nada para fazer fui ver um filme, que era o resgate de uns americanos, sequestrados por guerrilheiros e prisioneiros na selva, eles eram funcionários de uma petroleira, como toda chanchada americana eles davam um tiro e caiam 20 cuca do outro lado e a plateia aplaudia, eu pensava, será que tem espelho na Venezuela Deu no que deu, paiseco sem futuro, povo e paÃs de m.
Este desrespeito de Paulo a uma nação inteira é indecente e inaceitável. Só o programa 'El Sistema' seria suficiente para mostrar que o povo venezuelano merece total respeito. O programa de inovação na educação musical clássica é modelo mundial de inclusão social e excelência artÃstica. Além de orquestras sinfônicas espalhadas no paÃs todo, com centenas de milhares de jovens músicos, o programa já gerou maestros, músicos e compositores dentre os mais reconhecidos no mundo.
A Venezuela foi o paÃs mais rico da América Latina entre as décadas de 1950-1970, considerando o PIB per capita. Tem a maior reserva de petróleo do mundo. Como a autora demonstrou, o envolvimento das forças armadas na polÃtica contribuiu e contribui para instabilidades e ditaduras. Atualmente, as sanções econômicas impostas pelos EUA também contribuem para agravar as dificuldades econômicas
Ah se não tivéssemos a sorte de ter um Xandão no STE no momento certo. Se fosse a duplinha da titubeante (STE) e do absorto (STF) atual. Duro ter de agradecer (só em pensamento) ao Nosferatu.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Sylvia Colombo > Nicolás Maduro não aterrissou na Venezuela em um disco voador Voltar
Comente este texto