Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ary Dantas oliveira Junior

    Kkkk, horrível e hilário, Lula também se dá bem com Putin, Yu, Maduro, e outros ditadores,. Insignificante artigo!

    Responda
  2. Anete Araujo Guedes

    Um texto impecável. Ao lê-lo muitos vão entender que não é possível comparar Lula com Bolsonaro. Lula tem essa grandeza, sabe dialogar, fazer política. Já o outro se relaciona apenas com presidentes autoritários, com ditadores. Um é democrata o outro não joga nesse campo. Portanto, não há que se falar em dois polos, de uma polarização. Já pensou como o inelegível ia enfrentar essa crise? Maduro realiza o sonho sonhado por Bolsonaro nesses 4 anos de desgoverno.

    Responda
  3. José Cardoso

    A posição de se alinhar ao México e Colômbia para uma posição conjunta é correta. Mas a nota do Lula e PT atropela tudo isso, pois se alinha incondicionalmente ao governo venezuelano. Ali fica escancarado o apoio histórico do presidente à ditadura de extrema esquerda bolivariana.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      mau caratismo tem em todo lugar né Zé?, ele não se alinhou apenas não o cancelou como quer não é possível para um Presidente fazer isso, procure ler de novo e entenderá

  4. João Vergílio

    É isso. Precisamos distinguir o Itamaraty de um grêmio estudantil. O Itamaraty deve construir posições estrategicamente interessantes para o Brasil. O jornalismo brasileiro parece esperar que o Itamaraty lidere uma passeata contra Maduro. Com que interesse? Com que finalidade?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pois é parece que o Itamaraty é outro Páis

  5. Marcos Benassi

    Poi Zé, prezado Lucas, tendo a achar também assim, é essencial manter diálogo, até porque somos a potência regional. Agora, os improvisos que qualificam a Venezuela como democracia, dizendo de sua normalidade etc., isso é companheirismo excessivo, não? Fazer cafuné, não carece: o maduro é violento a dissensão, não dá pra tratar como se nada houvesse.

    Responda
  6. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Amigo de ditadores assassinos no continente. Esse aí é.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Lula é um bom vizinho, tem a noção de que uma América do Sul coesa teria mais peso, seria mais forte. Ele preza pela paz, pela não interferência.

    2. Anete Araujo Guedes

      Lula nunca recebeu joias de governos teocráticos, autoritários.

  7. Matheus Queiroz

    Na teoria o argumento apresentado é válida, mas na prática Lula transcende a diplomacia e seu cargo de chefe do executivo para tratar o venezuelano como amigo pessoal independente das atrocidades que tenha feito para manutenção do poder. Lula fecha os olhos para isso.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pois é mau caratismo existe sim

    2. Ricardo Knudsen

      O q vc afirma é exatamente o oposto do q é na realidade. Na "prática" a única coisa q conta é a posição oficial do governo, q não reconheceu as eleicões, e como a maioria das democracias ocidentais, pediu as atas e avaliação independente. Lula trata Maduro amigavelmente em manifestações informais, q não impediram a ação de governo desfavorável a Maduro.