Hélio Schwartsman > É duro ser ditador Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. adenor Dias

    Eu gostaria de dizer ao senhor Karin Correia Foggiato, que Lula nem o PT, impediu a escolha do povo. Eles concorreram as eleições por direito adquirido. Quando concorreu e perdeu, não pediu recontagem de voto como fez o Aécio Neves, nem depredou Brasília como fez a turma do Bolsonaro.

    Responda
  2. Anete Araujo Guedes

    Para enfrentar essa dureza de ditar a dor, tem que ter competência. Bolsonaro tentou mas não conseguiu.

    Responda
  3. José Cardoso

    Ele podia abdicar em nome de seu filho, o Nicolasito. Parece que é um deputado com promissora carreira.

    Responda
  4. adenor Dias

    SENHOR Dalton Malzebachnbachaer Chicon, Quem elegeu Bozo foi Aécio Neves, Janaina Paschoal e seu asseclas. Porém você está certo em dizer que quem elegeu Lula foi o Bozo. Se Bolsonaro fosse capaz de fazer um governo satisfatório ao povo, jamais lula se elegeria.

    Responda
    1. KARIN CORREA FOGGIATO

      Ao contrário. Quem elegeu o Bozo foi o Lula/Dilma, cujo partido não negociava alternância de poder, depois de 14 anos na gestão dos dois. E destruíram aliados para eleger a Dilma, ou seja, iriam até ao inferno em seu projeto de poder. Foram tirados a forcceps pelo povo, pelo impeachmment, antes que o Brasil derretesse e pela Lava Jato, antes que o país fosse assaltado totalmente pelos membros do "partido", para gozo próprio e para os outros países da esquerda. Nunca pensaram no país, só na causa

  5. Marcos Benassi

    Cara, que coisa fantástica a velocidade do mundo atual: dois dias sem ler jornal e já me defronto com uma proposta de asilo? A Economist que asile o camarada, por que empurrar isso para o Brasil? Nóis lá queremos essa azia aqui azilada? Era o que faltava, o Maduro vir pra cá, montado num hebdomadário, tipo "Godiva do Irajá, me escondi aqui em Copa"? O Fausto Fawcett bem que gosta de bizarrices, mas acho que nem ele güenta. Encaixa o maduro no meio das corcovas de um camelo e manda pra Hungria.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Das corcovas d um camelo e manda Maduro para o Afeganistão. Ou para a Rússia d autocrata Putin q o receberia com muito frio, literalmente. Marcos, não confia em alucinações d Maduro asilado.

  6. Paulo César de Oliveira

    Pobres ditadores. Melhor evitar esse caminho incompatível com uma aposentadoria tranquila.

    Responda
  7. adenor Dias

    Um ditador não larga o poder, porque por trás dele há milhões de minis ditadores. Eu não acredito que uma pessoa que provavelmente tem recursos para viver no luxo sem ter que dar satisfação a ninguém, tenha tanto apego ao poder. Na minha opinião, o Maduro é um biombo de parte da sociedade venezuelana, que teme perder a boa vida com a ausência de seu representante. Aqui temos os bolsominios que invadiu Brasília no 08 de janeiro de 2023, gente que teme diminuir sua fatia do bolo.

    Responda
  8. Marcelo Carneiro da Rocha

    Deveriam aproveitar a oportunidade para besuntados de óleo, resolverem tudo num torneio de lutas greco-bananas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, excelente. Se possível, não assistirei, mas a saída é ótema! Hahahahah!

  9. Frederico de Souza Cruz

    Um bom exemplo do tratamento democrático do asilo é o que foi feito com Assange qdo Grã Bretanha violou todas regras para manter Assange preso e qdo mudou o governo do democrático Equador entregaram Assange.

    Responda
  10. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Para a esquerda lha tudo é muito simples .. a. Culpa é dos Estados Unidos .

    Responda
    1. adenor Dias

      Eu concordo com à esquerda! Nenhum país no mundo é tão feliz com as instabilidades dos outros como o EUA. Lembre-se que o EUA enriqueceu, explorando as guerras na Europa. São urubus...

  11. Aderval Rossetto

    Como faz o ditador econômico EUA, jamais desiste do poder e sempre dobra a aposta via guerras, Bretton Woods, Petrodólar...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O Tio Sam, aquele velhote, é viciado em jogo, não sai do bingo e do jóquei clube...

  12. Peter Janos Wechsler

    O nosso governo é muito seletivo para conceder asilo. É necessário ser um múltiplo assassino como Battisti.

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      Maduro atende ao requisito com folga, mas mesmo assim, o caso de Battisti ilustra perfeitamente o que Helio disse

  13. mauricio silva

    Pobre Venezuela com seu rico petróleo..ou é vítima de um ditador sanguinário ou de outros países querendo impor um presidente alinhado , não respeirando a soberania do estado!

    Responda
    1. adenor Dias

      Todo país possuidor de grandes reservas de petróleo, seu presidente se torna inimigo do EUA. Foi assim com Saddam Husseim,com Muammar Caddafi, com Chaves e maduro. Será mera coincidência?

  14. Marcos Araujo

    Infelizmente, como nas clássicas crises nas republiquetas latinas, Maduro só vai cair quando uma ala das forças armadas se insurgir e der um golpe. O poder civil, além de cooptado, não tem força para isto.

    Responda
    1. adenor Dias

      Eu não acredito que as forças armada da Venezuela tenha a intenção de dar um golpe, pois seria um tiro no pé. Ou seja botaria a cara para apanhar. As forças armada, precisa de um testa de ferro, para levar a culpa. Aqui no Brasil também eu creio que os militares regem todos os governo, de direita e esquerda. Enquanto um presidente é execrado, os generais barrigudos deleita com o dinheiro público sem sofrer pressão.

  15. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Hebdomadário é para ser engraçado ou para mostrar erudição? Engraçado não achei, e para mim, sábio é quem se faz entender.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, João, é aquele primo do camelo com uma corcova só!

    2. Paulo César de Oliveira

      Serviu para dar a informação de que The Economist é semanal e para uma redação mais elegante, sem a repetição de palavras.

    3. Marcos Araujo

      Serve para responder palavras cruzadas

  16. Jose Mendonça de Freitas

    O povo venezuelano merece viver em uma democracia mas terá que resolver esse problema por conta propria. Não poderá contar com qualquer ajuda externa e, se não agir, terá o mesmo destino do povo cubano que hoje vive na miséria e sem liberdade. Para o povo brasileiro resta a vergonha de ser governado por alguem escolhido pelo Poder Judiciário e que dá apoio à ditaduras sanguinarias como a de Maduro.

    Responda
    1. adenor Dias

      Cuba com 60 anos de sanções americana está na miséria, e o Haiti que nunca esteve, está na miséria por quê ?

    2. mauricio silva

      Falta de vergonha na cara e apoiar um golpe no Brasil e exigir democracia na Venezuela... pior ainda, com um ogro perverso no poder!

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não gosto de lula, mas foi legitimamente eleito. Essa ideia e pregação de fraude é tola e enfadonha. Lula elegeu bozo que elegeu lula. A propósito, tampouco gosto do bozo.

  17. Nelson Vidal Gomes

    Também assim o é para os pseudodemocratas, "mutatis mutandis". Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  18. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    É dura a vida dos assinantes da Folha. Isso, sim. Tem cada matéria...

    Responda
  19. Ricardo Knudsen

    A proposta é ridícula pq oferece uma punição branda a quem na prática é o vencedor e pretende colher todos os louros. A ditadura Maduro tem os militares, o judiciário e o legislativo. Pq o ditador iria aceitar o exìlio? O mais provável é q os líderes da oposição tenham q se exilar para não serem prêsos ou assassinados pelo regime.

    Responda
  20. bagdassar minassian

    ... que Somoza Debayle o diga.

    Responda
  21. ADONAY ANTHONY EVANS

    Hélio, desculpe, mas a questão não é essa. Maduro poderia ir para paraíso fiscal de ziliordarios no Caribe, tomando daiquiri à beira da piscina e do mar azul. A noite dançar a Salsa. Vc pensa que a vida de ditador é fácil? Só problemas e aborrecimento, consultando cartomante para saber que general o vai trair! O problema é o cardume que depende dele para poder, sinecuras manutenção de oligarquias tropicai Pdvsa sustentadas. Maduro na gaiola.

    Responda
  22. Hernandez Piras

    O regime cometeu crimes em demasia (associação com o narcotráfico, prisões arbitrárias, tortura, corrupção institucionalizada, especialmente na estatal do petróleo, evasão de divisas, etc) para que seus mentores possam se permitir o luxo de ceder o poder pacificamente. Caiu na lógica do tudo ou nada e muito dificilmente chegará ao fim por meio de negociações ou eleições livres. Infelizmente, a Venezuela não está no fim de suas penas e deve sofrer ainda mais.

    Responda
  23. André Silva de Oliveira

    Ou seja, ditadores tem poucos incentivos para cooperar com outros atores políticos democráticos ou autoritários. Make sense.

    Responda
  24. Gaya Becker

    O problema insano em tudo isso é um povo inteiro, milhões de pessoas serem subjugadas às oscilações histéricas do ditador. Ninguém merece!

    Responda
  25. Pedro Luis S C Rodrigues

    Faz sentido. Por isso a paranoia é companheira constante de ditadores

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.