Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gino Passos

    A embaixada e os consulados desse país deveriam promover esse turismo mais que a FSP, mas assim também vale. Assim como outros países, dos quais pouco ou nada ouvimos falar por aí. Viva a diversidade de culturas e de lugares para se visitar.

    Responda
  2. Claudio Luiz da Cunha

    Para os patriotas temos a Argentina

    Responda
  3. Giovanni Rea

    FSP você se supera a cada dia. Matéria inútil. Recomendar viagem a Cuba é o cúmulo da defesa do sistema comunista. Tem que recomendar passar longe dessas republiquetas regidas por tiranetes alucinados. Se quer recomendar aos seus leitores um turismo para apreciar a derrocada dos ideais de esquerda recomende a Argentina, pelo menos tem bom vinho.

    Responda
    1. Pedro Neto

      Eu adorei o roteiro e pretendo fazer.

  4. Laudgilson Fernandes

    Tem comentários que chegam a ser rizíveis, se não fossem tão por falta de conhecimento. Cuba sofre bloqueio americano porque é uma ideia que não pode dar certo. Em Cuba não tem crianças e velhos nas ruas passando fome como na nação mais rica e poderosa do mundo. Tem gente que vive na bolha por alienação ou má fé mesmo.

    Responda
    1. Ronaldo Gomes Moura

      Para quem não acha que não existem pessoas em Cuba passando por necessidades básicas, peça para ir a alguma cidade fora do eixo turístico. Pergunte, se o regime permitir, quanto as pessoas qual foi e última vez que ela comeu um pedaço de carne. Entenda bem, carne de frango, porco, porque provavelmente será difícil, mas muito dificíl encontrar alguém que comeu carne bovina. A desinformação é pior quando as pessoas insistem em repetir o que ouviram falar, sem se dar o trabalho de conhecer os fatos

    2. Paulo Lustig

      Vc provavelmente nunca foi para Cuba, vive a narrativa fantasiosa que lá o comunismo deu certo, saia da bolha vc também

    3. Giovanni Rea

      Recomendo que você vá para a Cuba que te pariu

  5. Francisco Neto

    O pessoal confunde conhecer turisticamente Cuba com concordar com o regime. Nada a ver. Não conheço Cuba, mas conheço muitos lugares e nunca me preocupei com governos locais, que são questões internas de cada povo. A única coisa que devemos olhar é a segurança, de resto é muito bom conhecer lugares e culturas diferentes.

    Responda
  6. Gregorio Amarante

    Se você tem fetiche em ver pessoas passando fome, sem as mínimas condições básicas de dignidade humana, então Cuba te espera de braços abertos.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Vai para a Argentina.

    2. Alvaro Almeida

      Você não está falando a verdade. Ou é desconhecimento ou má fé. Fico com a segunda.

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Rogério, neste caso basta circular pelo centro de São Paulo, próximo ao Masp e também outras capitais, favelas, que vai se deparar com pessoas vivendo na rua, sem o mínimo de recursos ou em condições precárias!

    4. Antonio Carlos dos Reis

      Já foi? Eu fui, então pare de falar bobagens. Cuba é um ótimo destino turístico. Povo educado, consciente do mundo e acima de tudo simpático.

  7. Caubi Maciel da Nóbrega

    Pessoal bate muito em cima desse bloqueio, mas desconhece as razões para a sua ocorrência. O fato é que os EUA estabeleceram um impedimento de negociação com Cuba enquanto as empresas e cidadãos americanos não fossem indenizados pelos bens que lhes foram surrupiados. É isso. Tivessem expropriado a minha casa e eu também apoiaria o bloqueio.

    Responda
    1. Caubi Maciel da Nóbrega

      Francisco Neto, não é a mesma coisa. A ONU escolheu o local onde Israel iria se instalar e dividiu a área total de forma igualitária com a população palestina. Colonos judeus também foram deslocados de suas propriedades para ceder espaço para palestinos. Posteriormente os palestinos iniciaram tentativas bélicas mal sucedidas de retomada de toda a região para si, e foi isso que originou todos esses conflitos.

    2. Francisco Neto

      Caubi, você fugiu da resposta, centenas de milhares de palestinos foram tirados de suas terras para implantação do Estado Judeu, que depois ainda invadiu mais terras palestinas, mesmo a ONU condenando. Você é ou não a favor de bloqueio contra Israel? Ou são dois pesos e duas medidas?

    3. Caubi Maciel da Nóbrega

      Francisco Neto, são situações diferentes. Fidel derrubou um ditador, assumiu o país e tomou todas as empresas e residências. Os proprietários foram dormir e pela manhã viram suas casas e empresas invadidas e ocupadas sem a menor indenização. No caso da Palestina, o território foi dividido pela ONU e distribuído para judeus e palestinos e se cabia indenização ela deveria ser paga por essa organização.

    4. Francisco Neto

      Caubi, então você apoiaria um bloqueio contra Israel, pela apropriação de terras e bens dos palestinos quando a ONU criou esse Estado e expulsou centenas de milhares de palestinos de suas terras?

  8. Patricia Cypriano

    É triste a autora, que deve saber do embargo absurd0 que Cuba sofre e das consequências deste para sua população, sugerir que se leve vantagem em cima do desesper0 do guia aconselhando deixar para fechar negócio quando ele der mais de 50% de desconto...

    Responda
    1. Paulo Lustig

      Pensei que Rússia e a China bancavam a vida dos cubanos, mas o que eles gostam são dos dólares americanos

    2. Francisco Neto

      Patrícia, eu paguei um tour em Maceió, carro com guia, duas pessoas, eu e minha esposa, 160 reais, o equivalente a 30 dólares, por isso digo que 100 dólares é desproporcional e que 40 dólares é um preço mais justo. Nada contra Cuba, país que tenho muita vontade de conhecer.

    3. Patricia Cypriano

      Luciano, antes as coisas fossem simples assim. E eu não demonizei o capitalismo, mas o embargo. Engraçado que o povo paga felicíssimo 100 dólares por pessoa em um parque da Disney mas acha caro um passeio com guia exclusivo que usa o próprio carro e em que cabem pelo menos 3 turistas...

    4. Luciano Napoleão de Souza

      Patrícia, os esquerdistas precisam decidir. Ou o capitalismo é malvadão e Cuba não precisa dele ou os embargos do capitalismo são o culpado pela miséria do socialismo cubano. Senão a conta não fecha.

    5. Francisco Neto

      Discordo, Patrícia, 100 dólares é muito puxado até para o padrão de outros países, até 40 dólares, mais de 200 reais ainda é caro, no Brasil custa menos.

  9. Luciano Napoleão de Souza

    Curtir a capital? Revolução? Vcs não têm vergonha? Isso é escárnio com as vítimas da ditadura comunista que assola aquele povo.

    Responda
    1. Alvaro Almeida

      Olha o Napoleão aí, gente! Sabe tudo! Bidú!

  10. Miro Costa

    Que maravilha o fino da decadência. Vão, levem todos os amantes da miséria (para os outros) e não voltem nunca mais.

    Responda
    1. Paulo Lustig

      Nem os intelectuais de esquerda aparecem por lá, preferem gastar em Euros na França

    2. Alvaro Almeida

      Esse é bozo raiz!

  11. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Estive duas vezes na Venezuela, situação idêntica: a consequência da falta de democracia

    Responda
  12. lenise de souza ferreira

    Não iria nem de graça .

    Responda
  13. Florentino Fernandes Junior

    Alvaro, fui este ano, e vi meu guia derramar todo o resto da comida numa sacolinha pra levar pra casa

    Responda
    1. Gil França

      No mundo todo existe insegurança alimentar... Quer criticar o governo, eu até ajudo, mas os cubanos estão muito melhores que a maior parte do mundo, inclusive a maior parte dos brasileiros.

    2. Gil França

      Mais da metade dos moradores de São Paulo vivem em insegurança alimentar, diz pesquisa. Levantamento inédito aponta ainda que 1,4 milhão de pessoas estão em situação de fome na cidade. "Matéria da FSP da semana retrasada". A prefeitura Nova Iorque estimou que ao menos 1,4 milhão dos 8,4 milhões de residentes são afetados pela insegurança alimentar — que pode variar de passar fome a não ter acesso a um mínimo desejável de nutrição diária. "Matéria da FSP de 2022".

  14. Florentino Fernandes Junior

    Amarildo vai pra cuba e leva sabonete, papel higienico e pasta de dente, para os cubanos

    Responda
    1. Alvaro Almeida

      Você não conhece Cuba. Povo muito culto e acolhedor. Sofre um embargo criminoso dos Ianques e você adora. Um povo que não se curva ao imperialismo americano.

  15. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Dgradação geral dos prédios invadidos para moradia. Pobreza ,desesperança e miséria e exodo em massa deixados pela farsa do socialismo . E ai de quem ousa reclamar , a Ditadura Militar Cubana é implacável com as prisões lotadas de " todos que tiveram coragem de denunciar a farsa socialista"

    Responda
  16. Claudio Loredo

    Já estive em Cuba em adorei. É uma grande experiência de vida. Lá as tradições latino-americanas continuam vivas. É um país especial porque é diferente. Tem muitas praias lindas, muita história, uma culinária fantastica e um povo extremamente alegre e acolhedor. Vale demais visitar. Não apenas Havana, mas também as cidades do interior. Tais como Varedero, Trindade e Santa Clara. Não acredite nas mentiras que contam sobre Cuba, vá para Cuba para conhecer a verdade.

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Não há o que contestar. Você gostou e ninguém pode lhe contradizer. Tudo é uma questão de caráter.

  17. Amarildo Caetano

    Sempre me dizem" vai para Cuba" . Quem sabe um dia .

    Responda
  18. Jorge Rodrigues

    O povo cubano vive em extrema pobreza. Em Cuba falta absolutamente tudo: comida, habitação minimamente decente, produtos de higiene (inclusive papel higiênico), empregos, liberdade de expressão e o direito de ir e vir. A prostituição é generalizada (e uma das poucas formas de se ganhar dinheiro). Cuba depende demais do turismo. Há inúmeros vídeos disponíveis na internet que mostram a imensa degradação existente em Cuba (principalmente em Havana).

    Responda
    1. Gil França

      Saia do "Brasil Paralelo", que deveria se chamar "Mundo Paralelo", e vá lá...

    2. MATEUS VAZ DE S Sá

      Esta é a cuba que o imperialismo norte americano gostaria de ver, um desejo que jamais se realizou para decepção do capital espoliador concentrador de renda para alguns privilegiados e miséria para a massa de espoliados.

  19. Galdino Formiga

    O assinante precisa comentários sobre segurança.

    Responda
    1. CARLOS HENRIQUE INAMINI

      Cuba é super segura. Tive a mesma impressão no Japão. Cuba é imperdível!