Marcos Augusto Gonçalves > Apesar da boa diplomacia, Brasil é frouxo com Maduro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    NOTA:::O ato de moderação da Folha FSP causa sensação de censura às manifestações do assinante, muitas vezes reprimindo sentimentos de criação do contexto da ideia à ser expressada. É frustante e desanimador, como que a gente ñ está agindo corretamente!!! OBS. Meu comentário infelizmente não foi publicado anteriormente pelo colunista MARCOS A GONÇALVES.

    Responda
  2. Anete Araujo Guedes

    A ditadura da Venezuela incomoda muito mais do que outras existentes mundo a fora, como na Hungria, Rússia, Coréia do Norte, Arábia Saudita, Nicarágua e outros. Ou o petróleo, o gás e outras riquezas naturais ficam com Maduro e militares, ou vão para as mãos dos EUA.

    Responda
  3. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    a tradição também muda, devendo estar ela atenta às mudanças no tempo. Sr. Alberto, suas concepções não são as minhas. Vamos seguir enfrente pela democracia. Encerramos por aqui.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Se me permite assinar embaixo, caro xará, eu firmo. Ótimo texto.

    Responda
    1. antonio brito

      Estou contente. Concordei com você em alguma coisa

    2. antonio brito

      Estou contente. Concordei com você em alguma coisa

  5. celso callegaro

    Vivemos os tempos em que colunistas e leitores são contemplados não com comentários, mas com a foice de pseudos ombudsmen, que parecem esquecer que este espaço não é uma de suas redes sociais.

    Responda
  6. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Sr.Alberto, diplomacia não é tergiversação. Não é cordialidade e muito menos as vulgaridades praticadas pelo postulante a ditador do brasil há pouco tempo. Mas, é sim, um basta aos atos criminosos que o ditador venezuelano comete contra o seu povo. Presos e mortos, o resultado de um processo eleitoral que desde o início já apontava para não aceitar qualquer resultado da eleição. Nossa diplomacia perde a credibilidade para ser mediadora em qualquer conflito. O esquerdismo caduco mina o campo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Diplomacia da canhoneira? Nem é de nossa tradição, nem temos força para impô-la sra. Maria.

  7. Max Morel

    Sim, é frouxo com Maduro e com outras ditaduras latino americanas.

    Responda
    1. Max Morel

      Amaury, ditaduras latino americanas, como Nicarágua e Cuba.

    2. Amaury Kuklinski

      Me parece que além da Venezuela não tem mais nenhuma ditadura no nosso quintal (América do Sul).

  8. Antônio João da da Silva

    Essa coluna é só mais um discurso de buteco, depois da quinta cerveja, onde se mistura hipocrisia e má-fé do colunista, com grande pitada de despeito e dor de cotovelo.

    Responda
  9. João Batista Tibiriçá

    Viva a democracia! Para quem quer. O problema da eleição em qualquer país é de interesse do povo desse país. Não caba a ninguém se meter. Por defendermos a democracia, vamos nos tornar imperialista dela! Difundi-la sim, obrigar jamais!

    Responda
  10. Paolo Valerio Caporuscio

    Diplomacia boa aonde colunista??? em assuntos geo-politicos o brasil é um mero coadjuvante e zero à esquerda.

    Responda
  11. Leandro Saraiva

    A gente lê os comentários (este é tantos outros) e confirma mais uma vez o espírito do tempo: não interessam fatos ou considerações das incertezas do jogo, político ou diplomático. Todo mundo já tem a as suas certezas, e isso basta, pra bater na mesa. Batidas de mesa patéticas, de quem não apita nada, é óbvio, mas que se compraz em ser um átomo das ondas de "opinião". Renúncia ao espírito crítico, adesão à massa. Psicologia as massas e análise do eu (que já era).

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Off topic, né mesmo?

  12. roberto silva

    Muito confusa a coluna, diz que tem que manter relações boas com China Rússia arábia etc mas com a Venezuela nao? Parece que o governo está fazendo do certo, pois os colunistas estão perdidinhos vide WW no outro jornal.

    Responda
  13. Antônio João da da Silva

    Gonçalves, você que é muito machão, pelo visto, tem a solução. Só que seu chefe, o mito, outro machão no governo passado, aprontou um papelão e nada, absolutamente nada conseguiu, reconheceu o governo de um tal de Guaidó, que sumiu e virou pó. Gonçalves, apresente a solução!

    Responda
  14. Hernandez Piras

    Lula foi propositalmente ambíguo. Pouco antes de lançar a nota de apoio a Maduro, a Presidente do PT esteve com o chefe de governo. É crível que ela não tenha citado a nota ao mais ilustre membro do Partido? Só criancinhas acreditariam nisto. Ao mesmo tempo, a fim de não comprometer o governo, Lula apoiava as iniciativas do Itamaraty. A única falsa nota, que revelou sua dubiedade, foi a malfadada entrevista, na qual disse não ver nada de anormal no pleito venezuelano.

    Responda
  15. Ricardo Knudsen

    Incompreensível. Se a nossa diplomacia fala oficialmente pelo país, sendo o presidente o decisor final, como a diplomacia pode ser boa e o país ser frouxo? Se construirmos uma tabela de possibilidades combinando as duas afirmações (boa diplomacia; país frouxo) resta apenas uma solução lógica: é boa dplomacia o país ser froxo. Não me parece sério.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Incompreensível para quem tem o neocortex como mero enfeite. O colunista, notorio apoiador do rei do Petrolão, corretamente aponta em um dos paragrafos que o Lula é o frouxo e se aproveita da ausência das atas para não se indispor com o cumpanheiro ditador stalinista. Lula é conveniente com ditaduras e voce concorda com isto, só tem vergonha de assumir.

  16. André Silva de Oliveira

    Verdade irrefutável - Lula foi frouxo com Maduro,

    Responda
    1. Daniel Marques

      Frouxo porque é complacente com o regime venezuelano. USA reconheceu Edmundo Gonzales como o verdadeiro vencedor das eleições e a UE não reconhece os resultados do pleito, inclusive seu parlamento aprovando texto que condena as ações da ditadura de Maduro, exatamente o oposto que fez o PT de Lula.

    2. Ricardo Knudsen

      Tão frouxo qto a União Européia e os USA, q dizem confiar na iniciativa de Brasil-México-Colômbia.

  17. Daniel Liaz

    Teste

    Responda
  18. Alberto Melis Bianconi

    Em coluna anterior concordei que a fala de Lula era inaceitável, e continuo considerando. Mas acreditar que Lula a fez por ingenuidade, afobação ou sem conversar com o Itamaraty é de uma ingenuidade sem tamanho (seria antipatia ao presidente? Complexo de vira-lata? Ou vergonha por comer mosca? Tanto faz. O quanto Lula é simpático pessoalmente a Maduro também é irrelevante). A questão é evitar a violência na Venezuela e não acariciar a vaidade intelectual do colunismo político.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A propósito, o Brasil é frouxo e o Itamaraty é adequado? Ou o colunista não assume responsabilidades com a coerência do que diz?

  19. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    "Apesar da boa diplomacia", "apesar do aumento da arrecadação", "apesar da inflação se manter baixa", "apesar dos positivos indicadores", "apesar da elevação de nível do emprego", todas frases encontradas nesse jornal nos últimos dias. Apesar de tudo isso, FSP e seus leitores-fãs detestam Lula. Quanto melhor se sair o governo, menos vão gostar.

    Responda
    1. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

      Além dos leitores-fãs da FSP, que acham o jornal o mais imparcial do planeta, tem aqueles que acham todo aquele que não mentir para atacar o Lula o tempo todo, é porque são Lulistas.

    2. Daniel Marques

      "Apesar da divida interna ser recorde", "apesar do deficit trilionário", "apesar da inflação bater no teto da meta", "apesar do dolar decolar a quase seis", "apesar da inflação dos alimentos já ultrapassar vinte % nos ultimos doze meses", "apesar do aumento da gasolina levar a mais de sete reais", apesar de tudo isso a FSP continua sendo suave e amorosa com a rota do abismo que o desgoverno está levando a economia.

    3. Alberto Melis Bianconi

      E nem é de se estranhar. As zelites bandeirantes de Sampa não gostam de se verem ultrapassadas no que acreditam ser assuntos de sua especialidade. Um tanto vexatório, mas sempre hilário.

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Verdade verdadeira.

  20. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

    Que péssima opinião! Se afirma que foi frouxo mas que nao se deve romper relações diplomáticas deveria dizer o que fazer. Se não diz, parece artigo men tiros. Mas uma vez Folha mostra a que vem!

    Responda
  21. José Cardoso

    Não se pode acusar o Lula de incoerente. Não só apoiou sempre com entusiasmo as ditaduras de extrema esquerda da Venezuela, Nicarágua e Cuba, como também é simpático às de direita como Rússia e Irã.

    Responda
  22. Jorge PAULISTANO

    Diplomacia frouxa nunca foi e nunca será boa...só países fracos, que não conseguem valer seus interesses, que são os frouxos

    Responda
    1. Daniel Liaz

      O que seria uma diplomacia frouxa? Aquela que segue princípios diplomáticos? E a não frouxa? A do Putin ou Bibi?

  23. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O articulista se lembra da eleição que tirou Gore do jogo? Foi fraudada na Flórida! Alguém foi lá questionar a S C ? Porque não aceitam o julgamento legal no país latino americano? Porque querem dar um golpe, o oitavo, sete tentativas foram fracassadas! A História comprovou!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Nem de longe dá para comparar. Por melhor que seja o sistema (e o deles é bem antigo, porque funciona razoavelmente bem a muito tempo, né mesmo?) não é capaz de evitar disputas acirradas, recontagens e mesmo eventuais erros. Não há consenso de que houve fraude na Florida... mas lá ninguém alegou que as atas haviam sumido, né mesmo?

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Que é isso Alberto? O que vale para os EUA não vale para o Sul do Equador ? O sistema eleitoral norte americano é caótico, a eleição em que Gore foi derrotado, foi fraudada na Florida, eles são melhores que os latinos? É isso mesmo ?

    3. Alberto Melis Bianconi

      Porque o julgamento legal do país latino americano está para lá de enviesado. As vezes não basta parecer, ostentar o título de Suprema Corte, precisa agir como tal, para calar os descontentes.

  24. Rocia Oliveira

    Estranho demais esses comentaristas que insinuam ou afirmam que possa haver uma diplomacia do executivo e outra do itanaraty

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Cara Rocia, acredito que se questionados dirão, a maioria deles, que Lula não tem uma diplomacia, apenas diz o que lhe vem a cabeça, possivelmente expressando seus sentimentos mais sinceros. Não sei se Lula se diverte com essa subestimação ingenua que lhe dedicam... mas com certeza usa dela, para alcançar o que pretende, com a maior parte de suas declarações (o que não impede que erre algumas vezes). O complexo de Dotô é irmão de de Vira-lata.

  25. Valter Iwai

    A solução para o imbróglio não virá de fora da Venezuela.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Tampouco virá de Maduro.

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Concordo!

  26. Paulo Inácio

    Direita Vencedora? quais as evidências. Todas as partes estão de alguma forma construindo uma narrativa de vencedor. O governo Maduro ao não mostrar as atas indicam sérios indícios de irregularidades, a oposição já elegeu um governo saído do nada, lembra? bancado pelos states. Qualquer solução que não passe pelo entendimento e ignore e não comprove o resultado eleitoral vai transformar em banho de sangue. No Brasil se tentou isso, quando colocou o resultado das urnas sob suspeita..

    Responda
    1. Paulo Inácio

      Nossa Daniel, conte para os governos, pois essa certeza só vc tem. Nem a oposição nem o governo tem provas irrefutáveis. Enfim, o mais importante é construir uma alternativa que se construa sem guerra e nem morte. Gostei do site independente... deve ser gerenciado pelos anjos rafael e gabriel.

    2. Daniel Marques

      Antes de espalhar desinformação, consulte o site convzla, uma plataforma digital que permite visualizar mais de 80% das atas obtidas de forma independente. Lá verá que Edmundo ganhou com 67% dos votos, de forma incontestável.

  27. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Boa diplomacia??? Conte outra piada. Estão com medo do Maduro colocar a boca no trombone e escancancarar as suspeitas abafadas de financiamentos de campanhas

    Responda
  28. Paulo Sales

    A precaução de evitar afirmar a vitoria da oposição, sempre deixando a possibilidade em aberto, mesmo estando evidente a derrota de maduro, é um fato curioso da imprensa.

    Responda
  29. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Lula deveria ser eleito como o homem cordial brasileiro do século XXI. Mantém a tradição dessa cordialidade unindo-a a uma ideologia caduca. O homem cordial é guiado pelo coração e pelos afetos de difícil de transparência. Assim, prossegue ele junto ao modo jeitoso da diplomacia de um Amorim. A diplomacia do Itamarati deveria também correr atrás da sua reatualização frente às dificuldades da atualidade. Basta! em bom som, à ditadura de Maduro. Cordialidade deixa nos salões de festa mundo afora.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      "...Basta! em bom som..."Que exemplo de diplomacia!

  30. Alexandre Marcos Pereira

    Desde a ascensão de Nicolás Maduro ao poder na Venezuela, a política externa brasileira tem sido marcada por uma dualidade peculiar: a manutenção de uma diplomacia aparentemente ativa e cordial, mas ao mesmo tempo, uma postura leniente e conivente com as práticas autoritárias do regime venezuelano. Essa dualidade tem gerado críticas tanto no âmbito doméstico quanto internacional, levando a um questionamento profundo sobre os princípios e objetivos da política externa do Brasil.

    Responda
  31. Jose Mendonça de Freitas

    Ao ser um dos poucos paises do mundo que ainda apoiam Maduro apesar da fraude eleitoral comprovada, não reconhecendo a vitoria de seu adversário , Lula e o PT alinham o Brasil com as piores ditaduras conhecidas - Russia, China, Cuba, Irã, Coreia do Norte, etc. É preciso tomar cuidado em 2026 para que Lula e o seu TSE aparelhado não repitam a farsa de Maduro e o seu CNE aparelhado, que envergonham até mesmo regimes de esquerda latinoamericanos.

    Responda
  32. João Vergílio

    Os anos 90 terminaram com a invasão do Iraque. Um genocídio em nome da democracia. Os EUA têm o poder de impor embargos econômicos aos sabor de suas conveniências. Se você acha que as motivações desses embargos são ideológicas... bem, eu não acho. Por que seria tão má ideia ter a China e a Rússia como contrapeso à influência norte-americana por aqui? Por que entrar em rota de colisão com dois importantes parceiros em nome de uma "causa" (sei...) que os americanos defendem tão bem?

    Responda
    1. Max Morel

      Quem pode responder ao seu questionamento é a população venezuelana, especialmente os milhares de presos e que falam em nome das centenas de mortos pelo regime criminoso e asqueroso que os petistas e psolistas não conseguem dizer que é um regime ditatorial ou que a Venezuela está submetida a uma ditadura vil e asquerosa , além de assassina.

  33. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Os colunistas da FSP jejuam diariamente em solidariedade ao povo Venezuelano. Até enviam parte de seu salário como ajuda humanitária para lá. Ops! Nem ligam para o povo de lá? Então é só guerra ideológica contra Lula? Nossa, parecem tão preocupados com a democracia alheia! E a ditadura Nicaraguense? não vão mais atacar depois que romperam com o Brasil?

    Responda
  34. Adriana Flores

    Lula sempre foi frouxo com várias ditaduras. E o que é pior, seus ditadores de estimação sempre lhe puxam o tapete. Agora pelo ditador da Nicarágua, o Brasil deixou de assinar na ONU declaração que condenava os crimes contra a humanidade cometidos pela ditadura de Ortega. Em agradecimento, Ortega mandou expulsar o diplomata brasileiro do país com desculpa esfarrapada. Ou seja, Lula quer se dar a importância que não tem e até seus “amigos” ditadores o fazem passar vergonha.

    Responda
  35. Paulo Inácio

    O que vc chama de frouxo? a exigência que a solução seja construída de maneira democrática sem intervenção externa? qual solução construída por golpe prosperou na américa? A posição do governo brasileiro, criticada como sempre por vocês da faia, é elogiada pela oposição venezuelana. O Brasil dialoga e respeita as duas partes envolvidas em um outro país, e pressiona para que a solução não seja violenta mas construída no entendimento. Repudia ditadores de direita ou de esquerda...

    Responda
    1. Jose Mendonça de Freitas

      Qual seria essa solução mágica não violenta que o PT e Lula estariam patrocinando para a Venezuela? Convencer a oposição vencedora a desistir do Poder conquistado nas urnas em troca de Maduro "afrouxar" sua repressão contra seus adversários politicos? Castrar o direito de escolha dos eleitores em troca da "paz dos cemitérios" que reina na China, no Irã, na Coreia do Norte e na Russia? As unicas "ditaduras" que Lula e o PT de fato repudiam são aquelas em que a "direita" chegou ao Poder pelo voto.

  36. Lis P Junqueira Safra

    Ficou muito mal. O Lula sempre apoiou ditadura. Só que ele não representa a maioria dos brasileiros. Uma grande parte da população que tem vergonha na cara está cobrando dos deputados e senadores uma posição.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Lula combateu a ditadura militar de 64, foi prêso por ela. Também foi contra a tentativa do Bozo de impor uma ditadura aqui. Então, obviamente vc está mentindo. E se sabe pq, vc é apoiador de ditaduras extrema-direita, queria uma no Brasil. Quem apoia golpe aqui não tem vergonha na cara.

  37. gian paulo gonçalves bonaccorsi

    A quantidade de sapos engolidos em nome da democracia , dos direitos humanos e da ideologia envelhecida só cresce : Bolívia , Nicarágua , Venezuela ....quem mais virá para esta lista?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Pois é, escapamos dessa por enquanto no Brasil, mas se não meterem todos os golpistas na cadeia, Bozo a frente, vamos acabar nessa lista.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.