Opinião > Quem defende a democracia na Venezuela? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Sataniahu e sua extrema direita está no poder há 16 anos. Antes do massacre em Gajza começar, ele tava quase pendurado na forca, o povo exigia que saÃsse. Mas USrael é uma democracia no meio de Ãr abes corruptos (contem ironia). Então lá pode tudo. Quanto à Venezuela, Maduro não tem a mesma sorte que Bibi, lá, a direita é assim... se não são eles a governar é porque houve fraude. Preguiça.
Assim como muitos cidadãos tenho cá minhas questões a respeito do regime Venezuelano. E também não simpatizo com a figura do Maduro. Mas aceitar essa conversa mo.le de uma oposição que já tentou derrubar o governo algumas vezes, e tomar Corina Machado como defensora da democracia e simplesmente esquecer dos interesses econômicos por trás dessa disputa é um papel que não me agrada.
Como acreditar na versão alardeada aos quatro cantos por nossa mÃdia dominante a respeito do impedimento de opositores de disputarem a eleição? Essa mÃdia defendeu a prisão do Lula com unhas e dentes! Ele não pode disputar a eleição e nossos jornais festejavam a "nossa democracia". Agora eles dizem que há uma fraude lá. Mas até ontem eles diziam que um deputado era o presidente da Venezuela, e isso era tratado com normalidade.
Interessante os dados que o articulista traz. Pelo que ele sublinha, o fato de a tal ata não ter sido publicada ainda, ao contrário do que a nossa mÃdia dominante diz, estaria dentro da lei deles. Isso faz diferença a meu ver, uma vez que a demora na ata tem sido usada pra qualificar o processo como fraudulento.
Texto tendencioso de um jornalista radical. Ê o que o Brasil não precisa.
Atacar o escritor não faz desaparecer as importantes informações que ele trouxe. Que tal falarmos a respeito delas?
Esse texto é a própria defesa do indefensável! Como alguém se presta a assumir um papel desses... Só com muita alienação, distopia, ignorância, desonestidade e mentira, mesmo. Abaixo da linha da crÃtica!
"Eu diria mesmo que a burrice é a mais perigosa forma de loucura". (Nelson Rodrigues)
"O ser humano pode ter todos os defeitos, menos o da imparcialidade". (Nelson Rodrigues)
Que coisa triste, o posicionamento polÃtico do jornalista o deixa cego e ele prefere usar a ausência de processos de verificação para proteger Maduro e acusar a oposição!
O CNE ficou fora do ar depois das eleições por um bom tempo e até agora nada de publicar Atas. Esse escriba vive em que planeta?
Se tivessem publicado as atas que os fizeram concluir pela vitória de Maduro, o barulho seria bem menor. Eles disseram que já tinham números para concluir isso. Esconder os números é atestado de fraude. Não dá para contemporizar. A solicitação internacional pelas atas tem limite de duração para resolver o problema. Talvez já tenha expirado. Fingir que o problema não existiu é a pior coisa que a comunidade internacional poderia fazer.
É estupefaciente a força da ideologia. Até onde vai a desfaçatez do ser humano. Pessoas que se dizem democratas e lutaram com razão contra a onda antidemocrática que passamos nos últimos 4 anos no Brasil agora olham para o descalabro da ditadura chavista com olhos benevolentes. Eu sinto vergonha alheia com esse duplo padrão moral.
MarÃa Corina es tan democrática como Bolsonaro en Brasil es democrático. No es posible defender a los golpistas fascistas, especialmente cuando se sabe que están lejos de ser demócratas. Los venezolanos sabemos y sabemos quiénes son las personas que integran esta extrema derecha. Si los maduros no sirven, la extrema derecha puede ser mucho peor. ¡Son traidores a la patria! ¡Conductores de reparto!
Concordo! Os opositores e os demais paÃses precisam deixar a Venezuela ser a democracia que é! Veja, as prisões arbitrárias, a não divulgação das atas, a permanência do Maduro no poder há mais de 10 anos, o desejo de invadir a Guiana, a crÃtica ao nosso sistema eleitoral... são demonstrações claras da democracia que a Venezuela é. E Maduro continuará, com muito gosto, a manter o paÃs nessa democracia limpinha.
Não morro de amores pelo Maduro, mas o que observo é que para alguns observadores, pedaços de papel anotados a mão pelos fiscais da oposição dizendo terem obtido 70% dos votos têm mais valor que os resultados oficiais publicados por um colegiado composto por 5 membros, 2 dos quais indicados pela oposição, e que não vieram a público fazer qualquer denúncia de fraude. Para mim é bastante verossÃmil que tenham encomendado um ataque hacker para atrasar e tumultuar o processo.
Tenho acordo.
Não morro de amores pelo Maduro, mas o que observo é que para alguns pedaços pedaço de papel anotado a mão pelos fiscais da oposição dizendo terem obtido 70% dos votos têm mais valor que os resultados oficiais publicados por um colegiado composto por 5 membros, 2 dos quais indicados pela oposição, e que não vieram a público fazer qualquer denúncia de fraude. Para mim é bastante verossÃmil que encomendaram um ataque hacker para atrasar e tumultuar o processo.
Kapo sendo kapo da ideologia assassina
Sim, claro, nós todos acreditamos em Papai Noel.
Só pode ser piada de mau, digo, péssimo gosto essa coluna. Vejamos o que o "eleito" trouxe à Venezuela: perseguição com prisões e execuções de seus opositores, miséria, falta de insumos básicos, discursos de picanhas e cervejas nunca materializados, racionamento de gêneros, aparelhamento em todos os "podreres", rotas para o narcotráfico, evasão maciça de habitantes para paÃses vizinhos e, como sempre na esquerda, corrupção sistêmica. Fatos irrefutáveis. Será que essa aberração seria reeleita?
A pergunta correta, não seria Quem defende a tirania/socialista/comunista na Venezuela? Resposta: o ladraoluladsilvae e a esquerda caviar.
Sr altman, o semhor ganhou a medalha de ouro na categoria nada de anormal. Negacionista.
Atraso por ataque cibernetico? Sera q nao foram os marcianos?
Mil observadores internacionais? Quinhentos cubanos e quinhentos coreanos do norte
Ele nao fala q os opositores q concordaram, sao fantoches cocados pelo regime
Ele chama o opositor de reacionario,e o maduro é o que? Ele nao fala q a fund carter disse q foi fraude
Esse é o senhor breno altman, defensor em textos do hammas. Precisa falar mais slguma coisa?
Volto a pergunt a oposição. Cade as Atas ou qualquer prova a não ser a vontade da direita internacional de que a oposição ganhou as eleições. Seis candidatos oposicionistas reconheceram o resultado. São tão vitoriosos quanto Aecio ou Bolsonaro e não tiveram outro argumento a não ser tentar deslegitimar o resultado.
"Vota-se digitalmente, mas o voto também é impresso, com um método de dupla checagem. " É prova (se fosse preciso alguma) de que voto impresso não é garantia de eleições limpas. Se o regime controla todas as instâncias eleitorais, só não mostrou até agora as "provas" de sua vitória por ser incompetente até como fraudador. Mas acredito que a falsificação está em andamento e deve sair dentro do prazo de 1 mês mencionado pelo Altman.
E por que o senhor ao invés de defender o indefensável não vai morar lá?
Aquà todos los venezolanos sabemos que Maduro no es una flor que se pueda oler. Pero entregar el paÃs a la extrema derecha fascista, que ha estado explotando al pueblo venezolano durante siglos, robándose nuestra riqueza, entregando nuestro petróleo a empresas estadounidenses. Pueblo autoritario sin preocupación por los venezolanos más pobres. Esta gente es incluso peor que el presidente Maduro. Hablan de democracia, pero no son demócratas.
Manoel, porque então mais de cinco milhões de seus conterrâneos emigraram de sua patria?
CERTAMENTE QUE NÃO É À ESQUERDA DITATORIAL DO MADURO E MUITO MENOS À DIREITA DA CORINA DO FERNANDEZ Qual é o pecado mais venal? É roubar de uma empresa privada multinacional ou as gordas emendas com verbas públicas do governo?
Finalmente uma mente lúcida e um texto honesto. Aqui é um ninho de reaças lambe botas do Império, Breno. Parabéns pelo artigo.
Entendi! Quem discorda é um "reaça lambe botas do Império". Isso que é um bom debate. Sem mais chistes, gente como você é tão desprezÃvel quanto o bolsomÃnion médio.
Se a Venezuela é mesmo uma democracia que o CNE divulgue as atas, é injustificável não ter publicizado até agora. Ataque cibernético? sério? Repressão e prisão para a oposição, essa é a linguagem das ditaduras.
Breno Altman omite , distorce e mente descaradamente. Ele certamente sabe o que faz e conhece a realidade espúria da farsa eleitoral engendrada por Maduro. Ao se prestar a este papel, este jornalista desonra a profissão por comprometer a sua credibilidade . Lamentável abrir espaço para este tipo de distorção.
Divirja , mas apresente argumentos concretos contra os do colunista.
Não há democracia na Venezuela, portanto, insistir em eleições livres e democráticas é simplesmente ignorar a realidade do regime.
E há democracia nos EUA, onde o primeiro colocado em votos pode não ser eleito, como já aconteceu diversas vezes?
Folha de S. Paulo dando palco pra bajulador de ditadura. Ora, mas francamente, o lugar de Breno Altman é em blog da esgotosfera petista.
Alto lá. Quantas distorções dos fatos. Chamar aquilo de processo democrático das duas umas ou o autor é um enganador ou acha que leitor não tem raciocÃnio. Acabou, saltarei seus artigos.
...ou também pode ser cumplice do regime??
Tenho ódio e nojo de ditadores e de quem os defende
Triste esquerda q faz plágio d estilo extremista-direita atual, q faz da democracia uma farsa para enganar e convencer os já convertidos.
Excelente reflexão Breno ! Os "defensores da democracia" liderados por uma fascistoide, possuem um passado que os condena, tem sido recorrente,investidas das oligarquias para retomar o controle polÃtico do paÃs, seus apoiadores externos, liderados pelos EUA são bem conhecidos. Depois de Guaidó, se engana quem quer!
Altman diz que nove oposicionistas se registraram, o que é um equÃvoco. O único oposicionista de verdade que conseguiu se registrar foi Edmundo Gonzales, provavelmente porque Maduro achou que não corria risco. Os demais candidatos são laranjas do regime.
" Não há margens para dúvidas" rsrsrsrs. Altman virou a figura caricata do neocruzado na caça dos Ãmpios e infiéis da atualidade. Nem Stalin foi tão longe!!!!
Que os EUA não são exatamente o paÃs indicado para dizer a ninguém o que fazer isso não são. Agora que é difÃcil acreditar tanto em Maduro como em Corina, também é verdade. Ou seja, o povo venezuelano está lascado, como esteve há séculos, para dizer o mÃnimo, desde que a chamaram pequena Veneza.
Rapais: eu também acho. O duro é quando a gente vê o que defendem os opositores. Não pregam democracia para melhorar condições de vida do povo, mas para trocar eleites econômicas no poder. Tenho literalmente pena daquela gente. Entendo que votem com os pés deixando sua pátria.
("pequena Veneza"... Nunca havia reparado nisso, Vanderlei.) Óia, meu caro, é bem evidente que a democracia ocidental está muitÃssimo contaminada pelo poder econômico, creio inescapável. A isso, soma-se a proposital desinformação espalhada pelas redes digitais, que complica deveras a questão. Mas o autoritarismo não dispensa nenhuma das desvantagens, e inclui algumas outras. Pelo que pude ler da metodologia da contagens prévias da Alta Vista, a coisa foi bem feita, e o maduro cairia de podre.
Sr. Altman, é sério que vc ainda defende esses criminosos incompetentes? Depois disso, com que moral vc se imagina ter para criticar o fascismo bolsonarista? O simples fato de um governante ficar tanto tempo no poder, por si só já é suspeito. Ainda acha que a maioria dos venezuelanos estão dispostos a votar neste governo que destruiu a economia e as instituições? Vc acha que milhões (sim, milhões) de venezuelanos abandonaram o paÃs porquê? É indecente cobrar a oposição que prove sua vitória...
...se é o governo que cria o processo eleitoral e se declara vencedor não o faz. Por favor, não ofenda a inteligência dos leitores deste jornal.
Entregar las riquezas de Venezuela a la extrema derecha internacional es lo mismo que entregar el queso a la administración de las ratas. MarÃa Corina es una golpista fascista. Ya ha apoyado todo lo que sea inútil contra los poderes y el pueblo de Venezuela. ¡Es una loba vestida con piel de oveja! ¡Descubre de dónde viene esta mujer! ¡Quiénes eran sus familiares y quiénes son aquà en Venezuela!
Engraçado. A Folha já defendeu ditadura no Brasil e o golpe do Temer. O governo brasileiro está tentando mediar a situação venezuelana, em um trabalho elogiado até pela oposição daquele pais. Mas a Folha quer que o governo haja com base na visão tosca dos jornalistas e editores do jornal.
Comentou na coluna errada, né não? Aqui, surpreendentemente, a Folha abriu para um apoiador de Maduro. Talvez porque os argumentos são tão fracos que acabe funcionando ao contrário.
Não Breno, democracia sem transparência (cade as atas?), prendendo o povo que se opõe, tem outro nome. É ditadura. Sem contar o fracasso econômico e a militarização da economia, que por sinal andam de mãos dadas.
Obrigado Breno por tentar justificar o injustificável e deixar claro que você não é mais que uma marionete (paga?) do "eixo da resistência", o clube que reúne os regimes mais execráveis do mundo.
Bem, no Clube faltam a Arábia Saudita e seus pares monarquias petroleiras.
Parabéns ao Breno Altman. Foi a primeira vez que li na ou assisti na grande imprensa uma análise que não é pregada aos interesses dos grandes centros imperialistas (EUA, UE etc). Deveria ter lembrado que a Venezuela possui a maior reserva de petróleo do mundo, atiçando os EUA, e faz muitos programas sociais. É um dos paÃses que mais chama o povo para as urnas. Tem uma oposição fascista que nunca aceita derrotas, mas se manifesta à vontade com o apoio dos capitalistas de sempre.
Darth Vader espreita a Venezuela...
Tá no jornal hoje, os ganhos sociais do perÃodo Chaves se perderam sob Maduro. Não há empregos, nem investimentos. Milhões na miséria, milhões emigrando. Não adianta tentar justificar com teorias de conspiração contra o império do mal. A Venezuela é uma ditadura incompetente, corrupta e violenta.
Pois é, nem uma palavra sobre a avaliação do Carter Center, q concluiu q as eleições não foram democráticas. Lembrando q o centro foi criado por Jimmy, o Carter, q o autor avaliza como confiável. Nada sobre o impedimento de candidatos ou sobre a prisão e violência contra opositores. E nada sobre a recusa em apresentar as atas para auditoria independente, sem o q não há conclusão confiável. E com a demora, a confiança sobre a autenticidade das atas se perde. Hacker? Piada.
Pois é Marcos, nóis "comuna" da véia guarda temos essa "ideologia" de valorizar dados e fatos, raciocÃnios lógicos e princÃpios democráticos. Dinossauros em extinção?
Ôôô, paciência, hein, carÃssimo colega "comuna"? Complementando uma observação sua que vi em algum lugar, a própria indústria petrolÃfera venezuelana está indo pro brejo: sem investimentos sequer em manutenção, seus equipamentos estão em petição de miséria segundo relatos de gente do meio. Daqui a pouco, nem a graça que a natureza concedeu à quele território e os milicos expropriaram, estará disponÃvel.
O fato das forças q se opõem a Maduro não serem democráticas não o autoriza a fraudar eleições. Combater autoritários impondo uma ditadura joga todos no mesmo saco antidemocrático. No fim, a diferença entre autoritários são só os grupos q se beneficiam com as ditaduras. Chama-se de esquerda ou direita pela hipocrisia dos discursos e justificativas "morais", mas tem muito mais a ver com poder e dinheiro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Quem defende a democracia na Venezuela? Voltar
Comente este texto