Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    A metáfora “preço alto” parece ter sido um equívoco, pois pode levar a interpretações várias, inclusive de redundância

    Responda
  2. vitor da Silva

    Sim, tolerar inflação vai ser caro mas uma selic nas alturas e com austeridade fiscal vai passar a ter desemprego e recessão.

    Responda
  3. vitor da Silva

    Há uns 2 ou 3 anos o BC fêz a selic ir a 2%, a inflação foi até 10% e houve várias intervenções no câmbio. E agora , mesmo com a inflação dentro da meta, êle parece querer que a economia entre em recessão - ameaca aumentar a selic, aperta o ajuste fiscal e deixa o dólar frouxo.

    Responda
  4. josé SOARES

    Matéria vinda do BC, passando pela Faria Lima, com destinatário na Barão de Limeira.

    Responda
  5. Cassio Vicinal

    As ideias fixas, como elas são deprimentes. Embora a decisão do BC de manter uma alta taxa Selic seja um passo necessário para controlar a inflação, ela deve ser apoiada por políticas fiscais robustas e uma abordagem cautelosa à dinâmica econômica internacional. Façam melhor! Críticas internacionais às altas taxas de juros prolongadas do FED destacam a necessidade de uma abordagem equilibrada para evitar depressão econômica enquanto gerencia inflação. Folha e BC parecem desfilar figurino chato!

    Responda
  6. João Vergílio

    A democracia não acaba porque as pessoas querem. Acaba porque as circunstâncias exigem, porque o regramento democrático não adere mais aos fatos. A autonomia do BC e a necessidade de indicações afinadas com o mercado é um tentativa de preservar a democracia tirando do controle democrático uma parte fundamental da política econômica. Permite-se que a democracia sobreviva, desde que encolha. Terá que encolher cada vez mais. O New Deal seria possível hoje?

    Responda
  7. Marcelo Barbosa

    A eterna corrida de gato e rato pelo ajuste fiscal, isso desde Dilma dois, o governo anterior foi "criativo" dando calote nos precatórios. Ajuste fiscal é uma instituição falida e não entenderam isso ainda.

    Responda
  8. Antonio José Santana

    O BC, mostraria que está preocupado com a inflação, se fizesse cortes graduais de juros, por que assim o Brasil, economizaria bilhões de pagamento de juros da dívida e consequentemente, ajudaria a diminuir o déficit.

    Responda
  9. MARCIO Gionco

    Fora PT

    Responda
    1. josé SOARES

      Tens razão em protestar , pois deves ser um daqueles prejudicados em investimentos mínimos de dez milhões de reais , com juros baixos.

  10. antonio brito

    Correto. A foto revela a displicência de alguns componentes. Gravatas para fora, paletó aberto de tão apertado.

    Responda
  11. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O lula usou rede nacional como palanque dizer que aprendeu com a mãe dele que não se pode gastar mais do que ganha Mentiroso contumaz, incompetente. Comece cortando metade dos 40 Ministério lotados de aspones morcegos

    Responda
  12. Francisco Marra

    É sempre a mesma postura, a economia indo bem com empregos e destribuicão de renda, crescimento no setor industrial aumenta-se os juros e que todo mundo que se lasque menos os rentistas. O Campos Neto não vendeu 1 dolar para tentar segurar a moeda. O Paulo Quedes querei o dolar a seis quem sabe até dezembro antes de sair ele chegue.

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      Vai estudar

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Você já se indagou sobre o quanto o controle inflacionário represente para o ir bem da economia ?

  13. Marcus Guedes

    O lado conservador, supostamente responsável e visivelmente equivocado da Editoria. Os histéricos mercados se precipitam com dados de um mês, não necessariamente tendência. O Brasil vai se beneficiar, sem judiar mais do nosso setor produtivo. Prudência FSP, prudência.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Pois é justamente a tendência de desvalorização da moeda que conduz à decisão do BC.

  14. Rafael Lopes

    Folha vtnc

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Pq o tempo é meu e não seu campeão.

    2. MARCIO Gionco

      Por que você lê então, e ainda perde tempo comentando?

  15. ANTONIO F CARVALHO

    Será que o simples controle técnico dos números da economia supera a realidade do mercado? E a milenar lei da oferta e da procura não regula melhor qualquer mercado? A alta produção de petróleo não reduz o preço mundial do “ouro negro”? Será que a intelectualidade é os títulos acadêmicos não querem ficar acima da realidade do dia a dia? Artificialmente números não definirão uma economia tão complexa como a brasileira. Eles deveriam refletir o censo da produção, do comércio e da economia real.

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      O governo gasta demais e gasta mal, ponto. Essa é a razão, não os banqueiros. E sem banco a economia não funciona. O culpado é o Lula que deveria usar sua posição para enquadrar o centrão com apoio popular, mas isso ele não faz porque tem a barra suja também.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Superar não supera, mas também não eh nisso que banqueiro está interessado. Eles são bem mais diretos e simplórios , querem a grana na fonte. Esse negócio de progressismo da um trabalhão depois pro banqueiro tomar o lucro da mão do empresário, ou do que for parar na mão do povão.

  16. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    KKK o editor tá preocupado com o futuro da grana do banqueiro, vai que lula escolha quem ele quiser. Os banqueiros liberais levaram tanto tempo pra garantir na constituição o espólio do tesouro e agora vem esse Zé Gastanca e quer desviar a grana pro povão. Já não basta empregada pegar aviao?

    Responda
  17. CARLOS SANTOS

    ...."indicação sólida"... Leia, alguém imposto pelo "mercado". Já n bastaram 2 anos de sa botagens do RCN?

    Responda
  18. Frederico Goulart

    Caro editor, vide a banza protagonizada pelo FED nos EUA. Economia parada, situação piorando e o que lhes resta fazer senão a queda nos juros....

    Responda
  19. Guilherme F

    Inflação mais baixa da história e a mídia com esse papinho de que o BC está certo em manter a taxa de juros reais no top3 so mundo. Não pode criticar o BC por ter taxa de juros altas porque senão ele sobe a taxa? Que piada.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Gisele , sob os governos de lula nunca houve hiperinflação. Inventa outra . Vc não percebe, mas foi programada pra repetir a ladainha dos banqueiros liberais.

  20. Peter Janos Wechsler

    Recado ao presidente de que o buraco é mais embaixo. Demagogia e discursos não resolvem.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ok, lula anotou o recado que o banqueiro mandou vc entregar.

    2. Paulo Roberto Taveira

      Exato.

  21. Lis P Junqueira Safra

    Sem corte de gastos não tem solução. Tem que cortar 20 ministérios.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Tem que cortar mais gastos, veja a Janja Lula da Silva, o que ela foi fazer em Paris? Gastar sem necessidade.

    2. Guilherme F

      Tem que transferir mais renda do trabalhador pra enviar pra quem não trabalha

  22. Daniel Salomon Guimarães

    O ponto principal é somente o "unanimemente". Antes a manutenção dos juros altos era responsabilidade de uma só pessoa (RCN) e/ou de uma cabala de banqueiros. E agora? Considerando o apoio de toda a equipe econômica indicada pelo atual governo, será que conseguem enxergar a questão com um pouco mais de racionalidade? Juros é consequência, e não causa.

    Responda
  23. Laércio Pugas

    taxa Selic de 10,50% e a justificativa de sempre a mesma: controlar a inflação, ora, As projeções para a inflação de preços administrados são de 4,4% em 2024 e 4,0% em 2025, dentro da meta. A conta é simples - juros altos - empréstimo e financiamentos altos e no final, bancos com faturamento anual astronômico.

    Responda
  24. Evandro Loes

    0 orçamento e reajustes deveriam seguir o limite da meta de inflação. Os excessos de arrecadação deveriam ser desvinculados e usados para abater a dívida pública. É melhor todo mundo abrir mão de 1,2% em um ou dois anos, deixando a inflação na meta, do que o engodo de reajustes que provocam mais inflação e perdas maiores para todos. Triste o governo não enxergar o óbvio.

    Responda
    1. Paulo Roberto Taveira

      Tristíssimo!

  25. adriano luiz pepplow

    Enquanto tiver um cara dando dinheiro pro mercado não precisar trabalhar ta ótimo, segundo a Foia , pensar no pais é impossível pra essa gente entreguista

    Responda
  26. Gilberto Rosa

    Em outras palavras, precisamos encher o bolso de parasitas de juros, como do bilionário banqueiro dono da Folha. São mais de dois trilhões por ano em juros da selic, pessoa física e jurídica, não há país no mundo, nem de perto, com roubo tão grande, valores que deveriam ir para educação e saúde. Vale ler o artigo a farsa do déficit, professor Dowbor, no Le Monde Diplomatique.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Se o dinheiro roubado fosse pra educação, não teríamos perguntas como as de Chiconzito.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Fabrizio, meu caro ! Por que o governo continua emitindo títulos se você crê não haver déficit ?

  27. José De Almeida Soares

    Quais seriam os nomes de "sólida reputação" ? Que tal mais transparência, promovendo um debate público entre os economistas? Sem reuniões de portas fechadas. Será que há unanimidade entre os acadêmicos de sólida reputação?

    Responda
  28. Marcelo Magalhães

    Então tá. É um simples ato de aumento dos juros para conter a inflação. Tem repercussão sobre a produção, sobre o emprego e sobre a inadimplência mas para por aí. A folha não conta que o tal remedio contra a inflação transfere para os bancos para os rentistas, população rica que não trabalha, a metade do orçamento do país. O maior acionista da folha, bem como vários de seus anunciantes são banqueiros, o que transforma esse editorial em algo não confiável, devido aos conflitos de interesses.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Gilbertinho acordou azedo, como sempre. Chatinho, repetitivo e monocórdio. Acha que ofensas resolvem a questão, e se esquece que governo gastador acaba sempre no fundo do buraco.

    2. Gilberto Rosa

      Se este dinheiro fosse aicado na educação, não teríamos pessoas como Vinícius, incapazes de entender o roubo, e que acreditam na mentira deslavada do Campos Neto Paraíso, de que entre os quase duzentos países do mundo, o Brasil seja o que necessita ter o maior juros. Desconsiderando que talvez ele seja um Gersinho, justificando de levar vantagem em tudo com seu dinheiro aplicado, mesmo que venha dos impostos de pessoas menos favorecidas.

    3. Vinicius Branco

      Certo. E qual eh a sua sugestão?