Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Rodrigues

    A Venezuela é sufocada por uma ditadura cruel que condena o seu próprio povo à extrema pobreza e cerceia os direitos mais fundamentais (como se expressar livremente e eleger os governantes). A postura do governo brasileiro com relação a isso é tão repugnante quanto a ditadura que defende e venera. Mas nas hostes petistas há muitos que acham que essa postura está correta. Cuba e Nicarágua são outras ditaduras veneradas pelos petistas.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Jorge, em outra matéria na qual vc tbm fica babando seu ódio contra o PT, fiz algumas perguntas para tentar lhe trazer um pouco de lucidez. Não deu certo naquela. Mas vamos tentar de novo. Diga lá. A postura do Itamaraty não é diferente da do PT? E, se é diferente, vc discorda dessa posição diplomática que busca preservar laços mínimos com o outro país? Se discorda, como vc acha que deveria ser feito?

    2. Ricardo Knudsen

      É tão repugnante qto a ditadura q vc queria q o Bozo implantasse aqui e da qual Lula nos salvou.

    3. Marcelo Fernandes

      E sobre as ditaduras veneradas pelo seu ídolo, o Jair das JÓIAS, nenhuma palavra? Esqueci que você é cientista político de zapzap. Tá explicado, tio.

  2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Países não tem amigos tem interesses. De mais a mais quem são os EUA para cobrar mudança de governo, se eles mesmos andam bastante enrolados em casa? Neste pontoos chineses são coerentes. Fazem uma ditadura sanguinária em casa e, desde que se compre o XINGLING, não querem nem saber se a cortina de ferro tem babados.

    Responda
  3. CELSO MAXIMINO JOSE

    Enfim, alguém sensato nessa redação.

    Responda
  4. David Waisman

    Tem que ver a coisa por outro ângulo: o que está na berlinda nessa altura é o prestígio internacional do Brasil. Que vai derretendo, e levando o país para o bloco Gleisi-asiático. A postura terceiromundista de Brasil, Colômbia e México já foi tentada nos anos setenta. Não ajudou nada, então, a Egito e Índia ficarem a reboque da fracassada União Soviética.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Acabou de ser publicado na FSP: "EUA priorizam negociações Brasil-Colômbia-México para buscar solução na Venezuela". Parece q os USA não acham q seja uma coisa terceiromundista, o sentimento parece ser mais de brasileiros com complexo de vira-latas.

    2. Ricardo Knudsen

      Vc está completamente errado. Ontem até o centrista Macron parabenizou o BR pela ação conjunta com México e Colômbia, Biden já havia feito uma declaração positiva. A posição oficial do governo é identica àquela formalizada pela UE ontem. Esses países esperam q o BR, por seu histórico, consiga ter diálogo para evitar um resultado caótico e violento.

  5. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Concordo que não há muito o que fazer. Solidariedade total ao povo venezuelano. Se votaram por mudança, a mudança precisa ser honrada. O articulista no fundo pergunta: Qual ditador na história da humanidade saiu voluntariamente do poder? Estão todos tentando fazer uso político da situação, mas todos sabem que ficar de mal não retira e nunca retirou ditador de lugar nenhum.

    Responda
    1. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      Para o Brasil é uma sinuca de bico, neste momento! Com ou sem ata, o reconhecimento virá, ainda que implicitamente, com a passagem do tempo e a continuaçao das relacões diplomáticas entre os dois países!

  6. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    Olha, a postura oficial do Brasil é a mesma da de países que porventura apoiassem a reeleição de Bolsonaro numa eleição fraudada (impossível aqui graças ao nosso sistema eleitoral, de votação, com urnas invioláveis). O que estariam dizendo os lulopetistas se isso tivesse ocorrido aqui? Aceitariam mentiras sobre a fraude eleitoral como vem aceitando o Brasil, hoje, com respeito à fraude do governo Maduro na Venezuela?

    Responda
  7. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    A extrema direita enlouquecida, aproveitando do episódio na Venezuela para desqualificar a posição do governo Lula.

    Responda
  8. adenor Dias

    Eu pensava que soberania, significava, resolver seus problemas e, não se meter em problemas alheios! O Brasil que tem uma democracia conturbada, que quase Bolsonaro acabou com o resto, agora tem que se meter na política da Venezuela! Se Lula não tiver culpa de nada, inventa-se uma culpa, como fez Sérgio Moro. Será que querem que o Brasil declare guerra a Venezuela? Só povo venezuelano, pode obrigar o Maduro a deixar o poder, infelizmente uma parte deseja que ele saia, outra parte não quer...

    Responda
  9. Pedro Luis S C Rodrigues

    Não sei como o colunista consegue enxergar ingenuidade. A continuidade de Maduro no poder sempre foi o plano e a pretensão do governo

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    Lula está agindo corretamente, ao não cotar relações com a Venezuela, mas de procurar manter sua tentativa de intermediar esse impasse, de solicitar de Maduro a comprovação do resultado das urnas, para só depois considerar e parabenizar o presidente eleito.

    Responda
    1. Flávio Sasso

      Essa ideia foi criada pra morrer na praia.

  11. Eduardo Reyes

    É sério esse texto ou contém ironia que não percebi? Caso seja, o colunista revela um pensamento bem mau-caráter!

    Responda
  12. Hernandez Piras

    Ninguém espera, na verdade, o rompimento das relações diplomáticas com a ditadura. O que se impõe é que o Governo Brasileiro não reconheça Maduro como um governante legítimo e que mantenha as devidas distâncias. O que não pode é receber o ditador com honras em Brasília e ainda qualificar a eleição como democrática, como fez o PT.

    Responda
  13. Lucian Brum

    Parece o Raskolnikov procurando argumento.

    Responda
  14. Tito Bernardi

    Colunista apoia ditador...

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Não Tite, não está apoiando, só disse q a posicão do BR, q é idêntica à da UE, está correta. Parece q lhe falta coerência, não? Pra vc a UE está correta, e o colunista q tem opinião idêntica, está errado? Meio doentio.

    2. Tito Bernardi

      Ricarde, o couniste está apoiande uma ditadure condenade pela União Europeie e a maiorie dos paises da Amerique Latine.

    3. Ricardo Knudsen

      Não o Maduro, os candidatos a ditador q ele apoia são os ditos bozistas "moderados", como o poste do Bozo, capitão Tarcísio Tonenaí, ou ainda Zema, Caiado etc.

  15. José Freitas

    O lulista Joel se desmoraliza como comentarista politico ao "normalizar" a fraude do Maduro na Venezuela. Para Lula e para ele, ja que o Maduro entregou as tais atas para sua suprema côrte e de lá elas não sairão de jeito nenhum é melhor deixar tudo por isso mesmo . Me lembra o conselho do Maluf: " ja que o estupro é inevitável relaxa e goza!"

    Responda
    1. João Lourenço dos Anjos

      Não, Ricardo. O Piras sempre esteve encima do muro.

    2. Ricardo Knudsen

      Piras, vc se dá conta de q qdo fala "vcs da direita" inclui tbém o Joel? Não sou eu quem diz, é ele mesmo, autodeclarado direitista e médium de mão invisível. Aliás, suspeito q a classificação inclua vc, né não?

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      José, basta o senhor fazer uma busca no que escreve este jornalista e também em suas participações em programas como no Roda,Viva que vai constatar que acabou de publicar um comentário fake!

    4. Ricardo Knudsen

      Lulista Joel? A piada do dia! Joel ajudou a eleger o Bozo, demonizando Haddad e o PT. É autodeclarado direitista e seguidor da seita da mão invisível. Bozista falando de estupro é sempre apoiando. Exemplo do ídolo, q diz q estupra mulher q merece.

    5. Vinicius Branco

      Mao foi o Maluf, e sim a Marta Suplicio.

    6. Hernandez Piras

      "Lulista" Joel é ridículo! Vocês da direita são exatamente como certos petistas: basta discordar de vocês num único ponto para ser qualificado de comunista ou petista. Ou é concordância total ou deve ser enxovalhado. Comportamento de seita, não de gente politizada.

  16. Ary Dantas oliveira Junior

    Oras pois Sr Joel, seguindo esse SEU raciocínio então poderíamos considerar que caso a invasão de oito de janeiro de ano passado vingasse em uma ditadura poderíamos considerar tudo normal???

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Meo deos, como é tapado l.

    2. Ricardo Knudsen

      Aprendi uma coisa com o comentário do Adenor. A moderação da FSP não proibe a palavra com m, desde q eles tenham avaliado a m pessoalmente. Esse pessoal ficou especialista em m!

    3. Ricardo Knudsen

      Olha, tem q ser coerente. Vc vai pedir a ruptura de relações com a China, por ser tbém uma ditadura?

    4. adenor Dias

      Comparar a invasão de Brasília, em 08 de janeiro de 2023, com a possível fraude na eleição da Venezuela, é o cumulo do absurdo. Para que editar, se esta merda se ela passará por moderação de qualquer jeito?

  17. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Que saco ter de dosar palavras para passar na censura da Folha. Só pra dizer que as atas que Corina CIA Machedo apresenta NAO TEM NENHUMA CREDIBILIDADE. Simples assim. Trata-se de mais um golpe organizado a partir de Washington. Caso são cúmplice?

    Responda
  18. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    As atas de Corina Machado são tão cíveis como notas de 3 reais. Que conversa furada. Vocês querem ser cúmplice do golpe? Como na Bolívia em 2019? Se informem. Tirem as viseiras.

    Responda
  19. Lorenzo Frigerio

    A verdade é a seguinte: quo usque Maduro, tandem abutere patientia nostra? Um prazo tem que ser definido.

    Responda
  20. JORGE CESAR BRUNO

    A postura de neutralidade do itamaraty, cobrando a apresentação das atas de votação, está correta! O que incomoda são as falas enviesadas do presidente Lula, claramente simpática ao ditador Nicolas Maduro! E convenhamos, dizer que estava tudo tranquilo na Venezuela, depois da expulsão de sete diplomatas, foi de uma estupidez, sem perdão!! Presidente Lula, menos declarações desastrosas, por favor!!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Freitas, babar essas mentiras não vai mudar os fatos. O governo pediu a divulgação pública da atas e verificação independente. Pra quem apoiava um golpe e ditadura aqui, sua indignação não convence. Qto a jogar a imagem do país no lixo, mais uma mentira. Biden e Macron elogiaram as ações do governo brasileiro, e a crítica histérica só ocorre na enviesada mídia de direita.

    2. José Freitas

      As atitudes de Lula sobre a fraude comprovada na Venezuela que ele se recusa a admitir - Maduro entregou as atas para serem guardas pela sua "suprema corte bolivariana" - nos deixa uma duvida: Estaria sofrendo de demência senil ou é falta de caráter mesmo!? O pretenso líder da democracia e da promoção da paz no mundo não passa de um farsante que joga a imagem do Brasil no lixo.

  21. LUIZ LEAL

    Condordo plenamente, menos com o último parágrafo. Se chegarmos a um momento em que o governo Maduro não desista da ideia de ganhar no grito sem apreesentar as atas o Brasil não deve reconhecer a pretensa vitória de Maduro nem o próximo mandato qundo este acabar. Devemos manter o gol pista no limbo.

    Responda
  22. Florentino Fernandes Junior

    É serio joel. Depois dessa coluna, bye bye, te leio na proxima reencarnaçao

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Isso. Continue lendo a Lygia Maria.

  23. Ricardo Knudsen

    Pelo menos o colunista se concentrou no q interessa, q é a posição oficial do govêrno. Tbém desmistificou a hipocrisia daqueles q dizem q Lula é igual ao Bozo golpista, por não tomar uma atitude dura contra a ditadura venezuelana. Como se ditaduras como China e Arábia Saudita não houvessem sempre sido tratadas com amor e carinho por todos os governos. Resta a dúvida se o governo de Maduro será reconhecido. Tenho dúvidas, creio q dependerá do cenário internacional.

    Responda
  24. João Vergílio

    Maravilhoso artigo, Joel. Parabéns. Caramba... Como demorou para conseguir ler um comentário sensato sobre o assunto.

    Responda
  25. Valdir Teixeira da Silva

    Provavelmente houve fraude, todavia brigar com o governo Maduro não é benéfico para o Brasil, assim como não brigamos com Arabia Saudita, El Salvador e etc. Não se enganem, os USA não estão preocupados com democracia, apenas tem interesses em derrubar o Maduro em virtude do petróleo venezuelano.

    Responda