Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Emilio Bazzani

    É vero. Não tem um lugar, um comercio que não tenha brazuca trabalhando. A lingua e simpatia ajudam. Nas escolas, tanto brazuca estudando que estão influenciando na lingua dos pequenos put*s tugas.

    Responda
  2. Nelson Goulart

    Realmente há alguma xenofobia em Portugal. Realmente há alguma xenofobia no Brasil, até mesmo interna. Bolivianos explorados em São Paulo, nordestinos discriminados no sul. Mas não podemos tomar a parte pelo todo. O que há é uma grande diferença cultural entre nós e os portugueses. "Mesma língua" mas moral diferente (eles mais kantianos, nósmais utilitaristas) e isso faz toda a diferença. Mas como explicar isso para imigrantes que estudaram em nossas terríveis escolas públicas?

    Responda
  3. Nelson Goulart

    Realmente há alguma xenofobia em Portugal. Realmente há alguma xenofobia no Brasil, até mesmo interna. Bolivianos explorados em São Paulo, nordestinos discriminados no sul. Mas não podemos tomar a parte pelo todo. O que há é uma grande diferença cultural entre nós e os portugueses. "Mesma língua" mas moral diferente (eles mais kantianos, nósmais utilitaristas) e isso faz toda a diferença. Se não entender isso, não vai se adaptar nem ser bem recebido.

    Responda
  4. Nicola Bartolomeu

    Teremos o mesmo problema que eles em 2050.

    Responda
  5. hamilton Cominal

    Concordo com os comentarios ja postados. Que venha, os imigrantes para fazer os trabalhos que os nacionais não querem fazer. Baixo salarios, alugueis altissimos e tome discriminalçoes

    Responda
  6. Pedro Paulo Carreira Torres

    O censo de 2022 mostrou que a população brasileira está envelhecendo rapidamente e o crescimento demográfico colocou o pé no freio, há projeções de que a população começará a diminuir a partir de 2040, quando atingiremos o pico de 219 milhões de habitantes !

    Responda
  7. Daniel Souza Medeiros

    "Precisamos de brasileiros por economia e pela demografia..."... Vocês querem os novos escravizados e escravizadas do século XXI, isso sim. Diante de tantos relatos em que brasileiros são brutalmente discriminados e o elevado custo de vida local em que acabam indo parar em situação de rua em Portugal, dentre outras mazelas, surpreende mto que tantos ainda se aventuram nesse lugar sonhando com uma vida melhor.

    Responda
  8. jarbas cabral

    Não há possiblidade alguma do capitalismo americano ou europeu funcionar sem os imigrantes. São eles quem limpam as privadas das estações de trem e quem recolhem o lixo; são só eles quem levantam paredes e cuidam dos idosos; serviços que europeus e americanos se recusam fazer. Tal fato mantém baixo o salário dos trabalhadores e minam a luta sindical. Portanto, a proposta da extrema direita é uma falácia eleitoreira e os imigrantes continuarão a desentupir os esgotos londrinos.

    Responda