Joel Pinheiro da Fonseca > A postura do governo Lula para com a Venezuela está correta Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Enfim um sopro de sobriedade!
O Itamaraty e o Lula tem demonstrado uma serenidade e capacidade de tentar remediar a situação na Venezuela como ninguém. Os que exigem uma "atitude mais firme" fariam o quê? Tem que tentar levar a situação com menor impacto possÃvel mesmo sabendo que Maduro não vai entregar o poder, como também Bolsonaro e Trump não queriam e articularam para tal.
Ricardo, sim com menina com batom, outros passantes, sem armas (assim como está na Venezuela) sem cooptar o exército nem o supremo (como é na Venezuela). Nunca se tentou golpe. Tudo isso foi para tornar Bolsonaro inelegÃvel e ainda usaram a reunião com os embaixadores quando se questionou as tais urnas. Seja mais coerente amigo. A esquerda entra pelo voto (Lula 1) depois não sai pelo voto (DilmaxAécio). Bolsonaro ganhou aquelas eleições com as mesmas urnas, porque não tinham como explicar.
Eu sempre recomendo óleo de peróba pra quem diz q não houve tentativa de golpe. A propósito, nem sei a qual comentário vc está respondendo, vc vai fazendo comentários novos de forma caótica, em vez de responder no local apropriado. Nem sei se eu sou o Ricardo a quem vc se refere. Menina de batom? Do q vc está falando?
Evando, não se exponha tanto. De tanto defender seu Bolsonaro você teve até que aceitar as urnas. Dilma não saiu pelo voto, mas sim pelo golpe. Diante dos fatos: jóias, uso da máquina publica, contrabando, gastos estratosféricos do cartão, levando todos os familiares para viagens internacionais, sem agenda publica, etc... Bolsonaro de fato não pode ser elegÃvel. E olhe que nem citei a tentativa de golpe, explicitamente confessada por ele em reuniões ministeriais.
Sim,bolsonaro é a alma mais democrática do mundo. Rsrsrsrsrs
Vc pedir coerência quando diz que nunca se tentou golpe aqui é caso para psica nálise
Ricardo, quando você não tem contra argumentos sólidos vem com estes comentários que não dizem absolutamente nada. Você gosta do seu Ãdolo que fez mensalão, petrolão, quase arrozão e idolatra ditadores. O seu descondenado não venceu as eleições, as tais urnas, só existem em Butão, Bangladesh (agora não tem mais, pois o regime caiu) e aqui. Claro que foram fraudadas. O TSE é apenas um puxadinho
Evando pode se candidatar a professor nas escolas cÃvico-fascistas q o TarcÃsio Poste Tonenai está criando. Especialidade: Comunicação Fascista. Aula n. 1: Como negar o óbvio sem ficar vermelho. Aula n.2: Como usar óleo de peróba para a face não ressecar. Aula n. 3: Matemática da mentira: qtas repetições são necessárias até q soe como verdade? Aula 4: Como falar do q vc não entende e criar uma mentira plausÃvel.
Eduardo. Lamento ter que discordar da parte final de seu comentário. Foi Bolsonaro com sua mediocridade compulsiva e repulsiva (com seus discursos desequilibrados, desrespeitosos e discriminatórios), que trouxe o "descondenado" de volta, para continuar a fazer as barbaridades que faz contra o Brasil. Acabou de receber o apoio de Macron em face de Maduro, como retribuição à defesa dos interesses dos agricultores franceses no Brasil. Namastê!
Terraplanista em ação! Sempre é divertido. Mas aguarde, que em 72h o Bozo vai apresentar as provas que as urnas foram fraudadas, que homem não pousou na lua e que Elvis não morreu. Que o Pneu Sagrado te abençoe!
O erro original de Lula é achar-se "Estadista". O que nunca foi. Foi nessa perspectiva de pseudo-liderança que ostentou Maduro como um " troféu" no Palácio do Planalto. Antes tem se mostrado medÃocre como Bolsonaro, não por acaso, criou as condições socio-politicas para a eleição deste. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Paulo. Xará do meu filho. Não esqueci é que falta espaço para falar de todas as barbaridades do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). " Ainda que falemos a lÃngua dos homens e dos anjos, tenhamos o dom de profecias, conheçamos todos os mistérios e toda ciência se não tivermos Amor ou caridade nada seremos. (Paulo).
Parece que o nobre colega esqueceu do mensalão, no 2º ano de Lula. Na sequência, Petrolão e o Dilmão. O PT é criativo: inventou a ditadura democrática: 5 mandatos seguidos, interrompidos apenas pelo Bozo, onde deitou e rolou com dinheiro público. Ah, semfalar nos 90 mil de pasaagens da Janja, a dama do Bom dia, Lula; Boa noite, Lula. Que visão essa moça teve!
Frederico. Você acerta ao dizer que não quero me lembrar dos governos de Lula. Meu pai era um trabalhador que, não obstante, chefiar o setor de compras da empresa na qual trabalhava, seu mês sempre foi maior do que seu salário. Lula nada fez pelos trabalhadores-nem segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos-Governou com os maiores juros do mundo, deu comida para obter votos com o Bolsa FamÃlia mas não onde fazer cocô, deixando-nos com 100 milhões sem saneamento.
Nelson, Lula não se acha estadista que acha isto são vários paÃses. Eu sei que você é do tipo que não gosta de brasileiro e acha que tudo que o Brasil propõe não tem importância. Mas acho principalmente que você tem apenas um preconceito contra Lula, e você não quer se lembrar dos governos anteriores de Lula, aliás toda a direita e extrema direita querem é apagar isto da história. E agora aderem a campanha para tutelar Lula. Vivem criando dicotomias entre Lula e Itamaraty ou Lula e Haddad.
Eu abri muito feliz o comentário do Joel mas depois eu li, Não se confunda essa postura com as falas improvisadas de Lula e as manifestações do PT, todas vergonhosas e desnecessárias, não podia ser diferente quer dizer que o Lula não é o Brasil não é o Presidente tá gente e tudo que aconteceu e dito não tem nada a ver, que coisa hein que falta de honestidade
Amar ao Brasil mais do que a qualquer partido polÃtico nada tem a ver com odiar Lula, antes até amá-lo também. Mas isso você deverá levar algumas encarnações para entender. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
O erro original de Lula é achar-se "Estadista". O que nunca foi. Foi nessa perspectiva de pseudo-liderança que ostentou Maduro como um " troféu" no Palácio do Planalto. Antes tem se mostrado medÃocre como Bolsonaro, não por acaso, criou as condições socio-politicas para a eleição deste.Namastê!
Vc citou tudo de ruim que tivemos agora estou entendendo o seu ódio do Lula, tirando o Juscelino e o Itamar o resto tudo militar
Estadista à luz da Teoria Geral do Estado é aquele que faz persistir sua obra no tempo e no espaço. Assim o foram entre nós: Pedro I, Pedro II e seu Primeiro Ministro Visconde do Rio Branco, Getúlio Vargas, Eurico Dutra, Juscelino Kubitschek, Castelo Branco ( que se recusou a ser ditador) e Itamar Franco com o Plano Real. Fivam de fora Fernando Henrique que criou as condições para a eleição de Lula e este as de Bolsonaro. Namastê!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Aos amigos o benefÃcio da dúvida. Aos inimigos a condenação precoce. Maduro não vai divulgar atas que o desmoralize. O que o Brasil vai dizer? Que lamenta mas perdoa.
A postura do Itamaraty está correta mas contraria a do próprio Lula.
Ricardo foi o que comentei acima o Itamaraty é um outro PaÃs talvez o da terra plana
Mais um q pensa q o Itamaraty é um paÃs independente. O Itamaraty, como instituição, não tem posição, só expressa a posição do governo. E o chefe do governo é Lula, a decisão ë sua. Será q tem alguma escola ensinando q o Itamaraty é um paÃs?
O Brasil está fazendo um papel ridÃculo, avalizando Maduro e sua trupe. Uma coisa é manter relação diplomática, defender interesses do Brasil; outra coia, bem diferente, é estender tapete vermelho para Maduro, que à época já era o ditador que continua sendo. É preciso um pouco de ombridade e dizer a verdade: estamos apoiando um ditador, que está acabando com a Venezuela e seu povo, e se escuda no Brasil.
Ainda bem que vc não é o Presidente e nem o Bozo está lá pq se não seria uma catástrofe
Eládio, sei que tentou se manifestar, mas o que você usa o impede de fazê-lo. Outro fato é fazer parte da turma do nem nem. Isso não vai levá-lo a lugar nenhum e nunca terás argumentos. Sua turma da extrema esquerda é extremamente chata e vazia.
Eladio, pode chorar a vontade, petralha é patrimonio imaterial do brasileiro honesto, cunhado pelo genial Reinaldo Azevedo. Petista metralha, os grandes usurpadores do erário no Mensalão e Petrolão. Jamais esqueceremos.
heheheh e você é hilário, cara... 'nem nem", "extrema esquerda", só faltaram os clássicos "narrativa" e "petralha". Admito que é bem divertido, mas é preciso ter tempo e disposição...
Isso é exatamente o contrário do que ele próprio disse na globo news. Eu, hein?
Seria o caso de analisar a Hungria ou a orelha do Trump e a faixa de Gaza?
Aventura desastrada? O colunista parece não ter conhecimento do que o Mossad fez com o lÃder do Ham as há poucos dias.
Boa noite Paula. Mandou apagar de novo. Qual o problema com a minha pergunta? Vamos mais uma vez: a senhora poderia me explicar o que seu comentário tem a ver com o txt? E não é por acaso que a faço. De fato, fica estranho alguém falar de Mossad numa matéria sobre a Venezuela. Mais estranho ainda é vc censurar essa pergunta, ao invés de simplesmente responder.
Não entendi, vc está sugerindo q o serviço secreto de algum paÃs (USa, BR?) poderia, ou deveria, tentar assassinar o Maduro, pra acabar com a ditadura?
Liberbobo sendo liberbobo, loucura seria esperar algo diferente.
Nada como posições e artigos de uma pessoa mais centrada, ponderada, como Joel. Sabemos que na prática isolamento de ditaduras só fortalecem o ditador, em prejuÃzo maior de seu povo, que não consegue nem sequer se comunicar com o exterior.
com uma diferença de que não se pode chegar lá e tirar o ditador do seu governo assim do nada, parece que vc não pensa
O Cb ozo genocà da queria invadir a Venezuela , hilário o nÃvel de asn ice do bolsonarismo
Mais uma vez Celso Amorim dando uma lição de diplomacia pro mundo , simples assim sem vÃrgulas
Não resta dúvidas de que está correta. Não pode mudar.
gozado vc critica a educação e a postura do Lula que sempre foi assim como Joel diz e agora elogia ele, eu não sei o que vcs querem
O projeto do Lula, já mais idoso, via influencia do Amorim é montar um grupo sul americano contra o Ocidente se juntando às ditaduras do Sul Global. O fato da Venezuela falsificar as eleições, para este propósito pouco importa. Em breve vai convidar Maduro para o Mercosul e esvaziar a OEA. É um projeto danoso ao Brasil e nossa cultura de liberdade do cidadão.
Quando você vai se alistar no exercito da Ucrânia para defender o Ocidente? Ou então no exército americano que deve estar atuando em vários paÃses em nome da democracia? Tanto assim que se retiraram do Afeganistão para empossar o democrático Talebã.
Que viagem!
Assim se fosse verdade ele seria um ditador é isso?, acho que vc não saiu da terra plana ou está tomando algo que está te fazendo mal
Como assim? Cobrança sem prazo? Isso não existe. O problema de vocês da extrema esquerda que protegem um ditador é não pensar no povo que está sofrendo e milhares de prisões ilegais tortura e mortes. Vocês são insanos. Lula tem motivos particulares para impedir a queda de Maduro. Parte do dinheiro do PT, José Dirceu e dele estão no banco oficial de lá.
Lendo seu comentário percebo que não tomou sua cloroquina hoje,né.
Evando não é boleto para pagamento e depois extrema esquerda? kkkkk é hilário, mais hilário ainda é um bolsominium ser solidário com o povo que sofre
Evando, não é meio hipócrita um eleitor do Bozo reclamar de ditadura, tortura e prisões em outro paÃs, qdo os bozistas queriam tudo isso aqui? Afinal, o Bozo sempre apoiou a tortura, desdenhou dos assassinatos polÃticos e endeusou a ditadura de 64. E disse q ia fazer o mesmo, fechar o Congresso, fuzilar 30 mil, implantar milÃcias, e por ai vai. Ele tentou, junto com os criminosos q vc chama de "presos polÃticos". Mas perderam, manés!
Acreditar em teorias de conspiração deveria estar naquele conhecido manual de diagnóticos. Acho está, possivelmente inserido no Ãtem "esquizofrenia". Mas tvez seja mais simples, só estupidez ou desonestidade (ou ambos).
putz ...hoje a beata matinal tava estragada...de novo.. .
Joel, entendo o seu ponto de vista e concordo com muitos dos argumentos, mas as falas desastradas do presidente Lula e o posicionamento do PT sobre o leito na Venezuela dizem muito. Outra questão é que não da para dizer sobre a atitude do Itamaraty, porque ele segue a polÃtica do governo de turno. Infelizmente, entra e sai governo, e o Itamaraty é pouco ouvido.
As oito estrelas da bandeira da Venezuela - sÃmbolo das sete provÃncias e de Simon BolÃvar, a oitava estrela - que evocam a independência dessa grande nação - estão se apagando. A cada noite, o firmamento outrora cintilante se revela cada vez mais opaco, sufocado por uma ditadura sanguinária. As estrelas, esses faróis cósmicos que guiam navegadores e inspiram poetas, são agora apenas memórias fugazes para aqueles que se encontram sob o jugo da tirania. Caminha-se pelas ruas e sente-se um pesar.
Prezados Gilmar e Enio, muito obrigado pelas gentis palavras. Não sou escritor ou poeta, embora, por força da minha carreira, na área jurÃdica, escrevo de três a cinco pareceres por dia, o que resulta em média de cerca de noventa a cento e cinquenta páginas por dia. Mas fazer parte da República das Letras é um antigo sonho. Um grande abraço a ambos.
um poema! isso sem fazer juizo de valor.
Vc deve ser escritor parabéns
Perfeito, não podemos deixar sem assistência os milhares de brasileiros que vão e vem da Venezuela todos os dias, não somos nenhum potência militar pra resolver militarmente, a interlocução brasileira é essencial para que o regime não recrudesça mais e mais. O problema não será resolvido da noite pro dia com notinhas de repúdio.
Bom, Caixeta, até vc deveria perceber a vantagem de ter uma democracia em seu paÃs e tolerar ditaduras estrangeiras de esquerda (Lula), com ter uma ditadura em seu paÃs e confraternizar com ditaduras estrangeiras de direita (Bozo, "confraternizando" com as jóias sauditas). Pra vc, a diferença maior é entre viver numa democracia (Lula) ou numa ditadura (Bozo golpista). Não são projetos iguais, são?
Notinhas de repúdio são inúteis agora kkkk defender a democracia é inútil agora pra vcs passadores de pano que mesmo vendo a verdade preferem fingir que não viram que Lula e o PT apoiam uma ditadura de esquerda e gostariam de fazer a mesma coisa aqui. Assim como Bolsonaro. Os dois são projetos de ditadores muito semelhantes.
Não Evando, vc tá confuso, o golpe falhou pq o Bozo não conseguiu cooptar nem o Exército, nem o STF. Não vivemos na ditadura Bozo, o Lula venceu e a democracia segue em frente. Vc toma algum remédio controlado, q perturba a cognição? Induz delÃrios, realidades paralelas?
Vocês adoram ditadores. Igual aqui. Exército e stf cooptados
impreCCionante. Finalm um artigo do Joelzinho que eu concordo - desde a crÃtica a postura do Lula e PT até à s ponderações elogiosas à postura do Itamaraty. Não é nenhum primor de analise mais profunda. Aà da assim é sensata e foge ao coro burrrro de "ou se condenada e rompe relações ou é apoiador".
Ele conseguiu te enganar Daniel pq tudo que fala que é o certo estava implÃcito nos pronunciamentos do Lula e ele quando diz, Não se confunda essa postura com as falas improvisadas de Lula e as manifestações do PT todas vergonhosas e desnecessárias, é quando ele volta ao normal
baba ovo menos colunista. Maduro e lula abraço de afogados. Já . ja´vai aparecer uma ata eleitoral legitimando a eleição de Maduro da mesma categoria "nota de 3 Reais" dos dois 'companheiros"
Ele nunca babou e quando diz, não se confunda essa postura com as falas improvisadas de Lula e as manifestações do PT, todas vergonhosas e desnecessárias. É para tentar mostrar que o Itamaraty é outro PaÃs não o Brasil
A opinião oficial do governo brasileiro é exatamente a mesma da anunciada por paÃses europeus: que sejam mostradas as atas. As quais para perplexidade dos bolsonaristas são os boletins das urnas eletrônicas, provando que a confiabilidade de uma eleição é maior sem interferência humana, quando feita por software conhecido por todos os participantes. Tanto que Maduro tem fugido das atas geradas pelas urnas. Ou seja, Maduro foge como os bolsonaristas tentaram fugir dos boletins de urnas.
Paulão o seu comentário deveria ter uns mil likes
A POSIÇÃO DO BRASIL FOI VERGONHOSA DESDE QDO RECEBEU O PÃFIO MADURO COM POMPAS...Portanto a apresentação das Atas ñ decidirá nada, porque o regime ditatorial da Venezuela não pretende entregar o poder ao vencedor Gonzalez da lÃder Corina. Pelo andar da carruagem, o Lula 3 deverá manter a posição de negociador entre as partes, mesmo torcendo para o seu amigo ditador Maduro. Esta condição lhe causará prejuÃzos na sua popularidade e na do PT, com a má influência do assessor Amorim. QUE PENA!!!
Volta para terra plana lá não tem PT, não tem Lula, não tem maduro para vc criticar talvez não tenha nada
Perfeita a colocação. Agora, o que temos de salvar é o Mercosul! Contemos com nossos ermanos do sul para continuarmos barrando a Venezuela. Se o Brasil insistir que a Venezuela agora democrática" saia do "castigo" é implodir o Mercosul. Isso é tudo que os ermanos querem para se entregarem nos braços da China.
Perfeita a colocação. Agora, o que temos de salvar é o Mercosul! Contemos com nossos ermanos do sul para continuarmos barrando a Venezuela. Se o Brasil insistir que a Venezuela agora democrática" saia do "castigo" e implodir o Mercosul. Isso é tudo que os ermanos querem para se entregarem nos braços da China.
Joel...enxergue-se! quem é vc para dizer se a postura do governo Lula está ou não correta? vc pode concordar ou não, é seu iinteiro direito,mas daà a julgar "correto ou errado" não lhe cabe dado o seu minúsculo tamanho.
Eu entendo a Ingrid esse julgamento do Joel é tendencioso pois ele tem na mão um instrumento que pode movimentar massas, daà o motivo, mas acontece em todos os meios
Todos nós temos o direito de achar correto ou não; ainda esse direito não foi revogado.
Eita, que bronca toda é essa minha senhora?! Quem é o Joel? No mÃnimo um cidadão brasileiro que tem toda direito e até dever de julgar o governo. Ademais, em sua bronca, diz uma coisa non sense. Ora, se ele concorda , e pq acha correto; no que discorda é pq acha errado. Uma questão básica de lógica
Dicionário Priberan Online (nem precisa do Aurélio), entre vários significados possÃveis: Julgar = ter uma opinião sobre; tomar uma decisão com respeito a. Não Ingrid, não precisa ser um juiz em sua toga para "julgar". Todos nós fazemos isso quotidianamente qdo desenvolvemos opiniões ou tomamos decisões.
Falando em julgar o que está correto ou errado e em minúsculo tamanho...
Ricardo, vc sabe o que significa julgar? parece-me que não. Qualquer pessoa tem o direito de concordar ou discordar de algo. Outra coisa, e bem diferente, é julgar. Dizer que algo é correto ou errado é um juizo de valor, logo um julgamento. Eu reprovaria Joela tanto ele afirmasse que a postura é correta quanto errada.
Hein? Parece me q, se ele concordar, julga certo. Se discordar, julga errado. Não é a mesma coisa?
ImpossÃvel saber qual é o pior para a Venezuela: a ditadura do Maduro ou um governo subserviente aos EUA. A subserviência colocou a Ucrânia em uma guerra que a destruiu.
Não precisa ser assim basta ser soberano e democrático
Nós valorizamos a democracia porque a nossa história é pouco democrática, porque tivemos uma ditadura militar que descarrilhou um Brasil que era uma promessa, porque a Constituição de 88 é um pacto que merece ser respeitado. Defender democracia em abstrato, a partir do que é conveniente para os EUA, é um erro de análise e uma ingenuidade geopolÃtica. Não há boas razões para defender o madurismo, de um modo geral; mas a Venezuela precisa encontrar seus caminhos sozinha.
O podrão pode até continuar mandando na Venezuela mas, o que não pode é o atual governo do Brasil continuar chamando aquilo de "democracia".
Todos aqui sabem qual democracia que os EUA estão interessados na Venezuela. Tolos.
Lula disse que a democracia é relativa.Bolsonaro e Maduro também acreditam nisso .Vai depender dos militares estarem do seu lado ou não.
O articulista acerta no diagnóstico mas erra no remédio. Então não tem solução? Quem sustenta uma ditadura são as forças armadas, no caso amplamente comprometidas. Infelizmente o remédio é amargo. A doença é sistêmica. Uma imensa pressão externa, econômica, e principalmente polÃtica, seria a possÃvel "solução". Em muitos casos deu certo, em Cuba não. O povo vai sofrer, mas mais do que já sofre? Lula erra ao contemporizar o companheiro. Por ideologia, se desgasta interna e externamente.
Ricardo knudsen, discutir com petista é perda de tempo, mas vamos lá. O assunto em questão era a pressão econômica e polÃtica como forma de colaborar para o término de ditaduras. Vc desafiou cite uma? Eu citei a URSS e a queda do muro de Berlim. Vc fez considerações básicas, aliás bem básicas rsrs e tentou me desqualificar (obsessão petista). E finalmente concordou que aquilo era o "termino do seu jugo ditatorial", usando suas próprias palavras. Vcs cansam....
Seu argumento sobre eu me desmentir é tão torto e falho qto seu conhecimento de história. Sem contar a explicação longamente pleonástica, primor de lógica e estilo.
Vc mesmo se desmente, sozinho. Nas suas próprias palavras...
João perdido na História, mas fingindo q domina. A queda do muro de Berlin corresponde justamente ao fim da União Soviética e o término do seu jugo ditatorial sobre a Alemanha Oriental. Ninguém fugiu da ditadura qdo o muro caiu, pq não havia mais ditadura da qual fugir. A queda do muro foi a festa da liberação e o reestabelecimento da livre circulação entre as alemanhas.
Luis Leal, vc já ouviu falar da queda do muro de Berlim qdo centenas de milhares de alemães orientais fugiram para o ocidente escapando da ditadura comunista da URSS ?
Uma coisa é certa. Ao longo da história o que invariavelmente se vê são pessoas autoritárias defendendo atitudes autoritárias como "um mal necessário para um bem maior".
"Em muitos casos deu certo". Poderia citar exemplos? Na verdade Cuba é o exemplo mais evidente de que a solução que você propõe não funciona. Qundo muito a pressão econômica dos Estados Unidos força a queda de algum governante que é prontamente substituÃdo por uma dita dura de direita. Vide o gol pe de sessenta e quatro aqui mesmo no Brasil.
José Bueno fantástico, só que vc esqueceu de combinar isso com o Maduro...
A extrema direita, cuja ideologia é sempre estar exclusivamente ao lado e na defesa dos interesses dos mais previlegiados, nunca se interessou pelo povo. Suas 'soluções' são 'remédios amargos ' e o sofrimento, que só atingem o povo. Ao contrário, as soluções só poderão ser encontradas na disputa democrática.
Concordo.
Quantas notas iguais, esses 30 ex-alguma coisa fizeram contra as ditaduras que interessam aos USA e seus respectivos paÃses? Acho Maduro um tosco, incompetente, que em mais de 10 anos não conseguiu se fazer um lÃder incontestável do seu paÃs; as atas publicadas, ao que tudo indica, será pá de cal no seu governo. Mas essa oposiçãozinha, com cara de boneco de ventrÃloco, não representa qualquer novidade e progresso para a coitada Venezuela!
Perfeito Elismar. Maduro é como muitos herdeiros, faz uma esbórnia com a herança e fica na pendura. Mas em termos de paÃs, todos minimizam ou esquecem que a velha oligarquia venezuelana sempre esteve lá e continua enfronhadas nas instituições,e quando no poder durante séculos jamais fez alguma coisa pelo venezuelano. mesmo quando estava sentada em cima de poços de petroleo. Infelizmente Maduro mais sanções estão colocando a perder avanços do povo venezuelano.
Tudo bem. Mas a eleição gerou um resultado numérico de votos.
É curioso, nesse caso, os acertos não são “governo Lula”, são “Itamaraty”. Os erros, sim, tem nome e apelido. Capcioso (há adjetivos menos gentis) esse Joel.
Concordo Ricardo. Mas entendo que nesse texto (o 1o no qual o Joel parece ter levado o verdadeiro trabalho de articulista a sério) ele está diferenciando claramente a posição do Itamaraty da do PT e da do Lula. São posturas contraditórias e ele tem toda razão de demarcar isso. O mesmo vale, por exemplo, da diferença entre a postura da equipe econômica do governo e a do Lula enquanto presidente
Daniel, Lula é o chefe do governo, é ele quem decide a posição do Itamaraty, q nada mais faz do q expressar a posição do governo. O Itamaraty, como instituição, não tem posição oficial. Seus diplomatas, como indivÃduos, podem discordar do governo, mas como funcionários públicos, seguem o governo. Uma declaração desastrada de Lula não é a posição de seu governo, mas aquela q é transmitida pelos canais oficiais.
Sejamos honestos gente. A diferenciação está correta uma vez que o Presidente Lula tomou uma postura diversa do Itamaraty, se aproximando mais da postira do PT do que do governo, o que foi um erro gigantesco
Esse acredita q o Itamaraty é um paÃs independente, q não responde ao governo. A subida do bozismo revelou muito da ignorância do nosso povo.
E os fatos ?!
Bozistas cometem crimes de todo tipo, neste caso calúnia. Depois vão em cana e se dizem prisioneiros polÃticos.
Excelente artigo, Joel. Finalmente, uma análise sensata desse imbróglio. Ademais, só o fato de ter "pirado os cabeções" dos extremistas (que o promoveram a "lulista") já valeu o dia.
Temos negócios com outras ditaduras, não serão nossas decisões, que mudarão o rumo da Venezuela, aqui, quem quis madurar, vai apodrecer na cadeia ! Nossa preocupação, será sempre com nossas instituições! Avante nossa Democracia.
O PT é Lula fazem muito mal em não condenar explicitamente a Venezuela, pois da mesma forma como aqui condenamos o Bolsonarismo que estava nos conduzindo a golpes e ditaduras, também devemos fazer lá. Embora essa direita elitista como o Joel do Santa Cruz Jovem Pan não tenham moral alguma, já que defendem Netanyahu!
Maduro não tem credibilidade alguma …como seu padrinho .lula .
Passando só pra ver os eleitores do Jair, um golpista fracassado, falando do Maduro, um golpista de sucesso. O circo está armado. Vamos rir um pouco.
O ódio dos bolsomÃnions ao Maduro é pura inveja. De agora em diante, se algum mÃnion me perturbar, mandarei para Caracas.
Boa.
A postura do Brasil está correta. Devemos defender nossos interesses econômicos. Vamos fazer o quê? Romper relações? Romper o comércio? O problema polÃtico é deles, não nosso. Temos que nos desenvolver é cuidar da nossa democracia aqui, o que já não está fácil.
Arábia Saudita e China não se autodeclaram Democracia, a princÃpio não fraudam o processo sucessório - mais especificamente a China, pois a Arábia não se enquadra aqui. Caso reconheçamos o governo da Venezuela podemos sofrer ações indiretas dos EUA e Europa. Sem contar a repressão e o êxodo dos Venezuelanos. O que será melhor para o Brasil?
Quanta mentira, hipocrisia e manipulação. Quer dizer q ditaduras q se autodeclaram, ou não se dizem democracias, são aceitáveis? Não prendem nem oprimem? Se fosse assim, Maduro já teria se declarado ditador, para acabar com as sanções dos USA. A China já reconheceu o novo governo, quem vai boicotá-la? Os USA e a UE, q amarraram suas economias na mão de obra barata e no investimento estatal chinês?
Uai, Joel, não é que esse texto tá perfeitamente equilibrado? Sinceramente - e sem demérito ou piada - eu não esperava: reconhecimento dos acertos e dedo no'zóio daquilo que o merece. Agradeço pelo bom artigo.
Hahahahah, sem demérito, Demétrio ou endométrio: num junta os dois que vai dar b.o.!
É isso aÃ!
Sem demérito, até pq sem Demétrio (Magnoli). Abs!
Ótimo artigo. Alguns setores da direita (e esquerda) não o compreenderão. A geopolÃtica que contrapõe interesses de gigantes da cadeia alimentar global sabe que a Venezuela é uma ditadura. Americanos, Russos e Chineses não mudarão suas posições. Pedir as Atas e não congratular Maduro é uma posição clara.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > A postura do governo Lula para com a Venezuela está correta Voltar
Comente este texto