Educação > Desembargador determina suspensão de escolas cívico-militares de Tarcísio em SP Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. JAILSON DE BEZERRA

    Formar soldadinhos de chumbo acé falos não é educar. É retirar deles o direito de refletir sobre seus destinos e massificar mais ainda uma sociedade alheia às suas reais necessidades. Se o cidadão quer um filho militar, que vá a uma escola militar. Mas militarizar o ensino é um erro brutal que só merece nosso asco enquanto educadores.

    Responda
  2. Alaor Magno

    Enfim. Alguém com um pingo de juízo.

    Responda
  3. Maria Lúcia Bergami

    Devo estar ressabiada em pensar que as escolas cívicos-militares é un projeto de golpe a médio/longo prazo? Vi uma criança de uma escola dessas, parecia robótica, arrogante e havia um ar de estar tomando conta do lugar que estávamos. A criança me pareceu estranha. Era tão evidenciado q houve comentários no local.

    Responda
  4. Jose G Bonifacio

    Como gostaria de ver o ensino inerte às ideologias e que pudessem, por meio de critérios objetivos criar uma oportunidade de ser mais neutro possível quanto às ideologias. Tratar de educação não é algo simples, necessita de diálogo com especialistas, com o senso comum e com os responsáveis pela elaboração das leis que conduzirão a legislação instrumental. O que aumenta índice de aproveitamento em escolas é aluno e família de aluno estruturadas nas suas mais variadas nuances: alimentação e etc.

    Responda
  5. Ricardo Candido de Araujo

    Escola cívico-militar é mamata para milico aposentado! Muito certo o TJ e tomara que o STF enterre de vez essa excrescência. Civilidade se aprende em casa, com a educação dada por pai e mãe, não com essa absurda ideia marcial de receber ordem de milico.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Serra, o bozismo do qual Tarcísio faz parte indicou dois ministros do STF, a quem vc critica, dizendo-os incompetentes e adeptos de mamatas. Agora Tarcísio quer criar uma mamata para q PMs aposentados sejam professores incompetentes, pois não tem nenhuma formação em educação e psicologia infantil. Bastante incoerente, não?

    2. Marcos Serra

      Visão mais curta que o conhecimento da questão. Quanto ao STF, não preocupa-se já que, esses sim, não querem perder a mamata em que estão e nem deixar de retribuir com favores a quem os indicou apesar de não terem competência para a função. Educação familiar é fundamental, assim como o culto social baseado no respeito e disciplina. Sem isso, resta o fracasso. O que escolhes?

  6. MARIA STELA C MORATO

    Estou pasma em saber que alguem como Tarcisio colocou tantos profissionais não paulistanus em seu ministério.

    Responda
  7. Marcos Serra

    Só agora lendo as postagens abaixo. Simplesmente incrível o desconhecimento do assunto, o palpitismo infundado. Suponho que, para esses sábios influencers o modelo ideal seja o anarquista-liberal, típico de quem arrota domínio deturpado do tema. Ensino exige disciplina sem ideologias, respeito e método, tão carentes na rede pública. Continuaremos estagnados sem proporcionar um futuro aos jovens ou vamos evoluir?

    Responda
    1. Marcos Serra

      João, dar emprego? Sério? O que me dizes de 39 ministérios repletos de kumpanheirus de partido, indicados por um corrupto, sem qualquer qualificação e que só estão na função por atenderem necessidades políticas? Exemplo? Um tal de Taxadd que (ele mesmo) que disse nada entender de Economia e só faz aumentar impostos. E outros que mal sabem falar nossa língua, ignorantes funcionais? Esses podem ter uma teta para mamar com assessores?

    2. João Francisco dos Santos

      Ideologia bolsonarista: dar emprego para policiais, só isso.

    3. Marli Moras Garcia

      Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, 90 por cento das mortes realizadas em ações da polícia ocorreram nas áreas mais pobres. É também curioso a resistência da PM em usar câmeras nos informes.

    4. Marcos Serra

      Márcio (corrigindo), Google. Bem simples. Será que você leu o que eu escrevi sobre "sem ideologia". A propósito, como considerado a formatação imposta pelos "mestres canhotos" a partir do Ensino Fundamental? Essa, já existente e ostensiva, pode?

    5. Marcos Serra

      Marli, que tal discutir em bases reais e não em argumentos falsos e/ou distorcidos?

    6. Marcos Serra

      Marco, Google. Bem simples.

    7. Marli Moras Garcia

      E o senhor acredita que PMs que matam indiscriminadamente nas periferias estão aptos a educar crianças?

    8. Marcio Otilio de Oliveira Garcia

      Então senhor, ideologia militar pode? Quanto aos resultados positivos poderia me indicar os índices e fontes. Grato

  8. Marcos Serra

    Em um país quase falido na Educação, com índices fraquíssimos em âmbito mundial, a política e o corporativismo remam contra o futuro e fazem juras de amor à estagnação ou, até mesmo, ao retrocesso. Só um milagre para que o STF ideologicamente aparelhado (cujos filhos estudaram em colégios caríssimos) apoie as iniciativas dos governadores. Bastaria que ouvissem os pais dos alunos que já frequentam esse tipo de escola. Há unanimidade quanto a evoluções significativas no aprendizado

    Responda
  9. FABIO FIORAVANTI

    Juventude hitlerista: Ideias de 1936 sendo vendidas hoje como pão quentinho pros bolsoraristas. Quer ver mais idéias de 1936 ? Tomada dos símbolos nacionais como bandeira e camisa da seleção, boicote às empresas, apodrecimento do sistema democrático de dentro, achaque ao judiciário e ao congresso, abolição da democracia, fé cega num líder medíocre sem qualquer histórico de bons serviços ao país. Quer ver mais ideias de 1936 ? Acompanhe "Hitler e o Nazismo - Começo, Meio e Fim" na Netflix.

    Responda
  10. antonio ramos

    A que poderia uma instituição corrompida dessas promover qualquer tipo de ensino que valha para população mais pobre , apologias e ideologias nocivas !!

    Responda
    1. Paulo Carmo

      É isso que eles querem: que o pobre continue sem conhecimento sobre seus direitos, assim, é só dar um "bolsa tristeza" e o pobre se alegra e lhes concede o voto. Sem saber que o benefício não lhe garante os direitos constitucionais que são garantidos exclusivamente aos políticos. Um simples exemplo é o direito ao transporte. Já se perguntou porque se paga condução no transporte público se o transporte é um direito garantido na constituição? Fica a reflexão...

  11. Thiago Ferreira

    Ué, de onde se pode achar que só policiais entendam de civismo, direito e deveres? Só dá cabeça de um bolsonarista mesmo.

    Responda
  12. roberto cardoso

    Todos fardados e marchando. Muito bonito. Aprender a dizer sim e não questionar. O futuro ficará ótimo para ditadores de plantão.

    Responda
  13. NACIB HETTI

    Querendo, ou não, as escolas brasileiras estão jogando no mercado uma geração de jovens alienados, que estão preocupados onde irão balançar seu traseiro no próximo fim de semana. Enquanto isso falta mão de obra qualificada no mercado.

    Responda
  14. Augusto Colombo Junior

    O grande problemas das escolas cívicos militares é que o rendimento escolar é bem melhor que nas públicas tradicionais. Aí complica qualquer narrativas da esquerda jurássica. Que quer que tudo fique na mher dha que está.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Augusto, perfeito. Na ferida. Contra fatos, não há argumentos.

    2. Marcos Loureiro

      Me fale um país de primeiro mundo de produz tecnologia e ciência e tem como base escolas cívico militares.

    3. Beatriz R Alvares

      É mesmo? Seus filhos, netos, sobrinhos ou qualquer membro da sua família estudam numa destas escolas?

    4. Ernesto Pichler

      Quem, aqui, vive falando mher dha? Tem que comparar escolas em igualdade de dispêndio e de tempo de aulas. Tomar tempo com miliquices de "ordem unida" e bandeiradas diminui o tempo de educação. Civismo não é doutrinação (coisa de milico e padreco).

  15. JAQUES BRAND

    Esse é o Tar...

    Responda
  16. Ernesto Pichler

    Que se restabeleça a matéria "educação moral e cívica", mas dada obrigatoriamente por formados em ciências sociais, e não por milicos ou padrecos doutrinadores, como no tempo da ditadura.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Eu tive esta disciplina na escola, acho que foi uma perda de tempo. Mas meus professores não foram nem"milicos" nem "padrecos doutrinadores". Não compare militares que torturaram e mataram pessoas, com padres que resistiram bravamente ajudando pessoas. A ditadura foi um algo nefasto.Que não volte nunca mais!

    2. Ernesto Pichler

      É claro, caro Dauner (estudei com um Dauner no Ginásio Koelle, em Rio Claro). Estou apenas tergiversando, pois não seria aquela EMC, seria algo muito diferente.

    3. marcos fernando dauner

      honestamente, eu estudei naquela época ( entre sessenta e seis e oitenta) , mas EMC é supérfluo . O que faz tremenda falta é OSPB . Ninguém sabe nada dos poderes constituídos no país .

  17. Osvaldo Martins dos Santos

    Este Tarcísio de Freitas é um fantoche do bolsonarismo, segue o roteiro da extrema direita, no sentido da avacalhação, tudo pela "benção" do Bolsonaro.

    Responda
  18. Luciano Mina

    Isso não passa de um engodo, eu apoiaria se os professores de escolas estaduais recebessem os mesmos gordos salários que os militares recebem, e não uma boquinha pra PM aposentado ficar brincando de bedel e fazer apologia ao bolsonarismo....Fora carioca!

    Responda
  19. Paulo Carmo

    É claro que será vetada como inconstitucional. Afinal, já foi excluída a antiga matéria: "Educação Moral e Cívica". Pois um povo que não sabe seus direitos e deveres, sempre viverá à mercê de dominadores polí tico partidários. Os únicos que tem todos os direitos constitucionais garantidos são os polí ticos. Se o povão souber que tem direito ao transporte, não vai querer pagar condução. Sabendo disso, o governo deverá garantir viagem gratuita ao povo. Inclusive interestadual. Isso é só um ponto.

    Responda
  20. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Essa militarização de algumas escolas vai contra a didática, precisamos formar alunos que tenham conhecimentos, mas principalmente que saiba raciocinar, tenha pensamento lógico e não alunos passivos, cumpridores de ordens. Deve haver o estímulo a criatividade e não alunos robotizados, é preciso melhorar a qualidade do ensino como um todo e não privilegiar alguns.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Perfeito Roberto. E justamente por isso que fascistoides apoiam esse projeto visto que, uma vez que as pessoas aprendam a pensar e refletir, ela ficam menos vulneráveis as fakes que é a base de sustento da extrema direita

  21. Paulo Carmo

    Já foi excluída no passado a matéria: "Educação Moral e Cívica". Povo sem saber os direitos e deveres é mais fácil manipular. Se o povão souber que tem direito ao transporte, não vai querer pagar mais condução nos ônibus. Isso é só um ponto. Quem tem os direitos constitucionais garantidos são os políticos.

    Responda
    1. Paulo Carmo

      Sr. Ernesto Pichler Pelo seu nome, o Sr também conheceu a matéria e tenho certeza que sabe que nossos cidadãos precisam disso. O Sr está sendo ditador utilizando a palavra: "obrigatoriamente" e determinando quem deve dar a matéria. Cuidado, seu ídolo é ídolo de Maduro, por isso não se posicionou ainda.

    2. Ernesto Pichler

      Que se restabeleça, então, a matéria "educação moral e cívica", porém dada obrigatoriamente por graduados em ciências sociais, e não por milicos ou padrecos doutrinadores, como no tempo da ditadura.

  22. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    É um modelo no mínimo duvidoso, uma excrescência, seria muito melhor aplicar em escolas profissionalizantes ou técnicos, das escolas publicas, as escolas técnicas são as que mais aprovam proporcionalmente nos grandes vestibulares, muito antes de existência de quotas para alunos de escolas públicas. E ainda tem a formação técnica tem o mercado de trabalho com maior possibilidade de ganhos salariais. O ideal seria aplicar no ensino integral e de qualificação continuada dos professores.

    Responda
  23. DOUGLAS TOBIAS

    Devemos perguntar ao partido dos trabalhadores PT qual o modelo adotado na Venezuela, porque militar no poder lá pode. Isso não entendo.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Então vc reconhece que essa proposta é típica de regimes militares ditatoriais. Que bom. E vc apoia?

  24. Marcos Medeiros

    Não a escolas militares, fora Tarcísio atraso da civilidade.

    Responda
  25. Helio Souza Reis

    Implantação de escola cívico-militar é anticonstitucionsl. Escola não é quartel, aluno não é soldado formado para a guerra, para a repressão. Só mesmo mesmo um governador fascista, reacionário apoiador do Inominável. Libera nos, Domine!

    Responda
  26. daniel duarte

    comunis-mo em pleno seculo 21 vão estudar progressão continuada

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      ??????

  27. daniel duarte

    Gov ilegal inconstitucional que agem de má fe msm governo de sp e totalmente clandestino com a benção dp mpe eo tce

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Ininteligível.

  28. Cleisson Moraes Bastos

    Parabéns para o desembargador. Espero que o STF, coloque um ponto final nesta loucura.

    Responda
  29. Daniel Marques

    Ouço latidos, talvez resultado da assinatura grátis pra essa turma de acomodados da educação, orgulhosos da penultima posição brasileira no Pisa e o fiasco no Ideb. Vejamos o depoimento de alguns estudantes Pecim: "a partir do momento que se tornou civico-militar, nós conseguimos ver a diferença". "Saímos do zero no Ideb para quatro e meio". Aos negacionistas de pesquisas e fatos, Google.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Não é o que os professores pensam, Daniel. Você não é da área, com toda certeza.

    2. Ricardo Knudsen

      Bom, se vc está ouvindo os latidos, vem da sua casa os da dos vizinhos. Será eco? Experimenta, fala alto e verifica se ouve latidos.

  30. Daniel Liaz

    Pois é, a turma da escola sem partido, marxismo cultural e outras ahsneirass sem tamanho é a mesma que apoia esses projetos. Projetos esses que todos sabemos os objetivos. Incutir valores fascistas, segregar alunos e de quebra garantir mais uma graninha para milicos inúteis

    Responda
  31. Ricardo Knudsen

    São escolas cívico-fascistas, para doutrinar crianças com ideologia de extrema-direita. A proposta prevê policiais militares aposentados como professores. O q esses caras entendem de educação e psicologia? Vão formar milicianos e paramilitares pra fazer as SA do Tarcísio?

    Responda
  32. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Só pode cívico comunista .

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      É isso: cívico democrática. Mas isso é um perigo, pois sabemos que o capitalismo não pode ser democrático, segundo o Von Hayek, guru da Escola de Chicago e de Pinochet.

    2. Ricardo Knudsen

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Daniel Marques

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Daniel Liaz

      Perfeito Mauricio. Seu comentário é preciso e fruto de uma aprofundada analise. Mas é difícil mesmo lutar com esses marcianos que vieram a terra e dominaram o poder mundial através do comunismo. E o mais terrível é saber que o objetivo deles é um só: transformar humanos répteis. Nossa única esperança é o Mito e o Laranjão.

  33. César Fernando Piza

    O futuro distópico de São Paulo sob Tarcísio-Nunes e aliados: escolas com militares usando pdf de wikipédia como material, policiais sem câmera promovendo limpeza étnica, multa pra quem alimentar as milhares de pessoas em situação de rua...

    Responda
  34. José Marcelo Moreira

    A Venezuela é um regime civico-militar. Se lá deu certo por que não aqui?

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Só pode ser ironia...

  35. Claudio Monteiro

    E pra sacanear colocaram a escola jornalista Wladimir Herzog , como a primeira escola de milico parece que fizeram , propositalmente isso .

    Responda
  36. Mario Donizete Pelissaro

    Nao bastasse as ideias absurdas e onerosas desse governo, como a mudanca bilionaria da sede administrativa e a venda da Sabesp por metade do preco de mercado, vem agora vom essa palhacada.

    Responda
  37. marcos fernando dauner

    civismo e ensinar as crianças a cantar "Deitado eternamente em berço esplêndido " ? Está na hora de levantarmos .

    Responda
  38. marcio jose albino

    Pronto tá aí a solução, os outros modelos não servem. Ideologia tem que ter uma para cada governo. Triste.

    Responda
  39. Marcos Longaresi Carvalhães

    Eles querem que fique do jeito que está, quando mais analfabetos funcionais se formando é melhor para eles.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Daniel Liaz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Paulo Augusto

      Desde quando escola cívico-militar ensina melhor que as outras? Os colégios militares gastam muito dinheiro e ficam atrás das escolas federais.

  40. marcos fernando dauner

    columbina está prolixa hoje !

    Responda
  41. Marcos Longaresi Carvalhães

    Boa são às escolas atuais, professor apanhando em sala de aula, droga rolando solta na frente da escola, e aluno se formando na condição de analfabeto funcional. Por isso somos sempre os últimos na avaliação do Pisa.

    Responda
    1. Roberto Anau

      Daniel Marques é meu guru. Um dia ainda serei como ele. Sentado na poltrona de jurado de quiz show, só metendo o pau em um dos comentaristas e me isentando de dar a mínima opinião sobre o assunto. Ainda chego lá!

    2. Daniel Marques

      Mais uma pérola do Liaz. Argumentos? Ora, isso é para quem usa a massa cinzenta, o bom mesmo é tripudiar de quem eu discordo.

    3. Daniel Liaz

      Parabéns Marcos. Ao repetir perfeitamente o papinho determinado pela turma do Dudu Bananinha, vc só reforça como essa ideia absolutamente fascistoide é pra atrair ignorantes orgulhosos

  42. Ernesto Pichler

    Os milicos têm o pretexto do "civismo". Mas não sabem o que é civismo. Pensam que é cantar hinos emocionados e que isso seja "amar a pátria". Não entendem que a pátria é o povo, ou povos, que habitam o país. E que esse amor exige democracia e ciência, não doutrinação e mistificação, e muito menos violência e obediência cega.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      É isso, Knudsen.

    2. Ricardo Knudsen

      Vc mente, Colombo Jr. A proposta prevê a contratação de policiais militares aposentados como professores. O q esses caras entendem de educação e psicologia? São escolas cívico-fascistas, para doutrinar crianças com ideologia de extrema-direita. Vão formar milicianos e paramilitares pra fazer as SA do Tarcísio?

    3. Ernesto Pichler

      Quem defende corruptos e ditadores são os bozofachistas.

    4. Augusto Colombo Junior

      De escolas cívicos militares vc não entende nada. Milico nem dá aula. São professores da rede pública. A diferença é que tanto mestres como alunos tem um nível de cobrança mais elevado. Não a toa as notas do ENEM das cívicos militares da um banho nas tradicionais. Va defender seu presidente kor ru pto que gosta de defender ditadores.

  43. Felipe Araújo Braga

    Pessoalmente não tenho nada contra modelos militares. Temos desde a USP que é civil ao ITA que é militar e ambos são de excelência. Mas como isso de escolas cívico-militares irá resolver a educação? Como vai melhorar o ensino e fazer com que os alunos aprendam? Não faz sentido!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Melhorando como Augusto? De onde tirou tais dados?

    2. Augusto Colombo Junior

      Já estão melhorando. A nota do ENEM dessas escolas da um banho nas publicas tradicionais.

  44. Daniel Marques

    FSP, acione seu Datafolha e faça uma pesquisa entre pais de alunos sobre a opinião acerca das escolas civico-militares. Assim talvez os atuais come-dorme da educação nota zero do Pisa (penúltimo lugar no ranking global) comece a se mexer.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Eleitor envergonhado do Bozo, mas apoia o bozismo do poste Tarcísio. São escolas cívico-fascistas, para doutrinar crianças com ideologia de extrema-direita. A proposta prevê policiais militares aposentados como professores. O q esses caras entendem de educação e psicologia? Vão formar milicianos e paramilitares pra fazer as SA do Tarcísio?

    2. Fernando Ramalho

      Quem tem que determinar os rumos da educação escolar não são os pais, mas sim profissionais da educação, pedagogos. Faça uma pesquisa entre esses profissionais sobre o que acham desse tipo de aberração inventada pela extrema-direita.

    3. Marcello Batista

      Daniel, eu jamais colocaria um filho ou filha minha em uma escola dessa, vai procurar saber como era e como será. Depois que verificar vai descobrir que é uma ditadura que ensina a seguir ordens sem questionar, estejam elas certas ou erradas.

    4. Zé Antônio Sales

      Será que os pais de alunos sabem o que é uma escola civico-militar?

  45. Fernando Ramalho

    Escolas cívico militares não servem para ensinar a pensar, mas sim para adestrar. É por onde começa o projeto doentio da extrema direita. O STF está de olho, para evitar o nascedouro de novos aloprados do 8/1.

    Responda
    1. MARIA STELA C MORATO

      Adestrar feito um cão

    2. Ricardo Knudsen

      Vc mente, Colombo Jr. A proposta prevê a contratação de policiais militares aposentados como professores. O q esses caras entendem de educação e psicologia? Vão ensinar o q, alëm de autoritarismo e ideologias machistas de extrema direita? Vão formar milicianos e paramilitares pra se incorporarem às fileitas do bozismo.

    3. Fernando Ramalho

      Colombo, você é professor ou só descobriu o que é gestão escolar agora? Isso é sim artimanha da extrema direita. Tarcísio é um lambe-botas de Bolsonaro, e só por isso esta empurrando essa dicotomia pedagógica numa população que em sua maioria votou nele, obviamente porque quer ser o candidato do inelegível à presidência, nas próximas eleições.

    4. Augusto Colombo Junior

      Escolas cívicos militares não adestram, não tem envolvimento de extrema direita. Os mestres são os mesmos das escolas públicas. Só o sistema é diferente. Ha mais cobrança de ambas as partes. Tanto é que as notas do ENEM dessas escolas dão um banho nas tradicionais. Va se informar mais, antes de vir aqui escrever mher dhas.

  46. André Neres Ferreira

    É óbvio que os diretores vão apoiar, pois são cargos de confiança, pois caso contrário, irão afastar, como no caso curso da reportagem. Não confundam colégios militares com cívicos militares, há uma diferença abismal, e claro, com interesses eleitoreiros....

    Responda
    1. Marcello Batista

      Meu amigo, na verdade eles foram obrigados a apoiar mediante a retaliação de verbas e cargos.

  47. Emilio do Amaral Vergueiro Junior

    Cambada acreditando que o propósito do falso paulista Tarcísio seja a melhoria do ensino! Não entendem o sistema, mas o aplaudem! Será que não aprenderam com o que tivemos no governo do Bolsojóias e seus militares?

    Responda
  48. Ernesto Pichler

    Essa escola conceição neves é alguma homenagem à Abominável Mulher da Neves, filhota do ademarismo?

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Tem escola Plinio Salgado...

    2. Augusto Colombo Junior

      Tira o pijama e va dar uma caminhada.

  49. HUGO ALVES

    Bolsonaro e Tarcísio, pedra e calo nos sapatos do Brasil.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Colombo Jr., Vc apoia o poste do Bozo, o autodenominado bozista Tarcísio Tonenaí, e votou nele. Agora o chama de câncer como se fosse uma vestal? Esse pessoal da extrema-direita vive se apunhalando pelas costas. É como aquela fábula sobre o escorpião q não consegue negar sua natureza.

    2. Augusto Colombo Junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Carlos Bruno Desenzi

      Abaixo há quem estava de um lado do muro, agora quer mostrar que está sobre o muro.

    4. Augusto Colombo Junior

      Bolsonaro e Lula, câncer.

  50. HUGO ALVES

    Ainda em 2024, estamos discutindo como sacar essa pedra do sapato do Brasil chamada Bolsonaro ou Tarcísio, a missão.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.