Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. carlos eduardo v silva SIlva

    O que querem mais os banqueiros? Já endividaram descaradamente o povo brasileiro por anos na mão grande. Está chegando a hora de virar o jogo.

    Responda
  2. PAULO ROBERTO HASSE

    Decisão unânime do BC , incluindo os diretores indicados pelo L . Estão certos , pois se a inflação disparar os mais atingidos serão os pobres como sempre . Mas com certeza hoje ou amanhã o L lero-lero vai atacar de novo o BC com suas lorotas .

    Responda
  3. João Batista Tibiriçá

    Vamos subir a taxa de juros, o patrão(banqueiro) agradece. Vamos comer juro, porque não dá nem para importar alimentos, com o dólar nas alturas. Este modelo organizacional de país ficou excelente. com cinco poderes: Executivo, legislativo, judiciário, BC e imprensa. Ótimo!

    Responda
  4. João José Aguiar

    Sem equilíbrio fiscal estamos condenados viver na beira do abismo, com política de juros altos tentando manter a inflação "controlada", com custos enormes. Mas todo mundo sabe que inflação alta é exterminadora, inviabiliza qualquer projeto de nação, apesar de que no curto prazo os políticos adoram suas causas (desequilíbrio fiscal=gastança). Comparar deficit público do Brasil com deficit público do Japão, etc. é ignorância, quem financiaria o deficit brasileiro?

    Responda
  5. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Essa meta de inflação prejudica o nosso crescimento e desenvolvimento.

    Responda
  6. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Em um país que necessita de um bom crescimento e desenvolvimento, impor uma inflação de 3,0% ao ano é fora da nossa realidade. O país fica muito prejudicado.

    Responda
  7. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Taxar a nossa inflação em 3,0% é um acinte para um país que necessita de crescimento. Dessa forma não sairemos de onde estamos.

    Responda
  8. JAILSON DE BEZERRA

    Essa semana ao assistir a GloboNews, um economista convidado falou que um dos estratagemas que podem ser adotados nos Estados Unidos para escapar de uma possível recessão, seria o corte de juros devido à falta de perspectiva de aumento de emprego. Mas quando se fala isso aqui no Brasil, os mesmos economistas tem uma visão completamente contrária. A gente pode ter recepção, eles não.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Felipe, o exemplo da esquerda que não tem conteúdo pra conversa de alto nível. Quando não tem o que fala, cg pela boca.

    2. Felipe Macedo

      Sérgio Neves, o maior patriota de taubaté que a gente vê por aqui

    3. SERGIO NEVES

      Jailson, você está falando de uma das maiores economias do mundo, senão for a maior. É um mercado completamente diferente em tudo. Ninguém deixa de investir nos EUA para investir no Brasil se as vantagens não forem muito superiores. A qualificação média da mão de obra nos EUA é superior a do Brasil. Um dos parâmetros utilizados para medir a economia de um país são as patentes. Estamos muito atrasados.

  9. Hercilio Silva

    Vai aumentar os juros, aumentar a dívida pública, reduzir o consumo e o emprego na marra, e aí? Quando melhorar vão dizer que não pode baixar os juros. E ainda se perguntam porque a extrema direita cresce no mundo...

    Responda
  10. Matheus Battistoni

    A autonomia do Banco Central é inconstitucional e um ataque à democracia. Faz divida com o nosso dinheiro sem a menor possibilidade de controle popular. Sonegação nesse quadro de ditadura é plenamente justificável.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Bom mesmo é quando o controle é político. Igual acontece nas estatais, onde a ganância desse desgoverno é incontrolável.

    2. Dirceu Hernandes

      Que mané controle popular.

  11. Gilberto Rosa

    Sobe o tom? Ameaça, roubam trilhões em juros todo ano, dinheiro q deveria ir a saúde e educação, vão a banqueiros parasitas, como o bilionário dono da Folha.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Neves, dá uma lida no artigo A farsa do déficit, professor Dowbor, no Le Monde Diplomatique, acho tu consegue entender porque o Brasil tem o maior juros em quase duzentos países. Aff, depois é assaltado e não entende que juros tira dinheiro de educação e saúde. Não porque tu tira uma lasquinha dos juros que é correto Neves.

    2. SERGIO NEVES

      Gilberto, então responda porque pagamos trilhões em juros? É por que o político é bonzinho?

    3. Gilberto Rosa

      O pior é que tem Rodrigos para defender o roubo, vai entender a falta de consciência que a Folha cria em mentes menos favorecidas.

    4. Rodrigo Castro

      Chola mais

  12. José Antônio

    Já não é mais BC, mas sim BCCA (Banco Central do Camisa Amarela) desde quando surgiu o camisismo amarelismo nos 367 votos na Câmara e 61 no Senado em dois mil e dezesseis. Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
  13. leonardo oliveira

    Perfeito o Banco Central.

    Responda
    1. José Antônio

      Perfeito só para os rentistas! Só querem a mamata da Selic + 6% (Nirvana dos endinheirados). Abrir um negócio para trabalharem nem pensar. Agenda econômica: Como aliar estabilidade econômica e desenvolvimento social ( por Paulo Nogueira Batista Jr).

  14. leonardo oliveira

    Perfeito o BC , com inflação não se brinca.Quem viveu a hiperinflação , sabe que não tem nada mais destruidor da economia do que um cenário de preços e custos crescentes.

    Responda
  15. Bruno Cazo

    "Serão unânimes em votar pela alta". Até os caras que Lula colocou lá, entendem ser lógico votar pelo aumento da SELIC, mas o papai barba quer abaixar por Fórceps, na força do grito! E agora, na briga das cifras $$$$ quem é que tem a razão?

    Responda
  16. Antonio Renato de Andrade

    Essa é uma discussão de um outro Brasil. Do Brasil da especulação financeira, dos ganhos astronômicos imediatos, do aprofundamento do fosso entre as classes, do agravamento da miséria, da fome e da criminalidade. Dois terços de todas as novas riquezas geradas no mundo, nos últimos dois anos, foram acumulados por 1% da população, ou melhor, pelos 1% mais ricos.

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      Exatamente. E tem quem ainda compre o discurso, mesmo não sendo rentista e utilizador de off-shores, como esse sujeito que jamais poderia ser presidente do BC, pois sua política econômica o favorece em nível pessoal.

    2. José Filho

      sabias que dona Dilma pagou mais que quatorze por cento de selic? Concluo que "ganhos astronômicos imediatos, do aprofundamento do fosso entre as classes, agravamento da miséria, da fome, criminalidade. Dois terços de todas as novas riquezas geradas no mundo, nos últimos dois anos, foram acumulados por 1% da população, ou melhor, pelos 1% mais ricos". Você já ouviu falar em dona Dilma? Ela acabou de falir o banco dos brics. informe-se.

    3. José Filho

      Caro Antônio Renato. A realidade é um pouco diferente. Creia-me. Abraços de BH!

    4. José Filho

      Caso você não saiba, dona Dilma pagou mais de quatorze por cento na selic. Então a tal de “especulação financeira, dos ganhos astronômicos imediatos, do aprofundamento do fosso entre as classes, do agravamento da miséria, da fome e da criminalidade. Os mesmos dois terços de todas as novas riquezas geradas no mundo, nos últimos dois anos, foram acumulados por 1% da população, ou melhor, pelos 1% mais ricos”. Acorde!

  17. Antonio Backes

    O pai de todos pira o kbeção. Como ficar sem fazer extravagância?

    Responda
  18. FABIO FIORAVANTI

    "Não hesitará em provocar uma recessão braba por aqui e travar a economia"

    Responda
    1. José Filho

      Pois é. Dona Dilma pagou mais de quatorze por cento de selic.

  19. Felipe Macedo

    Agora que Campos Neto viu a possibilidade real de conquistar suas ambições pessoais ele não vai parar enquanto não destruir o país. É praticamente um novo Sérgio Moro, ou seja, um oportunista que usa do cargo para conseguir vantagens pessoais

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Sergio, esses dias mesmo vcs estavam nas portas dos quartéis pedindo ditadura militar aqui no Brasil, e agora dizem defender a democracia no país vizinho. Piada pronta. Tudo em vcs é falso. Oportunistas

    2. SERGIO NEVES

      Felipe, se você não sabe a diferença aqui no Brasil, vai saber na Venezuela? Não perco meu tempo.

    3. Felipe Macedo

      E na Venezuela, Sérgio? é ditadura ou regime? rs...rs

    4. SERGIO NEVES

      É regime militar. Ditadura é pra Band. Essa parte da história vocês não mudam.

    5. Felipe Macedo

      Sérgio, é ditadura militar que fala. Entendeu? Ditadura!

    6. leonardo oliveira

      É quem está salvando a economia .O governo está barata voa , perdido perdido.

    7. SERGIO NEVES

      E que venha Campos Neto seja lá pro que for. Pelo menos, ele tem juízo.

    8. SERGIO NEVES

      Felipe, infelizmente não dá pra colocar tudo o que a esquerda é. Vou deixar só as atrocidades cometidas durante o regime militar, como sequestrar diplomata americano e matar militar alemão no RJ. E a esquerda é a única que conseguiu matar jornalista em manifestação. O que que eu sou mesmo? Vocês tem que ser combatidos mesmo!

    9. Felipe Macedo

      Sergio, pessoas como vc já deram mais do que provas de que acreditam que crimes podem ser cometidos livremente, desde que seja contra a chamada esquerda e os interesses do povo brasileiro. Vc é só um que paga de subversivo, mas na prática defende o sistema mais do que a própria mãe

    10. SERGIO NEVES

      Lá vem os terroristas de plantão, os supra sumo da sociedade que acha que só o que fazem é o que presta.

  20. Daniel Gonçalves

    ui!!!

    Responda
  21. SERGIO NEVES

    Quero ver se vão conseguir quebrar o país em dois anos, como fez a Dilma, quando o presidente do banco central sair. Só maluco vota nesse povo.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Sergio Neves, o redbanho que já apareceu em peso aqui no seu comentário ainda acha que Lula é o mais honesto do mundo, que Dilma foi uma gestora competente, que o Mantega é o que representa de mais moderno na gestão da economia, que Tombini não baixou Selic na marra e que nunca, jamais houve corrupção da grossa nos governos petistas. Como dialogar com gente assim?!

    2. Djan Zanchi da Silva

      Imagino o tipo que tu vota ...

    3. Felipe Macedo

      quem quebrou o país foi a oposição, que depois de perder nas urnas pela quarta vez em 2014 boicotou o governo eleito, apostando no quanto pior, melhor.

    4. Marcelo pires

      Se souber fazer

    5. Marcelo pires

      5,92 por cento de juros reais ao ano, faz a conta aí

    6. Fatima Marinho

      Deixe os malucos de fora, eles não votaram no Bolsonaro. Somente gente cérebro vota no Bolsonaro.

  22. Marcelo pires

    juros no brasil 5,9 por cento ao ano deve ser a maior do mundo

    Responda
    1. Marcelo pires

      juros reais

    2. Marcelo pires

      5,92 por cento ao ano

  23. Marcus Guedes

    O BC tem o maior programa de transferência de renda do setor produtivo e das famílias brasileiras que se apertam no orçamento doméstico, para o setor financeiro/bancário, do hemisfério sul. Trimestre após trimestre, mais rentáveis do globo. BC independe, para País que prende colarinho branco. Aqui, ex-juiz e ex-presidente de BC negocia ministério de possível próximo PR.

    Responda
  24. Fatima Marinho

    Só faltava elevar os juros. Sugiro que esse pessoal do BC leia a coluna do Paul Krugman onde ele diz que o FED deve baixar os juros para evitar a recessão na economia americana, ou estará atuando politicamente. Impressionando o quanto a BC serve ao mercado e não ao país.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Rodrigo, preste atenção, o COPOM reunir depois do FED. Por que?

    2. Rodrigo Castro

      E desde quando o que serve pra economia americana funciona, ao mesmo tempo, pra economia brasileira? Faltou à aula básica de economia?

  25. Marcelo pires

    Folha censura tudo que eu escrevo

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      É porque está escrevendo mau e mal rsrsrsrs

  26. Marcelo pires

    ta cha real de juros no brasil 5,92% aa deve ser a maior do mundo, só o bem - informado do campus neto que não sabe disso, ah! eu disse juros reais

    Responda
  27. MARIA BILCK

    Todos a serviço dos bcos.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      BC a serviço dos bancos e especuladores em geral. Trabalha contra o crescimento do país, a favor da recessão e da fome.

    2. Roberto Freire

      E você a serviço da est u pi dez...

  28. alex carvalho

    A inflação é de demanda ou do próprio juro ? o segundo mais alto do mundo! Juros altos elevam os preços de custos das indústrias e repassam o quanto possível.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Inflação do próprio juro... quando a gente acha que já ouviu de tudo por aqui...

    2. Roberto Freire

      É de demanda do governo por recursos para cobrir seus déficits.

  29. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Prato cheio para o atual bolsonarista presidente do BC.

    Responda
  30. Marcelo pires

    Folha censurando quando tento colocar que 5,92% aa é a taxa real

    Responda
  31. Marcelo pires

    taxa real de juros no brasil 5,92% aa deve ser a maior do mundo, só o bem informado do campus neto que não sabe disso, ah! eu disse juros reais

    Responda
  32. Marcelo Magalhães

    Basta haver sinais de instabilidade no faturamento bilionário, que as engrenagens muito bem montadas para proteger o sistema financeiro se armam ineditamente. E se preparam para descarregar na população pobre o ônus dessa bolha que volta e meia estoura. O atual governo foi acusado de gastador, mas o que está acontecendo é o desabamento dos preços de ativos sobrevalorizados. Ou seja, o dinheiro dirigido ao social, não causou inflação, mas as manipulações especulativas do mercado sim.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Roberto, a minha tese é que os verdadeiros gastadores são os mercados. As taxas de juros mais elevadas do planeta, a sobrevalorização de ativos, muito semelhante ao que houve no subprime. Por isso a Berkshire Hathaway de warren Buffett saiu da Apple, pelos valores irreais das ações. Isso demonstra que as políticas sociais não são gastanças, pois trazem repercussões positivas para o país e sua gente. O problema são as especulações financeiras.

    2. Felipe Macedo

      Roberto, vc só repete o que o sistema manda. Sabia que os países mais desenvolvidos do mundo gastam mais do que 110 ou até mesmo 120 porcentos do que arrecadam?

    3. Roberto Freire

      Bastava o governo não gastar muuuito acima de sua arrecadação.

  33. Sam Duart

    Engraçado como o cidadão é amador ou age de má fé. A alta do dólar se deu justamente pelo risco aventado de recessão nos EUA. Risco esse que é elevado coincidentemente pela alta taxa de juros que está estrangulando a economia Americana. Tanto que com o posicionamento do FED em cogitar uma redução na próxima reunião já deixou o mercado mais calmo. Aí vai o cidadão e aumenta a taxa baseado nas emoções e no desespero do mercado. Muito amador ou mal caráter.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Quem aumentou a taxa e quando?

    2. Roberto Freire

      Quanta es t u pi dez. Tenho a impressão que você é amador e um pouquinho mau caráter.

    3. Marcelo pires

      taxa real de juros no brasil 5,92% ao ano

  34. Mauricio Costa

    A situação do Brasil é complicada. Só vai resolver a hora que a Polícia Federal prender os banqueiros que estão manipulando essa oscilação do dólar. Todo mundo sabe de onde sai a armação. O presidente do Banco Central está servindo a quem?

    Responda
    1. Roberto Freire

      Quanta es t u pi dez...

    2. Fatima Marinho

      Concordo com Maurício, está na hora de investigar as maracutaias dos especuladores.

    3. Adalberto Otaviano Luciano

      Acorda!

    4. Rodrigo Castro

      Maurício, querendo aplicar por aqui os métodos do Maduro, o Ditador de estimação do seu PT?

  35. Marcelo pires

    Taxa real de juros no brasil 5,92% aa deve ser a maior do mundo, só o "bem Ynformado" do campos neto que não sabe disso, Ah! eu disse juros reais

    Responda
  36. Renata Ribeiro

    É que Campos neto que que o Brasil chegue em uma recessão. Os EUA que tem juros bem menor, ja esta em te essao imagina aqui no Brasil. Tá na hora de Lula boyat pressão novamente.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Querida, em 5 meses Lule coloca o presidente dele. Aí vamos ver no que isso vai dar

  37. Luiz Antonio Sypriano

    Esse BC, com o ideólogo liberal campos neto, está promovendo um verdadeiro terrorismo contra população brasileira.

    Responda
  38. APARECIDO MARIANO

    Marcelo eu até votei no Lula pra fugir do Bolsonaro. Mas o Campos Neto não tem o que fazer. O dólar subindo… inflação subindo… vc quer que ele faça o que ? Abaixe os juros ? Se vc ler 2 páginas de qualquer Livro de economia verá que não existe essa possibilidade. Nem pode .

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Não precisa ler.

    2. Marcelo Magalhães

      Perdão Aparecido, mas você está indicando os livros usados no Insper, escritos pelo Samuel Pessoa e Marcos Lisboa. Qualquer economista que não seja financiado pelo mercado que modelou a economia para promover a desigualdade, vai encontrar teses bastante efetivas que levam em consideração a qualidade de vida da população, ante a acumulação patológica. Clara Mattei, André Lara Resende, Mazzucato, Branco Milanovic e inúmeros outros têm propostas de economia política escrita para a população.

    3. Rodrigo Castro

      O Tombini jura que leu um livro que manda baixar os juros sempre...

    4. José Filho

      Não adianta explicar. PTistas vivem num mundo paralelo e não se lembram que sob Dilma o BC pagou mais de quatorze por cento de selic.

  39. Marcelo pires

    Campos Neto já deveria ter saído do banco |central faz tempo.....ele for inteligente deveria sair agora, pois nenhum por um milagre ele fica depois de dezembro, com toda sua "expertise"...querem apostar...um verdadeiro banqueiro a serviço do mercado de capital

    Responda
    1. José Filho

      dona Dilma que pagou mais de quatorze por cento de selic seria uma "verdadeiro banqueiro a serviço do mercado de capital"? Será que foi por ter tamanha expertise que ela quebrou o banco dos brics?

  40. Rodrigo Castro

    Conforme esperado, redbanho aqui em peso. Não entendem que o Governo não cobre nem mesmo suas despesas ANTES do pagamento dos juros, mas acham que o único problema do país é Campos e a Selic. Fiquem calmos, em menos de 5 meses Lule indicará seu próprio presidente do Bacen. Se repetir a dinâmica Dilma/Tombini, já sabemos onde vamos parar, mas vamos fazer questão de repetir os mesmos erros, afinal de contas, petista nunca aprende.

    Responda
    1. Marcelo pires

      Tacha re al de juros 5,92% aa , vai fazer conta...

    2. Paulo Sarmanho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. José Filho

      perfeito

  41. Vinicius Branco

    A esquerda achando que a troca de presidente do BC vai resultar em imediata queda dos juros. Triste ilusão. Se isso ocorrer o dólar vai para R$10,00 rapidinho.

    Responda
  42. jose vanzo

    Hoover que foi presidente dos USA entre 1929 e 1933, também acreditava que o mercado ,por sí só ,e sem a intervenção do Estado, sairia da grave crise econômica que o mercado havia criado. Faliu o pais e FDR foi eleito para fazer o contrário dele. Transformou o pais em uma potência. Em 2008 o mercado financeiro quebrou por que não se autorregula e se não fosse o Estado, a crise seria pior do que a de 1929.A prepotência do sr. Campos não lhe permite aprender com a História.

    Responda
  43. Nelson Vidal Gomes

    O que este atual governo do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), pode ter contra os juros altos, se um de seus "principais legados" foi os maiores juros do mundo, promovidos pelo banqueiro privado internacional nomeado por Lula como Presidente do Banco Central?! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  44. ricardo de castro resende

    E lá fora vários economistas respeitados criticando o FED por manter os juros altos. Lá pode?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Lá pode. Você está falando de uma das maiores economias do mundo. Não dá pra comparar o que os EUA produz com o que produzimos. Por enquanto ainda não.

  45. Gustavo Michelin

    A petezada ignobil diverte a gente nos comentários

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Ignóbil é você que grafa mal e é tiete de quem debochou dos que agonizavam na Covid.

  46. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A folha quer passar a ideia de que o comitê e da turma dela. Fala em tom identitário e festivo que o comitê com todos seus membros estão de acordo com a fsp em subir os juros. Pra fsp está um tédio esse negócio de segurar juros. De quebra põe medo na galera, tipo, se continuar esse tédio a gente põe outro Bob field lá. Sim, porque esse já está com o desodorante vencido.

    Responda
  47. Antônio João

    A conta juros gira em torno de 800 bilhões de reais ano, responsável pelo maior desajuste das contas públicas, Campos Neto queria ensinar os demais banqueiros centrais, arrogância jabuticaba, elevou rápido e muito acima do razoável a Selic, agora estamos numa armadilha em não poder reduzir. Os analistas acobertam o erro de CN.

    Responda
    1. Roberto Freire

      Quanta est u pi dez...

    2. José Filho

      Enquanto estocava o vento e saudava a mandioca, dona Dilma pagou mais de quatorze por cento de juros. Aposto que você não sabia disso, ou que se esqueceu.

    3. Rodrigo Castro

      O Governo tem déficit primário, caso você não saiba. Também se não souber o que isso significa, eu explico: antes de pagar sequer 1 Real de juros, a conta do Governo já é negativa, e muito! Você não vê nenhum problema nisso?

  48. VIRGILIO VIRGILIO

    Isso deveria ser crime

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Gastar mais do que se arrecada? Concordo plenamente

  49. laudgilson fernandes

    Enquanto tivermos o mercado, que se elegeu, a custa de um golpe como dono do BC, vamos ter esta sangria sem tamanho da riqueza produzida no país para os bolsos da Faria Lima.

    Responda
  50. Valter Iwai

    A receita do BC é combater o problema com mais problema.

    Responda