Opinião > BC mostra que tolerar inflação terá preço alto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A metáfora “preço alto” parece ter sido um equÃvoco, pois pode levar a interpretações várias, inclusive de redundância
Sim, tolerar inflação vai ser caro mas uma selic nas alturas e com austeridade fiscal vai passar a ter desemprego e recessão.
Há uns 2 ou 3 anos o BC fêz a selic ir a 2%, a inflação foi até 10% e houve várias intervenções no câmbio. E agora , mesmo com a inflação dentro da meta, êle parece querer que a economia entre em recessão - ameaca aumentar a selic, aperta o ajuste fiscal e deixa o dólar frouxo.
Matéria vinda do BC, passando pela Faria Lima, com destinatário na Barão de Limeira.
As ideias fixas, como elas são deprimentes. Embora a decisão do BC de manter uma alta taxa Selic seja um passo necessário para controlar a inflação, ela deve ser apoiada por polÃticas fiscais robustas e uma abordagem cautelosa à dinâmica econômica internacional. Façam melhor! CrÃticas internacionais à s altas taxas de juros prolongadas do FED destacam a necessidade de uma abordagem equilibrada para evitar depressão econômica enquanto gerencia inflação. Folha e BC parecem desfilar figurino chato!
A democracia não acaba porque as pessoas querem. Acaba porque as circunstâncias exigem, porque o regramento democrático não adere mais aos fatos. A autonomia do BC e a necessidade de indicações afinadas com o mercado é um tentativa de preservar a democracia tirando do controle democrático uma parte fundamental da polÃtica econômica. Permite-se que a democracia sobreviva, desde que encolha. Terá que encolher cada vez mais. O New Deal seria possÃvel hoje?
A eterna corrida de gato e rato pelo ajuste fiscal, isso desde Dilma dois, o governo anterior foi "criativo" dando calote nos precatórios. Ajuste fiscal é uma instituição falida e não entenderam isso ainda.
O BC, mostraria que está preocupado com a inflação, se fizesse cortes graduais de juros, por que assim o Brasil, economizaria bilhões de pagamento de juros da dÃvida e consequentemente, ajudaria a diminuir o déficit.
Fora PT
Tens razão em protestar , pois deves ser um daqueles prejudicados em investimentos mÃnimos de dez milhões de reais , com juros baixos.
Correto. A foto revela a displicência de alguns componentes. Gravatas para fora, paletó aberto de tão apertado.
O lula usou rede nacional como palanque dizer que aprendeu com a mãe dele que não se pode gastar mais do que ganha Mentiroso contumaz, incompetente. Comece cortando metade dos 40 Ministério lotados de aspones morcegos
É sempre a mesma postura, a economia indo bem com empregos e destribuicão de renda, crescimento no setor industrial aumenta-se os juros e que todo mundo que se lasque menos os rentistas. O Campos Neto não vendeu 1 dolar para tentar segurar a moeda. O Paulo Quedes querei o dolar a seis quem sabe até dezembro antes de sair ele chegue.
Vai estudar
Você já se indagou sobre o quanto o controle inflacionário represente para o ir bem da economia ?
O lado conservador, supostamente responsável e visivelmente equivocado da Editoria. Os histéricos mercados se precipitam com dados de um mês, não necessariamente tendência. O Brasil vai se beneficiar, sem judiar mais do nosso setor produtivo. Prudência FSP, prudência.
Pois é justamente a tendência de desvalorização da moeda que conduz à decisão do BC.
Folha vtnc
Pq o tempo é meu e não seu campeão.
Por que você lê então, e ainda perde tempo comentando?
Será que o simples controle técnico dos números da economia supera a realidade do mercado? E a milenar lei da oferta e da procura não regula melhor qualquer mercado? A alta produção de petróleo não reduz o preço mundial do “ouro negro”? Será que a intelectualidade é os tÃtulos acadêmicos não querem ficar acima da realidade do dia a dia? Artificialmente números não definirão uma economia tão complexa como a brasileira. Eles deveriam refletir o censo da produção, do comércio e da economia real.
O governo gasta demais e gasta mal, ponto. Essa é a razão, não os banqueiros. E sem banco a economia não funciona. O culpado é o Lula que deveria usar sua posição para enquadrar o centrão com apoio popular, mas isso ele não faz porque tem a barra suja também.
Superar não supera, mas também não eh nisso que banqueiro está interessado. Eles são bem mais diretos e simplórios , querem a grana na fonte. Esse negócio de progressismo da um trabalhão depois pro banqueiro tomar o lucro da mão do empresário, ou do que for parar na mão do povão.
KKK o editor tá preocupado com o futuro da grana do banqueiro, vai que lula escolha quem ele quiser. Os banqueiros liberais levaram tanto tempo pra garantir na constituição o espólio do tesouro e agora vem esse Zé Gastanca e quer desviar a grana pro povão. Já não basta empregada pegar aviao?
...."indicação sólida"... Leia, alguém imposto pelo "mercado". Já n bastaram 2 anos de sa botagens do RCN?
Caro editor, vide a banza protagonizada pelo FED nos EUA. Economia parada, situação piorando e o que lhes resta fazer senão a queda nos juros....
Inflação mais baixa da história e a mÃdia com esse papinho de que o BC está certo em manter a taxa de juros reais no top3 so mundo. Não pode criticar o BC por ter taxa de juros altas porque senão ele sobe a taxa? Que piada.
Gisele , sob os governos de lula nunca houve hiperinflação. Inventa outra . Vc não percebe, mas foi programada pra repetir a ladainha dos banqueiros liberais.
Recado ao presidente de que o buraco é mais embaixo. Demagogia e discursos não resolvem.
Ok, lula anotou o recado que o banqueiro mandou vc entregar.
Exato.
Sem corte de gastos não tem solução. Tem que cortar 20 ministérios.
Tem que cortar mais gastos, veja a Janja Lula da Silva, o que ela foi fazer em Paris? Gastar sem necessidade.
Tem que transferir mais renda do trabalhador pra enviar pra quem não trabalha
O ponto principal é somente o "unanimemente". Antes a manutenção dos juros altos era responsabilidade de uma só pessoa (RCN) e/ou de uma cabala de banqueiros. E agora? Considerando o apoio de toda a equipe econômica indicada pelo atual governo, será que conseguem enxergar a questão com um pouco mais de racionalidade? Juros é consequência, e não causa.
taxa Selic de 10,50% e a justificativa de sempre a mesma: controlar a inflação, ora, As projeções para a inflação de preços administrados são de 4,4% em 2024 e 4,0% em 2025, dentro da meta. A conta é simples - juros altos - empréstimo e financiamentos altos e no final, bancos com faturamento anual astronômico.
0 orçamento e reajustes deveriam seguir o limite da meta de inflação. Os excessos de arrecadação deveriam ser desvinculados e usados para abater a dÃvida pública. É melhor todo mundo abrir mão de 1,2% em um ou dois anos, deixando a inflação na meta, do que o engodo de reajustes que provocam mais inflação e perdas maiores para todos. Triste o governo não enxergar o óbvio.
TristÃssimo!
Enquanto tiver um cara dando dinheiro pro mercado não precisar trabalhar ta ótimo, segundo a Foia , pensar no pais é impossÃvel pra essa gente entreguista
Em outras palavras, precisamos encher o bolso de parasitas de juros, como do bilionário banqueiro dono da Folha. São mais de dois trilhões por ano em juros da selic, pessoa fÃsica e jurÃdica, não há paÃs no mundo, nem de perto, com roubo tão grande, valores que deveriam ir para educação e saúde. Vale ler o artigo a farsa do déficit, professor Dowbor, no Le Monde Diplomatique.
Se o dinheiro roubado fosse pra educação, não terÃamos perguntas como as de Chiconzito.
Fabrizio, meu caro ! Por que o governo continua emitindo tÃtulos se você crê não haver déficit ?
Quais seriam os nomes de "sólida reputação" ? Que tal mais transparência, promovendo um debate público entre os economistas? Sem reuniões de portas fechadas. Será que há unanimidade entre os acadêmicos de sólida reputação?
Então tá. É um simples ato de aumento dos juros para conter a inflação. Tem repercussão sobre a produção, sobre o emprego e sobre a inadimplência mas para por aÃ. A folha não conta que o tal remedio contra a inflação transfere para os bancos para os rentistas, população rica que não trabalha, a metade do orçamento do paÃs. O maior acionista da folha, bem como vários de seus anunciantes são banqueiros, o que transforma esse editorial em algo não confiável, devido aos conflitos de interesses.
Gilbertinho acordou azedo, como sempre. Chatinho, repetitivo e monocórdio. Acha que ofensas resolvem a questão, e se esquece que governo gastador acaba sempre no fundo do buraco.
Se este dinheiro fosse aicado na educação, não terÃamos pessoas como VinÃcius, incapazes de entender o roubo, e que acreditam na mentira deslavada do Campos Neto ParaÃso, de que entre os quase duzentos paÃses do mundo, o Brasil seja o que necessita ter o maior juros. Desconsiderando que talvez ele seja um Gersinho, justificando de levar vantagem em tudo com seu dinheiro aplicado, mesmo que venha dos impostos de pessoas menos favorecidas.
Certo. E qual eh a sua sugestão?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > BC mostra que tolerar inflação terá preço alto Voltar
Comente este texto