Lygia Maria > O governo da Venezuela é uma ditadura de esquerda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Parabéns Humberto, ótima intervenção. Ninguém quer saber o que acontecia antes de Chaves, com o apoio americano.
Texto ruim, tipo "em cima da perna". Sanções americanas e europeias; ninguém fala do estrangulamento econômico e suas consequências politicas. Corina é fascista de carteirinha.
Ao fim do dia, é deplorável que a gente tenha discutido essa pobreza e não o artigo de três figuras notáveis, da Comissão Arns, na mesmÃssima "página dois": Maria Victoria Benevides, José Carlos Dias e Fábio Konder Comparato. É muito triste, e desafia quem quer um debate mais denso.
Ditadura é ditadura seja de esquerda seja de direita. Não tem lado, é só ditadura
Verdade! É que a colunista só defende a ditadura de direita.
Excelente texto sra. Lygia. Assino eu também embaixo.
Pobres esquerdistas que acreditam apenas em ditadura de direita e agora só extrema direita, sendo que o herói da esquerda Che Guevara que fez atrocidades, existe um ditado que diz: quem não é socialista aos 20 anos não tem coração e quem continua socialista aos 40 não tem intelecto.
Cara Lygia, esquerda é só um rótulo para populistas corruptos e tiranos tomar e se manter no poder! Os extremos são iguais! OrasilDemocracia!
Quando autoritários, *podem ser iguaizinhos*, né, meu caro? Não o são automaticamente, embora talvez seja a tendência, a conferir. No caso presente, tende mesmo: eu não sei onde tá o "esquerdismo" do Maduro e seu grupo. A milicância, a apropriação do Estado pelo seu grupo,, a perseguição e prisão de opositores, a construção de um ambiente absolutamente refratário à divergência, isso a gente vê sem nem botar óculos.Quedê Zesquerdismo aÃ, Orasil? Mó derrapada.
Na verdade nunca houve uma plena democracia na Venezuela. Antes do regime chavista bolivariano, a democracia na Venezuela era de meia-boca. E ela deixou de existir com o atual regime bolivariano. E esse regime, com caracterÃstica de partido único, não vai largar o poder por causa de eleições, feitas para inglês ver. O Maduro ou Seu Madruga venezuelano não passa de mero representante desse regime bolivariano, o qual pode ser substituÃdo por outro chavista, como se faz na China e em Cuba.
E quando houve o que chamam de democracia, na verdade , tinha um regime com um grupo de familias que eram donas do petroleo. Pra quem não sabe ou se lembra procure saber o que foi o "Caracazo", ondeo exercito e a guarda nacional mataram milhares de Venezuelanos e dai por pura penitencia o exercito mudou de lado. A historia ensina, Agora procurem a biografia do tal candidato "democrata", e terão surpresas.
Nenhuma novidade. A Venezuela já teve ditadura da direita e agora é da esquerda, portanto, não há regime democrático no paÃs e nem eleições livres e democráticas.
Qual seria a razão dessa fixação com a Venezuela?
Se você for morar lá na Venezuela e não for um dos apaniguados, protegidos do tirano cruel e ditador Maduro, vai ver o que é bom prá tosse! Porque não te calas, Viana! OrasilRepública!
So para bombar nas redes sociais com a extrema direita. No Brasl desemprego menor taxa, salario com ganho real, investimentos em alta apesar da sabotagem clara do Campos neto com a taxa de juros, mas o assunto é a Venezuela. Ninguem fica o dia inteiroo nas redes falando da Arabia Saudita, que derrete seus opositores em acido e nem tem eleições, ou d China, porque é potencia economica. Mas Venezuela da like na extrema direita. gente que nem sabe apontar no mapa onde fica.
E a colunista é de direita, talvez extrema.
Maduro, como se fosse o Bolsonaro da extrema esquerda. Controla o exército, a suprema côrte, a assembleia nacional e a imprensa. Todos que se opõem são contidos, com truculência, prisões e à bala. Aqui Bolsonaro da extrema direita tentou fazer o mesmo, conseguiu em parte: com militares em desvio de função, com o centrão, a elite financeira e boa parte da imprensa. O povo, STF e TSE lhe cortaram as asinhas. Perdeu golpista. Viva a democracia.
Você tem razão, assim como ysrraéu (tem que escrever errado senão a Falaha de SP censura) é uma ditadura de direita, ao lado de várias outras por aÃ, que a ca lunista não se dá ao trabalho de enxergar.
Ysrraéu tem eleicoes com mais de um partido e o povo se manifesta quando quer. Sem duvida é de direita, mas esta muito longe de ser uma ditadura.
Vai se esforçando aÃ, estuda um pouco mais para escrever, leia mais, entenda do assunto antes de sair falando qualquer coisa, por exemplo, sugiro começar lendo aquele livro antigo mas básico, a cartilha "Caminho Suave".
Ditadura é ditadura. Tanto de direita esquerda ou centro e ponto.
Não existe o que ela diz é só para jogar para a torcida que o Lula é ditador de esquerda
É isso aÃ, ditadura pode,mas,tem que ser de direita. Kkkkkk
Pura verdade.
Claro que existe Gilmar, e a Venezuela é um exemplo tÃpico. O Breno Altman ontem escreveu um artigo defendendo o regime do Maduro, como já fez outras vezes. É claro que ele não defenderia uma ditadura de direita.
isso é verdade que ela está errada não existe ditadura de esquerda
Tá, e daÃ, moça? O que temos nós com os santos óleos? Ditadura é ditadura, não importa o alegado alinhamento ideológico. Mas por que só as chamadas "ditaduras de esquerda" incomodam tanto a articulista?
Ué, qual o problema????
Ué, qual o problema? Quem disse que ela só se incomoda com ditadura de esquerda?
O que é democracia? Sendo o liberalismo, o fascismo de direita ou de esquerda, a social democracia cardápio do mesmo chef, dos que dominam, dos verdadeiros donos dos meios de produtão, distribuição, do sistema financeiro etc… democracia de quem?
Dificil entender esse pensamento. Conheco paises desenvolvidos onde o povo lanca plebiscitos para decidir todo tipo de coisas: férias, gastos sociais, idade da aposentadoria etc., näo sendo esses regimes fascistas (essa palavra esta na moda e é usada para acabar com quem pensa diferente). Sao regimes liberals onde as coisas funcionam bastante bem.
DifÃcil entender a coluna, afinal "o esquerdismo de Maduro é datado" e, obviamente, os esquerdistas, maduros ou verdes, que concordam com isso, são datados, soviéticos. Me parece que a maior parte esquerdista, lulopetistas etc, são maduros e não infantes.
Muita vergonha para o paÃs o governo e o PT avalizar uma ditadura como essa.
Ditadura é ditadura, não importa a ideologia, mas,pelo seu comentário,parece que ditadura de direita é aceitável.
Já cansou os articulistas da Folha dizendo disparates. Todos ventrÃloquos dos EUA
Sem dúvida, pois se fosse de direita não teria o apoio do Lula e da direção do PT. É um regime de extrema esquerda, com todos os problemas de ineficiência econômica e repressão polÃtica tÃpicos de tentativas de socialização da economia.
É isso aÃ,nois só aceita ditadura de direita, né. Rsrsrsrs
Depreendo então, do seu comentário, que se fosse uma ditadura de direita como a da Guiné Equatorial e da Arábia Saudita, apoiadas pelos EUA, estaria tudo bem, né?
Até que fez um ensaio à esquerda, mas a extrema direita venceu.
As vezes o óbvio tem que ser dito. A imprensa que tem lado perde a credibilidade, inclusive vários articulistas da FSP. Tem que ter coerência e apego aos fatos, não à militância. Parabéns, Lygia Maria.
Ditadura é ditadura, esse lero lero se é esquerda ou direita é briguinha ideológica, uma coluna inteira para adjetivar uma ditadura...
Enquanto ficamos aqui usando classificações que não fazem mais sentido, pois ditadura é ditadura, os ditadores e seus comparsas se enriquecem com dinheiro público.
O conceito direita/esquerda está velho, a visão polÃtica vista do ponto de vista americano, de guerra fria é menos velho, mas velho. Ditaduras é que são ditaduras. Maduro é mais ditador que de esquerda.
Opinião mais perfeita seria impossÃvel. Toda vez que se ouve a palavra "esquerdista" já sabe-se que o texto é enviesado. Os movimentos começam com um pensamento que podem está alinhados à esquerda ou à direita. Quando o domÃnio polÃtico dar-se pela força, ditadura militar é pura e simplesmente ditadura militar. Não vê-se diferenças na privação dos direitos do povo oprimido entre Coreia do Norte, Cuba, Rússia, Venezuela, Alemanha nazista, Brasil de Gaisel, etc. O texto publicado é inútil.
É muito simples. A personalidade de alguém que defende Maduro é a mesma de uma pessoa que defende bolsonaro. Neste ponto os extremos se abraçam.
Interessante o esforço feito por extremistas com desprezo pela democracia, em tentar atenuar ditaduras quando está é da mesma corrente. Quando não é possÃvel fazê-lo, basta afirmar que é uma ditadura do campo oposto. Quem não lembra que o partido Nazista Alemão foi declarado de esquerda por alguns ?
De fato, eh mesmo. Estranho que alguém pense diferente. Até o Maduro sabe que ele eh um ditador de esquerda.
Denunciei seu comentário transfóbico. Qual seu próximo discurso? Que negro não é adequado para a universidade? Que um casal LGBT não é uma famÃlia? Que Is ra el pode matar? Querido, as pessoas são o que elas se sentem, você não pode determinar quem alguém é pela cor, origem social ou genitália.
Enquanto a colunista emite sua lacrada, a lÃder da oposição venezuelana agradece ao posicionamento do governo brasileiro e do Lula. O reconhecimento do papel de estado exercido pelo Itamaraty é demais para a cabeça dessas pessoas. Mas a ideologia só tá na cabeça da esquerda.
Vamos lá, de novo com o óbvio: a ditadura de Maduro é de esquerda assim como a de Pinochet era de direita. Ainda que lulopetistas não aceite a primeira, tampouco bolsominions a segunda!
É, Ligia... Nos tempos atuais, é preciso martelar o óbvio. A distopia assola os dois lados do espectro ideológico!
[Uma indubitável herda é essa sençura folhomática scriptofrênica. O jorná pública o que bem entende, acusações homéricas, barbaridades a torto e à direita, mas não tolera que seus leitores, justamente a freguesia, exerça sua expressão livre. Há que se notar que não importa o humor da mensagem ou a delicadeza de seus termos: a porcaria de código simplesmente bloqueia e envia à tortura. E a gente, que nem bobo, tem que esperar...]
Nasemar, a especulação absolutamente não me importa, porque não altera o fato de que é *aqui* e hoje em dia que *este jornal* faz a Herda que faz. O resto, é tão flácido quanto a argumentação da articulista.
Imagina se vc fosse comentar em um jornal lá da Venezuela, onde só existem hoje os "oficiais", tipo chapa-branca!
Lygia, prezada, tirante a raiva, que prudentemente guardo pras barbaridades feitas aqui em nosso território (e não falo de dizer bobagens), concordo com a noção de um regime autocrático. Mas esquerda? O que, na prática, faz do Maduro um cara de esquerda? Defende uma maior igualdade entre cidadãos? Um maior cuidado com os desprotegidos? Cuidado ambiental, em prol da sociedade e não de violadores? Direito civis, em geral? Ditadura, vê-se; esquerdismo, ali, fantasia-se, porque foi-se embora.
Bem, se o jornal está aberto a generalizações grosseiras é pseudocientÃficas, ouso dizer que a articulista é uma bolsomÃnia disfarçada de expert em geopolÃtica. Pois, com sentenças tão rasas e preconceituosas, tortura os fatos e fecha a porta a qualquer interpretação divergente. Ora, isso é tÃpico de bolsomÃnion envergonhado.
Que mais vc sabe fazer, além de tachar de bolsominion quem simplesmente não é lulopetista? Quando não se consegue atacar as ideias, ataca-se a pessoa, não é mesmo? Só faltou misoginia nesse seu comentário...
Prezado Wilson, gostaria de saber onde é que você viu essa tal de "vergonha" em se mostrar Bozolóide. Eu, não percebi nem a mÃnima.
Algo muito semelhante ao Eduardo Bolsonaro reclamando de um golpe do Maduro, desconsiderando o golpe que o pai dele tentou dar para implementar uma ditadura de direita . A lÃder da oposição convoca manifestações e passeia de motocicleta sem ser importunada. Que ditadura é essa?
Nenhuma palavra a respeito do gado bolsonarista
Nada mais cretino do que acreditar na polÃtica assass ina dos EUA , a ditadura mundial americana , brasileiro é tão bobinho
Ditadu ra é o EUA , que joga bo mbas em qualquer um que não aceitem as vontades deles , certeza que breve vão jogar bom bas na Venezuela , agora mata r crianças pales tinas é o que , vamos lá passem pano
Pqp!é cego!
"Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão polÃtica. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem". (Nelson Rodrigues)
Você tem toda a razão. É ditadura de esquerda mesmo.
Parabéns pela Verdade nesse artigo. Pois já li teses de doutorado de profissionais que, na tentativa de legitimar esse absurdo chamado Venezuela, chegam a questionar o próprio conceito de Democracia tentando liga-la, na história recente, ao Capitalismo - esse "sistema" que parte da esquerda hipócrita brasileira tanto bate mas ama nas alcovas de suas viagens a Europa. É nojento Lula, o PT, a imprensa e toda a Esquerda brasileira negar que, igual Gaza, a Venezuela perece.
Gilmar, eu não. Apenas lendo o seu comentário, já sei para qual time você torce. Essa é a tragédia da militância: a incapacidade de ver o mal semeado em sua bolha. Graças a Deus minha mente está livre de ser cooptada por direitas ou esquerdas. Enxergo o mal esteja ele de qual estiver. E não venha me dizer que a culpa é do embargo.
Só por elogiar o comentário da colunista já diz o que vc é e mais ainda se contradizendo
André, não odeio ninguém. Minha mente, ao contrário da de vocês, militantes, de esquerda e direita, não tem espaço para o ódio. Interessante como vocês militantes são hábeis em julgar e colocar placas onde não existe. Não falei aqui sobre ódio. Falei sobre a incapacidade da esquerda em reconhecer que, em seu seio, assim como no da direita, há espaço sim para extremistas e ditadores.
Veja. Seu enviesamento e o ódio visceral da militância da esquerda faz você elogiar um artigo da militância da direita que nega o sofrimento de Gaza mas amplifica o sofrimento de Isr-rael. Bater palmas para milÃcia digital não ajuda em nada o jornalismo profissional; só serve pra te encher de dopamina.
A Folha precisa se repensar; baixa qualidade jornalÃstica está sendo confundida com liberdade de expressão. Artigo de milÃcia digital. É estupidez classificar regimes autoritários. O cara é um autocrata que adota ideias de massas distribuÃdas nos espectros de direita e esquerda. Atribuir essa gente a uma ideologia polÃtica é panfletagem. Seria mais útil afirmar que toda ditadura, mesmo as civis, se impuseram por militares; que o polÃtico de origem de um espectro se transforma em um ditador.
Tô contigo e não abro. Agradeço a paciência de expor o ponto de vista.
A prova disso é que você pega todo o comportamental de Maduro e você verá que ele é a imagem do proto ditador tupiniquim das Joias Bozo. Isso não me dá o direito de dizer que a direita só produz ditadores. Eu discordo de muitas das ideias da direita, mas todas dentro do campo democrático e republicano. Nada do que é defendido por esses dois choru-mes.
A jornalista é parcial, não importa o malabarismo que a Folha use pra dizer o contrário.
Não tendo argumentos, devido averdade dos pontos apresentados, alguns comentadores atacam a pessoa. O pior cego é aquele que vendo, não vê diriam alguns, mas não, aqui não são "cegos", são desonestos sofistas cheios da coragem dos que não precisam sustentar o que dizem.
Não há como negar que é uma ditadura. Isso está evidente. A questão é que é um paÃs independente e assim sendo, as opções são não reconhecer ou reconhecer o resultado oficial das eleições. Se não reconhecer a alternativa é cortar relações diplomáticas e comerciais. Qualquer outra atitude se caracteriza como ingerência em assuntos internos de um outro paÃs, do contrário estamos voltando ao perÃodo colonial, ou será que na prática nunca deixamos de ser.
A articulista, que se escuda em tÃtulos - Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP. - está a serviço de quem mesmo? Texto muito tendencioso.
"Sultanatos da USP e da Unicamp"? Salários altÃssimos? Isso tudo é flashback da cloroquina da pandemia, prezada colega leitora?
Da realidade dos fatos. Algo que os "sultanatos" na USP, UNiCAMP, em seus altÃssimos salários, teimam em não enfrentar. Assim como os paÃses que idolatram, Cuba e etc, essas universidades e seus "mestres" também são ditaduras.
Redundante. Diz algo novo, defensora do minto.
O que é pior ? : ser de esquerda(Ajudar pobre) Ou ser de direita (N az ista Bols onaro m atar pobre)?
Todas as ditaduras começam com extremistas de esquerda ou de direita. De um modo geral extremismo associado à populismo. Depois de impostas, ser de esquerda ou de direita não faz mais diferença. São apenas ditaduras e os extremos ficam muito parecidos. A Rússia é ditadura de esquerda ou direita? E a China? E a Coreia do Norte? E a Hungria? E a Nicarágua?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > O governo da Venezuela é uma ditadura de esquerda Voltar
Comente este texto