Joel Pinheiro da Fonseca > A postura do governo Lula para com a Venezuela está correta Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Lula e como o escorpiao da fabula, nao consegue esconder sua natureza.
Com relação à pergunta do "louco bastante", acho q seria o Trump. A Venezuela poderia ser a "Ucrânia" da América do Sul em um confronto Russia X EUA. Mas acho que isso é fantasioso. As antigas ditaduras militares nos sabemos o custo humano que foi para acabar com elas. Mas nessas novas...quem sabe? Quem sabe se mudará o regime do Putin e companhia em algum momento da história?
Leonilda, você e outros aqui, da extrema esquerda, mudam fatos (que insistem em existir), não tem argumentos, adjetivam e se esquecem dos adjetivos qualificativos que seu lÃder acumula. Além do mensalão, petrolão, quase arrozão, este ser, não eleito, ungido pelas urnas que só existem em Butão, já que no outro paÃs já mudou o regime, tem o dobro de ministérios, de antes, quando havia governo gasta sem controle e adora ditadores e terroristas. Estude mais, numa boa.
Oops, "vê gente de extrema-esquerda por todo lado".
Gente de extrema-direita desenvolve paranóias graves, e começa a ver gente de extrema-direita por todo lado. Acha q tem comunista embaixo da cama, em baixo da mesa, em cada virada de esquina. Mas o pior é a dência q se desenvolve, o pessoal começa a achar q Bozo é um democrata honesto, q nunca tentou um golpe. O incrÃvel é q isso virou epidemia.
A postura está certa, mas a diplomacia ainda vai deixar a população venezuelana nas mãos do ditador. Muito difÃcil se chegar a um acordo quando Maduro tem o apoio dos militares. Se houvesse uma invasão de forças externas para retirá-lo do poder, seria o "mar de sangre" que o ditador ameaçou. Ele não liga para seu povo, nem aà para ninguém, como pensam Nero e seu fantoche em SP. Podem morrer milhares que ele não larga o osso. E tem quem ache muito simples resolver a parada...
Não há logica ou coerencia alguma em acreditar que a Venezuela é um paÃs democratico. Seja de qual ideologia politica se tenha, não se pode justificar o ato de Maduro por conta do "imperialismo americano". Lembrando que há pouco tempo atrás, era o mesmo Maduro que, na Canetada, por lei disse que Essequibo, região de um PaÃs vizinho, era uma provincia da Venezuela
"Causou", Joel...
REALPOLITIK: Maduro é um ditador que continuará no poder. Romper relações é, para o Brasil e para o povo venezuelano, pior que mantê-las. O Brasil, assim como os EUA e muitas outras democracias, tem relações com ditaduras. Continuaremos tendo, já que internamente, não há força capaz de alterar isso. Infelizmente, a realidade que se impõe é assim e Lula sabe disso.
Até tentei ler, mas no primeiro parágrafo já apareceu uma afirmação sem nenhum lastro,vtao sem lastro que até os EUA já não mais endossam uma vitória da oposição (a marionete ianque). A Folha já teve articulistas bem melhores, mesmo não concordando, dava para ler e debater
É impossÃvel qualquer acerto com aquele Professor Girafales ensandecido, mas posar de palhaço depois deste sumiço das atas eleitorais, que pela regra devem estar disponÃveis imediatamente após o fim da eleição, aà é complicado. Quem vai aceitar essa roubalheira descarada? Um governo tão incompetente que nem falsificar as atas conseguiu em 10 dias. Nem vai. Porque o risco é muito grande. Publica de uma seção e a oposição publica outra.
Me permita discordar. Não é possÃvel concordar com tribunais atrelados ao poder executivo. Quem nomeia juÃzes impõe suas vontades.
Não daria para esperar de um filósofo, lúcido,outra compreensão. Parabéns! A democracia para sua existência,ela requer amadurecimento. Sim. Democracias sempre diálogaram com regimes autocráticos, é fato. E no que é tocante a população brasileira,somos polÃticamente analfabetos e iletrados. Amigos,FOLHETIANOS, um chefe de Estado está submetido ao bônus e ao ônus.
Que Lula é um estadista, as evidências são claras: chamado para conversa pelo Biden, elogiado com agradecimentos pela lider da oposição venezuelana, trinta ex-lÃderes da direita internacional dirigem carta a Lula, presidentes latino americanos e europeus se juntam à s sua iniciativas! Lula está certÃssimo, o eleito, seja quem for, só será reconhecido pelo Brasil após verificação imparcial das atas de votação! Não é assunto que possa ser reduzido a conversa de porta de botequim.
Frederico, Dilma saiu pela incompetência e insanidade. O resto nem preciso contra argumentar. Vocês da extrema esquerda adoram ditadores e terroristas
É impossÃvel cobrar democracia de um governo claramente autoritário e sanguinário. A situação do Brasil é como quem caminha sob um campo minado, qualquer erro diplomático pode levar ao fim de um possÃvel acordo com Maduro. Que o Itamaraty consiga ajudar nossos irmãos venezuelanos de alguma forma, pois Lula e seu partido só tendem a nos constranger internacionalmente.
Muitos dos comentários querem mais atacar Lula e reforçar a narrativa contra Lula, não se importam nem um pouco com democracia ou Venezuela. Haja paciência quando estes comentaristas adoraram aquele Erneste araujo e a polÃtica submissa do mito falam contra Amorim é hilário.. E agora tem um monte de bolsominion, se dizendo moderado, e dizendo que Bozo é igual a Lula, apenas para se justificar.
Coitade do Lule
Obrigado Daniel, a extrema esquerda não gosta de fatos. São desrespeitosos e sem argumentos. Lula, o diminuto, está cada vez mais rico às nossas custas. O cara é profissional. Não foi eleito, foi ungido pela facção tse
E vc se acha gentil e respeitoso? Acho q é parte do narcisismo.
O atual pr está comprando casas com dinheiro vivo? Roubou joias do governo, com a ajuda de um chefe da PF, mandou a PRF impedir eleitores de votar, quis dar golpe de estado na sociedade brasilileira? Você está jogando para o atual todos os erros e roubos do ge no cida, que, além de tudo, roubou vidas. Mas para isso tem quem não ligue a mÃnima, como ele.
Trupe de colunistas apoiadores do fascismo? A Folha tem.
Perdeu meu voto para sempre.
tá certo, joel, o nosso ditador é melhor que o ditador dos outros. mas toda fruta madura cai, ainda que esteja podre, principalmente. mas ainda dá para fazer um suquinho com ela e oferecer aos inimigos. néh?
O Ditador daqui que usou a ABIN para espionar os adversários, que impediu que muitos eleitores do Nordeste chegassem aos locais de votação e é saudoso da Ditadura, graças Adeus já esta fora do poder.
Joel, Lula e o Itamaraty fazem o joguinho do policial ruim e do policial bom. Um, atento a posição natural do paÃs como lÃder geopolitico da AL, repreende com moderação. O outro faz vista grossa diante da violação, dando tempo pro meliante se evadir (e o seu eleitorado, esquecer). Mas, como sempre é, tudo combinado para não se indispor com o sistema, no caso Maduro e sua ditadura menina dos olhos da esquerda latina.
Ricardo, apesar de eu sentir bastante pena das pessoas que são obrigadas a conviver com o Marques, gosto da presença dele aqui. É bem divertido vê-lo passando tanta vergonha em público. Digamos que ele faz muito bem o papel como um dos bobos dessa corte
Ricardinho bozoafetivo, o importante é que voce leu, sentiu e foi choramingar com os amiguinhos da censura da FSP. "Mimimi, olha ele, me chama do que eu sou mas eu achei feio, me fez chorar na cama.. mimimi".
Danielito, vc votou no Bozó, não eu. Votou no poste dêle, TarcÃsio, q espera ser o futuro golpista eleito. Os fascistas continuam muito ativos, no dia em q o bozismo desaparecer eu me esqueço do Bozo e de seus eleitores fascistas. PS: Apaganharam mais um seu comentário malcriado. É assim, qdo a pessoa não traz educação de casa, sobra pra moderação.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Dani é divertido. A medida q lhe faltam argumentos, ele vai perdendo o controle, até sobrarem só xingamentos em seus posts. AÃ, reclama q a FSP lhe persegue (tadinho) apagando seus comentários. Mas é do bozismo, a terça parte truculenta e fascistóide q assola o paÃs.
Brilhante análise, só quem assistiu muitos B movies policiais americanos poderia desvendar essa trama. Com certeza Joel passou horas combinando essa estratégia com o Lula e com os diplomatas do Itamaraty. Tudo agora depende de como Blinken, Boric e Maduro vão reagir ao artigo do Joel. E depois, qdo eu digo q bozistas tem deficiencias cognitivas, o povo me acusa de extremismo.
Não sei o que é pior, um ditador sanguinário impondo uma ditadura no paÃs, ou outros paÃses, com EUA liderando, querendo impor um presidente, não respeitando a soberania nacional de um paÃs, impondo também mil embargos, diga- se também que é um paÃs com a maior reserva de petróleo do mundo! Pobre povo... num paÃs rico pela natureza!
Ditadura venezuelana? Ora, naquele paÃs há eleições direitas para presidente, ao contrário , por exemplo, dos EUA, onde isto nunca existiu. A propósito: existe algum governo mundial, para dar pitaco nos problemas internos de outros paÃses? Os outros paÃses não tem seus próprios problemas para resolver? Os problemas da Venezuela são problemas venezuelanos. Lula está certo: aguardem as atas, pendejos.
Max, vou fingir que você não sabe: Não houve eleição direta na Venezuela, nem mesmo indireta, já que opositores foram impedidos injustificadamente de participar e o resultado foi evidentemente fraudado. Os EUA, apesar de muitos problemas naquele paÃs, ainda são democráticos e a eleição é sim direta. Seria indireta se os delegados pudessem votar em quem quisessem e nunca foi assim. Pare de torturar a verdade com base em suas paixões ideologias, está igualzinho a um bolsonarista fervoroso.
Está a negar que há uma ditadura corrente na Venezuela?
Aponte onde está a mentira, Gabriel. As eleições na gringa para presidente são com voto direto? Fala a verdade: foi isto que te magoou, não foi?
Seu comentário é de uma desonestidade nauseante. Ainda bem que pessoas como você são minoria, mesmo na esquerda.
Ou se é favorável à democracia, ou não. Bolsonaro, Maduro, Putin, os dirigentes de Cuba não são, e provavelmente Trump também não é. Não da para avalizar esse tipo de gente. Não dá para estender tapete vermelho, nem ser amiguinho de gente assim. Pode-se sim diplomaticamente negociar assuntos do interesse do paÃs, mas chefe de estado tem de ficar distante de golpistas.
Todo mundo não, Samuel, mas desconfio q vc é. Diz aÃ, vc nunca votou no Bozo, TarcÃsio, Zema,Caiado, Ratinho Jr., Dória, Leite, enfim, alguém q era aliado do Bozo? Se votou, normalizou a extrema-direita, ditadura, tortura, assassinato de adversários, racismo, misoginia, homofobia, bom, a lista é longa. Então, se votou, bolsomÃnion é até delicado.
Igor, ignora esse estudante apaixonado por ditaduras, desde que usem o mesmo uniforme que o dele. Para ele, todo mundo que não é um militante fanático e não bali como a propaganda manda, é bolsominion.
Pq então vc votou no Bozo?
Desculpe, não concordo. A nota emitida pelo Brasil, Colômbia e México foi elogiada pelo Maduro que a considerou "muito boa". Nela, a única cobrança é a da apresentação pública das atas, mas cobra das vÃtimas contenção e comedimento nas manifestações públicas. Não cobra do Maduro a sua brutalidade: prisões e m0rtes do povo. A postura do governo brasileiro reforça a postura do ditador.
Completando a resposta ao comentário da Telma. Binden e Macron tbm elogiaram a postura desses paÃses. Ademais, exigir a apresentação das atas é apenas um passo na cobrança. Não precisa nem deve ser o único, caso a demanda não seja atendida. Mas diplomacia é assim: não se faz metendo o pé na porta
Telma, pouco noticiaram aqui, mas você sabe que a lider da oposição venezuela não só elogiou, com agradeceu Lula na reunião da OEA?!
Vamos falar de quem foi visitar Astiz preso na Espanha por totura nos anos da dita dura arghentina ?
DiplomaCIA é americana que ficou na moita quando já sabia do aval do prÃncipe saudita à chacina do jornalista Khashoggi que fazia oposição ao regime ditatorial daquele paÃs.. Fez beicinho mas continuou no jogo. DemocraCIA americana tem mais jogo de cintura que mulata no carnaval. E fica o gado esperneado como vira-latas que são. Maduro pode não cair de teimoso, mas se não fizer o dever, vai cair de maduro.
Dani estã dando um trabalhão para a moderação com seus comentários maleducados. Assim vão aumentar ompreço da assinatura dele.
Tomei um susto, essa foi por pouco. Quase concordo inteiramente com o jovem filósofo da Folha. Sim, o Itamaraty tem a postura correta e a fala de Lula normalizando a situação extrema que enfrenta a Venezuela é inaceitável. Mais, espertamente o colunista finge não perceber que o governo finge não perceber a divergência entre o presidente e a diplomacia. Concluindo:
O q vc acha "evidente" é q é apressado. O óbvio é q a decisão final sobre a posição do governo é de Lula, é o q diz a lei e o q manda a hierarquia. Lula é presidente da república, cabeças rolariam se uma posição oficial contrária à sua decisão fosse emtida. Esses são os fatos, se vc quer viver entre estórias da carochinha e teorias de conspiração, isso é com vc.
O presidente parece procurar um caminho para aproximar o seu discurso ao da diplomacia .Pode até pensar outra coisa.
O Ricardo tem razão Alberto separa o que o Lula diz do que o Itamaraty é uma indecência
Apressado como sempre, né Ricardo? A divergência entre as posições explÃcitas de Lula e do Itamaraty é evidente, mas como eles não acusam o problema, é porque o jogo está combinado. Joel usa a divergência para concordar com o Itamaraty e criticar Lula fingindo não perceber que estão fazendo uma tabelinha.
Mais um! Esse tbém acredita q o Itamaraty é um paÃs independente e tem posição própria, embora ele só transmita a posição oficial do governo, cujo decisor é Lula. Um outro assinante sugeriu q o paÃs Itamaraty conste do mapa da Terra Plana, mas não saberia dizer, nunca estudei a cartografia da Terra Plana.
Não sei se Maduro sobrevive ou não, mas talvez Lula tenha dito o que disse para permitir ao jovem filósofo uma posição melhor, sem precisar abrir mão de desancar o presidente, como ele gosta tanto.
Golpista é Bolsonaro. Maduro tem uma democracia relativa.
Ainda não superou o Bolsonaro e segue com o reto preso no tangente às ditaduras de esquerda? Já passou da hora de estudar!
Golpista é Bolsonaro, Maduro tem uma ditadura estabelecida.
Melhor seguir compactuando com a farsa, sem apontar o dedo para o rei nu. Em tantos anos essa postura nunca garantiu uma Venezuela democrática , nem perto minimamente disso . O que se tem é a farsa consentida com empréstimo de milhões a Maduro sem pagamento da dÃvida a vista , e rapapés de chefes de Estado para ditador. Basta dessa farsa porque não a acordo democrático que se segure na balança de ditadores. Repugnante
Oi Gilmar, sinceramente . Acho melhor deixar a Venezuela isolada, gelada , sem chão . Entendo que a conciliação é um caminho mais razoável. Mas nesse caso não acredito que vá tornar Maduro um democrata, ou que venha daà alguma solução eficaz. Acho Maduro uma espécie de encosto. Alguém que é melhor manter distância . Dele e dos generais que sustentam a ditadura que ele impõe aos venezuelanos.
garantiu cortar relações definitivamente com a Venezuela é isso que acha bom? ou é melhor pegar leve e sair com ganhos e a situação resolvida em favor da democracia?
Garantiu denunciar , não fazer de conta , não perpetuar a farsa. Até na nossa vida pessoal, parar de fazer de conta na maioria das vezes é um ganho significativo.
E o embargo americano garantiu o que?
Lula tenta dar oxigênio para o Maduro ficar no poder. A estratégia era convencer a USA e Chile de repetir as eleições em dezembro. El STJ da Venezuela anularia a eleição e a ditadura liberaria os prisoneros, o que seria a justificativa para repetir a eleição. USA recuou ao não declarar vencedor a Edmundo mas o Boric se manteve firme. Se Maduro se mantém até dezembro não sairia nunca.
Tem um porém aÃ, então os USA cortou relações com o Brasil? essa estratégia está me parecendo que foi construÃda no zap
Os EUA reconheceram a vitória da oposição.
É maravilhoso perceber o genuÃno interesse americano e europeu no bem estar do povo venezuelano. Deve ser esse interesse no bem estar de um povo que faz esses mesmos lutarem para estabelecer a democracia em tantos outros paÃses fraudadores de eleições, tipo a Rússia. Nada a ver com o interesse em roubar os recursos naturais de um paÃs, tipo fizeram no Brasil da era Temer.
Vou concordar com você. A Usuk e a União Europeia sempre se pautaram pelo respeito à democracia, à livre determinação dos povos, bem como jamais exploraram outros povos e paÃses como colônias. Estamos em muito boas mãos e, se você prestar atenção, o brasileiro médio acredita sinceramente nesta baboseira Hollywoodiana.
Não sei do interesse no bem estar do povo venezuelano, mas, a longo prazo, ele estará melhor se rifar Maduro agora.
Na verdade, o que o imperialismo ianque tem em mente é transformar a Venezuela em mais uma colônia dessa permanente intensão de domÃnio mundial. Ambicionam colocar mais uma estrela naquele pavilhão já tão pleno de espúrias capturas . "Vade retro".
Não me parece que seja bem assim. A crÃtica é de que a Venezuela (que não é uma China nem Arábia, é um vizinho, irmã etnica, com uma história comum de democracia e combate ao colonialismo) é uma ditadura nada velada. Aqui, não, somos uma democracia. Então, o que democracias fazem? O Itamaraty não deveria ser uma bolha isolada dos contribuintes, nem ter uma polÃtica alheia aos seus interesses, inclusive considerando a possibilidade de erro e falha. É assim que democracias funcionam.
Dani, vc usou seu vasto tempo livre pra trollar o Samuca e dizer q ele é um troll?
Dani, finge não, quem tem um crush pelo Bozó e seus postes é vc, q votou nêle e ama o TarcÃsio eseus outros postes. Nós outros só reconhecemos o perigo fascista q o bozismo representa.
Veja Samuel, não passa de um troll com muito tempo livre. Esprema as ultimas manifestações dele e não sai nada de util para se debater., só demonstrações de um inexplicavel (talvez Freud) fetiche pelo Bozó.
Samuca tão modesto.
Continua com as suas conspirações de menino, que aliás não fazem o menor sentido. Mas agora, todo mundo já viu, e você já fez o meu trabalho.
Samuel sentiu necessidade de explicar q não é de direita, nem terraplanista. Como ninguém o acusou de nenhuma das duas coisas, suspeito q tenha algum peso na consciência. Talvez esteja expiando a culpa de ter votado no Bozo em 18, ou em algum bozista "moderado" mais recentemente. Mas pq se explicar pra mim? Sei lá, se já rezou pra pneu, não é problema meu.
Dani e Samuca em união fraternal. Tem muito em comum, argumentos estúpidos, idéias preconceituosas e comportamento infantil. Um apoia aqui, o outro responde em apoio lá em cima. Feitos um para o outro. Meus melhores votos pela união!
Samuel, não perca seu tempo com esse troll, não se pode esperar racionalidade de alguém que mal consegue articular um raciocÃnio e sempre tergiversa quando tem suas contradições expostas. O esporte dele é poluir as discussões atuando na defesa do atual mandatário, Ãdolo desse tipo de gente.
Infantil é você chegar numa seção de comentários sem nenhum comentário construtivo, não fazer nenhum e apenas comentar o dos outros, todos sem fatos e embasados em "pra mim". Além de tudo, imputando visões polÃticas incorretas a todo mundo que não concorda com a sua postura de estudante de CA. Eu não sou de direita muito menos terraplanista, e a "sua opinião" não importa nada contra fatos e regras estabelecidas. Não é racismo só porque os seus mimos querem. Vê se cresce.
Samuel, fabricar elementos étnicos onde eles não existem, só pq vc tem uma opinião colonizada sobre as supostas semelhanças da "América Latina", pra mim é racismo enraizado. É minha opinião, nada tem a ver com a FSP, deixe de bravatas e encare a discussão de modo adulto. Que coisa infantil essa de dizer q os venezuelanos se dão bem aqui. É claro q se dão bem, nem eles nem nós somos extraterrestres, seres humanos se adaptam e se entendem. Não significa q temos caminhos polÃticos e h interligados.
Acho que você deveria 1) pesquisar conceitos de etnia e raça, você está equivocado sobre isso e o racismo está é com você, mas se tiver dúvida, denuncie meu comentário como racismo e ele será apagado (mas sabemos, você não vai). 2) Erro crasso de leigos em história, confundir inÃcios e fins de rupturas com os longos perÃodos de permanências e continuidades. A Venezuela é um paÃs extremamente parecido com o nosso, e venezuelanos perambulam por aqui familiarmente.
Quanta bobagem. Irmã étnica? Coisa mais racista. História comum de democracia? Não temos nenhuma história comum, a Venezuela fez uma guerra sangrenta pela independência, nós fizemos um acordo de pai pra filho, literalmente. A Venezuela teve poucos perÃodos democráticos, como nós, mas os caminhos nunca foram interdependentes.
Mas eu acho que a lógica da moderação e controle por aprendizado e demanda só se aplica à macroeconomia para o autor.
Super ultra mega hiper passada de pano legal.
Começa com X e acaba com Y. Passada de pano no silêncio ensurdecedor do sr L. Ateh o Boric se manifestou...o resto eh firula e tentativa de explicar o que não tem explicação.
Como ele está passando pano se ele começa a coluna com "Maduro roubou"?
Brasil como sempre , quando não um anão diplomático, uma pária a nÃvel global. Continuação da polÃtica do governo anterior, modificando-se a ideologia. Vergonha.
O futuro prêmio vai ter que se posicionar. Provavelmente vai corroborar a decisão da extrema-esquerda brasileira. A de que nunca antes no continente surgiu um PaÃs tão democrático quanto a Venezuela.
Vc Joel continua leso, como confiar em Atas feitas pelo Regime Ditatorial? Pensar assim é de uma estupidez homérica ou de má fé que produz esse tipo de narrativa para livrar o governo medÃocre atual de sua total conivência com o Ditador Maduro, melhor Joel vc se candidatar em algum carguinho no PT assim vc garante, por enquanto, uma rendinha extra.
Se fosse tão fácil fraudar as atas elas já teriam aparecido. Parece que a oposição consegue comprovar a legitimidade das atas que apresentam, que conteria 80% dos votos....
Hahaha. Barna falando em "leso", "estupidez homérica" e o máximo. Justo o Barna....
Agora o Joel virou petista, é isso? Quanta perturbação kkkkkk
ô mininu ele não escreveu que confia, mas que apenas devemos constatar o óbvio: Maduro não ganhou, mas levou. Não saber interpretar é meio complicado, mas vá lá. Mas não conseguir compreender o que leu (será que leu?) e comentar torna tudo ainda mais constrangedor.
Na diplomacia e no cenário internacional, tudo leva a crer que seja m similarea ao ambiente de grandes corporações privadas, as vezes, você precisa engolir sapos gigantes, para alcançar metas e objetivos importantes para o empresa. .Só muda o campo do jogo, mas a essência do jogo é a mesma.
O Brasil engoliu sapos com a Venezuela há 20 anos atrás. Hoje apóia prisões polÃticas, tortura, exÃlio de mais de 7 milhões de pessoas...
Engolir sapos é uma arte das pessoas sensatas e prudentes. Ainda bem!
Concordo com o Joel. Minha simpatia por ditaduras, seja de esquerda ou de direita é abaixo de zero. Mas o que ele aponta sobre os interesses brasileiros no cenário latino americano e sobre a influência da China e Rússia na Venezuela são absolutamente corretas. Perrcebe-se agora que o governo foi muito inteligente. Isto ficou claro depois da manifestação da oposição, da Maria Corina Machado que agradecia tanto a posição do governo Brasileiro com relação às atas quanto à proteção das embaixadas.
O quê ? Um jornalista ousa desafiar o sistema e fala que Lula acertou uma ? Que é preciso não fechar completamente as portas para ser um interlocutor na crise da Venezuela, inclusive assumindo embaixadas de paÃses que fizeram exatamente o contrário ? "Mas o Lula está contemporizando com uma Ditadura !!" ou "Ditadura é do capeta !" diria o sistema. E se o Lula recebesse R$26 milhões em joias dessa ditadura ?
MUito bom artigo! Novesfora a má vontade com Lula, cujo afinal precisa ganhar tempo.
Apoiar a ditadura da Venezuela é tão correto quanto apoiar o nazismo. Através desse tipo de argumento, qualquer coisa é justificável...
Me mostra onde o Lula apoiou uma ditadura
Cuidado comparar a Venezuela ao nazismo é ridiculo. Você não entende nada sobre o nazismo e muito menos sobre a Venezuela. Pode simplesmente chamá-lo de ditadura se quiser, de autoritário se quiser, ou de péssimo governante. Mas nada disso é planejar campos de extermÃnio e passar uma lei para matar todos os judeus, negros, ciganos, etc...e invadir paÃses.
Parabéns, Joel, ótimo artigo . Brasil tem posição neutra pela CF. Quer provas para argumentar. Falar sem provas só bozoloide que faz. Gleisi errou, mas Lula é maior que isso, vence o Estado Brasileiro que é maior que QQ presidente. Nossa democracia mostrou maturidade.
Não vou procurar, mas duvido muito que a CF estipule a neutralidade do paÃs. Não é necessário. Gleise e o PT não precisam de aval do presidente para se manifestarem, mas ele pode ter dado um toque tipo: Gleise, preciso de vozes apoiando Maduro (apesar da rapidez da manifestação, consta que parte da direção se opôs) e não orientou a diplomacia a validar Maduro, estaiam negociando o que se a situação é a de um desentendimento normal no jogo democrático? Nem tudo é o que parece a primeira vista.
Cardoso, Gleisi era favorável à fuga do Lula, naquela época . Ele , com altivez, disse a ela que se entregaria e provaria a sua inocência. Eles pensam de forma bem diferente. Ela não tem nem um pouco da maturidade e da estratégia que ele tem. Felizmente.
Zé ingênuo é vc achar que a Gleise pediu para o Lula autorizar o discurso do PT, ele como presidente não pode atacar o regime de outro PaÃs sem provar
Nem a diplomacia agiria como agiu sem o aval do presidente Cardoso.
Maria, deixe de ingenuidade. A Gleise não faria uma nota daquela sobre relações internacionais sem o aval do Lula.
Até relógio quebrado tá certo duas vezes ao dia. Assim é Lula Biden da Silva, o lambedor de bigode!
Gilmar, a falta de argumentos da esquerda é quase patológico. Sim, ele foi e é exemplo de democracia e de honestidade. Por favor, chega de jóias, vacina e outras besteiras. Lula levou 11 containers e o cara está deixando milhares morrerem de dengue. O cara do petrolão, mensalão e quase arrozão é o que é.
Tá vendo vc fala em containers que já forma devolvidos s dez anos atrás mas não podemos falar das joias, e mais a lei na época podia levar pra casa se quisesse na época do seu herói não, é psicopatia mesmo não são a falta de argumentos o problema
Eládio, você tentou mas não conseguiu dizer nada. Sim, estes adjetivos são de vocês. Bjs
Alberto Henrique, a falta de argumentos da esquerda é quase patológico. Sim, ele foi e é exemplo de democracia e de honestidade. Por favor, chega de jóias, vacina e outras besteiras. Lula levou 11 containers e o cara está deixando milhares morrerem de dengue. O cara do petrolão, mensalão e quase arrozão é o que é.
Eduardo Rocha, a falta de argumentos da esquerda é quase patológico. Sim, ele foi e é exemplo de democracia e de honestidade. Por favor, chega de jóias, vacina e outras besteiras. Lula levou 11 containers e o cara está deixando milhares morrerem de dengue. O cara do petrolão, mensalão e quase arrozão é o que é.
Afe, o Daniel Marques bateu seu record de comentários malcriados e sem argumento apagados pela moderação. Me lembra aquele moleque malcriado da piada, q qto mais é punido, mais malcriação faz.
Qto mais brabo, mais divertido o Dani fica. Chuva de impropérios! Espero q tenha coração forte, se ele ficar mal, quem vai nos divertir com bobagens tão legais?
Dani em mais um comentário mal educado e desprovido de argumentos. É tÃpico de bozistas. Dani, vc viu q já apagaram um outro comentário grosseiro seu hoje? Daqui a pouco apagam esse tbém. Esses seus comentários parecem aqueles da piada do menino malcriado, q não cedia na molecagem, não importa o qto fosse punido. Qto mais a FSP apaga, mais os seus comentários azedam.
Daniel, vc veio apoiar o Evando e tbém dizer q as urnas no BR foram fraudadas e q o Bozo "é exemplo de democracia e honestidade"? Hoje é mais um dia de indignação seletiva, vc vai só acusar o PT e passar o pano pro Bozo?
Seus argumentos mostram que voce gosta de joias, contrabando, dinheiro vivo e rachadinhas, tentativa patética de golpes, passar lucro com compra de vacinas, destuição da estrutura de fiscalização do meio ambiente. E curiosamente ninguém jamais acusou na Justiça Lula sobre o petrolão e mensalão. na verdade o acusaram de visitar um triplex a venda, que ele não quis comprar nem nunca comprou. Sempre existiu um documento de posse registrado em cartório em nome de outro. O resto é narrativa.
Concordo com o Joel Pinheiro da Fonseca! "Diplomacia" com ditaduras às vezes é o melhor remédio...
Boa, vamos explicar assim para os presos, exilados, torturados...
O PT apoia ditaduras de esquerda, precisam aprender que o m7ndo aceita apenas ditadores de direita. Rsrsrsrs
Perfeito. Se temos relações diplomáticas com Arábia, SÃria e Coreia do Norte, monarquias absolutas hereditárias, porque não com o tirano da Venezuela? Só não pode o Lula ficar passando pano e chupando o saco do Maduro, que pega mal.
Jose Cardoso as relações diplomáticas são entre paÃses e não entre presidentes. Se fosse assim já não estarÃamos falando com Milei.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > A postura do governo Lula para com a Venezuela está correta Voltar
Comente este texto