Poder > TCU decide que Lula pode ficar com relógio e abre brecha para rediscutir joias de Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Lis P Junqueira Safra

    Não vendeu não. Está depositado na Caixa Econômica Federal com recibo de entrada com dia e horário .

    Responda
  2. Carlos Eduardo Cunha

    Desde quando Lula e Bolsonaro , super sintonizados no populismo barato, acabaram com a Lava Jato não tem porque prender os dois só por ficarem com presentes dados para eles no cargo. Tem malfeitos ocultos muito piores . Já era de se esperar.

    Responda
  3. LUCIANA LAUSER TIMM

    Abre margem para rever também o entendimento de que funcionário público não pode receber presente de valor. Não é uma decisão que estimule a proteção do erário de corrupção. Não é moralmente defensável que num país com 27% de pessoas abaixo da linha de pobreza presentes evidentemente recebidos em função do cargo ocupado sejam direcionados para o patrimônio privado.

    Responda
  4. ARI JOSE ANTONIA

    É petralhas...inventem outra narrativa para imputar algum crime ao capitão...essa por tentativa de roubar o próprio relógio não deu...kkk

    Responda
    1. neli faria

      Também deve devolver os presentes. As Joias são do Poder Público, não são personalíssimas.

  5. Edmar De oliveira

    Como disse o velho MA, muitas decisões são baseadas na capa do chumasso. A velha politicagem em tudo.

    Responda
    1. Edmar De oliveira

      Vender ou ficar ou incorporar não deveria ser opções pra governantes de visão. Talvez o mais interessante seria ao final do mandato, leiloar tudo e doar para instituições que cuidam de crianças e idosos.

    2. Edmar De oliveira

      Precisando salvar o amigo, salva-se o inimigo tb.

  6. Roger Hoefel

    Com todo o respeito: muito brega relógio de luxo em um mundo tão desigual, tanto para lulistas como para bolsonaristas.

    Responda
  7. Ary Dantas oliveira Junior

    O nine fica com o Watcher, o bozo com as jóias e o po..vão com a conta! Simples assim!

    Responda
  8. Giovani Ferreira Vargas

    Kkkkk

    Responda
  9. Josue Oliveira

    A diferença é que Bolsonaro vendeu e não lançou no Imposto de Renda, o fazendo sem comunicar a ninguém (lavagem de dinheiro). E em um caso sabido o dinheiro ficou nos EUA (evasão de divisas).

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Errado. O bem (ou o ganho, se a venda ja houvesse ocorrido) so deveriam ser declarados no ano seguinte ao do evento, e vc sequer sabe se isso ocorreu. Também não ha lei que impeça a venda de um bem pessoal fora do Brasil, e tampouco a manutenção de recursos em conta do exterior, desde que declarada.

  10. JOSE RIBEIRO NASCIMENTO

    Bolsonaro recebeu joias de presente e um mês depois a Petrobrás vendeu uma refinaria na Bahia pela metade do preço, para o grupo Mubdala dos Emirados Ãrabes. Isso tem cheiro de propina, e agora o TCU liberou geral.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Lulinha recebeu um aporte milionário da Telemar na sua "produtora de games" Gamecorp, semanas depois as regras do setor foram mudadas e permitiram que a Telemar comprasse uma concorrente reiniciando a concentração no setor. Pois é, recordar é viver!

  11. Bruno Sebastião Neto

    Essa direita Brasileira tem verdadeiros gênios do mal ,se toda essa inteligência fosse usada para o bem, eu ia aplaudir ,mais o caráter(Pila ntras) deles impedem de serem pessoas boas !

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Defensores do descondenado falando em caráter, só pode ser piada

  12. Francisco José Bezerra de Menezes

    Já estão plantando essa falsa equivalência. Essa decisão do TCU não tem efeito vinculante, além de que no caso específico do inelegível, os valores decorrentes da venda, são injustificáveis para se tratar exclusivamente de um presente .outra, os meios usados pelo motoqueiro arruaceiro não é usual, e há manifesto crime de natureza tributária.

    Responda
  13. Juarez Mercante

    Todo esse tempo para dizerem o óbvio ???!!!

    Responda
  14. João Francisco dos Santos

    Nenhum servidor público pode receber presente valioso. Para isso existe limite legal. Se ultrapassar a isso pertence ao Estado. Se tivessem vergonha na cara deveriam ter incorporado ao patrimônio publico e propor a destinação para alguma instituição pública (para leiloar e arrecadar recursos para sua manutenção) de seus objetivos.

    Responda
  15. ARI JOSE ANTONIA

    ...e aí esquerdo patas....qual a próxima narrativa de tentar imputar algum crime para o ex-presidente ...não cansam de passar vergonha...kk

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Josue precisa estudar um pouco mais o Direito. Ta fraquinho.

    2. Josue Oliveira

      Vender em dólares deixando o valor nos EUA (sonegação e evasão de divisas).

  16. Manoel Bolonha

    Continuo dizendo que mesmo contra a vontade(será?) Lula continua em campanha para a volta do bolsonarismo, ele continua se "esforçando" para isto.

    Responda
  17. Joaquim Rosa

    Eu desde meu tempo de miúdo já sabia que não devia me apossar de bens que não me pertenciam. Aos setenta prático isso, ainda. Quando em dúvida dou ganho de causa à recusa.

    Responda
  18. Julio Shiogi Honjo

    A legislação não deixa margens a dúvidas. Nenhum agente público deve reter para si presente ganho em razão do cargo que ocupa, cujo valor ultrapasse a cerm reais. A decisão do TCU pode abrir periogoso precedente, pois envolve todos os agentes. Imaginem ocupantes de cargos com poderes decisórios que envolvem montantes vultosos poder receber joias e similares de altos valores de terceiros beneficiados .

    Responda
  19. Hamilton Magalhaes

    Comprei um presente vindo da Polônia e a Receita fFderal me tributou em mais de 100%, os medalhistas olímpicos vão pagar impostos sobre a premiação. Porque agora os membros do executivo seriam tratados de forma diferente de qualquer cidadão comum e não pagar a tributação tão alta cobrada pelo próprio governo?

    Responda
    1. neli faria

      Os medalhistas não vão pagar nada! Esqueceu que o Brasil só existe para sustentar políticos e poderosos? O lula baixou uma Medida Provisória isentando.;

  20. paulo cesar cruz

    A lição que fica : o cri me sempre compensa,desde que praticado pela penthouse da pirâmide. Para os moradores dos andares inferiores, resta pagar impostos e fiscalizar as práticas íntimas de seus vizinhos. Deus agradece.

    Responda
  21. Hudson Rodrigues Lima

    A exemplo de toda civilização decadente, como foi a Romana, vivemos o mesmo hoje, o poder de juízes, senadores, deputados e etc . descolados a dura realidade da maioria da população. As elites de todas as ordens se fecham em si, cometem crimes e arrumam artifícios para dizerem que são exemplos de honestidade e ética. Genocídio, milícia digital, golpe de estado, geração de pobreza e miséria… tudo acabando em grande rodízio de pizza GGG

    Responda
  22. paulo cesar cruz

    Não faz muito tempo ,Lula afirmou que Bolsonaro livre não seria o fim do mundo ,coincidência ou não ,hoje temos esta decisão. Aos pa ti fes que ainda tem algum tipo de poder: corram porque os jogos olímpicos acabam neste domingo. Ainda dá tempo de aprovar muita banda da lhei ra.

    Responda
  23. Marcelo pires

    Estamos em fase final de descaramento nas instituições, principalmente por aqueles que querem transformar instituições de Estado em de governo

    Responda
  24. Nelson Vidal Gomes

    A tica ciência ou filosofia da conduta tem o Direito como norma de conduta exterior sancionada pelo Estado. É o mínimo ético. A Moral é norma de conduta interior sancionada pela consciência. É o máximo ético. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  25. COLOMBO MELO

    Justo. Injusto seria punir apenas um e deixar o outro livre.

    Responda
  26. Nelson Vidal Gomes

    Tudo que Lula quer é inocentar Bolsonaro. É o que lhe resta de esperança à sua popularidade. Ademais, o sistema precisa recompensar Bolsonaro por sua colaboração com o fim da Lava Jato. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  27. Humberto Giovine

    "Parabéns" ao ministro Oliveira, indicado por bolsonaro. Ao que parece, o ex-presidente não colocou 10% dele apenas no STF, mas também no TCU.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Humberto, não basta um deles ser bolsonarista. A maioria deveria ser para que a decisão produzisse efeitos.

  28. Paulo Carmo

    Nossa! "Ficou enfurecidinho". Devia ficar assim sobre a soltura. Devia ficar enfurecido com a injustiça de sua libertação. Lula e Bolsonaro deviam ser presos na mesma cela. Sr presidente, solicite que tu sejas preso pra servir de exemplo ou para evitar que mais ban didos igual a tu sejam beneficiados com teu péssimo exemplo. O relógio é muito pouco pelo que levou nos oito anos e nos quatro da ban dida da Dilma.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Paulo, o André que comentou aí embaixo acha que "está do lado certo da história" ao idolatrar o político mais nefasto e oportunista que esse país já viu. Eles não percebem que são parte do nosso problema como país, não da solução

    2. Andre Moraes

      Vocês são muito lunaticos. O ódio de vocês é tão irracional, que vocês não falam coisa com coisa e começam a disparar um monte de fakenews que vem lá das profundezas do zap e da extrema-direita. Faça-se um favor e ao país. Esqueça politica. A ignorância é bruta.

  29. jose batista

    Se Lula Biden pode pq Bolsonaro não pode?

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Só que Lula não vendeu.

  30. Israel Sena

    Corr ruptos de direita e Corr ruptos de esquerda sempre conseguem uma ação entre amigos para se dar bem. E assim caminha o Brasil para o fim do poço.

    Responda
  31. Francisco Neto

    ele a de erre o til e esse, os dois.

    Responda
  32. Felipe Macedo

    Mais uma falsa simetria nojenta. Lula nunca ficou com o que legalmente não lhe pertencia nem muito menos vendeu para embolsar o dinheiro como fez o ladrão de joias. Estão comparando coisas totalmente diferentes como iguais

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Ainda nessa fake news, Paulo? acorda pra vida

    2. Paulo Carmo

      Não ficou com o triplex nem com o sítio de Atibaia porque foi descoberto. Inclusive tem testemunhas e até registro da entrada dele na portaria do condomínio que alegou nunca ter visitado e colocou nas costas da finada Sra Marisa, que não estava mais viva pra se defender nem pra ser interrogada. Lula e Bolsonaro deveriam dividir a mesma cela.... E que Alckmin não assuma, pois, compactua com ter roris mo

    3. jose batista

      Lula Biden e Bolsonaro são ladroes de joias?

    4. Felipe Macedo

      O que Lula vendeu pra embolsar o dinheiro pra si mesmo como fez o ladrão de jóias? Aguardo sua resposta

    5. César A C Sanchez

      Mas o PT é is outros aliados de Lula ficaram com os bilhões do Mensalão e do Petrolão, os empresários amigos com o dinheiro dos desvios ... Lula diz que tudo isso nunca o beneficiou em absolutamente nada ... e gente como você quer que todos acreditem nesse conto do vigário!

  33. Adauto Lima

    Mais uma pisada. Criticou tanto o Bolsonaro e no final libererou um caminho para inicentá-lo.. Agora não vai poder falar nada contra os que o apontam como Bolsonarista

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Humberto, a decisão foi por maioria, e contou inclusive com votos de ministros indicados por Lula. Leia direito o artigo para não passar vergonha em publico.

    2. Humberto Giovine

      Quem "pisou" e estourou a bola foi você com este comentário. O ministro relator responsável por esta decisão foi indicado por bolsonaro e não por Lula.

  34. sergio boccia

    Controverso, são nossas instituiçãoes!!!

    Responda
  35. José Marcelo Moreira

    O TCU legalizando o suborno para livrar a cara do cara mais corrupto que passou pela presidência.

    Responda
  36. Jose Martins

    Presidente devolve logo este relógio e tire nosso risco de o "coiso" ficar livre e retornar ao poder... O risco é da nação brasileira, portanto, deixe ele ser eliminado da vida pública brasileira e nos assegurar que o "coiso" nunca mais!

    Responda
  37. Claudio Luiz da Cunha

    O Bozo vendeu as joias.

    Responda
  38. Andre Moraes

    Uma quitanda da feira, um boteco com rodada dupla de chopp têm compliance para seus funcionários receberem presentes dos clientes, mas o TCU da nona economia do mundo libera irrestritamente presentes a seus presidentes da república, para tentar salvar o Ladrao de Joias e colar de brilhantes. Juro.. eu conheço profundamente a história desse país desde a sua descoberta; parece que estamos em um loop temporal. Bizarro.

    Responda
  39. Marcelo Galvao de Oliveira

    Lula tem uns oito contêineres com presentes. Incluindo um AK47.

    Responda
  40. Frederico de Souza Cruz

    a manchete da folha é abjeta. Se um cidadão comum traz um bem para o país e não declara é crime. Se um cidadão comum levar algum bem pessoal para o exterior e não declara, isto é crime. Se um cidadão comum vender algum bem no exterior sem declarar isto é evasão de divisas. Se este cidadão usar a máquina publica para fazer tudo isto é peculato. Portanto a decisão do TCU não diz respeito ao caso Bolsonaro. Isto tudo é para limpar a barra de Bolsonaro, juizes do TCU e jornalistas sabem disto.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Ignoram que Bolsonaro não ficou com os itens, mas os vendeu pra embolsar o dinheiro, o que é ainda pior. Algo que Lula nunca chegou nem perto de fazer

    2. Gustavo Michelin

      Não fica assim

  41. Andre Moraes

    TCU agora escancara a possibilidade do presidente receber oficialmente presentes de milhões de reais por serviços prestados, vulgo propina. Qualquer empresa pública e muitas privadas sérias tem políticas de compliance que definem atribuição sobre presentes e brindes, mas Nardes e seus amigos bolsonaristas defendem uma excrescência dessa desmoralizando a instituição que deveria ser o compliance do país. Somos uma vergonha.

    Responda
  42. Mauricio Costa

    Esse negócio de joias é bobagem. Quero saber porque a mídia corporativa não noticiou a operação da Policia Federal, no Rio, contra o pessoal do mercado. Coisa pesada. Todo mundo passou pano. Esse é o pessoal que sobe o valor do dólar. É só olhar no site da PF que está tudo lá. Foi hj. Esse sim é o Governo Lula.

    Responda
  43. Antonio Pinto

    Kkkk entenda esse país. Muita água ainda vai rolar

    Responda
  44. Paulo Emmerich

    Não sei porque lembrei daquela história do Alibabá...

    Responda
  45. Benedito Claudio Pacifico

    Não há o que se comparar nem mudar entendimento, Lula tem um relógio de uma época em que isto era permitido , colocou o relógio no braço e passou a utilizar publicamente , bolsonaro tentou desviar joias mesmo já havendo regulamentação proibindo isto é o mesmo tendo consciência de que estava cometendo crime pois começou negando o fato é depois foi mudando as versões, além de ter escondido as joias na entrada do país e também a venda no exterior , uma lambança que envolveu muitas pessoas .

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Se ele tivesse ficado com as jóias já seria um absurdo e algo criminoso. Mas Bolsonaro fez pior: vendeu o que não era seu e embolsou o dinheiro

  46. José Nilson Gregolis

    Nada mais que justo. Quem ganhou o presente foi o presidente, assim como o ex presidente anterior tem o mesmo direito dos presentes que ganhou na sua gestão.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Será que eu tenho chance de fazer uma visita à turismo às Aábias e ganhar um presente desses, ou será que antes eu vou ter que vender uma refinaria para os Brimos?

    2. José Marcelo Moreira

      Isso mesmo. Todos os presidentes que ganharam presentes em troca de favores tem que ser perdoados. Muito justo.

  47. André Mendes

    É preciso diferenciar os casos. Lula recebeu o relógio quando a incorporação desse tipo de bem poderia ser feita pelo presidente da república. Lula ficou com o presente e nunca tentou vender para ganhar dinheiro. A regra da época não pode retroagir para obrigar Lula a devolver o relógio. Bolsonaro, já sob regra nova que proibia a incorporação das joias ao patrimônio pessoal, criou um esquema para a venda de patrimônio público.

    Responda
  48. Fernando Busian

    O problema do ex-presidente está além de ficar ou não com um presente. No caso dele é a organização de um esquema para a venda dos objetos em uma operação de caráter clandestino que envolveu agentes de Estado

    Responda
  49. FABIO FIORAVANTI

    A Folha iludindo os bolsonaristas kkkkkkkk, eu vou abrir sua cabeça com uma paulada kkkkkkkkk

    Responda
    1. neli faria

      Existem Leitores da Folha inteligentes fora da dicotomia bovina lulistas e bolsonaristas. Votei para lula, mas, não deletei minha inteligência e senso crítico. Jornal é para informar. Notícia boa, notícia ruim. Informar.

  50. João Batista de Junior

    Não abre espaço para nada. Menos né.

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.