Hélio Schwartsman > É duro ser ditador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu gostaria de dizer ao senhor Karin Correia Foggiato, que Lula nem o PT, impediu a escolha do povo. Eles concorreram as eleições por direito adquirido. Quando concorreu e perdeu, não pediu recontagem de voto como fez o Aécio Neves, nem depredou BrasÃlia como fez a turma do Bolsonaro.
Para enfrentar essa dureza de ditar a dor, tem que ter competência. Bolsonaro tentou mas não conseguiu.
Ele podia abdicar em nome de seu filho, o Nicolasito. Parece que é um deputado com promissora carreira.
SENHOR Dalton Malzebachnbachaer Chicon, Quem elegeu Bozo foi Aécio Neves, Janaina Paschoal e seu asseclas. Porém você está certo em dizer que quem elegeu Lula foi o Bozo. Se Bolsonaro fosse capaz de fazer um governo satisfatório ao povo, jamais lula se elegeria.
Ao contrário. Quem elegeu o Bozo foi o Lula/Dilma, cujo partido não negociava alternância de poder, depois de 14 anos na gestão dos dois. E destruÃram aliados para eleger a Dilma, ou seja, iriam até ao inferno em seu projeto de poder. Foram tirados a forcceps pelo povo, pelo impeachmment, antes que o Brasil derretesse e pela Lava Jato, antes que o paÃs fosse assaltado totalmente pelos membros do "partido", para gozo próprio e para os outros paÃses da esquerda. Nunca pensaram no paÃs, só na causa
Cara, que coisa fantástica a velocidade do mundo atual: dois dias sem ler jornal e já me defronto com uma proposta de asilo? A Economist que asile o camarada, por que empurrar isso para o Brasil? Nóis lá queremos essa azia aqui azilada? Era o que faltava, o Maduro vir pra cá, montado num hebdomadário, tipo "Godiva do Irajá, me escondi aqui em Copa"? O Fausto Fawcett bem que gosta de bizarrices, mas acho que nem ele güenta. Encaixa o maduro no meio das corcovas de um camelo e manda pra Hungria.
Das corcovas d um camelo e manda Maduro para o Afeganistão. Ou para a Rússia d autocrata Putin q o receberia com muito frio, literalmente. Marcos, não confia em alucinações d Maduro asilado.
Pobres ditadores. Melhor evitar esse caminho incompatÃvel com uma aposentadoria tranquila.
Um ditador não larga o poder, porque por trás dele há milhões de minis ditadores. Eu não acredito que uma pessoa que provavelmente tem recursos para viver no luxo sem ter que dar satisfação a ninguém, tenha tanto apego ao poder. Na minha opinião, o Maduro é um biombo de parte da sociedade venezuelana, que teme perder a boa vida com a ausência de seu representante. Aqui temos os bolsominios que invadiu BrasÃlia no 08 de janeiro de 2023, gente que teme diminuir sua fatia do bolo.
Deveriam aproveitar a oportunidade para besuntados de óleo, resolverem tudo num torneio de lutas greco-bananas.
Hahahahah, excelente. Se possÃvel, não assistirei, mas a saÃda é ótema! Hahahahah!
Um bom exemplo do tratamento democrático do asilo é o que foi feito com Assange qdo Grã Bretanha violou todas regras para manter Assange preso e qdo mudou o governo do democrático Equador entregaram Assange.
Para a esquerda lha tudo é muito simples .. a. Culpa é dos Estados Unidos .
Eu concordo com à esquerda! Nenhum paÃs no mundo é tão feliz com as instabilidades dos outros como o EUA. Lembre-se que o EUA enriqueceu, explorando as guerras na Europa. São urubus...
Como faz o ditador econômico EUA, jamais desiste do poder e sempre dobra a aposta via guerras, Bretton Woods, Petrodólar...
O Tio Sam, aquele velhote, é viciado em jogo, não sai do bingo e do jóquei clube...
O nosso governo é muito seletivo para conceder asilo. É necessário ser um múltiplo assassino como Battisti.
Maduro atende ao requisito com folga, mas mesmo assim, o caso de Battisti ilustra perfeitamente o que Helio disse
Pobre Venezuela com seu rico petróleo..ou é vÃtima de um ditador sanguinário ou de outros paÃses querendo impor um presidente alinhado , não respeirando a soberania do estado!
Todo paÃs possuidor de grandes reservas de petróleo, seu presidente se torna inimigo do EUA. Foi assim com Saddam Husseim,com Muammar Caddafi, com Chaves e maduro. Será mera coincidência?
Infelizmente, como nas clássicas crises nas republiquetas latinas, Maduro só vai cair quando uma ala das forças armadas se insurgir e der um golpe. O poder civil, além de cooptado, não tem força para isto.
Eu não acredito que as forças armada da Venezuela tenha a intenção de dar um golpe, pois seria um tiro no pé. Ou seja botaria a cara para apanhar. As forças armada, precisa de um testa de ferro, para levar a culpa. Aqui no Brasil também eu creio que os militares regem todos os governo, de direita e esquerda. Enquanto um presidente é execrado, os generais barrigudos deleita com o dinheiro público sem sofrer pressão.
Hebdomadário é para ser engraçado ou para mostrar erudição? Engraçado não achei, e para mim, sábio é quem se faz entender.
Ôôô, João, é aquele primo do camelo com uma corcova só!
Serviu para dar a informação de que The Economist é semanal e para uma redação mais elegante, sem a repetição de palavras.
Serve para responder palavras cruzadas
O povo venezuelano merece viver em uma democracia mas terá que resolver esse problema por conta propria. Não poderá contar com qualquer ajuda externa e, se não agir, terá o mesmo destino do povo cubano que hoje vive na miséria e sem liberdade. Para o povo brasileiro resta a vergonha de ser governado por alguem escolhido pelo Poder Judiciário e que dá apoio à ditaduras sanguinarias como a de Maduro.
Cuba com 60 anos de sanções americana está na miséria, e o Haiti que nunca esteve, está na miséria por quê ?
Falta de vergonha na cara e apoiar um golpe no Brasil e exigir democracia na Venezuela... pior ainda, com um ogro perverso no poder!
Não gosto de lula, mas foi legitimamente eleito. Essa ideia e pregação de fraude é tola e enfadonha. Lula elegeu bozo que elegeu lula. A propósito, tampouco gosto do bozo.
Também assim o é para os pseudodemocratas, "mutatis mutandis". Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
É dura a vida dos assinantes da Folha. Isso, sim. Tem cada matéria...
A proposta é ridÃcula pq oferece uma punição branda a quem na prática é o vencedor e pretende colher todos os louros. A ditadura Maduro tem os militares, o judiciário e o legislativo. Pq o ditador iria aceitar o exìlio? O mais provável é q os lÃderes da oposição tenham q se exilar para não serem prêsos ou assassinados pelo regime.
... que Somoza Debayle o diga.
Hélio, desculpe, mas a questão não é essa. Maduro poderia ir para paraÃso fiscal de ziliordarios no Caribe, tomando daiquiri à beira da piscina e do mar azul. A noite dançar a Salsa. Vc pensa que a vida de ditador é fácil? Só problemas e aborrecimento, consultando cartomante para saber que general o vai trair! O problema é o cardume que depende dele para poder, sinecuras manutenção de oligarquias tropicai Pdvsa sustentadas. Maduro na gaiola.
O regime cometeu crimes em demasia (associação com o narcotráfico, prisões arbitrárias, tortura, corrupção institucionalizada, especialmente na estatal do petróleo, evasão de divisas, etc) para que seus mentores possam se permitir o luxo de ceder o poder pacificamente. Caiu na lógica do tudo ou nada e muito dificilmente chegará ao fim por meio de negociações ou eleições livres. Infelizmente, a Venezuela não está no fim de suas penas e deve sofrer ainda mais.
Ou seja, ditadores tem poucos incentivos para cooperar com outros atores polÃticos democráticos ou autoritários. Make sense.
O problema insano em tudo isso é um povo inteiro, milhões de pessoas serem subjugadas às oscilações histéricas do ditador. Ninguém merece!
Faz sentido. Por isso a paranoia é companheira constante de ditadores
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > É duro ser ditador Voltar
Comente este texto