Ana Cristina Rosa > A beleza negra incomoda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É verdade, por esse motivo, muitos defensores de causas identitárias que usam de violência contra a mulher para supostamente dizer que são apaixonados e provocam intolerância religiosa com o intuito de defender mulheres desonestas de mesma religião, devem ir para pagar pelo mal que fazem às mulheres criando armadilhas identitárias
Até quando a beleza negra é premiada, os identitários vitimistas acham do que reclamar. Coitados, vivem num mundo onde só enxergam raça e não o ser humano. Que pobreza de espÃrito!
Ainda hoje a sociedade é racista, bem menos é claro da década de 60, onde ,como exemplo, nos anuncios de emprego do Estadão pediam pessoas de boa aparência, dica para dizer que negros estavam foram. A questão do racismo estrutural envolve os negros também, minha mãe, mulata , casou-se com um branco e quando meu pai morreu procurou outro branco, apesar de de ser cotejada por muitos negros, e ainda incentivou todos os filhos a namorarem e casarem com mulheres brancas.Era modo de ascenção.social
A propósito do texto, sou preto e feio; consolo-me com um branco, alfabetizado e feio (?)- Hegel para quem o belo é uma produção do espÃrito humano, não ocorre na Natureza. Se concordarmos com ele, cai por terra o direito à beleza.
Discordo da premissa da autora. A beleza encanta e fascina, inclusive a beleza das mulheres negras, como a da lindÃssima vencedora do Miss São Paulo deste ano.
As duas moças são belÃssimas mas o concurso de miss São Paulo foi atÃpico. Havia nove candidatas casadas e competidoras com 35, 41 anos. Havia até candidatas que não eram bonitas. Foi um concurso que privilegiou diversidade e inclusão em detrimento da beleza.
A beleza incomoda em todos o tons! Se desmereço uma negra mesmo ela sendo bonita, é porque ela não é minha, o mesmo acontece quando chamo uma loira de burra! Diz um dito popular, que quando o macaco não pode comer a banana, diz que o fruto está verde.
Eita, além de quaisquer motivos que você possa aventar, cara Ana, de natureza sócio-polÃtica, acrescente uma bruta de uma inveja: que moça linda!
Que bobagem. Na Internet criticam tudo. Beleza não incomod não. Desde o saudoso grupo racista das 'mulatas do Sargentelli' onde branca não entrava, que a beleza das mulheres negras é valorizada. No carnaval idem.
Hahahahah! No sargentelli, EmÃlio, a beleza Negra era vendida a bom preço. ValorizadÃssima...
Excelente texto. Infelizmente o racismo estrutural ainda existe em nossa sociedade, o que é mto injusto e inaceitável. A mão de obra escravizada em nosso PaÃs durou por quase quatro séculos. E o trabalho escravo foi fundamental para o desenvolvimento em todos os setores da economia brasileira. O preconceito precisa ser banido da nossa sociedade, e os afrodescendentes precisam ser valorizados, acolhidos e respeitados em sua dignidade.
Qual tipo de valor que se deve dar aos negro? Se é em dinheiro, lamento dizer que tem brancos na sarjeta, ou trabalhando por um salário mÃnimo. A escravidão do século XXI, não poupa ninguém! Eu só viria privilégio dos brancos se eles não precisassem pagar a conta na padaria e, os negros sim...
De fato, o racismo estrutural ainda se faz muito presente em nossa sociedade. Há atitudes racistas veladas, difÃceis de comprovar, mas que precisam ser combatidas, apuradas criminalmente e seus autores punidos com todo o rigor da lei
FSP, esperando meu comentário.
E não podemos nos esquecer dos 388 anos de chibatadas e humilhações, que parece estar enraizado na nossa sociedade!! O negro ainda é visto por muitos, como ser humano de segunda classe!!
Não, não é, mas temos alguns racistas por aÃ, que deverão se extinguir com o tempo. Já o preconceito social, esse vai longe.
Infelizmente o Brasil é um paÃs racista!! Enquanto a representação polÃtica for de brancos bem nascidos, a perpetuação da discriminação no trabalho, escolas, grupos sociais, etc, permanecerá!! Não existe vontade polÃtica do combate efetivo, com penas duras e pecuniária, ao cometimento desse crime! Enfim...
Bom, isso inclui você? Afinal, sois brasileiro, não?
Mentira pura
Poderia ser mais especÃfico? Qual é a mentira?
Falta de assunto
Aos racistas do Brasil, só peço que façam um exame de DNA e leiam livros de Darcy Rbeiro, depois podemos conversar.
E eu que cheguei a pensar que era de uma beleza estonteante, tal a quantidade de gente que olhava para mim quando eu e meu marido pardo Ãamos a lugares de brancos, tipo shopping classe média. Casal bicolor, gente... Recentemente reparei foi na má vontade que algumas mulheres pardas tem ao lidar com clientes "brancas" no comércio mais popular. Minhas pesquisas de campo. Sociologia empÃrica.
O racismo tem muitas caras. O racismo estrutural, próprio da na sociedade brasileira, faz com que pretos e pardos possam ser racistas também. Basta pensar nos capitães do mato, muitas vezes pretos, mestiços e ex-escravos. A análise atual considera muitos tipos de racismo. A cor da pele é, sim, um elemento, entre muitos outros. Nesse sentido, a coluna da senhora que foi criada racista e que hoje se acha bonita, é bem rasa.
As duas moças são belissimas. Belissimas e belÃssimas. O caso de Mato Grosso deveria ir parar na justiça. Mais de um tem de ir preso. À moça de São Paulo desejo o alcance do tÃtulo máximo. E devemos todas e todos gritar bem alto: Bela, bela , bela e bela!
Grato Cristina. Viva a beleza e a vida brasileiras.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ana Cristina Rosa > A beleza negra incomoda Voltar
Comente este texto