Marcus Melo > A autocratização começou há 8 anos: que fatores impedem uma saída negociada para Maduro? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Orasil coelho pina

    O que pode explicar a posição do Lula e PT em relação à ditadura venezuelana, será que eles têm menos conhecimento da tirania do Maduro do que nós, pobres mortais? OrasilRepúblicaDemocracia! Em tempo: Na última eleição votei no Lula, por ser um Mal Menor!

    Responda
  2. Evando de Abreu

    Lucas, ele apoia e é amigo de ditadores. Enquanto presidente do país tem que respeitar a maioria que deseja veemente que os ditadores caem. Não tem ninguém aqui defendendo o ditador, somente vocês da extrema esquerda.

    Responda
  3. Evando de Abreu

    Severo, quando o país foi invadido, vocês da extrema esquerda fizeram o quê mesmo?

    Responda
  4. Wilton silva

    tem Lucas eo gomes kkkk

    Responda
  5. Wilton silva

    severe pacel vai ver se o maduro ta la na esquina

    Responda
  6. Severo Pacelli

    Os ricos tentando criar um novo Vietnam. Força Maduro, o petróleo é do povo venezuelano.

    Responda
  7. Severo Pacelli

    Melhor Maduro a uma guerra civil total. Até EUA sabe disso. Imagina mercenários financiados pelos ricos tentando derrubar Maduro e sofrendo resistência do povo pobre, muitos deles atiradores de elite? É o caos. Uns terão dinheiro e armas, outro garra e patriotismo. Melhor EUA negociar com Maduro e pagar um preço justo ao petróleo, a maior reserva do planeta Terra e bem pertim de casa.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Severo, porque não te calas?

    2. Nelson Franco Jobim

      O regime perdeu o apoio em vários bairros populares que eram chavistas em Caracas. O preço do petróleo é formado no mercado internacional.

  8. Pedro Cardoso

    Se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come

    Responda
  9. Humberto Isidoro

    Eu queria saber se esse zelo com a Venezuela se estende a outros paises , como por exemplo China e Arabia Saudita. Ou será que é só mesmo questão de oportunismo nas redes sociais?

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Tem muita gente de classe média saindo da China, emigrando para o Canadá e os EUA.

    2. Carlos Amorim

      Mais duas ditaduras. Uma pena. O que pudermos fazer pra que eles se tornem mais democráticas, dá minha parte, eu faço. O que vc não vai me ver fazendo, é dizer que tá tudo bem a China ser pouco democrática, pq afinal, a Venezuela tb é.

    3. Flávio Taylor

      Humberto, vamos aprofundar o raciocínio? Todos fogem da Venezuela, ninguém quer deixar a China.

    4. Marcelo Simoes

      China tem governo autoritário. Mas não existe migração massiva da China fugindo da fome. Não tem uma crise humanitária tão grande.

  10. Antonio Lacerda

    Olhando de fora, me pergunto, como será uma Venezuela sem Maduro? No estado das coisas, melhora? A Venezuela se sustenta em pé dentro de uma trasição turbulenta e radical? Sem suporte militar, ou forças organizacionais bem estruturada, sem um interventor forte e quem teria esse papel? A situação lá está mais negra do que estava. Me lembra o Haiti. Meu carinho ao bom povo venezuelano!

    Responda
    1. Lucas Gomes

      Acho que não irá existir um momento oportuno para se fazer a transição sem mais traumas para o país.

  11. Evando de Abreu

    Lula, o diminuto, tem razões que não podemos saber para não tomar uma posição. E extrema esquerda do PT, MST e outras do Brasil já assumiram hipocritamente que o resultado é válido. Enquanto isso morrem pessoas e outras são presas.

    Responda
    1. Lucas Gomes

      Então o Lula não reconhece a vitória do Maduro e aí? Muda o que? Eu acredito existir uma estratégia por trás dessa atitude do presidente para costurar uma saída. O Brasil é um líder na geopolítica regional e pode se colocar numa posição de mediador do conflito. Não temos um presidente chucro e fascista como anteriormente.

    2. Severo Pacelli

      Onde tem riquezas tipo petróleo, tem ingerência dos EUA. Porque este apoia o genocídio de Palesti.nos? Ninguém o repreende?

    3. Flávio Taylor

      Lule nos aterroriza com seu silêncio. Esquerda é esquerda.

  12. Lis P Junqueira Safra

    Tráfico e lavagem de dinheiro. Certamente Maduro vai abrir o bico.

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Até tu, crendo até hoje que EUA é um xerife bonzinho?

    2. Marisa Coan

      Tomara, precisamos disso.

  13. mauricio silva

    Loucura mesmo é os bolsonaristas que queriam um golpe aqui, agora ficar contando l cobrando democracia na Venezuela, muito cara de pau.. queriam um ser abjeto e limitado impondo um golpe junto bom as forças armadas! Fiquem calados!

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Essa extrema direita que quis dar golpe aqui e agoranão sai das redes pra ficar falando de venezuela é a mesma que se encanta com as joias das ditaduras arabes que por diversam, derretem seus adversarios no ácido. A preocupação com Venezuela é so pra encher rdes sociais e enganar os tios do Zap que nem sabem apontar a venezuela no Mapa. E o Viktor Orban, aquele que o inelegivel foi se esconder na embaixada? Democrata né? E os arabes doadores das joias que derretendo seus opositores no ácido.?

    2. Marisa Coan

      Extra ordinário.

    3. Hernandez Piras

      Bolsonaro foi eleito com "urnas sem recibo" em 2018. Nos países que ainda adotam o voto por papel (a imensa maioria, aliás), também não há recibo indicando em quem o eleitor votou. O motivo é óbvio: nada poderia favorecer tanto a compra e venda de voto quanto isto. A "urna sem recibo" foi somente uma justificativa golpista para não reconhecer a derrota.

    4. Evando de Abreu

      Nunca quisemos um golpe, isso é a narrativa da extrema esquerda para apoiar maduro. Aqui também, com urnas sem recibo que só existem em Butão e Bangladesh, foi dado o golpe para eleger o descondenado. Esquerda pode até entrar pelo voto, como ocorreu lula 1, mas não sai por eles

  14. José Cardoso

    A Venezuela poderia ter escapado desse destino se o golpe contra Chaves de 2002 tivesse vingado. Com seu fracasso, devido à desunião das oposições, ele compreensivelmente reagiu, aparelhando a PDVSA e o exército, além de ter incentivado as milícias de motoqueiros.

    Responda
  15. Osvaldo Bertolino

    Não dá para entender esse raciocínio. Por que Maduro negociaria sua saída? Faltou conexão factual, o que deixa entrever fake news e incitação ao ódio.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      A Venezuela é uma ditadura militar fascista que prende, tortura e mata. Maduro roubou a eleição.

    2. Osvaldo Bertolino

      A cegueira ideológica, sem o outro lado da notícia, leva a raciocínios deformados como esses ataques a Maduro e ao povo venezuelano, muito distantes da realidade. É o delirante mundo da subjetividade.

    3. Severo Pacelli

      Porque ninguém pode condenar ou rejeitar ações dos EUA? A imprensa sequer fala que por onde entra EUA, sobra pobreza e genocídio. Deixa a Venezuela em paz. Paga o preço justo ao petróleo e deixa o povo venezuelano ser feliz.

    4. Hernandez Piras

      "Não dá para entender esse raciocínio. Por que Maduro negociaria sua saída? " Por ter claramente fraudado o pleito, mesmo com todas as desvantagens que impôs à Oposição. Incitação ao ódio não tem nada a ver com a análise que faz o colunista.Este é claramente o discurso da ditadura, que tenta criminalizar todos os atos inerentes à oposição política.

    5. Evando de Abreu

      Não entendi seu raciocínio, mas ele terá que negociar sua saída, sem ser preso, pois seria condenado por muitos crimes e provavelmente fuzilado.

  16. ANTONIO F CARVALHO

    A maioria dos ditadores não tem condições morais nem intelectuais de governar qualquer nação. Maduro se espelha em Vladimir Putin, buscando também inspiração em Saddam Hussein e até em Kim Jong-un da Coreia do Norte, o que é vergonhoso para o seu país e para o mundo. O Brasil, o maior país da América do Sul, tem a obrigação de velar e zelar pela paz e pela democracia nesse quadrante do mundo sem apoiar Maduro nem filiar-se ao lado de ditadores incompentes e criminosos.

    Responda
  17. ciro lauschner

    Libertar um país do narcotráfico é extremamente difícil.No Brasil vemos facções infiltradas no poder, porém, periféricas,No México já está mais forte e na Venezuela é o dono do poder.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Periférico? Aqui no Rio os chefes moram na Vieira Souto e trabalham na Assembleia legislativa. Se o poder não estivesse envolvido, as forças policiais e do estado teriam acabado com o tráfico há muito.tempo. não se iluda, Brasil tá dominado.

  18. Anete Araujo Guedes

    O regime imposto à Venezuela é o autoritarismo. Maduro, como todo autoritário, coloca seus interesses políticos, pessoais e familiares acima da lei. Bolsonaro, durante seus 4 anos de desgoverno, tentou fazer o mesmo aqui. São os que entram para governar, mas não querem sair, é difícil pra eles deixarem o poder. Não impõem limites entre o público e privado, confundem família e estado. Opositores são inimigos a serem combatidos, eliminados.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Pelo que sabemos é o lule quem está apoiando madure,! lule, pt e mst!

    2. Evando de Abreu

      Vocês da extrema esquerda sempre tentando desvirtuar os fatos. O golpe aqui também aconteceu quando o TSE ungiu o descondenado com as urnas sem recibo

    3. Nelson Dumas

      Acredito que qualquer governante brasileiro age da mesma forma (interesses políticos e pessoais naturalmente, familiares pela própria dinâmica do sistema político governamental). Daí, e além mais: quanto ao apoio militar, usa técnica diversa, não entrar em conflito; estabelece conexões constitucionais no judiciário. Pronto. Se for o caso, tá caracterizada a oportunidade para um "ditador", amigo ou não.

    4. Esechias Araújo Lima

      É verdade. Por isso, não deveria haver reeleição. Há que se dar oportunidade para novas lideranças.

  19. Ronaldo Pereira

    Paredón para Maduron e alguns militares e pronto.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.