Mundo > Escalada autoritária de Maduro na Venezuela apaga legado social do chavismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Lis P Junqueira Safra

    Que legado é esse amigo?

    Responda
  2. Marcos Longaresi Carvalhães

    Não pode criticar a Venezuela que tem gente que já vem falar de Israel, de EUA e colocar política no meio, não sabem o que é democracia não tem o mínimo apreço por ela, ficam se apoiando em revoluções que viraram ditadura e às justificam.

    Responda
  3. Ricardo Lobo

    Hoje mais duas escolas destruídas por bombardeio de is, pelo menos 30 mortos. Sobre o genocídio de Netanyahu estão em conformidade a imprensa e toda a extrema direita.

    Responda
  4. RINALDO SOUZA COELHO

    Toda ditadura, quando não é fruto de um simples golpe, nasce pelas vias democráticas e depois enterra toda possibilidade de expressão individual e coletiva, sobrando só a força como opção contra um povo normalmente sofrido e em estado muito pior do que anteriormente estava. Toda pseudo revolução que promete o céus social acaba realizando o inferno da miséria humana.

    Responda
  5. OTHON DE OLIVEIRA NETO

    A escalada autoritária de Maduro faz parte do legado de Chavez, que lá atrás comprou milhares de fuzis e formou milícias chavistas, não renovou licensas de canais de tv que lhe faziam oposição, entre outras coisas. Legado social de Chavez? O empobrecimento da população da Venezuela.

    Responda
  6. Nasemar Hipólito

    Mas é claro que os lulopetistas não vão concordar, pois a causa do fracasso do chavismo, assim como do comunismo cubano, só podem ser as sanções dos Estados Unidos, oras!

    Responda
  7. Evando de Abreu

    Ãlvaro, vocês da extrema esquerda votam em quem fez petrolão, mensalão, quase arrozão, ama ditadores como Maduro, família Fidel, Ortega. Sinceramente, se não fossem as tais urnas o descondenado não estaria ai destruído tudo que Bolsonaro e equipe (com metade dos ministérios) fizeram. Vade Retro

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      O que Bolsonaro e equipe fizeram? Montaram um esquema de venda de jóias, aumentaram o ganho dos militares e e entregaram o orçamento do estado para Lyra. Infelizmente, ao contrário do que você diz, apenas o primeiro item foi desfeito. Até porque a quadrilha era bem incompetente.

  8. Carlos Eduardo Cunha

    Chavismo, peronismo, bolsonarismo e lulopetismo tem em comum um falso populismo pró-povo mas que levou países com a riqueza de Venez*a, Argent* e Bras* a este cenário atroz em que vivemos sem a liberdade de mercado e o cidadão não consegue viver com seu trabalho e ter um plano de carreira sem depender de assistencialismo eleitoral. Sem educação de nível como base, e hoje estes menos educados elegem presidentes ruins, que se precisar recorrem a golpes de estado para manter o poder e a corrupção.

    Responda
  9. roberto cardoso

    O que é, é. Ditadura é ditadura e não importa o país ou se de direita ou esquerda. A direita é ignorância in natura. A esquerda é burrice crônica. Não tem para onde fugir.

    Responda
    1. José Filho

      "esquerda é burrice crônica". concordo. porém, tente explicar isso para aquela parcela da população anestesiada pelo fanatismo. você poderá ser linchado em praça pública. não faça isso

  10. Carlos Eduardo Cunha

    Chavismo, peronismo, bolsonarismo e lulopetismo tem em comum um populismo falso com mensagens pró povo e realidade triste impedindo países com as riquezas de Venezuela, Argentina e Brasil de se desenvolverem num ambiente de liberdade de mercado, onde cada cidadão consiga se sustentar e ter um plano de carreira ou de empreendimento sem depender de assistencialismo eleitoral e com educação de alto nivel como base.Hoje os mais deseducados decidem eleições e o poder busca golpes para se manter.

    Responda
  11. Florentino Fernandes Junior

    E parece q o alvaro almeida é a nossa abuelita de taubaté-caracas

    Responda
  12. Florentino Fernandes Junior

    Es les distribuem a riqueza gerada e depois q as forças produtivas se cansam de trabalhar, ó

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Forças Produtivas = meios de produção + força de trabalho Modo de Produção = Forças Produtivas + Relações de Produção, que podem ser de exploração ou cooperação. A escolha sempre será nossa!

  13. Florentino Fernandes Junior

    Todo inicio de gov socialista tem avanços, o problema é do meio pra frente.

    Responda
  14. Alvaro Almeida

    Ué, tem avanços sociais na Venezuela...e a mídia nunca apontou isso né! Repito: querem dar um golpe na Venezuela. Aqui o golpe foi contra Dilma Rousseff. Nem vou citar a prisão do Lula pra não mexer com os bolsominios daqui nesse espaço.

    Responda
    1. ROGERIO M CORTEZANO

      O que parte da esquerda precisa entender é que a vontade do povo venezuelano é soberada, seja ela alinhada ao regime atual, ou não. Houve fraude grosseira nas eleições..ponto final.

    2. neli faria

      Existem vidas Inteligentes no Brasil fora da dicotomia bovina lula e bolsonaro! E ainda falando em Golpe? O Marqueteiro do pt nem para ser original foi! Collor também falava em golpe. Pesquise a Folha de nove de novembro de mil novecentos e noventa e dois. Golpe quem deu foi lula ao ungir a inexperiente Dilma invés de um petista experiente como Marta,Tarso, Olívio, Viana, Benedita.

    3. NIEMEYER FRANCO

      Enquanto isso, EUA invadem países - que tem petróleo, óbvio - pra se g$r$ntirem futuramente. Viva a Venezuela, que seu povo resolva seus problemas. Ou na Arábia Saudita - país apoiado pelos EUA - tá tudo bem?

    4. Marcelo Simoes

      Tem uma maneira fácil de evitar o "golpe": apresentando as atas. Ou então fazendo uma eleição transparente, pra começo de conversa. Até Celso Amorim disse que essa demora está decepcionante.

  15. José Cardoso

    O Chaves tem algumas semelhanças com o Peron, no sentido de ser um militar que consolidou sua popularidade com transferências de renda para os pobres. Mas, talvez por ser um país com uma estrutura social mais simples, conseguiu unir os militares, ao contrário do argentino. Os benefícios para os pobres se foram, mas o regime militarista permaneceu.

    Responda
    1. José Filho

      raciocínio tortuoso. difícil, hein?

    2. NIEMEYER FRANCO

      "... conseguiu unir os militares..." Nem isso Bolsonaro conseguiu no seu governo. Prova de sua incapacidade moral, intelectual, política.

  16. Jorge Rodrigues

    Não existe legado social de movimentos como o chavismo, peronismo, bolsonarismo, lulopetismo, varguismo, brizolismo e vários outros abjetos ismos que infernizam os infelizes países latino-americanos. Todos são altamente nocivos para a sociedade e perpetuam a pobreza.

    Responda
    1. José Filho

      concordo. é como o cachorro correndo atrás do próprio rabo. jamais chegará a algum lugar interessante. esquerda e direita alimentam este processo em seus países, e se alimentam da "iNgnorância" do povão

  17. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O pano de fundo é o capitalismo periférico e a luta de classes possível nessas condições. A violenta pressão imperialista, aliada à feroz oposição da direita oligarquia funcionou como elemento limitante para maiores avanços estruturais, o país ficou preso a exportação do petróleo cujas receitas foram retiradas das oligarquias para políticas sociais, na crise, acentuada pelos bloqueios imperialistas, cresce a pressão dos de sempre, que não tem melhores propostas para o país !

    Responda
    1. Alvaro Almeida

      Os bolsominios não entendem isso que você escreveu. Bela análise.

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Direita oligarquica ***

  18. Evando de Abreu

    Que legado? Quebrou o país antes de passar para maduro. Se virou um passarito que o matem novamente com uma pedrada. O amigo de Lula é um criminoso

    Responda
    1. Alvaro Almeida

      Chora na cama, bolsonarista!

  19. Paulo de Cardoso

    Não se pode esquecer o que fizeram governos anteriores, como Marcos Peres Gimenez, em que o petróleo venezuelano jorrava para os EUA, descapitalizando o país. Para países sul-americanos, que não dispõem de parque industrial, a lucratividade desse ação é negativa. Antes de furar os poços, torna-se mister montar refinaria, não importada pronta, para maior lucratividade. Senão torna-se apenas despojamento de recursos, para sempre!

    Responda
    1. Paulo de Cardoso

      Não se trata de condição política, é uma questão de esgotamento de recursos. Como fazem os países sul americanos sem o precioso carvão mineral, para aproveitar seus recursos minerais? Garanto que à hora em que os minérios se tornem esgotados não haverá nenhum país que venha em socorro. O futuro tem de ser resguardado para os filhos e netos, da pobreza causada por falta de zelo. É decente o bloqueio da Venezuela?

    2. Paulo de Cardoso

      A América do Sul deveria esquecer dos minérios e petróleo existentes em seu subsolo. Estas 'riquezas de minérios não podem ser aproveitadas, pois não há o elemento que extrai o metal do minério: carvão coque, extraído do carvão mineral inexistente no subsolo sul-americano. Sem aço não há fabricação de máquinas ou veículos, nem pá manual se consegue. Esquece o sonho de processar petróleo ou minério, sem aço não se fabricam máquinas. Por isto é melhor manter essas riquezas inexploradas.

    3. Marcelo Simoes

      O petróleo era dividido com os EUA porque as empresas estrangeiras investiram em tecnologia para extração do petróleo. Aí a Venezuela decidiu simplesmente que não ia dividir, roubando os equipamentos lá instalados. Óbvio que vai ter sanção. Enquanto isso, a população passa fome e Maduro usa relógio de 150 mil

  20. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    Nossa, a Folha reconhece, agora, um "legado social do chavismo"? É aquele elogio para destruir! rsss

    Responda
  21. Tadêu Santos

    A ESCALADA DE VIOLÊNCIA NA VENEZUELA TÊM APOIO DA RÚSSIA, CHINA E CUBA, e um claro apoio do Brasil com às declarações do Amorim e do Lula 3, além da nota do PT. Esta atitude não reflete a opinião da Nação Brasileira, que é radicalmente contra qualquer tipo de DITADURA. seja de esquerda ou de direita. Certamente que as declarações favoráveis ao Maduro, irão causar prejuízos ao PT em 26, retirando o Biden da reeleição, perdão, o Lula 3, digo o HADDAD. O PR LULA 3 perdeu a noção da sensatez democrá

    Responda
  22. MARCIO OLIVEIRA

    O que realmente me incomoda é o governo brasileiro se dispor a apoiar uma farsa criada por pessoas que sabidamente não representam mais a vontade do povo venezuelano.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      V. Que diz que nosso governo apoia, o governo está na faze de esclarecimento ainda, mas jamais apoiou ou irá apoiar

    2. NIEMEYER FRANCO

      A qual farsa você se refere? A farsa bolsonarista lançada por vocês? Vergonha é pouco pra vocês.

  23. Rodrigo Negrão

    Pode até ter tido avanço social mas calçado no autoritarismo. Sou totalmente contra o nazismo, bolsonarismo e qualquer tipo de ideologia ignorante de direita, mas a esquerda não vai avançar romantizando ditaduras. A esquerda só dá certo sem ditadura.

    Responda
  24. Marcelo Alves

    O artigo dá pouca importância ao bloqueio econômico.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Marcelo recente uma pinóia, desde Chaves e este morreu em dois mil e treze

    2. Nicola Bartolomeu

      Talvez você dê muita, afinal, a narrativa da militância de base, aquela mais bruta e pouco crítica, cai por terra se você não usar o bloqueio como uma panaceia para não reconhecer a responsabilidade dos proprios venezuelanos no desastre que se seguiu.

    3. Marcelo Simoes

      Pesquise de quando data esse bloqueio. É coisa recente. A Venezuela vive em miséria e ditadura bem antes disso

  25. jose batista

    Assim tá bom p o Lula Biden, o lambedor de bigode,

    Responda
  26. Vladimir Delgado

    Não há pressão nenhuma do Brasil contra Maduro. A Folha mente. As falas patéticas de Luis Inácio sobre a Venezuela fazem ao contrário: só dão mais motivos para o amigo ditador do nosso presidente atacar ainda mais a população que vai às ruas protestar contra a falcatrua eleitoral de Maduro.

    Responda
  27. Ariosto Pereira

    Na região, o legado social de Chaves, advogado pela Folha, só perde para o legado social de Fidel em Cuba.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      "O legado" do chavismo na Venezuela não ultrapassa o crescimento econômico pacífico de nenhum dos seus vizinhos, além de espalhar pobreza na forma de refugiados em todas as direções.

    2. jose batista

      Ditadura não deixa legado!!

  28. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Legado social do chavismo? Pegar um país próspero e rico cheio de empregos e deixá-lo quebrado com o povo na miséria., quebrar a maior indústria petroleira orgulho dos venezuelanos e não pagar as dívidas escandalosas do dinheiro suado do povo brasileiro atravessado aos companheiros pelas mão dos condenadados corruptos petistas. Este é o legado que esta curriola deixa.

    Responda
  29. Ataualpa Sousa Borges

    Maduro, Corina, Tump Bozonaro, Milei, Eu acho tudo isso um saco..

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Vai trocar esse nome por um de verdade, menino de escola.

    2. Ataualpa Sousa Borges

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Nicola Bartolomeu

      É só você não ler, um saco ler isso aqui também né?

    4. Ataualpa Sousa Borges

      Evandro abreu, vc tb é um saco..

    5. Evando de Abreu

      Mas votou no Lula, apesar do petrolão, mensalão e muito mais

  30. Jose Edmar de Lira

    onde está os EUA que não toma uma atitude e retira esse rato de esgoto do poder..........viva a democracia

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Vc prega uso da força externa, pra combater quem usa uma força (muito menor) interna. Os EUA não usam mais seus soldados p alcançar seus objetivos, veja a "Primavera Ãrabe", colocando os dos próprios países para brigarem entre si, ou de outro país tipo na Ucrânia.

  31. valdonir estivalet teixeira

    Algumas análises e narrativas da mídia ocidental não batem, com quem visitou a Venezuela agora. viajou se para lá com todos os cuidados , tipo escovas de dentes, cremes desodorantes etc. Não é verdade que há toda está carência, apesar do embargos.Segundo ponto, é claro que a sociedade deles está dividida, nada diferente do Brasil . Nem por isso significa que maduro não tenha apoio. Mas , o que todos sabem que o império quer é o petróleo. Ou o Haiti e El salvador, estariam na ordem do dia tbm

    Responda
    1. José Filho

      "nada diferente do Brasil"?. cuidado. certas coisas atrapalham o raciocínio. abraços

    2. Marcelo Simoes

      Um quarto da população da Venezuela é refugiada. O Brasil sozinho recebeu 700 mil nos últimos anos. Em que mundo um país assim reelege seu presidente por vários mandatos seguidos?

  32. alex carvalho

    Problema de caráter! Mau caráter na política e no poder dá nisso!

    Responda
  33. Absalão Bezerra Neto

    Autoritarismo na Venezuela? O sujeito do planalto e sua trupe ( principalmente ) aqueles das listas das empreiteiras dizem que lá é um exemplo de democracia.

    Responda
  34. André Silva de Oliveira

    Mesmo admitindo que houve legado social deixado por Chaves, este legado foi pulverizado pela corrupção e supressão das liberdades promovidas pelo próprio regime chavista. A lição que fica é que o crescimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais somente são possíveis em um ambiente em que exista liberdade liberdade política assegurada.

    Responda
  35. Rodrigo Negrão

    Fica cada vez mais difícil não acreditar que não tenha dinheiro do PT escondido na Venezuela...

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Negrão, vc colocaria seu $$ lá ? Eu colocaria nas Caimãs, EUA. Ilhas Virgens etc. Percebeu qts "minhocas" tena sua cabecinha ?

    2. Evando de Abreu

      Dinheiro do PT, dirigentes do MST, José Dirceu e lula. Se o regime cair esse dinheiro será expropriado em benefício do país e eles nem poderão reclamar

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Noção zero.

    4. Absalão Bezerra Neto

      Não só lá.

    5. ALDO DE ALCANTARA MACHADO

      Vozes da sua cabeça confirmam isso

  36. Ricardo Lobo

    Pobre vota em pobre, rico vota em rico. Pobre que vota em rico fica mais pobre ainda. Rico que vota em pobre fica pobre. Essa é a receita do bolo.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Seu Zé Ferreira, se "trabalhar" deixasse alguém rico, não teria trabalhador pobre. O que faz riqueza é a exploração de uns sobre outros: seja de um (homem) sobre outro ou país sobre outro (s)

    2. Antonio Araújo

      Putz...

    3. Ataualpa Sousa Borges

      Discordo que o rico que vota em pobre fica pobre. Ele manipula o politico pobre para seus interesses e ainda deixa o politico pobre roubar até ficar rico.

    4. Jose Ferreira

      É só o pobre batalhar , ter sucesso e ficar rico também.

    5. André Silva de Oliveira

      Todos ganham se votarem no modelo mental correto que é o que compatibiliza liberdade econômica com liberdade política, exatamente o caminho contrário adotado pela Venezuela chavista.

  37. Lis P Junqueira Safra

    Vergonha meu Brasil. Todos nós sem distinção estamos passando esse vexame para o mundo ver. Ontem Maduro disse que falou com Lula e Amorim. Está divulgado em vários sites . Vi no Metropoles.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Zelis, o jornalista Lourival Sant'Ana disse o que há: Lula, Petros e Obrador dão tempo para Maduro forjar as atas para só então apresentá-las à comunidade internacional criando uma "falsa equivalência", vale dizer, afirmar que há dois grupos de atas quando sabemos que o regime irá forjar novas atas.

  38. Hercilio Silva

    A questão foram as sanções econômicas, a baixa do petróleo não era suficiente para a crise que se abateu. E isso continua. O petróleo não serve, mas ele é a questão, é por ele que a Venezuela é sancionada. E ditaduras amigas do império no oriente médio são tratadas como democracia.

    Responda
    1. Absalão Bezerra Neto

      Aí sim, é verdade.

  39. Ricardo Lobo

    Diminuição da pobreza e das desigualdades, mas não serve é lógico, teria que ter sido Guaidó e agora outros liberais para, naturalmente, aumentar a pobreza e enriquecer a elite. Tentaram aqui com o golpe do traste inelegível, quebrou a cara.

    Responda
  40. Marcos Araujo

    Este é o problema de ter um líder incompetente e despreparado, como Maduro e também Bolsonaro. Como não teem visão do futuro, das reais necessidades do povo, acabam recorrendo à violência para se manterem no poder. Violência física mas tambem verbal. Dicotomia discurso do ódio e apoio dos militares

    Responda
    1. Fernando Sanches

      Quem está passando pano pro maduro é o Lula.

  41. Gino Passos

    Trump alegou que a eleição de 2018 foi fraudada. Seria interessante se houvesse um "super-EUA" que saudasse ele como presidente, naquele momento.

    Responda
    1. José Filho

      raciocínio tortuoso.

  42. Maria jose dos santos

    O PT e Lula caso tenha posicoes favoraveis a essa fraude na Venezuela com certeza aumentara sua rejeicao e sua popularidade .Como eleitora nao voto no PT com essa opniao em favor de Maduro.

    Responda
  43. Mario Silveira

    Lula e Maduro sanguinários fascistas .

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Meio demais, não ?

    2. Alexandre Alencar

      Por que a folha acoberta tanto ódio?

  44. Wilson Rossi

    Deixaram a porteira aberta outra vez. Nível dos comentários é lamentável. Esperar o que dá ignorância.

    Responda
  45. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    A narrativa dessa direita liberal nos envergonha. Como sempre vocês estendem o tapete para os fascistas. Fizeram isso em 64, em 73 no Chile, em 16 aqui. Não se cansam? Agora se esforçam por uma intervenção direta, imperialista na Venezuela... nojo e vergonha dessas narrativas mentirosas pra justificar o roubo imperialista.

    Responda
    1. José Filho

      "ciência histórica". O quê é isso? "proselitismo a serviço de ideologias"?. Sugiro que vá para a Venezuela. Talvez você entenda porque um quarto da população deixou aquele país. Aproveite e explique para os que ainda não morreram de fome o que é a tal de "ciência histórica". Tendi nada!

    2. Marcelo Simoes

      A Venezuela já vivia em miséria antes das sanções, que são de dois mil e quatorze. E por que Maduro não apresenta logo as atas? Até Celso Amorim já disse que essa demora está decepcionante. Ele disse isso três dias atrás. Imagine agora. Não tem justificativa pra isso

    3. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

      Não. Fugindo da fome e da miséria impostas pelas 930 sanções econômicas e o roubo imperialista das reservas de dólares e ouro da Venezuela. Quando se conta a História sem se explicar os "porquês" e os "como" os processos ocorrem não se faz ciência histórica, se faz proselitismo a serviço de ideologias, e só.

    4. EDECIO CUNHA NETO

      Narrativas mentirosas? Porque será que 20% da população venezuelana emigrou no período de Maduro? Baseadas em narrativas mentirosas?

  46. Edson Muniz de Araujo

    Cê tá certo ou errado não sei, mas tenho certeza absoluta q bloqueio econômico alijando o país dos processos bancários e comerciais impetrado pelos EUA retirando do país qquer possibilidade de andar c as próprias pernas é responsável direto pela derrocada econômica do pais.

    Responda
    1. Marcelo Simoes

      A população já vivia em miséria antes das sanções, que estão aplicadas há 10 anos

  47. Luiz Carlos Fonseca

    Lula, a sua mão está suja de sangue. Você é coautor das barbaridades que o seu amigo, o ditador Maduro, está promovendo na Venezuela. Você e Gleisi estão alimentando a extrema direita brasileira.

    Responda
    1. Maria jose dos santos

      Estao dando municao parao Bolzo e contribuindo para afundar o partido.voltar para o funso do poco

  48. Rafael Moraes

    Mas aqui é Brasil, podemos interferir em outro país? Sim, é um absurdo tudo o que ocorre lá, seja por parte do governo ou pelo embargo econômico que deixa o povo sofrendo. Mas temos outras ditaduras como na Arabia que poucos dão pio. Enfim, o foco deveria ser a melhora da vida da população mas sabemos que o foco é o petróleo. Hipocrisia pura.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      E Nenhum país impôs Sanções a Arábia.

    2. Flávio Taylor

      Ninguém foge da Arábia Saudita porque não tem comida. Venezuela está no fundo do poço.

  49. José Filho

    De acordo com o gráfico o IDH do Brasil em 1990 era de aprox 0,62 e da Venezuela era de aprox 0,66. O mesmo gráfico indica que em 2023, o IDH da Venezuela é de 0,699, portanto maior que o IDH do Brasil em 1990 sob o Sarney. Isso não parece estranho? Mesmo que o Brasil estivesse em situação catastrófica não existia o caos e a fome que hoje existem na Venezuela. Desconfio destes números.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Desconfio do seu conhecimento sobre o Brasil da década de 1990. Talvez não fosse uma catástrofe no Sul-maravilha, mas a situação era péssima em outras regiões do país.

  50. Wilson Rossi

    Sanções americanas não são levadas em consideração pelo analista meia boca.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Marcelo as sanções são bem anteriores, desde Chaves, e este morreu e dois mil e treze

    2. Marcelo Simoes

      Sanções contra a Venezuela começaram em dois mil e quatorze. Venezuelanos estão em miséria muito antes disso.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.