Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. antonio mateos

    O COI simplesmente diz que os testes realizados pela IBA não são legítimos, mas não oferece as razões dessa suposta ilegitimidade. Atribuir-se ao passaporte o critério único para a elegibilidade não parece inteiramente acertado. Os exames biológicos (dado decrescidas), deveriam preponderar sobre o que diz aquele documento (dado formal para a vida civil). A questão é desportiva e não unicamente de cidadania.

    Responda
  2. LAFAYETTE COUTINHO MOREIRA

    Inaceitável que o COI de Lausanne, Suíça, não tenha como saber se o atleta é homem biológico ou mulher biológica. Não vai aqui censura à sexualidade de ninguém, mas homens biológicos não podem competir muscularmente com mulheres biológicas, inclusive o campo de futebol feminino deveria ser menor que o masculino. Não se trata de desdouro, mas de fair play. Ela diz nasci mulher (num corpinho masculino)? Ok, mas competir com corpinhos femininos não dá. E vice versa.

    Responda
  3. jef ferreira

    Bota ela pra lutar com Mayweather .

    Responda
  4. mauricio silva

    A ciência tem que dar a resposta final, uma terceira avaliação independente! Não pode haver preconceito e ao mesmo tempo a igualdade entre as participantes deve ser assegurada! Se não são trans tem que ter o direito de lutar.. assim como tyson era homem e arrebentava todos os seus adversários, com uma força surreal! E estar no jogo faz parte apanhar. Tanto que ela teve 38 vitórias e 9 derrotas, ou seja, 9 mulheres foram mais fortes do que ela! Fundamentalistas não podem ver uma brecha!

    Responda
  5. Carlos Alberto Peixoto de Figueiredo Junior

    Não pode também o COI se basear no que consta no passaporte....

    Responda
  6. Alberto Henrique

    Nasceu com pipi é homi,nasceu c9m piriquita é muié,simples assim,chega de iadagem.

    Responda
  7. Marisa Coan

    A Folha sempre usando os termos " suposto isso ou aquilo". Por terem de lacrar, nunca vão ao fundo dos fatos como deveriam. Por que razão não admitem que a associação de boxe que as reprovou pode ter razão? Vcs sempre ficam na superficialidade.

    Responda
  8. Miro Costa

    “ onde foram falsamente apontadas como não sendo mulheres…”. Não são mulheres. Não basta querer ser mulher para ser mulher. É preciso, entre outras coisas, não ter nascido com uma próstata ou ter nascido com um útero. Vocês são todos uns covardes mentirosos.

    Responda
  9. João Melo

    Mais uma vez a Rússia protagoniza ataques contra a democracia, ao tentar invalidar as autoridades constituídas. Assim foi na campanha eleitoral estadunidense, com uma máquina digital de fake news, que elegeu Trump e com o Brexit.

    Responda
  10. Paulo César de Oliveira

    Se o COI não tem confiança nos testes recebidos,deveria então fazer ele mesmo os testes com alguém de sua confiança. Essa história de aceitar o gênero registrados nos passaportes eh uma piada de mau gosto. Sendo benevolentes, seria uma mistura de ingenuidade, preguiça e estupidez. A hipótese menos generosa eh que foi wokeismo e desfaçatez.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Reprovação no teste de gênero da IBA significa cromossomos XY, gênero masculino.

  11. Jonatan Alves

    Chamada da notícia feita de maneira tendenciosa. A folha tem usado intencionalmente este artificio em alguns temas. As pessoas da notícia já estão sofrendo com um preconceito e algumas mídias ainda deixam margem pra que isso ocorra.

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Não é questão de preconceito, disputa entre gênrros diferentes elimina a equidade esportiva, a COI, dentro do princípio do contraditório, poderia apresentar uma contraprova ao IBA, mas nào o fez.

    2. Paulo César de Oliveira

      Nao tem preconceito nenhum. Apenas não eh justo permitir que homens participem da competição feminina. Quem tem cromossomos XY eh homem.

  12. SERGIO NEVES

    "Parece" que existe uma rixa entre as entidades e quem está no prejuízo são as atletas, mas quem está vencendo o duelo é a IBA, pois o COI está sendo confrontado com a decisão que tomou. Difícil!

    Responda
  13. Fernando Reis

    Se as mulheres e o COI concordam, elas que lutem.Por que eu iria me preocupar?

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Veja a resposta que dei a outro leitor, aqui, para entender o que está acontecendo.

  14. Adenilson peneli

    A olimpíada de Paris não tem credibilidade ao aceitar os genocida Estado de Israel

    Responda
  15. Emilio Bazzani

    Ou é XX ou XY. Com a natureza não tem mi mi mi. Não importa o que ela/e faz na cama, como pensa, ou como se veste.

    Responda
  16. Vitor Gomes de Almeida

    Poderiam resolver esse impasse criando uma categoria de gêneros, trans homens lutando com trans homens e vice versa com mulheres, assim a competição seria de igual para igual

    Responda
    1. Luis Nunez

      Só existem 2 gêneros.

    2. Luis Nunez

      Cruz credo.

    3. Igor Ribeiro Sucupira

      Até concordo que o futuro será a criação de mais categorias. O problema é que nesse caso não se trata de pessoas trans.

    4. Alberto Henrique

      Segundo a reportagem, ela não é hom3m nem trans.