Muniz Sodre > Efeito borboleta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Orasil coelho pina

    Sempre que se referem ao Império Norte Americano, fico pensando que se não fosse este Império Democrático, o mundo seria um Império Sino-Russo, antidemocrático e autoritário! O Império Norte Americano é o pior de todos, exceto todos os demais! OrasilDemocrático!

    Responda
  2. José Cardoso

    Não entendi muito bem a relação entre efeito borboleta, que é usada habitualmente para relações não lineares, onde pequenas variações geram grandes consequências e o resto do texto. Mas é verdade que o padrão de vida dos trabalhadores americanos é desafiado pela concorrência dos chineses e dos imigrantes. Daí o sucesso da mudança do discurso do partido republicano de liberal para protecionista.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Sempre foi liberal para os outros e protecionistas para eles. Nenhuma mudança.

  3. MARIA RITA CAETANO CHANG

    Brilhante análise, sem pretensão a ser a palavra final, mas um diagnóstico atual da América e do mundo. Meus aplausos.

    Responda
  4. amauri araujo

    Camala é a pior candidata, à excessão de todos os demais, e isso em nada altera a política imperialista dos EUA.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Amauri gostei da lembrança das sábias palavras do nosso grande primeiro ministro inglês! OrasilRepública!

  5. Emilio Bazzani

    Efeito borboleta... ao contrario. Escolheram alguem sem expressão no partido dos Demos... a que sobrou. Agora é investir pesado e rezar.

    Responda
  6. Alexandre Marcos Pereira

    A singularidade mencionada não está apenas na figura de Kamala Harris, talvez a primeira mulher negra e de ascendência sul-asiática a ser eleita presidente dos Estados Unidos, mas também no que ela simboliza para uma nação profundamente dividida. Sua virtual ascensão ao poder refletiria uma mudança gradual , mas significativa, nos valores e prioridades da sociedade americana. A vitória de Kamala Harris, ao romper barreiras históricas e culturais, desencadearia um efeito dominó em outros países.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Eita, sêo Muniz, que delicadeza... "Efeito borboleta" no caso da Kamala; "efeito mariposa", caso ganhe o TrAmp (injustiça com as belíssimas mariposas, mas vá lá, é retórico): se não é exatamente o apopalípice, bão, não deixa de ser uma batida proto-fascista de asas por sobre o hemisfério ocidental. A Dona Harris e suas asinhas democratas e mais civilizadas, certamente serão um bom refresco, ainda que não mudem o cerne da coisa. Só de não espalharem a fedentina repub, putz, que alívio.

    Responda
  8. adenor Dias

    Se o Trump for eleito desta vez, eu vou dize que o fortão só bate em mulher! Bateu na Hilary Clinton, e agora na Kamala Harris. Não conseguiu bater nem no morto vivo Biden...

    Responda
  9. Rocia Oliveira

    Texto.muito sensato. Ajuda a gente a ponderar. O dia de hoje trouxe dois boms textos: essa coluna e a da Eva Columbo. Ajuda a gente a querer manter a assinatura.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Grato da dica, Rocia. Vou atrás do texto da dona Eva.

  10. ADONAY ANTHONY EVANS

    Trump é o abismo. E a partir daí vale toda luta política para barra-lo. Mas algumas coisas me preocupam em Kamela. A) Em seu primeiro discurso já falou dos crimes de Trump, retirando a tensão de quando e como o faria. Moraes manteve Bolsonaro durante o mandato e ainda mantém Bolsonaro com a respiração suspensa à espera do bote fatal. B) Me parece que falta à Kamela retórica e expressão corporal que sobra a Trump em anos de TV.

    Responda
  11. ADONAY ANTHONY EVANS

    C) Qual o Discurso de Kamela? Roosevelt e Obama venderam Esperança. Lula resumiu a Esperança na metáfora de duas palavras: Picanha e Cervejinha, que até hoje, pela síntese, simplicidade e força, enlouquece a Extrema Direita Reacionária. Se deixar Trump vencer, o que as professoras vão ensinar às crianças no dia seguinte, como seus pais elegeram estruprador e sonegador condenado, autor por apuração do W Post de 32 mil mentiras em 4 anos. Kamala, curso de retórica e teatro urgente,

    Responda
  12. Giovani Ferreira Vargas

    Que bom seria se o colunista aprendesse inglês e conseguisse acompanhar as notícias lá dos EUA...! Mas não as American Petistas, lógico: somente as de fontes inteligentes. Ele veria que o mundo é tão mais complexo...!

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Quem é vc na fila do pão?

    2. Eduardo Rocha

      Comentário de um ignorante! Muniz Sodré fala ao menos 5 idiomas, incluindo o inglês, francês (mestrado na França), alemão e iorubá. Imagino que você chame de inteligente os tuítes do Carluxo...

    3. Nelson de Paula

      notícias somente de fontes inteligentes... que recomendação hein!

    4. ADONAY ANTHONY EVANS

      Imagino que as fontes sejam tão inteligentes como o Senhor. A propósito Mister Vargas, onde aprendeu seu inglês shakespeareano? Lendo o Pato Donald no original para pedir Hot Dog na Disney? Ou como dizia. Suassuna, o Senhor já foi a Disney? Todas as pessoas inteligentes vão a Disney.

    5. Marcos Benassi

      Justa Lerda, *não* nos esclareça sobre essas suas "Fontes inteligentes" e a complexidade percebida no mundo. Nem que algum colega desavisado o peça.

    6. Enir Antonio Carradore

      Para o seu conhecimento, sobre o articulista, conforme Wikipedia: Um dos poucos teóricos brasileiros na área de comunicação que têm circulação e respeitabilidade no exterior, sendo palestrante de diversas instituições, em países como Suécia, França, Estados Unidos, Espanha, Portugal, dentre outros.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.