Muniz Sodre > Efeito borboleta Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sempre que se referem ao Império Norte Americano, fico pensando que se não fosse este Império Democrático, o mundo seria um Império Sino-Russo, antidemocrático e autoritário! O Império Norte Americano é o pior de todos, exceto todos os demais! OrasilDemocrático!
Não entendi muito bem a relação entre efeito borboleta, que é usada habitualmente para relações não lineares, onde pequenas variações geram grandes consequências e o resto do texto. Mas é verdade que o padrão de vida dos trabalhadores americanos é desafiado pela concorrência dos chineses e dos imigrantes. Daà o sucesso da mudança do discurso do partido republicano de liberal para protecionista.
Sempre foi liberal para os outros e protecionistas para eles. Nenhuma mudança.
Brilhante análise, sem pretensão a ser a palavra final, mas um diagnóstico atual da América e do mundo. Meus aplausos.
Camala é a pior candidata, à excessão de todos os demais, e isso em nada altera a polÃtica imperialista dos EUA.
Amauri gostei da lembrança das sábias palavras do nosso grande primeiro ministro inglês! OrasilRepública!
Efeito borboleta... ao contrario. Escolheram alguem sem expressão no partido dos Demos... a que sobrou. Agora é investir pesado e rezar.
A singularidade mencionada não está apenas na figura de Kamala Harris, talvez a primeira mulher negra e de ascendência sul-asiática a ser eleita presidente dos Estados Unidos, mas também no que ela simboliza para uma nação profundamente dividida. Sua virtual ascensão ao poder refletiria uma mudança gradual , mas significativa, nos valores e prioridades da sociedade americana. A vitória de Kamala Harris, ao romper barreiras históricas e culturais, desencadearia um efeito dominó em outros paÃses.
Eita, sêo Muniz, que delicadeza... "Efeito borboleta" no caso da Kamala; "efeito mariposa", caso ganhe o TrAmp (injustiça com as belÃssimas mariposas, mas vá lá, é retórico): se não é exatamente o apopalÃpice, bão, não deixa de ser uma batida proto-fascista de asas por sobre o hemisfério ocidental. A Dona Harris e suas asinhas democratas e mais civilizadas, certamente serão um bom refresco, ainda que não mudem o cerne da coisa. Só de não espalharem a fedentina repub, putz, que alÃvio.
Se o Trump for eleito desta vez, eu vou dize que o fortão só bate em mulher! Bateu na Hilary Clinton, e agora na Kamala Harris. Não conseguiu bater nem no morto vivo Biden...
Texto.muito sensato. Ajuda a gente a ponderar. O dia de hoje trouxe dois boms textos: essa coluna e a da Eva Columbo. Ajuda a gente a querer manter a assinatura.
Grato da dica, Rocia. Vou atrás do texto da dona Eva.
Trump é o abismo. E a partir daà vale toda luta polÃtica para barra-lo. Mas algumas coisas me preocupam em Kamela. A) Em seu primeiro discurso já falou dos crimes de Trump, retirando a tensão de quando e como o faria. Moraes manteve Bolsonaro durante o mandato e ainda mantém Bolsonaro com a respiração suspensa à espera do bote fatal. B) Me parece que falta à Kamela retórica e expressão corporal que sobra a Trump em anos de TV.
C) Qual o Discurso de Kamela? Roosevelt e Obama venderam Esperança. Lula resumiu a Esperança na metáfora de duas palavras: Picanha e Cervejinha, que até hoje, pela sÃntese, simplicidade e força, enlouquece a Extrema Direita Reacionária. Se deixar Trump vencer, o que as professoras vão ensinar à s crianças no dia seguinte, como seus pais elegeram estruprador e sonegador condenado, autor por apuração do W Post de 32 mil mentiras em 4 anos. Kamala, curso de retórica e teatro urgente,
Que bom seria se o colunista aprendesse inglês e conseguisse acompanhar as notÃcias lá dos EUA...! Mas não as American Petistas, lógico: somente as de fontes inteligentes. Ele veria que o mundo é tão mais complexo...!
Quem é vc na fila do pão?
Comentário de um ignorante! Muniz Sodré fala ao menos 5 idiomas, incluindo o inglês, francês (mestrado na França), alemão e iorubá. Imagino que você chame de inteligente os tuÃtes do Carluxo...
notÃcias somente de fontes inteligentes... que recomendação hein!
Imagino que as fontes sejam tão inteligentes como o Senhor. A propósito Mister Vargas, onde aprendeu seu inglês shakespeareano? Lendo o Pato Donald no original para pedir Hot Dog na Disney? Ou como dizia. Suassuna, o Senhor já foi a Disney? Todas as pessoas inteligentes vão a Disney.
Justa Lerda, *não* nos esclareça sobre essas suas "Fontes inteligentes" e a complexidade percebida no mundo. Nem que algum colega desavisado o peça.
Para o seu conhecimento, sobre o articulista, conforme Wikipedia: Um dos poucos teóricos brasileiros na área de comunicação que têm circulação e respeitabilidade no exterior, sendo palestrante de diversas instituições, em paÃses como Suécia, França, Estados Unidos, Espanha, Portugal, dentre outros.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > Efeito borboleta Voltar
Comente este texto